maior eclipse solar em Portugal

Desculpa, como assim sabias que ias ficar desiludido? Não sabias ao que ias? Pior! Sabias que ias ficar desiludido? Desilusão é ires com determinadas expectativas e elas sairem furadas. Se não tinhas expectativas, como sairam furadas?

Olha, eu gostei, e superou as minhas expectativas. Pela primeira vez consegui ver manchas solares e apesar de não ter ficado ocultado a 100%, e arriscar queimar o sensor da câmara fotográfica, ainda consegui apanhar um pouco da coroa solar.
Sabia, mas tinha que ver para dizer mal...

O eclipse é como outros eventos... para uns o rally é o o santo graal, já outros não ligam, ídem para a F1, o 25 de Abril, a Páscoa, o Natal, etc.

Como já tinha visto o de 1999, já sabia ao que ia. Tenho a reter que os óculos que a minha mulher comprou são melhores que os de 1999 e que a máscara de soldar que lá temos na quinta.

Deu para explicar o fenómeno aos miúdos e está feito.

Desculpa, como assim sabias que ias ficar desiludido? Não sabias ao que ias? Pior! Sabias que ias ficar desiludido? Desilusão é ires com determinadas expectativas e elas sairem furadas. Se não tinhas expectativas, como sairam furadas?

Olha, eu gostei, e superou as minhas expectativas. Pela primeira vez consegui ver manchas solares e apesar de não ter ficado ocultado a 100%, e arriscar queimar o sensor da câmara fotográfica, ainda consegui apanhar um pouco da coroa solar.
Já sabia que não seria nada de especial em relação ao tanto que se falou... Ou seja, a minha expectativa era baixa, estava a contar que não fosse nada de especial, mas ao mesmo tempo tinha a esperança que fosse. Mas não foi

estávamos 8 pessoas, e nenhuma achou grande piada à coisa. Valeu pelo jantar, principalmente porque estava pouco trânsito :cool:

O eclipse é como outros eventos... para uns o rally é o o santo graal, já outros não ligam, ídem para a F1, o 25 de Abril, a Páscoa, o Natal, etc.
a comparação não é das melhores, mas entendo. Em todo caso, é um evento "curioso", mas que de espetacular tem pouco ou nada. Isto na minha opinião, mas respeito quem tenha uma diferente da minha.

A iluminação não foi todos os setores, mas eu cheguei à rua perto das 19h e a iluminação estava ligada e até achei estranho e apagou-se pelas 20:30, para acender uns minutos depois de novo.
Eu tenho o estore do escritório sempre a meio, e a única diferença, foi ter de o abrir mais, porque a luminosidade baixou, mas nada de especial, nem tive de acender a luz.

A minha zona deve ter sido um ''micro-clima'' especial. :rolleyes:

Eu tenho o estore do escritório sempre a meio, e a única diferença, foi ter de o abrir mais, porque a luminosidade baixou, mas nada de especial, nem tive de acender a luz.
Pois, aqui como é no meio da praceta notou-se bem o escuro uns minutos e dentro de casa também depois.

Acabei por mais tarde ir ver a chuva de estrelas.

Já sabia que não seria nada de especial em relação ao tanto que se falou... Ou seja, a minha expectativa era baixa, estava a contar que não fosse nada de especial, mas ao mesmo tempo tinha a esperança que fosse. Mas não foi

estávamos 8 pessoas, e nenhuma achou grande piada à coisa. Valeu pelo jantar, principalmente porque estava pouco trânsito :cool:
Não percebi, mas estavas à espera de quê no eclipse, um espetáculo de luzes no céu?

O que eu reparei foi gente a chorar ou até com um comportamento como se fosse um espetáculo de magia, parecia que ou não ficaram a perceber o que aconteceu ou estavam com medo de a lua comer o sol.

Não percebi, mas estavas à espera de quê no eclipse, um espetáculo de luzes no céu?

O que eu reparei foi gente a chorar ou até com um comportamento como se fosse um espetáculo de magia, parecia que ou não ficaram a perceber o que aconteceu ou estavam com medo de a lua comer o sol.

Estava à espera que ficasse bem mais escuro, durante mais tempo, e que desse para ver um pouco melhor. Mas entendo que é uma limitação dos óculos, não há muito a fazer.

Bem por o que percebi, apesar de chamar eclipse total, eu acho que foi mais um anelar. Pelas fotos tiradas e não editadas, vê-se bem um anel fininho a roda a volta.

Como já tinha visto o de 1999, já sabia ao que ia. Tenho a reter que os óculos que a minha mulher comprou são melhores que os de 1999 e que a máscara de soldar que lá temos na quinta.

Deu para explicar o fenómeno aos miúdos e está feito.

Não se deve usar máscara de soldar para ver o eclipse pois os problemas graves na retina podem aparecer passados meses/anos...
E com os óculos especiais não se deve olhar mais de 20 segundos.
E quem já tiver problemas oculares nem se atreva a olhar para lá mesmo com os oculos especiais.

Há muita gente desinformada que irá ter problemas depois deste evento.

Bem por o que percebi, apesar de chamar eclipse total, eu acho que foi mais um anelar. Pelas fotos tiradas e não editadas, vê-se bem um anel fininho a roda a volta.
Eclipse total foi apenas numa curta faixa em Portugal. No resto do país foi parcial. (E não anular) Mas a tapar quase tudo.

A hora a que ocorreu também não ajudou muito, mais parecia um por do sol normal.

Hoje de manhã gostei muito de um efeito do alinhamento lua/sol: maré super baixa.

Andei ali a vaguear de bicla, pelos caminhos rurais, assim a procurar um bom spot para ver um pouco mais aoalto, a planicie alentejana.
Sim senhor, ao contrário do habitual aquela hora, tive de tirar os oculos de sol de ciclismo, escureceu um pouco. De resto não notei nada mais.

Houve gente a fazer contagem decrescente, a chorar, a bater palmas, pronto, ok, siga.

tal como esperado, isto foi quase um "não evento"...

Não tem nada de espetacular, é simplesmente o sol tapado pela lua.... E realmente não percebo como alguém pode ficar emocionado com isto :LOL:

Na minha zona, foi toda a gente para a praia, e estavam muitas nuvens. Não se via nada. Quase toda a gente ficou a lamentar, eu peguei no carro e fui para um sítio alto a 15 min da praia, e vi perfeitamente. Mas fiquei desiludido. Aliás, já sabia que ficaria desiludido.

O ponto alto do eclipse foi que estava com alguns amigos, e a seguir fomos jantar. :cool:
Quando tava na bicla, ainda vi um artista que ia a fazer " rally " na terra batida, que me deixou a comer pó quando passou, devia tar com pressa pa ver a luazinha a tapar o sol.

Depois ao inicio da noite a passear pela aldeia a pé, alguém andava pra lá a contar que andou feito maluco a saltar de aldeia pa aldeia a ver se apanhava um spot melhor....

Outros a olhar mas com a mão a fazer continência às moscas.

E com os óculos especiais não se deve olhar mais de 20 segundos.

Ontem andei a ler sobre o tema, e daquilo que percebi, essa recomendação dos 20 segundos é muito antiga e já foi atualizada. Os óculos que eu tinha são da Lunt Solar Systems (fabricante de telescópios bem conceituada), e eles dizem que podem ser usados em períodos de até 3 minutos

Back