maior eclipse solar em Portugal

(...)

O eclipse é como outros eventos... para uns o rally é o o santo graal, já outros não ligam, ídem para a F1, o 25 de Abril, a Páscoa, o Natal, etc.

(...)
Por acaso não concordo. É um fenómeno raro e que ocorre com pouca frequência cá em Portugal. É normal que exista curiosidade e alguma antecipação com o mesmo.

Eu vi apenas uns 15-20 segundos numa pequena aberta no meio do céu nublado que tivemos em Aveiro e fiquei bastante contente. Imagino se tivesse visto com visibilidade total...

Por acaso não concordo. É um fenómeno raro e que ocorre com pouca frequência cá em Portugal. É normal que exista curiosidade e alguma antecipação com o mesmo.

Eu vi apenas uns 15-20 segundos numa pequena aberta no meio do céu nublado que tivemos em Aveiro e fiquei bastante contente. Imagino se tivesse visto com visibilidade total...
Ou seja, tu valorizas este fenómeno por ser raro e pela estética. Outras pessoas, porque a raridade, ou a forma como se manifesta, lhes diz pouco, ou apenas porque "nasceram do contra", não valorizam...

Pessoalmente, perdi mais tempo a olhar para o céu a ver a "chuva de estrelas", que acontece mais frequentemente. Porque esteticamente acho mais interessante.

Achei piada, vi aqui no norte, mas não achei nada de uauu! Ficou tudo escuro tipo céu de trovoada carregado. Gosto muito mais de ver cometas e asteróides.
As imagens da TV em que se vê tudo escuro tem claramente um toque de diafragma. Até em Espanha não ficou tudo escuro como a noite, ficou mais noite mas com um bom luar.

Acho que muita gente estava ser enganada pelo pessoal que manipula as imagens tipo Instagram.

Ontem andei a ler sobre o tema, e daquilo que percebi, essa recomendação dos 20 segundos é muito antiga e já foi atualizada. Os óculos que eu tinha são da Lunt Solar Systems (fabricante de telescópios bem conceituada), e eles dizem que podem ser usados em períodos de até 3 minutos
Sim, nos própios óculos vem lá a referir o tempo dos 3 minutos.

Ou seja, tu valorizas este fenómeno por ser raro e pela estética. Outras pessoas, porque a raridade, ou a forma como se manifesta, lhes diz pouco, ou apenas porque "nasceram do contra", não valorizam...

Pessoalmente, perdi mais tempo a olhar para o céu a ver a "chuva de estrelas", que acontece mais frequentemente. Porque esteticamente acho mais interessante.
As perseidas já vi algumas vezes, ontem ainda estava com vontade de ficar mais um pouco, mas começou a levantar neblina, e o cansaço falou mais alto. Conseguiste ver alguma coisa de jeito?

As perseidas já vi algumas vezes, ontem ainda estava com vontade de ficar mais um pouco, mas começou a levantar neblina, e o cansaço falou mais alto. Conseguiste ver alguma coisa de jeito?
Vi uma e fui-me deitar... Têm que começar a marcar essas coisas para horas decentes.🤣

O resto da família viu umas 3, isto antes da meia noite.

O kit cá de casa tinha um filtro para o telemóvel e tudo. Coisa fina!!
O meu também tinha. Só que peguei nele, aquilo tinha uma espécie de pega, e recortei de forma a encaixar no tapa-sol da lente da câmara fotográfica. Coube ao certinho, meti um pouquinho de fita-cola de dupla face e ficou impecável! E ela lá teve de se desenrascar com os óculos em frente a lente do telemóvel. 😅

já disse algures que a minha aldeia transmontana, Varge, era de 99%

100% só a aldeia próxima, Rio de Onor

estive em Varge, a casa tem um terraço no topo bem largo, tipo 60m2 com vista panorâmica para toda a aldeia

podia ter cobrado uma entrada por cabeça a 50 euros e ter vendido óculos ao triplo do preço

a confusão era bastante na aldeia, lá pelas 3 da tarde era GNR por todo o lado a proibir entradas

e não, não vi o eclipse

já disse algures que a minha aldeia transmontana, Varge, era de 99%

100% só a aldeia próxima, Rio de Onor

estive em Varge, a casa tem um terraço no topo bem largo, tipo 60m2 com vista panorâmica para toda a aldeia

podia ter cobrado uma entrada por cabeça a 50 euros e ter vendido óculos ao triplo do preço

a confusão era bastante na aldeia, lá pelas 3 da tarde era GNR por todo o lado a proibir entradas

e não, não vi o eclipse
Não viste porquê?

Imagem captada pela estação espacial internacional

9f9634cd79abd973e70d627b9c232f66.jpg

Voltar
Superior