Para desenterrar e dar conta do final da história.
Foi me atribuída culpa a 100%. Como tenho direito a protecção jurídica e com alguma argumentação, consegui que me fosse concedida (apenas concedem a quem tem hipóteses de ganhar). Tentaram eles chegar a acordo com a seguradora para o 50/50, mas como não ganhava nada com isso, não aceitei e queria ir para tribunal.
Lá me financiaram um advogado e custas de tribunal (cerca de 1500e no total). Chegados ao dia do julgamento, não chegou a acontecer. Eu tinha uma testemunha a meu favor, o outro interveniente no acidente tinha emigrado e até o GNR arrolado não percebia como tinha sido eu declarado culpado.
O responsável da AXA ao ver o processo viu que poucas hipóteses tinha de sair vencedor e depois de uma negociação chegámos a uma resolução extra julgamento. Ainda fiz finca pé que queria o meu cadastro no seguro limpo, uma vez que me estavam a dar razão, mas disseram que era muito complicado apagar do sistema, bla, bla, bla... Aceitaram cobrir os aumentos de seguro e continuar como culpado.
Resumo : desembolsaram 850e e ficámos resolvidos sem ir a julgamento (que eu também não queira nada ir), e o responsável da AXA saiu de lá a mandar vir ao telefone com alguém que decidiu o caso. Não me deram razão, tiveram que pagar o arranjo do outro interveniente (perda total), o meu advogado, custas judiciais e indemnização, além do arranjo do meu carro que já tinha sido feito porque tinha seguro contra todos os riscos. Saiu lhes cara a brincadeira.
E estiveste tu muito bem. Há que defender os nossos direitos.
Dedico o teu post aos "peritos" em seguros do forum autohoje. As decisões das seguradoras não valem NADA. Só vinculam quem se deixa vincular.
Os "peritos" altamente qualificados e "independentes" que venham a instruir os sinistros, são meros conselheiros empresariais da seguradora.