Manteiga ou margarina

Flyer

New member
Povo

Sempre tive noçao que a manteiga seria melhor e margarina para cozinhar....mas anda por aí um anuncio com logica.

Gordura vegetal para barrar seria melhor...

Em que ficamos?

Obrigado?

A Manteiga tem melhor sabor, só que sendo animal, faz mal ao colesterol.

A Vegetal é ao contrário, sabe pior, mas faz bem ao colesterol

acho que andou um tópico bem parecido com este por aqui há muito pouco tempo atrás, portanto isto é repost. Onde está a brigada do repost?

A Manteiga tem melhor sabor, só que sendo animal, faz mal ao colesterol.

A Vegetal é ao contrário, sabe pior, mas faz bem ao colesterol

Penso que foi o Foliv que já explicou a margarina não é oleo vegetal, depois disso levou transformações, que quando chega à forma de margarina, já faz pior do que a manteiga. [8b]

Essa publicidade para mim é escandalosa!!!!

Pseudo-ciência com semi-verdade aliada a MUITO marketing tem destas coisas[8b][8b]

A semi-verdade é que de facto as gorduras vegetais ( das quais algumas margarinas são feitas) são "melhores" pois são poli-insaturadas... versus as animais que são saturadas...

A saturação/insaturação nada mais é do que a quantidade de Hidrogeneos ligados ao carbono da cadeia principal. A "estrutura/formula" quimica de ambas as gorduras é no geral basicamente a mesma( para alem das ligações duplas C=C), na medida em que nada há de especial pelo facto da fonte ser animal ou vegetal.

A insaturação/saturação das ligações do carbono na pratica leva a que a gordura vegetal seja mais liquida que a gordura animal, nada mais.

Mas até aqui tudo bem....

A meia-mentira começa no processo de produção da margarina!!!

Se a gordura vegetal, por ser insaturada, pode ser, em algumas situações, menos prejudicial do que a gordura animal, o caso muda quando esta gordura vegetal tem que ser TRANSFORMADA/PROCESSADA para formar a margarina propriamente dita!!!

Isto porque a gordura vegetal como disse antes é liquida, e para a solidificar á temperatura ambiente é necessário HIDROGENAR a margarina....

... e é este processo de HIDROGENAÇÃO da gordura vegetal que é perigoso!!!

São utilizados, dependendo do método de produção, METAIS PESADOS em contacto com os óleos, para produzir margarina!!!

Ou seja utiliza-se uma matéria prima supostamente mais saudável ( a gordura vegetal) e transforma-se numa bastante mais perigosa ( a margarina) do que a gordura animal!!!!

Portanto se querem o melhor de 2 mundos façam o seguinte....

-Para fritar usem a gordura vegetal liquida, idealmente óleo de milho ou melhor o de amendoim, ou ainda melhor o azeite.

-Para temperar utilizem azeite.

- para pôr no pão ou fazer bolos usem manteiga normal....

Lembrem-se que lá porque aparece uma senhora sorridente num anuncio agarrada ao "filho", ou aparece um senhor "respeitável" de bata branca num anuncio publicitário não implica que estejam a informar nada.

Os anúncios comerciais são feitos para vender um produto, NÃO para para informar os consumidores.

O uso de pseudo-ciência, e meias verdade leva a que aconteçam GRAVES erros por parte dos consumidores...

NUNCA levem á letra QUALQUER anuncio publicitário disfarçado de "informação".

sim pois a manteija é muito mais gordurosa que o queijo e o presunto[;)]

Num forum da MPL

Reduzir, evitar ou não comer:
Manteiga, margarina e banha
Carnes gordas e mariscos
Moderar a quantidade de carne e peixe por refeição: (100g no máximo);
Molhos, gorduras visíveis da carne, maionese, natas, cremes,creme de barrar, recheios e cobertas de pastelaria
Produtos de charcutaria, enchidos e presunto;
Ovos (gema)
Açucar, bolos, compotas, chocolate, rebuçados;
Miúdos ( figado, rins, mioleira);
Fruta em calda e frutos secos doces (ameixa)
Bebidas alcoólicas e refrigerantes
Alimentos comprados feitos

Já o queijo só se for MAGRO.

[;)]

Num forum da MPL

Reduzir, evitar ou não comer:

Já o queijo só se for MAGRO.

[;)]

Ora bem, seguindo esse raciocinio a mateija é uma gordura animal logo tem mais colesterol que o queijo magro pois este tem menos gordura, até o queijo normal tem menos gosdura que a manteiga
o presunto se for febra tem muito menos gordura que a manteiga logo menos colesterol.

Penso que foi o Foliv que já explicou a margarina não é oleo vegetal, depois disso levou transformações, que quando chega à forma de margarina, já faz pior do que a manteiga. [8b]

Sim , fui eu[;)]

Já coloquei de novo aqui esse post onde explicava o processo..

Ora bem, seguindo esse raciocinio a mateija é uma gordura animal logo tem mais colesterol que o queijo magro pois este tem menos gordura, até o queijo normal tem menos gosdura que a manteiga
o presunto se for febra tem muito menos gordura que a manteiga logo menos colesterol.

Provavelmente o que te faz mal no presunto não é só a gordura, mas a forma de cura e o tempero do alimento.

[:p]

Conclusão, não comemos nada e morremos a fome!

Sim é quase isso.

[8b]

É por isso que que eu ando sempre no limiar. :sh)

Mas felizmente dentro do aconselhável.[;)]

Eu só me pergunto é como é que os antigos nem sabiam o que era isso do Colesterol e viviam até aos 80~90 sem "stress".

Provavelmente o que te faz mal no presunto não é só a gordura, mas a forma de cura e o tempero do alimento.

[:p]

Sim mas isso é outra conversa...por acaso nos enchidos as vezes os temperos fazem-me mal...no presunto depende mas tb como pouco e qu comia mais era os da galiza que tinham apenas sal e eram pouco gordos.

Eu só me pergunto é como é que os antigos nem sabiam o que era isso do Colesterol e viviam até aos 80~90 sem "stress".

É simples[;)]

Uma tia avó que tive morrreu com 100anos...era gallega e toda a vida trabalhou no campo de sol a sol...bebia leite da vaca(lá tinham vacas) cheio de gordura mas a seguir trabalhavam muito era magra e era saudavel.

Os filhos dela já não vão durar tanto, muita comida e petiscos e menos trabalho...os netos bebem leite 4 vezes mais e vão para o pc...e sao gordos logo acomulam a gordura toda e mais colesterol.

Back