Máquina de cafe: manual ou automática? O que comprar?

Não conheço essas, mas o mecanismo interior da Gaggia Brera é exactamente igual ao da minha Philips/Saeco 2200. Posso dizer que a minha é excelente, já tem 2 anos e meio e muitos milhares de cafés (~2kg por mês), sempre com a mesma qualidade. Apesar de ter um aspecto frágil com plásticos brilhantes, é bastante robusta e continua com o mesmo aspecto que tinha em nova. Não ter botões mecânicos é uma grande mais valia para ambiente de escritório.Consegues a Philips pelo mesmo preço.

O mecanismo interior da Mellita também é igual (ou muito parecido) com esse da Brera... Aliás, penso que a maior parte das máquinas usa sistemas semelhantes.

Agora, uma coisa que é preciso ter em atenção é a limpeza... No escritório têm alguém para fazer a limpeza do mecanismo interior com regularidade? Isso deve ser bem lavado debaixo de água corrente uma vez por semana. Na minha Mellita, faço de duas em duas ou às vezes mais, pois esqueço-me. Mas é uma máquina caseira. Não tira o mesmo número de cafés que num escritório.

Se não têm alguém que se responsabilize por essa limpeza regular, a máquina vai ficar um nojo por dentro e mais vale ir para uma de cápsulas...

Na minha Mellita, mesmo retirando esse mecanismo para lavar com alguma regularidade o interior da máquina fica muito sujo e de vez em quando tenho de fazer uma limpeza mais radical, que consiste em meter a máquina na minha banheira de casa e com o duche (que é a saída de água com mais pressão cá de casa) lavo o interior todo da máquina.

Sei que muitos devem estar a pensar "este gajo é maluco", mas a verdade é que foi a única forma que encontrei de limpar o interior da máquina de uma forma mais ou menos rápida. Não o fiz desta forma desde o início, mas a cada limpeza, fui testando (e arriscando) até onde podia ir com o duche e agora estou mais ou menos seguro que aquilo que faço não faz mal à máquina (ela liga sempre no final 😂). Vai com mais de 7000 cafés e já fiz umas 4 ou 5 limpezas destas mais radicais :)

E a verdade é que a quantidade de borra de café que limpo é impressionante!

Btw, eu passei a beber apenas descafeinado há uns anos e vou manter-me assim. Minha maria prefere normal.

Conhecem algum modelo que tenha 2 moinhos ou depósitos separados para grão? Gostava de ter as duas opções...

Btw, eu passei a beber apenas descafeinado há uns anos e vou manter-me assim. Minha maria prefere normal.

Conhecem algum modelo que tenha 2 moinhos ou depósitos separados para grão? Gostava de ter as duas opções...

Há uns anos fiz essa pesquisa e a única marca que encontrei com depósitos separados foi a Melitta.

No entanto, como partilham o mesmo moínho, não é 100% garantido que o primeiro descafeinado tirado após o último café seja 100% descafeinado...

Uma solução alternativa é uma máquina que tenha a possibilidade de tirar café moído e em grão.

A Delonghi tem apenas um moinho mas dá a possibilidade de usar café em pó.

(...)E a verdade é que a quantidade de borra de café que limpo é impressionante!

Eu já mandei limpar a máquina por 3 vezes, para uma total limpeza numa empresa "da especialidade". Fica como nova.
É tipo mandar limpar/lavar o carro fora de casa...faço uma vez/ano depois das férias de verão 😂

Em casa também já "limpei" o interior com compressor 😊

A minha Delonghi ecam 22.110.b tira descafeinado (moído) com alguma regularidade. Café em grão no moinho e em pó no depósito que passou a ser exclusivo a descafeinados 😉

Preciso de comprar uma maquina autom/ aqui para a empresa.
Os valores que procuro são até 300€
Encontrei estes modelos:

Gaggia RI9305/11 Brera - 300€ https://www.amazon.es/-/pt/dp/B002Y2VY1Q

Melitta Caffeo E950-322 - 259€ https://www.amazon.es/-/pt/dp/B00I3YL5T0

Gaggia HD8749/01 - 280€ https://www.amazon.es/-/pt/dp/B00YUUZIY4

Desconheço estes modelos nem lhes conheço grandes feedbacks.

Recomendações p.f.?​
Não conheço, eu tenho a Krups EA815070

Não conheço, eu tenho a Krups EA815070
Nada apontar
a01416de14e82d5ec2b55d4241fa08f5.jpg

O mecanismo interior da Mellita também é igual (ou muito parecido) com esse da Brera... Aliás, penso que a maior parte das máquinas usa sistemas semelhantes.

Agora, uma coisa que é preciso ter em atenção é a limpeza... No escritório têm alguém para fazer a limpeza do mecanismo interior com regularidade? Isso deve ser bem lavado debaixo de água corrente uma vez por semana. Na minha Mellita, faço de duas em duas ou às vezes mais, pois esqueço-me. Mas é uma máquina caseira. Não tira o mesmo número de cafés que num escritório.

Se não têm alguém que se responsabilize por essa limpeza regular, a máquina vai ficar um nojo por dentro e mais vale ir para uma de cápsulas...

Na minha Mellita, mesmo retirando esse mecanismo para lavar com alguma regularidade o interior da máquina fica muito sujo e de vez em quando tenho de fazer uma limpeza mais radical, que consiste em meter a máquina na minha banheira de casa e com o duche (que é a saída de água com mais pressão cá de casa) lavo o interior todo da máquina.

Sei que muitos devem estar a pensar "este gajo é maluco", mas a verdade é que foi a única forma que encontrei de limpar o interior da máquina de uma forma mais ou menos rápida. Não o fiz desta forma desde o início, mas a cada limpeza, fui testando (e arriscando) até onde podia ir com o duche e agora estou mais ou menos seguro que aquilo que faço não faz mal à máquina (ela liga sempre no final 😂). Vai com mais de 7000 cafés e já fiz umas 4 ou 5 limpezas destas mais radicais :)

E a verdade é que a quantidade de borra de café que limpo é impressionante!

Grande maluco 😅… mas, e o sistema eléctrico da máquina? O interior também é o que me custa mais. Tento limpar o melhor possível com papel de cozinha humedecido. No entanto, a torneira da cozinha tem a funcionalidade de “chuveiro” e tem bastante pressão (por vezes até demais). Acho que vou tentar adaptar a tua técnica 😅

A maior parte do tempo, também esqueço de limpar o mecanismo com maior frequência, Quanto ao filtro de água, ainda não substitui (água daqui é bastante leve), “compras” da Melitta ou de marca branca?

Obrigado pelo feedback. A minha também tem entrada para café moído, mas queria mesmo para 2 variedades de grãos separados. Ter vestígios de cafeína da tirada anterior não é problema no meu caso, se reduzir ao mínimo já está bom.

Epah...Essa trabalhheira toda não é para mim 😀 Simplesmente não tenho paciência para esses passos e medições todas. Comprei uma automática mesmo para não me ter de preocupar com isso.

Prefiro viver na ilusão mais uns anos :D

Grande maluco 😅… mas, e o sistema eléctrico da máquina? O interior também é o que me custa mais. Tento limpar o melhor possível com papel de cozinha humedecido. No entanto, a torneira da cozinha tem a funcionalidade de “chuveiro” e tem bastante pressão (por vezes até demais). Acho que vou tentar adaptar a tua técnica 😅

A maior parte do tempo, também esqueço de limpar o mecanismo com maior frequência, Quanto ao filtro de água, ainda não substitui (água daqui é bastante leve), “compras” da Melitta ou de marca branca?

Até agora, o sistema eléctrico ainda não se queixou 😁. Eu tb limpava com panos e cenas, mas depois comecei a fartar-me pois há sítios onde não dá jeito nenhum...

Quanto ao filtro, só usei o que veio com a máquina. Não voltei a comprar mais nenhum pois a água daqui também é boa.

O máximo que faço, muito de vez em quando, é usar água que passou pelo filtro do jarro Brita, mas é raro.

a electrónica está toda no topo da máquina e tem uma proteção razoável. Se não mandares água à toa e lavares só a cavidade onde cai a porcaria, não há tema.

Até agora, o sistema eléctrico ainda não se queixou 😁. Eu tb limpava com panos e cenas, mas depois comecei a fartar-me pois há sítios onde não dá jeito nenhum...

Quanto ao filtro, só usei o que veio com a máquina. Não voltei a comprar mais nenhum pois a água daqui também é boa.

O máximo que faço, muito de vez em quando, é usar água que passou pelo filtro do jarro Brita, mas é raro.

entao nesse fim‑de‑semana a máquina vai ao banho 😅

Back