Máquinas de fazer pão

Uso unicamente farinha T55 de trigo normalíssima, água, sal, fermento e um fio de azeite. O pão fica óptimo e a menos de metade do preço da padaria, sem melhorantes ou químicos estranhos.

A minha mulher também usa apenas farinhas "naturais", trigo sarraceno, centeio, alfarroba...curiosamente apenas usa a máquina de pão do Lidl para amassar, depois faz bolas com o peso que acha adequado e coze no forno.
Congelamos as bolas e depois é só retirar do congelador quando faz falta, o meu micro-ondas tem uma função de descongelar pão e fica impecável, em 3 minutos tenho à minha frente pão que parece acabado de fazer.

Uso unicamente farinha T55 de trigo normalíssima, água, sal, fermento e um fio de azeite. O pão fica óptimo e a menos de metade do preço da padaria, sem melhorantes ou químicos estranhos.

- Farinha T55 ....?g

- Água ...?cl

- Sal ...?g

- Fio de azeite

- Fermento 4g a 5g

Podes indicar as restantes medidas, sff, e também se usas máquina com a cuba pequena ou tens a outra maiorzinha? [;)]
obrigado

Não sei se os "Watts" são relevantes,esta é de 850 e a lá de cima 600.
Os padeiros do motorguia devem saber explicar.
O @Nuno156 vem já aqui colocar uma fórmula que explica quantos gramas de farinha é preciso colocar a mais por cada watt a mais que a máquina tem.

O pão também é uma coisa fácil de fazer à mão. Parece complicado, mas não é. É só juntar os ingredientes (o que não falta são receitas na Internet), e, literalmente, meter a mão na massa. Amassar aquilo uns 5 - 10 minutos, facilmente se nota quando a massa está pronta (começa a ficar morna, e tem uma textura diferente, não consigo explicar, mas nota-se [:D]). Deixar repousar 1 hora, depois é fazer as bolas do tamanho que se quer e siga forno. E se não ficar perfeito à primeira, fica à segunda ou terceira.

Claro que com máquina é mais fácil, mas não é imprescindível. Uns kg de farinha, levedura (ou em alternativa fermento em pó), e não há razão para faltar pão em casa.

- Farinha T55 ....?g

- Água ...?cl

- Sal ...?g

- Fio de azeite

- Fermento 4g a 5g

Podes indicar as restantes medidas, sff, e também se usas máquina com a cuba pequena ou tens a outra maiorzinha? [;)]
obrigado

Companheiro de armas, aqui vai

- Farinha T55 ....540 g

- Água ...300 ml

- Sal ...6 a 7 g

- Fio de azeite 10 g (a olho, deito um pouco ao redor de forma a untar sem grande preopcupação a forma e a pá com uns fios

- Fermento seco 4g a 5g

Dá 800 g de pão. E sai uma foto. Aqui o pão nem está muito crescido porque a minha mulher comprou fermento húmido e cá para mim perdeu eficácia durante as horas de espera de madrugada até a máquina arrancar. Seria de esperar mais uns 20% de altura.

IMG_20200315_084638.jpg
attachment.php

(a foto aparece invertida vá-se lá saber porquê! eu carreguei uma foto direita)

Companheiro de armas, aqui vai

- Farinha T55 ....540 g

- Água ...300 ml

- Sal ...6 a 7 g

- Fio de azeite 10 g (a olho, deito um pouco ao redor de forma a untar sem grande preopcupação a forma e a pá com uns fios

- Fermento seco 4g a 5g

Dá 800 g de pão. E sai uma foto. Aqui o pão nem está muito crescido porque a minha mulher comprou fermento húmido e cá para mim perdeu eficácia durante as horas de espera de madrugada até a máquina arrancar. Seria de esperar mais uns 20% de altura.

Ver anexo 150224
attachment.php

(a foto aparece invertida vá-se lá saber porquê! eu carreguei uma foto direita)

Eu depois para o fatiar passo-o na maquina de cortar fiambre/queijo!

Sem sal fica mau?

Voltar
Superior