Máquinas de fazer pão

Comprei fermento em pó e fermento de padeiro.

O fermento em pó pode ser bom ou mau depende da marca e modelo.

O de padeiro já usei para fazer pao no forno sem maquina.

Fermento em pó para bolos nao serve, pois o pao nao cresce e fica uma pedra da calçada ao sair da maquina, tambem já comprei um fermento em pó para pão que o pao cresce mto e depois mirrava para metade do tamanho parecia um balão a esvaziar.

O unico fermento em pó que gosto baastante é este:

fermipan.jpg

O fermento em pó pode ser bom ou mau depende da marca e modelo.

O de padeiro já usei para fazer pao no forno sem maquina.

Fermento em pó para bolos nao serve, pois o pao nao cresce e fica uma pedra da calçada ao sair da maquina, tambem já comprei um fermento em pó para pão que o pao cresce mto e depois mirrava para metade do tamanho parecia um balão a esvaziar.

O unico fermento em pó que gosto baastante é este:

fermipan.jpg

Aconselho vivamente o fermento de padeiro, porque dá muito mais resultado. É que são 2 tipos de fermento (em pó e de padeiro) muito diferentes: o primeiro actua por acção químida enquanto que no segundo são mesmo as leveduras que, ao "alimentar-se" da farinha, libertam os compostos gasosos que vão dar a altura e a consistência fofa do pão.
Aliás, nunca consegui cozer um pão de jeito na minha máquina que não levasse fermento de padeiro (excepção feita às farinhas do lidl, bem entendido).
Convém armazer o fermento de padeiro no congelador, mas antes de o usar deve desfazer-se primeiro num pouco de água tépida, e só então derramá-lo na farinha. É que assim despertam-se as leveduras para a vida!

Aconselho vivamente o fermento de padeiro, porque dá muito mais resultado. É que são 2 tipos de fermento (em pó e de padeiro) muito diferentes: o primeiro actua por acção químida enquanto que no segundo são mesmo as leveduras que, ao "alimentar-se" da farinha, libertam os compostos gasosos que vão dar a altura e a consistência fofa do pão.
Aliás, nunca consegui cozer um pão de jeito na minha máquina que não levasse fermento de padeiro (excepção feita às farinhas do lidl, bem entendido).
Convém armazer o fermento de padeiro no congelador, mas antes de o usar deve desfazer-se primeiro num pouco de água tépida, e só então derramá-lo na farinha. É que assim despertam-se as leveduras para a vida!

Não digo que nao tenhas razão...mas eu só com esse fermento em pó da Fermipan e farinha normal consigo fazer um pão super fofo.[;)]

Há 2 anos comprei uma maquina dessas (não essa fagor)... foi usada 1 ou 2 meses ... depois foi para a garagem ter com o Robot de Cozinha , a maquina de limpar a vapor, a maquina de fazer pizzas , a maquina de fazer pipocas, a fiambreira ... a mais alguns barretes que tenho enfiado eheh

Há 2 anos comprei uma maquina dessas (não essa fagor)... foi usada 1 ou 2 meses ... depois foi para a garagem ter com o Robot de Cozinha , a maquina de limpar a vapor, a maquina de fazer pizzas , a maquina de fazer pipocas, a fiambreira ... a mais alguns barretes que tenho enfiado eheh

Bem ..... isso comigo não acontecerá de certeza por 2 motivos fundamentais:
- Tenho garagem, mas ..... não tenho robot de cozinha, não tenho máquina de limpar a vapor, não tenho máquina de fazer pizzas , não tenho a máquina de fazer pipocas, não tenho fiambreira;
- O sogro era padeiro, portanto há por cá umas noçõezitas de como fazer o pão .....[;)]

Alguém tem ideia se fica mais barato fazer o pão nessas máquinas, ou comprar pão feito?

Isso eu não sei. A questão fundamental para mim é que pão de qualidade perto da minha casa há cada vez menos, apesar de existirem cada vez mais locais de venda ....

E como já andávamos com ideia de comprar uma coisa destas há uns tempos .... calhou ser hoje.

Penso que vantagem nao será o preço ... dificilmente será mais barato do que comprar numa padaria ...

A vantagem é teres controlo sobre o que comes ... (sal principalmente) e teres pão fresco sem sair de casa , quando quiseres ...

Essas maquinas até podem ser programas para funcionar tipo ... ás 6 da manha ... para quando acordares ás 7 ou 8 teres pão acabado de fazer ...

Penso que vantagem nao será o preço ... dificilmente será mais barato do que comprar numa padaria ...
...

Não concordo! Eu ofereci uma tefal no valor de70€ aos meus pais, ora fazendo 70€ = 700 pães, e a minha mãe compra 10 pães por dia. A maquina fica paga em 70 dias.
E mais: ganho na qualidade e quantidade e diversidade do pão.

e barrete porque? tenho uma maquina de pao ha mais de um ano e funciona todas as semanas e custou menos de 50euros.

Não concordo! Eu ofereci uma tefal no valor de70€ aos meus pais, ora fazendo 70€ = 700 pães, e a minha mãe compra 10 pães por dia. A maquina fica paga em 70 dias.
E mais: ganho na qualidade e quantidade e diversidade do pão.

Tás a fazer umas contas muito fáceis ... [:)]

Isso era se o pão miraculosamente aparece-se feito na maquina ...

Tens de fazer as contas á matéria prima que gastas ...

Não gastas farinha , fermento e essas coisas ?

e barrete porque? tenho uma maquina de pao ha mais de um ano e funciona todas as semanas e custou menos de 50euros.

Barrete para mim ... Porque acabamos por deixar de usar ... tal como todos os pequenos domésticos que referi atrás. A minha garagem parece a loja dos barretes :)

A minha maquina custou o triplo dessa , é da moulinex.

Acabei por enjoar o tipo de pão que aquilo faz ...

Tás a fazer umas contas muito fáceis ... [:)]

Isso era se o pão miraculosamente aparece-se feito na maquina ...

Tens de fazer as contas á matéria prima que gastas ...

Não gastas farinha , fermento e essas coisas ?

Sim tens razão, mas mesmo assim continua a compensar, pois por um euro compro 1,5Kg de farinha +0,60€ de fermento e da para fazer +/- 1,5 kg de pao que da para uma semana. Isto da 1,60€ por semana.
Eu duvido muito que alguma casa venda pão por 1,60€ o quilo e meio.

O fermento tem 6 saquetas o que da 6 quilos de pão.

Barrete para mim ... Porque acabamos por deixar de usar ... tal como todos os pequenos domésticos que referi atrás. A minha garagem parece a loja dos barretes :)

A minha maquina custou o triplo dessa , é da moulinex.

Acabei por enjoar o tipo de pão que aquilo faz ...

E que tipo de pão aquilo faz????

Sim pergunto isso porque apesar de ter o mesmo formato a nivel de volume já fiz pão de variadissimos tipos até pão doce.
Já fiz pão branco fofo, pão tipo "alentajano" pao integral, de nozes , de amendoas, com passas, com chocolate e com chouruço, agora tenho feito um de sementes e passas.

Enjoar o tipo de pão parece estranho pois aquilo dá para fazer o pão que se quer e que nem existe comercializado.
Eu tb gosto do pao alentejano mas tb gosto de ter umas fatias do pao da minha maquina pois tanto um como outro sao incomparaveis.

Voltar
Superior