Máquinas fotográficas digitais

Por isso é que eu digo que se tiveres velocidade de sincronização maior podes jogar melhor com o flash, podes em situações de sol intenso querer por exemplo menos luz ambiente e mais flash do que aquilo que 1/125 permite, de forma a quebrar as sombras.

Mas confesso que a minha experiência com flashes é limitada.. Conheço a teoria e tal, mas pronto..

De qualquer forma de duas coisas tenho a certeza, 1/125 em muitas situações não chega para congelar o movimento.. E mais opções é sempre bom [;)]

ok ja percebi o que querias dizer e tens razão...mas ambos os exemplos em sao mto pontuais.

Malta numa de dar uma curva pelo shop deparei-me com uma HP 547 a um preço porreiro e comprei. Não pretendo nada do outro mundo, desde que tenha alguma qualidade serve. O que acham do modelo?

Para quem não conhece é esta a maquina:

PhotoSmartM547_frontright_500m.jpg

E estas as especificações:

Descrição resumida
Resolução efectiva da câmara
6.2 MP

Capacidade de zoom
Zoom total de 18x (óptico de 3x, digital de 6x)

Ecrã LCD
LCD a cores luminoso de visualização no interior/exterior com 6,0 cm (2,4 pol.) de tamanho na diagonal (480 x 240 = 115200 pixels)

Modo de disparo
Temporizador desligado (predefinição), Temporizador, Modo contínuo, Vídeo

Capacidade nominal de exposição à luz
Auto (predefinição), ISO 100, 200, 400, 800 (com o modo HP anti-vibrações)

Descrição das resoluções de vídeo
24 fps, QVGA 320 x 240

Capacidade dos suportes de armazenamento
16 MB de memória interna, capacidade: até 8 fotos (admite cartões SD/SDHC com até 8 GB de capacidade)

Modo de imagem
Modo Auto (predefinição), Acção, Grande plano, Paisagem, Retrato nocturno, retrato, Sem tremer, Pôr-do-sol, Teatro

Dimensões (L x P x A)
94,1 x 28,0 x 62,1 mm (excluindo saliências)

Sistema da câmara
Resolução da câmara
2864 x 2152 pixels

6.2 MP

Resolução total da câmara (megapixels)
6.2 MP

Tamanho do sensor CCD
CCD de 1/2,5 polegadas; 2872 x 2160 pixels no total; 2864 x 2152 pixels efectivos

Sistema de objectiva
Objectiva HP Precision; Zoom total de 18x (óptico de 3x, digital de 6x); f2.7 a f4.8 (grande abertura); f4.8 a f/8.5 (telefoto)

Capacidade de zoom

Gama de focagem da objectiva
~Aproximadamente 0,2 m até ao infinito (normal), 0,2 m até ao infinito (telefoto), 0,1 m até 0,8 m (macro abertura), 0,2 até 1,2 m (macro telefoto)

Profundidade de bits
36 bits

Visor
Nenhuma

Ecrã LCD
LCD a cores luminoso de visualização no interior/exterior com 6,0 cm (2,4 pol.) de tamanho na diagonal (480 x 240 = 115200 pixels)

Velocidade do obturador
2 a 1/1500 seg.

Atraso do obturador
0,52 seg.

Tempo entre disparos consecutivos
1,5 seg.

Taxa de pico
2 frames/seg., 3 imagens no máximo

Slots de memória
1 slot, compatível com Secure Digital (SD) até 8 GB

16 MB de memória interna, capacidade: até 8 fotos (admite cartões SD/SDHC com até 8 GB de capacidade)

Memória de série
memória interna de 16 MB

Funcionalidades inteligentes
Foco
Normal (predefinição), macro

Medição
TTL (through the lens – através da lente)

Controlo de exposição à luz
Medição da EA centralizada

Correcção de exposição à luz
+/- 2 EV em passos de 1/2

Funções de controlo de imagem
Desligado, apenas data, impressão da data e hora

Equilíbrio de branco
Auto (Automático)

Modo de imagem
Modo Auto (predefinição), Acção, Grande plano, Paisagem, Retrato nocturno, retrato, Sem tremer, Pôr-do-sol, Teatro

Controlo de cor
Totalmente a cores (predefinição), preto e branco, sépia

Modo de disparo

Temporizador incorporado
10 seg.

Flash
Auto (predefinição), Flash ligado, Flash desligado, Auto com redução do efeito de olhos vermelhos

Captura de som
Áudio só é suportado em captura de vídeo

Capacidade de vídeo
Sim

24 fps, QVGA 320 x 240

Funcionalidade inteligente 01
Galeria de Desenhos HP: adicione margens divertidas e crie fotos a preto e branco, em sépia e mais, tudo na câmara – sem necessitar do PC ou de software.

Funcionalidade inteligente 02
Remoção do efeito de olhos vermelhos HP: Elimine o efeito de olhos vermelhos sem ter que transferir as fotografias. Esta ferramenta única e fácil de utilizar reconhece o efeito de olhos vermelhos e permite eliminá-lo imediatamente no ecrã LCD.

Outra informação técnica
Software incluído
Software HP Photosmart para Windows® e Macintosh

Sistemas operativos compatíveis
Microsoft® Windows® XP Home, XP Professional, XP Professional x64, trabalha com o Windows Vista™, Mac OS X v10.3.9, Mac OS X v10.4 ou superior

Requisitos mínimos do sistema
Para todos os sistemas: CD-ROM or DVD-ROM, porta USB e cabo USB, monitor SVGA 800 x 600 com cores de 16 bits (cores a 32 bits recomendado), Adobe® Acrobat® Reader 5 ou posterior, 450 MB de espaço disponível em disco para instalação de software, Internet Explorer 6.0 ou posterior; Windows Vista™: Processador recomendado a 800 MHz de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) (1 GHx, 1 GB de memória ou superior); Windows® XP Home, Windows® XP Professional: qualquer processador Intel® Pentium® II, Celeron® ou compatível a 233 MHz (recomendamos Intel® Pentium® III a 300 MHz ou superior); Windows® XP Professional x64 Edition: qualquer AMD® Athlon 64, AMD® Opteron, Intel Xeon com suporte Intel® EM64T, Intel® Pentium® 4 com suporte Intel® EM64T, 256 MB RAM (512 MB ou superior recomendado)

Formatos dos ficheiros produzidos
JPEG (Exif 2.2) para imagens fixas; JPEG com movimento para clips de vídeo

Portas de E/S externas
1 USB mini-B (compatível com as especificações USB 2.0)

Conectividade de série
1 USB (compatível com as especificações USB 2.0)

Conectividade opcional
Ancoragem de Carregamento para Câmara HP Photosmart 2200

Requisitos de energia
2 pilhas alcalinas do tipo AA (incluídas), de lítio para fotografia ou NiMH

Origem de fonte de alimentação
2 pilhas do tipo AA (alcalinas, de lítio para fotografia, NiMH recarregáveis); Adaptador de alimentação CA universal: Entrada de 100 até 240 V CA (50/60 Hz); saída de 5 V CC, 2000 mA

Com certificação Energy Star
Não

Dimensões (L x P x A)

Dimensões da embalagem (L x P x A)
184 x 47 x 162 mm

Peso
0,14 kg (sem pilhas), 0,19 kg (com pilhas)

Peso da embalagem
0,56 kg

Gama de temperaturas de funcionamento
0 até 40 °C

Garantia
Garantia normal limitada de um ano para o hardware. A garantia e as opções de assistência variam consoante o produto, o país e a legislação local.

Gama de humidade de funcionamento recomendada
15 a 85% HR

Humidade de não funcionamento
15 a 90% HR

Intervalo de humidade para funcionamento
15 a 85% HR

Numa primeira análise parece-me que tem um flash um pouco fraco, se tirar fotos de perto ficam bastante bem, caso contrário naõ sao grande coisa. Alguém pode partilhar alguma impressão destes modelos HP comigo?

Mudano, estou a pensar comprar uma Tamron XR 2,8/28-75 DI P/AF, o que achas das objectivas Tamron ?

Quanto às ~5500 fotos, isso é aquecimento [;)] a minha K10D tem um mês e já vai com mais de 1700 fotos [:D]

Malta numa de dar uma curva pelo shop deparei-me com uma HP 547 a um preço porreiro e comprei. Não pretendo nada do outro mundo, desde que tenha alguma qualidade serve. O que acham do modelo?

Para quem não conhece é esta a maquina:

PhotoSmartM547_frontright_500m.jpg

E estas as especificações:

Descrição resumida
6.2 MP

Capacidade de zoom

Ecrã LCD

Modo de disparo

24 fps, QVGA 320 x 240

Modo de imagem

Dimensões (L x P x A)

Sistema da câmara
Resolução da câmara
2864 x 2152 pixels

6.2 MP

Resolução total da câmara (megapixels)
6.2 MP

Tamanho do sensor CCD
CCD de 1/2,5 polegadas; 2872 x 2160 pixels no total; 2864 x 2152 pixels efectivos

Sistema de objectiva
Objectiva HP Precision; Zoom total de 18x (óptico de 3x, digital de 6x); f2.7 a f4.8 (grande abertura); f4.8 a f/8.5 (telefoto)

Capacidade de zoom

Gama de focagem da objectiva
~Aproximadamente 0,2 m até ao infinito (normal), 0,2 m até ao infinito (telefoto), 0,1 m até 0,8 m (macro abertura), 0,2 até 1,2 m (macro telefoto)

Profundidade de bits
36 bits

Visor
Nenhuma

Ecrã LCD

Velocidade do obturador
2 a 1/1500 seg.

Atraso do obturador
0,52 seg.

Tempo entre disparos consecutivos
1,5 seg.

Taxa de pico
2 frames/seg., 3 imagens no máximo

Slots de memória
1 slot, compatível com Secure Digital (SD) até 8 GB

Memória de série
memória interna de 16 MB

Funcionalidades inteligentes
Foco
Normal (predefinição), macro

Medição
TTL (through the lens – através da lente)

Controlo de exposição à luz
Medição da EA centralizada

Correcção de exposição à luz
+/- 2 EV em passos de 1/2

Funções de controlo de imagem
Desligado, apenas data, impressão da data e hora

Equilíbrio de branco
Auto (Automático)

Modo de imagem

Controlo de cor
Totalmente a cores (predefinição), preto e branco, sépia

Modo de disparo

Temporizador incorporado
10 seg.

Flash
Auto (predefinição), Flash ligado, Flash desligado, Auto com redução do efeito de olhos vermelhos

Captura de som
Áudio só é suportado em captura de vídeo

Capacidade de vídeo
Sim

24 fps, QVGA 320 x 240

Funcionalidade inteligente 01
Galeria de Desenhos HP: adicione margens divertidas e crie fotos a preto e branco, em sépia e mais, tudo na câmara – sem necessitar do PC ou de software.

Funcionalidade inteligente 02
Remoção do efeito de olhos vermelhos HP: Elimine o efeito de olhos vermelhos sem ter que transferir as fotografias. Esta ferramenta única e fácil de utilizar reconhece o efeito de olhos vermelhos e permite eliminá-lo imediatamente no ecrã LCD.

Outra informação técnica
Software incluído
Software HP Photosmart para Windows® e Macintosh

Sistemas operativos compatíveis
Microsoft® Windows® XP Home, XP Professional, XP Professional x64, trabalha com o Windows Vista™, Mac OS X v10.3.9, Mac OS X v10.4 ou superior

Requisitos mínimos do sistema
Para todos os sistemas: CD-ROM or DVD-ROM, porta USB e cabo USB, monitor SVGA 800 x 600 com cores de 16 bits (cores a 32 bits recomendado), Adobe® Acrobat® Reader 5 ou posterior, 450 MB de espaço disponível em disco para instalação de software, Internet Explorer 6.0 ou posterior; Windows Vista™: Processador recomendado a 800 MHz de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) (1 GHx, 1 GB de memória ou superior); Windows® XP Home, Windows® XP Professional: qualquer processador Intel® Pentium® II, Celeron® ou compatível a 233 MHz (recomendamos Intel® Pentium® III a 300 MHz ou superior); Windows® XP Professional x64 Edition: qualquer AMD® Athlon 64, AMD® Opteron, Intel Xeon com suporte Intel® EM64T, Intel® Pentium® 4 com suporte Intel® EM64T, 256 MB RAM (512 MB ou superior recomendado)

Formatos dos ficheiros produzidos
JPEG (Exif 2.2) para imagens fixas; JPEG com movimento para clips de vídeo

Portas de E/S externas
1 USB mini-B (compatível com as especificações USB 2.0)

Conectividade de série
1 USB (compatível com as especificações USB 2.0)

Conectividade opcional
Ancoragem de Carregamento para Câmara HP Photosmart 2200

Requisitos de energia
2 pilhas alcalinas do tipo AA (incluídas), de lítio para fotografia ou NiMH

Origem de fonte de alimentação
2 pilhas do tipo AA (alcalinas, de lítio para fotografia, NiMH recarregáveis); Adaptador de alimentação CA universal: Entrada de 100 até 240 V CA (50/60 Hz); saída de 5 V CC, 2000 mA

Com certificação Energy Star
Não

Dimensões (L x P x A)

Dimensões da embalagem (L x P x A)
184 x 47 x 162 mm

Peso
0,14 kg (sem pilhas), 0,19 kg (com pilhas)

Peso da embalagem
0,56 kg

Gama de temperaturas de funcionamento
0 até 40 °C

Garantia
Garantia normal limitada de um ano para o hardware. A garantia e as opções de assistência variam consoante o produto, o país e a legislação local.

Gama de humidade de funcionamento recomendada
15 a 85% HR

Humidade de não funcionamento
15 a 90% HR

Intervalo de humidade para funcionamento
15 a 85% HR

Numa primeira análise parece-me que tem um flash um pouco fraco, se tirar fotos de perto ficam bastante bem, caso contrário naõ sao grande coisa. Alguém pode partilhar alguma impressão destes modelos HP comigo?

ops flash dessas compactas sao sempre fracos é normal... eu desse estilo e barata vi uma na mediamark a 77 da agfa com lentes pentax...para o preço está bastante aceitavel....dá uma optima camara de bolso[:cool:]

ops flash dessas compactas sao sempre fracos é normal... eu desse estilo e barata vi uma na mediamark a 77 da agfa com lentes pentax...para o preço está bastante aceitavel....dá uma optima camara de bolso[:cool:]

Realmente deixa bastante a desejar...vou devolve-la, tentei tudo o que havia a tentar, desde modos de fotos, resoluções etc nada! A qualidade deixa muito a desejar. É barata, é verdade, mas por pouco mais arranjo algo melhor sem dúvida. Prefiro dar mais um pouco e ficar com algo bom para uns bons tempos. Agora percebo porque ouvia dizer HP em máquinas digitais não é grande coisa! Não tenho nada contra, simplesmente fica muito aquém do mínimo desejável para uma máquina com 6.2MP!

Em breve mostro uma nova aquisição;)

A qualidade das fotos é uma coisa... A resolução é outra.. Não confundam..

O facto de ter 6 megapixels não quer dizer nada.

By the way... Se queres uma maquina barata e que não decepciona vai para a Fuji F40fd que custa 164 euros na Pixmania.. Para o preço é uma verdadeira bomba..

Mudano, estou a pensar comprar uma Tamron XR 2,8/28-75 DI P/AF, o que achas das objectivas Tamron ?

Quanto às ~5500 fotos, isso é aquecimento [;)] a minha K10D tem um mês e já vai com mais de 1700 fotos [:D]

Para já a objectiva está a agradar-me imenso...

A qualidade de construção é bastante boa, o funcionamento do zoom é muito agradável e a focagem manual também. Só é pena o anel de focagem rodar quando está com focagem automática..

Quanto à qualidade óptica, até agora devo dizer que para o preço os resultados são fabulosos... A nitidez das imagens a é impressionante, e apesar de ser necessário fecha-la um ou dois stops para retirar o máximo dela, mesmo quando está toda aberta a F/2.8 a nitidez de canto a canto é suberba.. Vigneting nota-se um pouco, mas nada que seja relevante ou desagradável (a 28-75 é full frame pelo que não deves ter nenhum vignetting), e aberrações cromáticas até agora ainda não vi nada de especial..

E por fim, o sistema de autofocagem, é bom e mau... Mau porque não tem motor interno, e por isso não é tão rapido como as novas lentes com motores super-sonicos, nem é tão silenciosa.. Mas dentro das limitações inerentes ao AF-D não desilude de maneira nenhuma, no geral a lente permite uma focagem muito rápida e sem a máquina andar a caçar, mesmo com pouca luz.. É claro que uma abertura de 2.8 constante ajuda a ter sempre boa luz para focar..

Agora, quanto à lente que pensas comprar, eu acho que é uma lente com umas medidas focais boas para máquinas full-frame, numa APS-C acaba por ser um pouco desinteressante, porque nem tens wide-angle, nem tens uma tele zoom.. Com um FOV de 1.5 ficas com uma lente 42mm-112mm...

Eu pessoalmente preferi a 17-50 (25-75 equiv) que perde no lado tele, mas fico com uma lente que é espetacular para interiores tanto pelas distancias focais como pela abertura e safa-se muitissimo bem em fotos de paisagens.. E no lado mais tele, acaba por ser uma relativamente boa lente de retrato..

Como se adivinhava:

HP to outsource camera business, concentrate on Print 2.0
In a move which will be of no surprise to many Hewlett Packard has outlined plans for the future of its digital camera business, announcing that it is to licence an OEM partner to design, source and distribute HP-branded cameras. This shift in strategy is intended to allow the technology giant to concentrate on developing its Print 2.0 initiatives, strengthening its position in the home and commercial printing markets. The current range of cameras is expected to remain on sale for the remainder of this year with the new partnership deal to follow in the early part of 2008.

Quem nao perceber ingles, a HP vai entregar a outsourcing o negocio das cameras digitais

Para já a objectiva está a agradar-me imenso...

A qualidade de construção é bastante boa, o funcionamento do zoom é muito agradável e a focagem manual também. Só é pena o anel de focagem rodar quando está com focagem automática..

Quanto à qualidade óptica, até agora devo dizer que para o preço os resultados são fabulosos... A nitidez das imagens a é impressionante, e apesar de ser necessário fecha-la um ou dois stops para retirar o máximo dela, mesmo quando está toda aberta a F/2.8 a nitidez de canto a canto é suberba.. Vigneting nota-se um pouco, mas nada que seja relevante ou desagradável (a 28-75 é full frame pelo que não deves ter nenhum vignetting), e aberrações cromáticas até agora ainda não vi nada de especial..

E por fim, o sistema de autofocagem, é bom e mau... Mau porque não tem motor interno, e por isso não é tão rapido como as novas lentes com motores super-sonicos, nem é tão silenciosa.. Mas dentro das limitações inerentes ao AF-D não desilude de maneira nenhuma, no geral a lente permite uma focagem muito rápida e sem a máquina andar a caçar, mesmo com pouca luz.. É claro que uma abertura de 2.8 constante ajuda a ter sempre boa luz para focar..

Agora, quanto à lente que pensas comprar, eu acho que é uma lente com umas medidas focais boas para máquinas full-frame, numa APS-C acaba por ser um pouco desinteressante, porque nem tens wide-angle, nem tens uma tele zoom.. Com um FOV de 1.5 ficas com uma lente 42mm-112mm...

Eu pessoalmente preferi a 17-50 (25-75 equiv) que perde no lado tele, mas fico com uma lente que é espetacular para interiores tanto pelas distancias focais como pela abertura e safa-se muitissimo bem em fotos de paisagens.. E no lado mais tele, acaba por ser uma relativamente boa lente de retrato..

Mudano, já tenho uma 18-55,agora quero uma segunda lente "todo terreno" que tenha uma boa abertura, já que a 18-55 da pentax apenas faz 3,5... e não é constante. Assim tambem fico com uma objectiva que permite um alcance ligeiramente superior.

Fico contente em saber que gostaste da Tamron, pois, já tinha lido algumas criticas e, na sua generalidade são positivas. E há sempre algo que realçam, o factor preço/qualidade.

PS: para já não estou muito preocupado com o "tele", até porque mais tarde tenciono adquirir uma objectiva tele e uma fisheye para complementar o leque de objectivas.

Diz lá se não é um espectaculo [:cool:]

Qual é a versão do software que a tua máquina tem ?
Já está disponivel um novo, V1.3.
Sim: a máquina é bem fixe[;)] .
Instalei o firmware v1.3 logo que saiu.
Já tenho uma parede do quarto da minha filha preenchido com posters tirdos com esta máquina.
Após ter tido várias EOS400D (que não funcionavam [:vm)] [:vm)] [:vm)] ) até fiquei admirado por ter comprado esta e ter funcionado logo á primeira e bem [:)] [:)] .
Grande máquina e, como se vêm poucas, o pessoal olha para ela "sempre de lado" [:D]

Esse novo firmware já resolve as queixas que havia com o processamento dos ficheiros JPG na câmara?

Eu estive mesmo quase quase para comprar essa máquina, mas essa questão dos JPEG's com pouca definição, acabou por me fazer mudar de ideias.. É que RAW é muito lindo na teoria, mas na pratica quando se tira muitas fotos é uma grande seca..

Esse novo firmware já resolve as queixas que havia com o processamento dos ficheiros JPG na câmara?

Eu estive mesmo quase quase para comprar essa máquina, mas essa questão dos JPEG's com pouca definição, acabou por me fazer mudar de ideias.. É que RAW é muito lindo na teoria, mas na pratica quando se tira muitas fotos é uma grande seca..

Ainda não actualizei a minha, tenho que actualizar! Tenho a versão de fabrica. [;)]

RAW é um espectaculo [br:)] e o botão para alterar rapidamente para RAW ou JPEG, dá um jeitão apr:)

Ainda não actualizei a minha, tenho que actualizar! Tenho a versão de fabrica. [;)]

RAW é um espectaculo [br:)] e o botão para alterar rapidamente para RAW ou JPEG, dá um jeitão apr:)

Por acaso uma das coisas que também gosto na minha D70s é que todos os settings importantes se podem mudar sem usar os menus usando as teclas da maquina... Incluindo também o tipo de ficheiro em que grava, Raw, JPEG, fine, normal e basic, e Raw+JPEG..

A unica coisa que se tem que mudar mesmo nos menus é o modo como funciona a focagem automatica, para alterar entre AF-S e AF-C e para alternar entre a focagem num ponto, no sujeito mais próximo, ou dinâmica..

MAs não acho nada que RAW seja um espectáculo.. A maioria esmagadora das fotos que tenho tirado acabam por ficar guardadas no PC exactamente como vieram da câmara.. E RAW obriga sempre a pós-processamento..

Quem me pode explicar isto :

Tou a pensar em comprar a Sony Cyber-Shot DSC H9 .... o mais estranho é isto :

Redcoon : 354 €

Chip7 : 513 €

A mesma maquina com a diferença de 159 € !!!!!

Esses gajos da Redcoon são de confiança ?

Abraço !

Quem me pode explicar isto :

Tou a pensar em comprar a Sony Cyber-Shot DSC H9 .... o mais estranho é isto :

Redcoon : 354 €

Chip7 : 513 €

A mesma maquina com a diferença de 159 € !!!!!

Esses gajos da Redcoon são de confiança ?

Abraço !

Desde que não precises de devolver a máquina essas lojas online costumam ser muito fiáveis.. Por isso, antes de comprar, escolhe bem e compra com certeza do que vais comprar...

Por acaso uma das coisas que também gosto na minha D70s é que todos os settings importantes se podem mudar sem usar os menus usando as teclas da maquina... Incluindo também o tipo de ficheiro em que grava, Raw, JPEG, fine, normal e basic, e Raw+JPEG..

A unica coisa que se tem que mudar mesmo nos menus é o modo como funciona a focagem automatica, para alterar entre AF-S e AF-C e para alternar entre a focagem num ponto, no sujeito mais próximo, ou dinâmica..

MAs não acho nada que RAW seja um espectáculo.. A maioria esmagadora das fotos que tenho tirado acabam por ficar guardadas no PC exactamente como vieram da câmara.. E RAW obriga sempre a pós-processamento..

Ao nível da focagem a K10D também permite o acesso rápido através de botões exteriores [;)]

Quanto ao RAW, as minhas também saem directamente da máquina para o PC e basta clicar duas vezes no ficheiro RAW para visualizar a foto.
(gravo em RAW, no novo formato da Adobe)

Voltar
Superior