Máquinas fotográficas digitais

Encontrei uma foto [:cool:]

1575.jpg

Alguem percebe aquela tabela de lado? [;)]

A tabela só é util se a câmera permitir a regulação da abertura e velocidade de obturador. Conforme a distância, assim deverás regular esses parâmetros.[;)]

Eu encontrei um flash dos anos 70-80 que era do meu pai e que funciona da D50 apr:) vou comprar um cabo e um adaptador para o "hot shoe" da maquina, para poder usar ser ser directamente. engraçado é que o flash n tem regulação, portanto tenho de usar o manual na maquina a ir vendo o que dá [;)]

alguem já fez uma destas?

Eu já fiz isso tudo...mas olha lá nao era tu que dizias que flash sem ser nikon e tal podia avariar as maquinas?[:cool:]

Encontrei uma foto [:cool:]

1575.jpg

Alguem percebe aquela tabela de lado? [;)]
´

Percebo eu...

tira uma foto em grande da tabela pa eu ver...[:p] [:p] e depois explico-te

para usares esse flash é com a camara em modo manual, a velocidade tens que ver a velocidade de sincronização da tua maquina para o flash(julgo 1/90 ou 1/125) mas para te guiares para a tabela usa a velocidade de 1/60 pois era a usada nesse tempo da tabela e do flash.

os "f" varia consoante a distancia da camara ao objecto...e tudo varia de acordo com o numero de guia do flash(potencia)

o resultado (bem usado)é IGUAL a um flash actual e caro...[;)]

e já agora esse tem um fio para ligar? ou é ligado directamente na sapata da maquina? julgo que se o usares directamente na sapata disparará.

Última edição:
´

Percebo eu...

tira uma foto em grande da tabela pa eu ver...[:p] [:p] e depois explico-te

para usares esse flash é com a camara em modo manual, a velocidade tens que ver a velocidade de sincronização da tua maquina para o flash(julgo 1/90 ou 1/125) mas para te guiares para a tabela usa a velocidade de 1/60 pois era a usada nesse tempo da tabela e do flash.

os "f" varia consoante a distancia da camara ao objecto...e tudo varia de acordo com o numero de guia do flash(potencia)

o resultado (bem usado)é IGUAL a um flash actual e caro...[;)]

e já agora esse tem um fio para ligar? ou é ligado directamente na sapata da maquina? julgo que se o usares directamente na sapata disparará.

Pois, eu me apercebi da so uso da tabela, menos da velocidade, ate o homem da loja n me soube dizer [s)]

Tirei umas fotos de teste e usei velocidades de 1/2000

Haaaa: tem um fio do outro lado [;)]

cá fica a tabela
ffeu1.jpg

Pois, eu me apercebi da so uso da tabela, menos da velocidade, ate o homem da loja n me soube dizer [s)]

Tirei umas fotos de teste e usei velocidades de 1/2000

Haaaa: tem um fio do outro lado [;)]

cá fica a tabela
ffeu1.jpg

Eu vou agora para casa e vou e logo ou amanhã explico-te essa tabela na boa, pois para mim nao tem nada de saber.

1/2000 com flash???[:blush:] [:D] [:D] [:D] pois aparece tudo preto na imagem...[:cool:]

e pk? pk a velocidade de 1/2000 é MUITO superior á velocidade de abertura das cortinas obturador da maquina...como tal existe uma velocidade de sincronização que na F50 penso que seja 1/90 ou 1/125 como maximo...menos que isso é possivel e 1/60 o que corresponda a essa tabela mas em certos casos fica mto bem fotografias com o uso de flash em velocidade de 1/30 e até mto menos que isso pois desta forma o flash pode ser usado tao bem que é praticamente indetectado....ou seja fotos de flashadas deixam de ser uma ameaça[:D] ficam fotos com flash mas como preenchimente de imagem apenas...

sobre a tabela eu vou ver se a marco em photoshop e já te digo o que quer dizer cada coisa.... qualquer duvida tas á vontade em perguntar.[;)]

tem um fio mas tem terminal em baixo tb? experiemeta por numa sapata de uma maquina qualquer a ver se dispara...ou se o fio tem k tar tb ligado....eu tenho um flash parecido com este a ver se te mostro tb...

Última edição:
ffeu1ru1.jpg

Portanto esquece o DIN pois é uma equivalencia ao ASA não usada actualmente...o FT esquece por é uma unidade de medida que tb nao se vai usar...

o ASA é o actual ISO (asa ou iso é a mesma coisa)

o M é a medida em metros...da camara ao objecto.

o que está a preto são valores em "F"

portanto é assim:

colocas a velocidade em 1/60 para a tabela bater certo.

depois de vamos imaginar que tens ISO 100 e para fotografares um objecto a 1 metro tens que colocar o diafragma em F16.

para fotografar a 1 metro em ISO 200 seria F22 para ISO 400 F32...

tas á perceber a logica? é a lei da reciprocidade fotográfica[;)]

Última edição:
Eu vou agora para casa e vou e logo ou amanhã explico-te essa tabela na boa, pois para mim nao tem nada de saber.

1/2000 com flash???[:blush:] [:D] pois aparece tudo preto na imagem...[:cool:]

e pk? pk a velocidade de 1/2000 é MUITO superior á velocidade de abertura das cortinas obturador da maquina...como tal existe uma velocidade de sincronização que na F50 penso que seja 1/90 ou 1/125 como maximo...menos que isso é possivel e 1/60 o que corresponda a essa tabela mas em certos casos fica mto bem fotografias com o uso de flash em velocidade de 1/30 e até mto menos que isso pois desta forma o flash pode ser usado tao bem que é praticamente indetectado....ou seja fotos de flashadas deixam de ser uma ameaça[:D] ficam fotos com flash mas como preenchimente de imagem apenas...

sobre a tabela eu vou ver se a marco em photoshop e já te digo o que quer dizer cada coisa.... qualquer duvida tas á vontade em perguntar.[;)]

tem um fio mas tem terminal em baixo tb? experiemeta por numa sapata de uma maquina qualquer a ver se dispara...ou se o fio tem k tar tb ligado....eu tenho um flash parecido com este a ver se te mostro tb...

Pois, olha que tambem pensei que a essa velocidade nada dava mas:

1/2000 f/8
2000wc0.jpg

1/1000 f/8
1000jp5.jpg

não sei explicar, mas esta ai.

Acho que o flash é muito forte, é com cada flashada que até doi [:D]

Ela na sapata dispara, por isso comprei o fio. mas na sapata tenho o flash dá maquina que me dá resultados bem mais consistentes [;)]

PS: A velocidade de sincronização da D50 é 1/500 [;)]

Última edição:
Portanto esquece o DIN pois é uma equivalencia ao ASA não usada actualmente...o FT esquece por é uma unidade de medida que tb nao se vai usar...

o ASA é o actual ISO (asa ou iso é a mesma coisa)

o M é a medida em metros...da camara ao objecto.

o que está a preto são valores em "F"

portanto é assim:

colocas a velocidade em 1/60 para a tabela bater certo.

depois de vamos imaginar que tens ISO 100 e para fotografares um objecto a 1 metro tens que colocar o diafragma em F16.

para fotografar a 1 metro em ISO 200 seria F22 para ISO 400 F32...

tas á perceber a logica? é a lei da reciprocidade fotográfica[;)]

Mais logo tenho de tentar isso, mas parece-me que isto vai ser mais a base de tentativa e erro [:D]

Já agora, nao há uma peça para que possa colocar o flash no tripe? dava me jeito posicionar bem o bixo para ter resultados consistentes relativamente a posição [;)]

Pois, olha que tambem pensei que a essa velocidade nada dava mas:

1/2000 f/8
2000wc0.jpg

1/1000 f/8
1000jp5.jpg

não sei explicar, mas esta ai.

Acho que o flash é muito forte, é com cada flashada que até doi [:D]

Ela na sapata dispara, por isso comprei o fio. mas na sapata tenho o flash dá maquina que me dá resultados bem mais consistentes [;)]

PS: A velocidade de sincronização da D50 é 1/500 [;)]

1 /500 xiii bem bom..tem vindo a aumentar mas pensava que fosse menos:sh)

Esswe resultado das fotos está-me a surpreender e mto....:eek: diria não ser possivel[:blush:]

é que o flash nem á assim tao potente para as fotos estarem assim com tanta luz que ISO usaste??? (deve ter sido um iso mto alto)

e mesmo assim se a sincronização é 1/500 maximo é estranho dar esse resultado....numa de rolo nao dava de certeza...mas se deu é pk a tua maquina não tem cortinas no obturador só assim é possivel.

Mais logo tenho de tentar isso, mas parece-me que isto vai ser mais a base de tentativa e erro [:D]

Já agora, nao há uma peça para que possa colocar o flash no tripe? dava me jeito posicionar bem o bixo para ter resultados consistentes relativamente a posição [;)]

sim há e a melhor peça é uma celula fotosensivel com rosca para o tripé e sapata para o flash e dispara sem fios qdo outro flas disparar...é uma peça barata (20-25euros) e permite retrato com 2 ou mais flash, dá resultados soberbos qdo bem usado.

sobre o flsh da maquina eu acho-o mto mau...só mesmo pa desenrascar em ultimo caso ou para preenchimento.

1 /500 xiii bem bom..tem vindo a aumentar mas pensava que fosse menos:sh)

Esswe resultado das fotos está-me a surpreender e mto....:eek: diria não ser possivel[:blush:]

é que o flash nem á assim tao potente para as fotos estarem assim com tanta luz que ISO usaste??? (deve ter sido um iso mto alto)

e mesmo assim se a sincronização é 1/500 maximo é estranho dar esse resultado....numa de rolo nao dava de certeza...mas se deu é pk a tua maquina não tem cortinas no obturador só assim é possivel.

O ISO que usei foi o minimo: 200

a mim parece-me ser potente: 1/2000 F/8 ISO 200. Nem ao meio dia com muito sol consigo estes valores [:cool:]

Eu tambem fiquei surpreso, mas que está a dar, está [:blush:]

sim há e a melhor peça é uma celula fotosensivel com rosca para o tripé e sapata para o flash e dispara sem fios qdo outro flas disparar...é uma peça barata (20-25euros) e permite retrato com 2 ou mais flash, dá resultados soberbos qdo bem usado.

sobre o flsh da maquina eu acho-o mto mau...só mesmo pa desenrascar em ultimo caso ou para preenchimento.

Tambem vi essa peça, mas preferi comprar assim [;)]

O flash da maquina é frontal, tal como se colocar este na sapata, e o da maquina tem i-TTL o que resulta em resultados bem melhores do que estes manuais [;)]

O ISO que usei foi o minimo: 200

a mim parece-me ser potente: 1/2000 F/8 ISO 200. Nem ao meio dia com muito sol consigo estes valores [:cool:]

Eu tambem fiquei surpreso, mas que está a dar, está [:blush:]

iso 200 f8 a 1/2000 e deu isso??? nao pode ser[:blush:] que EV tinhas entao?

a serio mto estranho essa luz todo é impossivel a 1/2000(que a iso 200 representa 1/1000 mas mesmo assim...)

a serio vou ver se faço essa experiencia com a d50 de um amigo meu...esses resultados sao mto estranhos mesmo.

Vamos partir do principio que a parede estava a 2metros do flash...seguindo a tabela a ISO 200 e 1/60 seria preciso F11... para ficar correcto a 1/2000 alguma coisa se passa...[:blush:] mto estranho mesmo

Por acaso nunca fotografei com uma reflex digital usando flash e claro se nao tem cortinas é dá esse resulta é bom...

Faz uma coisa tira 3fotos iguais a 1/2000 F8 outra a 1/1000 e outra a 1/60 para ver as diferenças

e depois uma a 1/1000 F16 e outra a 1/1000 a F22. todas do mesmo tema em casa com pouca luz sem mexer a distancia nem o tema e com pouca luz só a luz do flash.

é assim o valores de diafragma é que controlam a "potencia" do flash... como nao tem cortinas o disparo é rapidissimo e faz com que mesmo a velocidades altissimas se veja luz pois o controle está nos valores F.

Mas faz o teste que disse para se tirar as duvidas[;)]

Tambem vi essa peça, mas preferi comprar assim [;)]

O flash da maquina é frontal, tal como se colocar este na sapata, e o da maquina tem i-TTL o que resulta em resultados bem melhores do que estes manuais [;)]

se usares o flash manual bem os resultados do i-TTL não podem ser melhores... qdo mto iguais[;)]

a nivel profissional em estudio nem se usa os automatismos TTL mas sim flashes manuais que sao ajustados com um aparelho chamado flashmeter[;)]

se usares o flash manual bem os resultados do i-TTL não podem ser melhores... qdo mto iguais[;)]

a nivel profissional em estudio nem se usa os automatismos TTL mas sim flashes manuais que sao ajustados com um aparelho chamado flashmeter[;)]

Cá para mim melhores neste sentido é mesmo com resultados mais rápidos. Eu so costumo fotografar coisas rápidas [:D]

Já tirei as fotos deixa me la colocar. Só me dás trabalho [:p]

Por acaso nunca fotografei com uma reflex digital usando flash e claro se nao tem cortinas é dá esse resulta é bom...

Faz uma coisa tira 3fotos iguais a 1/2000 F8 outra a 1/1000 e outra a 1/60 para ver as diferenças

e depois uma a 1/1000 F16 e outra a 1/1000 a F22. todas do mesmo tema em casa com pouca luz sem mexer a distancia nem o tema e com pouca luz só a luz do flash.

é assim o valores de diafragma é que controlam a "potencia" do flash... como nao tem cortinas o disparo é rapidissimo e faz com que mesmo a velocidades altissimas se veja luz pois o controle está nos valores F.

Mas faz o teste que disse para se tirar as duvidas[;)]

Bem, ainda fiz melhor, medi 2 metros da maquina e do flash ( que estava um pouco mais para o lado mas sensivelmente a mesma distancia)

1/2000 F8
20008aa1.jpg

1/1000 F8
10008ad1.jpg

1/60 F8
608tt0.jpg

1/1000 F16
100016uv1.jpg

1/1000 F22
100022gl1.jpg

Agora fiquei sem perceber nada :confused:

Voltar