Máquinas fotográficas digitais

1/20 e 1/30 é MUITO lento para fotografar um rancho com o pessoal aos altos e pulos... Precisas de fotografar ai a 1/125 ou 1/250.

Já agora... Abertura no mínimo, ou no máximo? É que se a abertura estava no mínimo o que tinhas que fazer era usar aberturas maiores e assim podias disparar com tempos de exposição mais rápidos..

Lá está...em 1/125 ou 250 ficava escura...

Quando disse abertura minima é com f baixo...3.2 [;)] e mesmo assim teve que ser com iso alto e velocidades lentas...a Nikkor 18-135 não seria a ideal :sh)

Já agora vou perguntar duas coisas:
- O que é o motion blur
- Eu entendo que uma abertura menor dá mais profundidade de campo, só não entendo por que é que isso acontece.

O motion blur é quando o objecto que se está a fotografar se está a mexer a uma velocidade que provoca ficar "tremido" na foto. Este caso não é uma falha de focagem nem um problema de o fotografo tremer, mas sim o objecto fotografado.

Agora a justificação teórica da profundidade de campo vs a abertura de uma lente é um bocado mais complicado.

Boa sorte: http://en.wikipedia.org/wiki/Depth_of_field

Já que estão a falar da profundidade de campo deixo uma pergunta:
Algumas D-SLR - como é o caso da D80 - tem um botão na zona inferior do corpo da máquina e que tem como função "pre-visualizar a profundidade de campo".

Eu já carreguei algumas vezes nesse botão mas... a imagem fica escurecida... mas não noto qualquer alteração no viewfinder que me informe o alcance do que fica nítido e do que ficará desfocado. Não percebo bem qual a sua função.

Já agora vou perguntar duas coisas:
- O que é o motion blur
- Eu entendo que uma abertura menor dá mais profundidade de campo, só não entendo por que é que isso acontece.

camara50.jpg

Este é o principio da formação de uma imagem numa maquina fotografica

o furo é o ponto nodal onde a imagem de cruza e inverte, se for pequeno a imagem é criada na totalidade e definição, se o furo for grande a imagem é criada apenas na zona do foco da lente com pouco espaço de nitidez para frente e para traz.

Este desenho mostra isso.

calculator28xq.gif

Algumas D-SLR - como é o caso da D80 - tem um botão na zona inferior do corpo da máquina e que tem como função "pre-visualizar a profundidade de campo".

Eu já carreguei algumas vezes nesse botão mas... a imagem fica escurecida... mas não noto qualquer alteração no viewfinder que me informe o alcance do que fica nítido e do que ficará desfocado. Não percebo bem qual a sua função.

Eu nem uso isso...é como dizes ainda não me serviu de muito (nada) e já uma vez li que é bom é para gastar bateria :confused: [;)]

Pelo viewfinder não é muito facil notar diferenças... Mas o que o botão faz é simplesmente fechar a iris da lente até à abertura que será usada na foto de forma a poderes ter uma percepção do depth of field.. Obviamente a imagem escurece quando fazes isso, porque independentemente da abertura que escolhes, quando estás a focar a lente está toda aberta, a iris só fecha até ao F/xx escolhido no momento de tirar a foto, ou quando carregas nesse botão..

Pela minha parte também acho que o botão é bastante inútil, porque pelo viewfinder, ainda por cima escurecido, não tenho uma percepção muito boa do depth of field . Mas noto as diferenças de nitidez nos objectos atrás do objecto focado.

Numa máquina digital, vale mais carregar no play, aumentar a imagem, e ver no LCD como ficou a nitidez dos objectos mais distantes. Se não ficou boa, dispara-se de novo.

Última edição:

depende , se o diafragma estiver todo aberto a imagem nao fica escurecida.[;)] esse botão apenas nos permite ver a imagem pura, a luminosidade sobe e desce consoante o diafragma sem esse botão é impossivel ver isso.

Mas de qualquer forma nunca vi grande utilidade nesses botão para prever a profundidade de campo gosto sim de a medir nas escalas da objectiva esta sim é a forma correcta e segura de a medir.

PENTAX_31mm_F1_8_AL_Limited_Argent_SMC_FA-p-OBPE20280.jpg

Mas de qualquer forma nunca vi grande utilidade nesses botão para prever a profundidade de campo gosto sim de a medir nas escalas da objectiva esta sim é a forma correcta e segura de a medir.

O problema é que actualmente as lentes "electronicas" não têm o anel da abertura, e muito menos a escala. :sh)

O problema é que actualmente as lentes "electronicas" não têm o anel da abertura, e muito menos a escala. :sh)

uma boa objectiva tem essa escala.... as que nao tem sao os zoom maravilha das D40 e coisas do estilo destinadas aos leigos que nao se preocupam com profundidades de campo pk nem sabem o que isso é.[;)]

A fascinio da fotografia qdo se tem uma boa maquina e boas objectivas é o controle da profundidade de campo[;)]

depende , se o diafragma estiver todo aberto a imagem nao fica escurecida.[;)] esse botão apenas nos permite ver a imagem pura, a luminosidade sobe e desce consoante o diafragma sem esse botão é impossivel ver isso.

http://www.digit-photo.com/PENTAX_31mm_F1_8_AL_Limited_Argent_SMC_FA-p-OBPE20280.jpg

Essa foto da objectiva Pentax foi propositada ? [:D] [:p]

O problema é que actualmente as lentes "electronicas" não têm o anel da abertura, e muito menos a escala.
Estas a falar de que marca ? :confused:
Neste momento até a objectiva Zoom mais barata da Pentax permite controlar a profundidade

Última edição:

Olha que não... Consegues perceber bem por essa escala qual é a distância focal que vais obter? Consegues ter uma ideia, mas é dificil ficar com a certeza. E depois vais medir as distâncias entre a tua máquina e os restantes objectos para saber se estão dentro da distância focal que queres?

Quando se prime o botão obtém-se a definição exacta do que irá acontecer e quando se está a fazer jogos extremos de DOF então notam-se bem as diferenças. Agora se é no caso de uma foto a F22 e 10mm então bem que não serve para nada... (mas para isso tb n serve para mto a escala da lente.)

Essa foto da objectiva Pentax foi propositada ? [:D] [:p]

Não todas as boas objecticas da variadas marcas tem essa escala[;)]

sobre a pentax eu gosto mto tb...é da pentax e da nikon...[;)] a pentax tinha a gama 67 que é mto fixe
Eu ainda hoje tenho e fotografo as vezes com uma pentx spotmatic com quase 40 anos... era uma camara profissional que fotografou no seu tempo figuras como o James Deam ou Maryln Monroe

Umja igualzinha á minha e até se vê a escala de profundidade de campo.

pentax-spotmatic-top.jpg

url

Olha que não... Consegues perceber bem por essa escala qual é a distância focal que vais obter? Consegues ter uma ideia, mas é dificil ficar com a certeza. E depois vais medir as distâncias entre a tua máquina e os restantes objectos para saber se estão dentro da distância focal que queres?

Quando se prime o botão obtém-se a definição exacta do que irá acontecer e quando se está a fazer jogos extremos de DOF então notam-se bem as diferenças. Agora se é no caso de uma foto a F22 e 10mm então bem que não serve para nada... (mas para isso tb n serve para mto a escala da lente.)

a escala da objectiva não falha, ela indica-te a distancia que podes contar.

o botao da previsão dá jeito as vezes nas se houver pouca luz é dificil ele indicar seja o que for[;)]

uma boa objectiva tem essa escala.... as que nao tem sao os zoom maravilha das D40 e coisas do estilo destinadas aos leigos que nao se preocupam com profundidades de campo pk nem sabem o que isso é.[;)]

A fascinio da fotografia qdo se tem uma boa maquina e boas objectivas é o controle da profundidade de campo[;)]

Hás-de me dizer em quantas DSLR's é que ainda se usa o anel de abertura na lente.. [;)]

Mas pronto.. São opiniões...

a escala da objectiva não falha, ela indica-te a distancia que podes contar.

o botao da previsão dá jeito as vezes nas se houver pouca luz é dificil ele indicar seja o que for[;)]

Eu sei que nao falha. Mas tem pouca precisão ou consegues perceber exactamente qtos centimetros são qdo aquilo fica entre os valores de metro?
E depois o que fazes? Vais de fita métrica ver se esta tudo à distância que queres?

Não é nem metade do prático do que é o botão.

Eu sei que nao falha. Mas tem pouca precisão ou consegues perceber exactamente qtos centimetros são qdo aquilo fica entre os valores de metro?
E depois o que fazes? Vais de fita métrica ver se esta tudo à distância que queres?

Não é nem metade do prático do que é o botão.

FaZes uma estimativa...o control exacto da profunddade de campo é por norma em fotos de estudio ou em temas estacticos e mtas vezes se recorra a medições mesmo com fitas, no entanto na pratica é feito a olho e qdo se tem pratica acerta-se praticamente sempre.

Última edição:
O Nephillim, isso da escala nas lentes é muito bonito. Mas para começar só se vê essa escala em lentes primes.. E fazer um sistema com base em lentes primes é um rombo monumental na carteira além de nem sempre ser pratico comparando com as zoom.

E depois, nas máquinas modernas não se usa o anel da abertura, e todas as lentes concebidas para as SLR's modernas não têm anel de abertura sequer.. Pelo que hoje em dia não é lá de grande utilidade estar a contar com a escala..

Voltar
Superior