Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
No Firefox instalei uma extensão que é o FxIF... Depois de teres esse plugin, em qualquer imagem, carregas com o botão direito, e escolhes a opção propriedades.. Além do tamanho da imagem e tal, passa a aparecer os settings principais do EXIF...
Por exemplo, na imagem que o Edge colocou das ventoinhas com o por do sol, quando vou as propriedades, directamente no Firefox vejo isto:
http://img89.imageshack.us/img89/8929/capturaecrapropriedadesox1.png
E fico a saber que ele usou F/22 e um exposição de 1/160..
Porque dizes que as fotografias foram feitas a F5,6???
Sobre a nitidez:
A nitidez não é maior ou menor por estar em F5.6 , F1.8 ou F22...é a mesma coisa. Num teste rigoroso tv a maioria das lentes tenha a maxima qualidade a meio da abertura talvez F8 numa objectiva nrmal mas isto nem se `vê a olho nú.
?!?
A nitidez da lente não é maior ou menor por estar a F5.6 ou a F1.8 ou a F22??
A nitidez das lentes varia ao longo da sua abertura sendo que na abertura máxima e mínima são normalmente menos nítidas. Isso é mais do que claro nas lentes F2.8 em que na abertura máxima tens boa qualidade mas a nitidez fica uns bons furos a baixo do que podes ter a F4 ou F5.6.
Há casos em que é de facto praticamente imperceptível e talvez este fosse um desses casos (dado que foi usado o lado tele onde as diferenças de nitidiz são menos evidentes entre as aberturas), mas muitas vezes tb não existe razao para estar a tirar fotos a 1/250 e F5.6 quando se poderia tirar a F8 e 1/125... (por exemplo, mas nem sempre é possivel fazer estes compromissos a nivel de velocidade).
Sim isso foi o que eu disse.[]
Mas isso é visto num teste rigoroso a uma lente...nao é por norma perceptivel a olho nú numa boa objectiva.
Uma boa lente faz fotos com grande nitidez a F1.8 ou 2.8 e a F.22 no entanto num teste que leve a definição ao limite nota-se que de todas as aberturas a com mais nitidez é a cerca do meio do abertura(+/- f8)
Mas esta falta de qualidade nao é perceptivel[]
Mas é isso que eu me estou a referir... Porque se nota e nota-se bem em certas lentes.
Aqui fica um teste feito agora mesmo à Tamron 17-50. E esta foi a lente em que acho que se nota menos diferença entre os F2.8 e as restantes aberturas. Se fosse usar a minha Sigma 70-200 então ia-se ver ainda melhor a diferença (a ver se experimento aqui essa lente).
![]()
![]()
Por essa linha de pensamento se colocares uma foto a F22 entao está a mais "nitida"[]
Aproveitando a discussão, alguém é capaz de me pôr em míudos, o conceito de profundidade de campo?
Acho que interessa, é o facto de em "f" baixos a fotografia tem mais luminosidade, com "f" altos tem menos luminosidade...[]
Nem sempre. Eu gosto de usar a abertura para ganhar profundidade de campo.Não uso sempre em busca de mais luz...
Mas depois tens que compensar correcto? []
Por vezes é uma chatice para mim, ou então não faço como deve ser :sh)
Claro que não!! As lentes têm um ponto máximo e depois voltam a piorar. Esta Tamron a F22 não é nada de especial e ai verias sim falta de nitidez acentuada.
Mas como disse esta Tamron é muitissimo boa a F2.8. Pq apresenta uma nitidez incrivel.
Toma la o exemplo da Sigma 70-200 F2.8. Uma lente que custa + de 1000€.
Diz-me lá se não se nota falta de nitidez! E isto não é um crop. É uma resize dos 6Mp.
![]()
![]()
Claro que estamos a falar de um teste extremo em que os 6Mp sao usados na totalidade para preencher a imagem a F2.8
Quem fez essa foto? a F2.8 está nitido tem tem é outra tonalidade, parece que está embaciada. Parece-me mais um problema de luz que de falta de nitidez devido a ser com f2.8. os tempos foram os mesmo em ambas imagens?
Eu sei, mas mesmo assim...ontem tive oportunidade de fotografar a actuação de um rancho, dentro de uma sala de um restaurante....a luz era má, a meu ver, se o sol descobrisse a luz aumentava...usei a 18-135, abertura no minimo velocidade de obturação de 1/20, 1/30, sempre à vota disso e sensibilidade sempre superior a 800...
Escaparam algumas...:sh)