Máquinas fotográficas digitais

um conversor 2x faz-te perder metade da luminosidade e claro aumentar-te para o dobro os "F"...isso implica com tudo.

Com um conv 2x perdes quatro vezes a luminosidade.... com 1.4x é que perdes metade. ;)

Pessoal, o que me dizem do Tc-20E II 2x Telephoto Converter?

Pelo que entendi junta-se a uma objectiva?:sh)

Agradecia uma explicaçãozinha [;)]

Qual é a lente que tens?

Com um conversor 2x perdes quatro vezes a luminosidade... se a lente for uma f/5.6 passa a ser F/11. :sh)

A menos que tenhas uma lente muito boa (e cara) é provavel que a qualidade de imagem fique bastante comprometida.

Talvez seja mais seguro obtar por um conversor 1.4x, mas neste caso continuas a perder metade da luz. Para a mesma lente f/5.6 passa para f/7.9.... ou seja a menos que seja uma lente f/4 (f/5.6 com conv 1.4x) não creio que valha a pena os conversores... além de que corres sérios riscos de perder o auto-foco!

Última edição:
Nikkor 18-135
Sigma 70-300
Nikkor 50mm

Para já são estas...

[;)]

nessas nao faz grande sentido um conversor...

faz sentido um conversor qdo se tem uma teleobjectiva de 400 ou 600mm(de mto boa qualidade F4) e para se fotografar futebol ou algo do estilo o conversor serve para desenrascar com alguma qualidade.

sim é isso, tava a pensar bem mas expliquei-me mal[;)] 2x perde o dobro!

O que aconselham é o uso do 1.4x pois tem resultados melhores...

o autofocos é possivel manter se o conversor for totalmente compativel.

Creio que na prática, mesmo para conversores da própria marca quando estes são aplicado a lentes mais "lentas" (f/5.6 ou inferior por exemplo) o autofocus pode deixar de funcionar por não ter luz suficiente para calcular o foco.

Creio que na prática, mesmo para conversores da própria marca quando estes são aplicado a lentes mais "lentas" (f/5.6 ou inferior por exemplo) o autofocus pode deixar de funcionar por não ter luz suficiente para calcular o foco.

Há sim por esse motivo sim... se não houver luz suficiente ou o motivo for todo igual o autofocos nao funciona.(mas isto aplica-se a todas as objectivas autofocos tb)

Mas a maioria das vezes que se usa o conversor é para grandes distancias focais (fixas)e ao mto ao longe...requer já o bom manejo manual da camara e da focagem que mtas vezes está no infinito ou pouco menos que o infinito mas focado manualmente se a luz nao for abundante.

Nikkor 18-135
Sigma 70-300
Nikkor 50mm

Para já são estas...

[;)]

nessas nao faz grande sentido um conversor...

faz sentido um conversor qdo se tem uma teleobjectiva de 400 ou 600mm(de mto boa qualidade F4) e para se fotografar futebol ou algo do estilo o conversor serve para desenrascar com alguma qualidade.

idem.

Mesmo para um conversor 1.4x quanto mais para um de 2x

A menos que fosse uma Sigma 100-300 f/4 ou 70-200 f/2.8

Mas numa 70-300 - f/5.6 é deitar dinheiro ao lixo...

Bom talvez para a 50 da nikkor? É a f/1.8 certo? então ficarias com uma 70mm f/2.8 com o conve 1.4 e uma 100 f/3.5 com o conv 2x

Surgiu a curiosidade, se não vale a pena, nem penso mais nisso...a não ser que um dia compre a Sigma 50-500 [:D]

Conhecem?
[FONT=Verdana,Helvetica]SIGMA 10-20mm F4-5.6 EX DC HSM[/FONT]

[FONT=Verdana,Helvetica]Tenho uma grande dificuldade em escolher objectivas...compensaria, tendo eu uma 18-135? :sh)[/FONT]

[FONT=Verdana,Helvetica]Gostei das fotos que vi desta objectiva:[/FONT]
[FONT=Verdana,Helvetica]http://www.pbase.com/cameras/sigma/10-20_4-56_ex_dc_hsm[/FONT]

[FONT=Verdana,Helvetica][;)][/FONT]

para paisagens é optimo o 10mm...mas o 18mm tb é bom....se já tens o 18mm nao sei se valerá apena (gastar guito)teres uma com 10mm...

Estas fotos do site a maioria podes fazer em com a tua na posição de 18mm[;)]

Surgiu a curiosidade, se não vale a pena, nem penso mais nisso...a não ser que um dia compre a Sigma 50-500 [:D]

Conhecem?
[FONT=Verdana,Helvetica]SIGMA 10-20mm F4-5.6 EX DC HSM

Tenho uma grande dificuldade em escolher objectivas...compensaria, tendo eu uma 18-135? :sh)

Gostei das fotos que vi desta objectiva:
http://www.pbase.com/cameras/sigma/10-20_4-56_ex_dc_hsm

[;)]
[/FONT]

Já vi que estás desejoso de gastar dinheiro numa optica!.... [:D]

que tipo de fotografia gostas de fazer? Uma excelente "all-round" é a tomson 17-50 f/2.8... custa cerca de 350€

Boa explicação sobre os TC apr:)
Os da Nikon são de um preço que até assusta! Na colorfoto tá lá um 1.7 a 400 e tal euros :eek: Eu comprei um para a minha que é F4, e é da sigma como a lente. assim mantenho o AF e consigo mais um pouco de mm com pouca perda de qualidade.
Mas testei nas minha 50mm 1.8, 70-300 APO e 18-55 (sim sou maluco :rolleyes: ) e simplesmente não servem em nenhuma. além do mais a qualidade da 70-300 na abertura maxima a 300mm devia ser giro [;)]

Alguém sabe se a D200 se vai manter em comercialização mesmo depois de haver D300 no mercado??

Estou entre a D80 e D200, já que a D300 está muito fora do orçamento.

Entre essas qual escolhiam tendo em conta fotografar todo o tipo de coisas e ser amador.

Alguém sabe se a D200 se vai manter em comercialização mesmo depois de haver D300 no mercado??

Entre essas qual escolhiam tendo em conta fotografar todo o tipo de coisas e ser amador.

compra uma D80 e gasta o resto em lentes [;)]

Qto estás concretamente a pensar gastar?

O ideal seria não passar dos 800 e tal a 900 euros.. Já contando com as lentes iniciais, bolsa e cartão de memoria. E mesmo para esses valores já seria esticar um bocado a corda. Quanto menos gastar melhor, porque a vida está cara..

Já agora deixo aqui o que pretendo, e se quiserem dar sugestões alternativas à E-510 que tenho em mente, agradeço.

O que me interessa sobretudo é fotografias de paisagens e retratos e um pouco de fotografia nocturna de vez em quando.. Desportos rápidos, vida selvagem, etc.. etc.. não me interessam minimamente, pelo que coisas como burst rates acima dos 2fps, ou tele objectivas para lá dos 200~300 mm (equiv a 35mm) são irrelevantes para mim.

O que eu gostava que a maquina tivesse:
- Boas lentes de kit para ficar servido durante algum tempo.
- Estabilização de imagem no sensor.
- Mecanismos anti-poeira.
- Boa qualidade de imagem.
- Muitas opções, e escolhas para eu ir brincando e aprendendo.

Já agora, a única lente que eu estarei interessado em comprar, além da típica 50mm a 100€, será talvez uma super wide angle, adorava ter uma lente de 14mm (equiv a 35mm).

Eu sei que vão já dizer para comprar uma Canon ou uma Nikon, mas para o mesmo preço estas máquinas oferecem muito menos do que a concorrência. Para quem não tem já um arsenal de lentes fica difícil escolher racionalmente uma dessas... A Nikon D40x nem sequer Exposure Bracketing tem, não tem nenhum mecanismo para prevenir a poeira no sensor, não suporta a 100% uma vasta gama de lentes para Nikon, etc.. etc.. A Canon 400D parece mais atraente, mas tem uma qualidade de construção mais duvidosa, e tendo em conta o ciclo de lançamentos da Canon no passado deverá estar quase a ser substituída pela 450d ou 500d.. Pelo que a compra-la, mais vale esperar e depois comprar quando estiver com preço de desconto por estar "ultrapassada"..

Sinceramente, máquinas como a Pentak K100d Super, ou a K10d, a Sony A100, ou a Olympus E510, pelo menos no papel oferecem MUITO mais pelo mesmo dinheiro.

Enfim... Isto não é nada fácil decidir.. [8b]

Última edição:
Já vi que estás desejoso de gastar dinheiro numa optica!.... [:D]

que tipo de fotografia gostas de fazer? Uma excelente "all-round" é a tomson 17-50 f/2.8... custa cerca de 350€

É mais para conhecer as objectivas e saber para que genero de fotografias poderão ser mais uteis [;)]

De tudo um pouco...fotografias citadinas, paisagens naturais, há uns tempos também me deu para os aviões [:D], fotografar dentro de monumentos (igrejas e monumentos desse genero)...

Esssa 17-50 tem alguma vantagem relativamente à 18-135? [;)]

compra uma D80 e gasta o resto em lentes [;)]

Eu diria mesmo: Compra uma D40x ou mesmo D40 e gasta o resto em lentes... [:D] [;)]

O ideal seria não passar dos 800 e tal a 900 euros.. Já contando com as lentes iniciais, bolsa e cartão de memoria. E mesmo para esses valores já seria esticar um bocado a corda. Quanto menos gastar melhor, porque a vida está cara..

Já agora deixo aqui o que pretendo, e se quiserem dar sugestões alternativas à E-510 que tenho em mente, agradeço.

O que me interessa sobretudo é fotografias de paisagens e retratos e um pouco de fotografia nocturna de vez em quando.. Desportos rápidos, vida selvagem, etc.. etc.. não me interessam minimamente, pelo que coisas como burst rates acima dos 2fps, ou tele objectivas para lá dos 200~300 mm (equiv a 35mm) são irrelevantes para mim.

Já agora, a única lente que eu estarei interessado em comprar, além da típica 50mm a 100€, será talvez uma super wide angle, adorava ter uma lente de 14mm (equiv a 35mm).

Eu sei que vão já dizer para comprar uma Canon ou uma Nikon, mas para o mesmo preço estas máquinas oferecem muito menos do que a concorrência. Para quem não tem já um arsenal de lentes fica difícil escolher racionalmente uma dessas... A Nikon D40x nem sequer Exposure Bracketing tem, não tem nenhum mecanismo para prevenir a poeira no sensor, não suporta a 100% uma vasta gama de lentes para Nikon, etc.. etc.. A Canon 400D parece mais atraente, mas tem uma qualidade de construção mais duvidosa, e tendo em conta o ciclo de lançamentos da Canon no passado deverá estar quase a ser substituída pela 450d ou 500d.. Pelo que a compra-la, mais vale esperar e depois comprar quando estiver com preço de desconto por estar "ultrapassada"..

Sinceramente, máquinas como a Pentak K100d Super, ou a K10d, a Sony A100, ou a Olympus E510, pelo menos no papel oferecem MUITO mais pelo mesmo dinheiro.

Oh mundano.... tu queres tudo e vais acabar por te arrepender! [:D]

Não compliques o que é simples.... qto ao "Exposure Bracketing"... enfim... isso é giro e tal.... mas na realidade duvido que saibas na prática que utilidade deverías dar a isso... Normalmente é usado num meio mais exigente e mesmo profissional onde existe uma enorme exigência em relação à qualidade do produto final! E sinceramente nem é a melhor maneira de aprender para quem se inicia...

Apostares numa máquina por ter "Exposure Bracketing" ou por limpar o sensor sozinha é na minha opinião um enorme disparate.

Deverias apostar numa máquina simples e barata e investir principalmente em lentes! Não tem lógica toda a gente falar da máquina x ou y por ter 1001 funções e depois ficarem todos contentes com umas porcarias de lentes que vêm nos kits!

Como pediste conselhos eu dou-tos:

Compra uma máquina relativamente barata e SIMPLES! Não queiras fazer o investimento na máquina como se fosse "a" máquina que te irá durar muitos anos... porque dificilmente isso irá acontecer! É que qdo deres por ela, já sabes o que queres ou não queres e nessa altura sim, vendes a máquina e compras aquilo que te encha as medidas.... mas ficas com umas boas lentes em que investistes mais dinheiro.

Com o dinheiro que poupaste investes numas lentes melhores! Sim, uma 50mm f/1.8 é uma excelente lente apesar do factor de conversão! Mas por cerca de 350€ compras tb uma tamron 17-50 f/2.8 e com esta lente nem precisas de gastar dinheiro na 50mm! ... a menos que vás para uma pentax, é uma EXCELENTE máquina... isso nem está em questão!... mas a tamron não fabrica a 17-50mm f/2.8 para o encaixe da pentax....

Na realidade as excelentes pentax têm excelentes lentes, mas não têm no mercado a oferta de lentes em termos de qualidade/preço que a Canon ou Nikon (ou mesmo a Sony/Minolta!) ;) têm.

Em relação aos 4/3, se gostas de retratos, fotografia nocturna, fotografia de interior, se não ligas a "grandes zooms".... então as 4/3 deveriam ser simplesmente riscadas da lista de opções!

Última edição:

Esse teu oferece mais pelo mesmo dinheiro nao percebo!

Mecanismo para prevenir a poeira?
volto a citar: http://pixinfo.com/en/articles/ccd-dust-removal/
2º A minha D50 tem "mecanismo de prevenção de poeira", alias 2. O primeiro é o meu cuidado, que em mais de um ano de uso intensivo tinha 3 ou 4 "pintas" de poeira.
a segunda é uma coisa destas:
gpit6.jpg

Limpei hoje o sensor e ficou mais que limpo!

A establização do sensor é menos eficaz do que nas lentes, por isso é que Nikon e Canon não usam. Pode dar jeito e tal, mas depois os fabricantes dos sensores não fazem lentes que tem o sistema estamos sempre limitados. Alem do mais durante anos as lentes nao tiveram sistemas desses, e se sim são uteis, estão longe de ser essenciais.

Acho que o pessoal hoje em dia perde muito tempo a analisar siglas e mariquices nas coisas [;)]

Voltar
Superior