Qto estás concretamente a pensar gastar?
O ideal seria não passar dos 800 e tal a 900 euros.. Já contando com as lentes iniciais, bolsa e cartão de memoria. E mesmo para esses valores já seria esticar um bocado a corda. Quanto menos gastar melhor, porque a vida está cara..
Já agora deixo aqui o que pretendo, e se quiserem dar sugestões alternativas à E-510 que tenho em mente, agradeço.
O que me interessa sobretudo é fotografias de paisagens e retratos e um pouco de fotografia nocturna de vez em quando.. Desportos rápidos, vida selvagem, etc.. etc.. não me interessam minimamente, pelo que coisas como burst rates acima dos 2fps, ou tele objectivas para lá dos 200~300 mm (equiv a 35mm) são irrelevantes para mim.
O que eu gostava que a maquina tivesse:
- Boas lentes de kit para ficar servido durante algum tempo.
- Estabilização de imagem no sensor.
- Mecanismos anti-poeira.
- Boa qualidade de imagem.
- Muitas opções, e escolhas para eu ir brincando e aprendendo.
Já agora, a única lente que eu estarei interessado em comprar, além da típica 50mm a 100€, será talvez uma super wide angle, adorava ter uma lente de 14mm (equiv a 35mm).
Eu sei que vão já dizer para comprar uma Canon ou uma Nikon, mas para o mesmo preço estas máquinas oferecem muito menos do que a concorrência. Para quem não tem já um arsenal de lentes fica difícil escolher racionalmente uma dessas... A Nikon D40x nem sequer Exposure Bracketing tem, não tem nenhum mecanismo para prevenir a poeira no sensor, não suporta a 100% uma vasta gama de lentes para Nikon, etc.. etc.. A Canon 400D parece mais atraente, mas tem uma qualidade de construção mais duvidosa, e tendo em conta o ciclo de lançamentos da Canon no passado deverá estar quase a ser substituída pela 450d ou 500d.. Pelo que a compra-la, mais vale esperar e depois comprar quando estiver com preço de desconto por estar "ultrapassada"..
Sinceramente, máquinas como a Pentak K100d Super, ou a K10d, a Sony A100, ou a Olympus E510, pelo menos no papel oferecem MUITO mais pelo mesmo dinheiro.
Enfim... Isto não é nada fácil decidir.. [8b]