Máquinas fotográficas digitais

Olha... essa não sabia. [;)]
Então quer dizer que, nessas circunstâncias, a compensação EV pode funcionar como uma espécie de... Turbo-Boost (como o kitt [:D] ) do valor ISO ? Trata-se de uma compensação a ser utilizada apenas em ambientes virtualmente "sem luz", não é ?

Aquelas máquinas que têm por exemplo ISO máximo 1600 e depois HI1 e HI2 correspondentes a ISO 3200 e 6400, no fundo o que fazem é isso.. Tiram a Foto com "EV Comp" negativo de 1 ou 2 stops, conforme e depois aumentam a exposição da foto por software em 1 ou 2 stops..

A diferença é que algumas máquinas fazem o serviço todo, em outras tens que usar o photoshop.. [;)]

EDIT: já agora, há uma variação deste truque que permite tirar fotos com uma alcance tonal muito maior do que aquele que as câmaras permitem, que é tirar as fotos sub-expostas e depois com a ferramenta "curves" do Photoshop aclara-las de forma a ficarem correctamente expostas. Só que sem estragar os tons mais claros...

Tudo isto é possivel porque as câmaras digitais armazenam uma quantidade imensa de informação sobre as zonas mais escuras. Já as zonas mais claras, facilmente ficam simplesmente puro branco, ou pior ainda, ficam puro branco num dos canais mas não nos outros, o que leva a cores estranhas nos "highlights".. E que dá aquele aspecto digital as imagens...

Última edição:
Olha... essa não sabia. [;)]
Então quer dizer que, nessas circunstâncias, a compensação EV pode funcionar como uma espécie de... Turbo-Boost (como o kitt [:D] ) do valor ISO ? Trata-se de uma compensação a ser utilizada apenas em ambientes virtualmente "sem luz", não é ?

Actualmente sim.... no tempo dos rolos tb podia ser usado com a vantagem de produzir grão... isto era utilizado em fotos artisticas.

O valor iso não é mais nem menos que uma compensação mais ou menos consoante o que se pretente de luz, com reflexos no produto final (grão, ruido etc) os valores de iso andam de dobro em dobro 100, 200 , 400, 800, 1600. 3200 tal como os EV, um valor de EV representa 1 salto no iso para mais ou menos.
Claro que depois as imagens tem que ser ajustadas em photoshop. No caso de uma maquina de rolo revelado com o ISO pretendido

Eu sei que o modo matricial já existe há muito tempo.. Eu referia-me era ao método "3D color matrix" com o sensor de 1005 pixels RGB da Nikon.. Que é uma tecnologia que eles estrearam salvo erro na D70, e que até agora me tem impressionado pelos resultados..

É de longe o sistema de "metering" mais consistente que já usei até hoje...
Mas o modo matricial nao tem nada a ver com o sensor, apenas tem a ver com a forma como o fotometro lê a luz.

Hoje resolvi ir dar uma volta e apanhei um frio do caraças mas quando cheguei a casa até tinha umas fotos engraçadas, fica aqui uma..

dsc0454hq5.jpg

PS: o meu sensor tem dois pontos de poeira que me começam a incomodar.. Um deles é bem visível nesta imagem.

Que recomendam? Que deixe andar e retoque no photoshop? Que mande limpar numa loja da especialidade, ou que siga um desses tutoriais da net e limpe isto em casa?

Já alguém se aventurou numa limpeza dessas? Se sim, é fácil ou difícil?

mundano, uma pera de sopro é o melhor, há umas que são perigosas porque sai um liquido ou lá o que é e pode trazer problemas...as normais dão perfeitamente...o que é preciso é não inventar no que toca a limpar o sensor [;)]

Última edição:
Não tem nada disso a D70.. Aliás, a Nikon ainda não tem nenhuma máquina nas prateleiras com limpeza de sensor..

Tenho de ver então se compro uma coisa destas:

GTRAB.JPG

EDIT: mas também pelo que tenho lido, os sistemas usados pela Canon, Pentax e Sony estão longe de evitar as limpezas ao sensor. Podem reduzir, mas não evitam.. O da Olympus parece estar uns passos à frente e é bastante efectivo.. Mas isto é o que tenho lido, não falo por experiencia..

Não tem nada disso a D70.. Aliás, a Nikon ainda não tem nenhuma máquina nas prateleiras com limpeza de sensor..

Tenho de ver então se compro uma coisa destas:

EDIT: mas também pelo que tenho lido, os sistemas usados pela Canon, Pentax e Sony estão longe de evitar as limpezas ao sensor. Podem reduzir, mas não evitam.. O da Olympus parece estar uns passos à frente e é bastante efectivo.. Mas isto é o que tenho lido, não falo por experiencia..

Tenho um bixo desses e não preciso cá dessas coisas de limpezas auto [;)]

O melhor não é ler, é experimentar [;)]
Até hoje nada a apontar e, como o corpo é selado, a dificuldade em sujar ainda é maior.

A tua máquina tem quanto tempo? Trocas de lentes muitas vezes?

A minha tem dois anos, e a acreditar pelo que diz o antigo dono o sensor nunca foi limpo. É normal que esteja cheio de lixo... Em fotos normais há dois pontos que aparecem, são visíveis ai a partir de F6.3, ou F7.1, pelo que como podes ver são bem grandes...

Mas tirando uma foto a F32 a uma folha branca e aplicando um auto-levels no photoshop o sensor mais parece uma selva cheio de lixo...

E um dia faz o mesmo teste na tua e vais ver que se calhar também é capaz de haver lá qualquer coisa ;)

O melhor não é ler, é experimentar [;)]
Até hoje nada a apontar e, como o corpo é selado, a dificuldade em sujar ainda é maior.
Está tudo respondido:

Pentax K10D

Part of the reason we started to organize this test was that we had a bad experience with the dust removal system of Pentax K10D that we had for our review.?Although the amplitude of the CCD movement is quite high (one can feel the shake on his hand), the frequency is rather low.
After the second cleaning cycle surprisingly we have found more spots on the image than we had before it.

Here is our ranking according to effectiveness:
  1. Olympus: good
  2. Canon: poor (we are disappointed)
  3. Pentax and Sony: useless (we are very disappointed)

Lá em casa o meu pai tem uma D200 e o meu irmão uma D50. A D50 é mais velha, tem mais disparos e tem uma rotação de lentes bem maior. A D50 nunca teve de ser limpa e a D200 já teve.

Essas penas por norma só fazem pior. Pq atirar ar lá para dentro só vai fazer levantar toda a porcaria que vai acabar por cair!

Os Kits de limpeza (tenho lá um) vêm com um conjunto grande de soluções. O principal é uma lata de vácuo, para se poder "aspirar" a porcaria sem a andar a espalhar por outros locais.

A tua máquina tem quanto tempo? Trocas de lentes muitas vezes?

A minha tem dois anos, e a acreditar pelo que diz o antigo dono o sensor nunca foi limpo. É normal que esteja cheio de lixo... Em fotos normais há dois pontos que aparecem, são visíveis ai a partir de F6.3, ou F7.1, pelo que como podes ver são bem grandes...

Mas tirando uma foto a F32 a uma folha branca e aplicando um auto-levels no photoshop o sensor mais parece uma selva cheio de lixo...

E um dia faz o mesmo teste na tua e vais ver que se calhar também é capaz de haver lá qualquer coisa ;)

No meu caso detectei uns "bagos" após ter trocado varias vezes de lente com um amigo meu. ( A lente dele já tinha muito KM's em cima.... )
Apliquei o "dust remove" e aparentemente ficou impecavel.

Está tudo respondido:
Acredita que entre ler e experimentar vai uma grande diferença.... [:p]

Voltar
Superior