Máquinas fotográficas digitais

Desenvolvendo um bocado: será uma máquina para utilização normal (não é para tirar nenhum tipo específico de fotografias).

Em relação às 3 que mencionei, estou realmente inclinado para a fuji, mas tenho medo que a ausência de estabilização de imagem seja crítica. Acham que faz muita diferença?

As Fuji tem um bom sensor...é uma boa escolha.

o estabilizador de imagem só poderá fazer sentido em fotografias a grande distancia usado a distancia maxima do zoom.
Se não tiver tb nao faz falta o estabilizador de imagem.

As Fuji tem um bom sensor...é uma boa escolha.

o estabilizador de imagem só poderá fazer sentido em fotografias a grande distancia usado a distancia maxima do zoom.
Se não tiver tb nao faz falta o estabilizador de imagem.

Obrigado pela resposta.

Nesse caso, acho que já estará mais ou menos decidido. Não me parece que vou tirar muitas fotos assim...

Obrigado pela resposta.

Nesse caso, acho que já estará mais ou menos decidido. Não me parece que vou tirar muitas fotos assim...

Sim...
se tirarem fotos ao longe com o zoom no maximo seguras bem a camara ou usas um tripé. De resto o estabilizador nao serve para nada,acaba por ser mais um apetrecho para vender maquinas que propriamente util.

Obrigado pela resposta.

O que queres é isto:

l_00014343.jpg

acredito que seja uma das melhores brigde do mercado a bom preço...melhor que isto só uma SLR[;)]

Última edição:
O que queres é isto:

l_00014343.jpg

acredito que seja uma das melhores brigde do mercado a bom preço...melhor que isto só uma SLR[;)]

É exactamente essa. Está mesmo decidido, vai ser esta.

Duas questões:

1 - qual o melhor site para encomendar (redcoon, pixmania, outros)?
2 - já reparei que nestes sites as bolsas não são as oficiais. Existe algum sitio em Portugal (de preferencia online) onde se possa encomendar a original (Soft Case SC-FXS9)?

É exactamente essa. Está mesmo decidido, vai ser esta.

Duas questões:

1 - qual o melhor site para encomendar (redcoon, pixmania, outros)?
2 - já reparei que nestes sites as bolsas não são as oficiais. Existe algum sitio em Portugal (de preferencia online) onde se possa encomendar a original (Soft Case SC-FXS9)?

Eu já comprei na pixmania e gostei... se fores de Lisboa eles tb tem loja em Lisboa.[;)]

Sobre as bolsas... eu acho que o melhor é depois comprares uma bolsa á parte...se queres uma bolsa da melhor qualidade compra uma da lowepro, há de todos os tamanhos e formas...algumas sao boem caras mas é do melhor que existe.
http://www.lowepro.com/products/

Se achares caro, compra da marca fnac bem mais em conta e alguns modelos sao interessantes.

O que queres é isto:

l_00014343.jpg

Muito sinceramente, ao preço que custam essas bridge, mais vale comprar uma SLR de entrada de gama como a Nikon D40 + 18-55...

É certo que ficamos com uma lente de apenas 3X de zoom e não os 10,7X da Fuji, mas em tudo o resto são mundos diferentes. Só a rapidez de uma SLR em relação a qualquer compacta/bridge compensa... Depois há questão como a qualidade em ISO's altos, a qualidade das proprias lentes, a possibilidade de controlar o depth of field, que numa Compacta/Bridge é praticamente impossivel por causa das distancias focais minusculas... ETC.. ETC... ETC...

E já agora, se a escolha cair mesmo numa bridge não ponhas de parte a possibilidade da S6500fd..

Tem 6Mpixels em vez de 9 como a S9600fd.. Mas por ter menos, tem provavelmente o numero ideal de pixels para o tamanho do sensor. E como tal este sensor Super CCD de 6 Mpixels da Fuji é por muitos considerado provavelmente o melhor que já saiu até hoje no mundo das não-slr's... Tira imagens fantásticas, com cores muito boas e uma definição que chega para bater muitas ultra-compactas de 10 e 12 megapixels no que toca a detalhe.. Além disso é provavelmente a unica Bridge que te permite tirar fotos limpas a ISO 400, e fotos bem aceitáveis a ISO800, a ISO1600 já não são grande espingarda, mas são melhores do que as que encontras na maioria das outras bridges a ISO400..

O que perdes para a S9600 além dos pixels, é a possibilidade de usar cartões compact flash, e o ecran LCD "móvel".. Mas ganhas 100 euros que podes gastar em acessórios.

Muito sinceramente, ao preço que custam essas bridge, mais vale comprar uma SLR de entrada de gama como a Nikon D40 + 18-55...
...

Pois... eu tenho uma ideia mto propria sobre a escolha do tipo de maquina que se pretende.
Para mim uma compacta tem que ser pequenina e com qualidade, para estar no bolso e fazer as fotografias da treta do dia a dia ou festinhas etc. Portanto uma brigde para mim não serve pois não cabe no bolso.[:cool:]

De resto se é para fotografia a serio aí estamos carregados com uma slr(ou daí para cima haja euros..[br:)] )

Respondendo às vossas questões:

A diferença de custo entre as que estou a considerar (marginalmente acima dos 400 euros, já com cartão de memoria, pilhas carregáveis, etc) e uma slr como a que propõem ainda ronda os 250 euros...

Acho que vou ficar mesmo pelas bridges.

Fiquei foi a pensar seriamente na 6500, o problema é que não sei onde se vende. Na pixmania ainda aparece a €250 (o que era excelente), mas anuncia como artigo já não disponível. Conhecem algum sitio?

Após muito tempo a pensar o que iria comprar...se uma reflex, uma bridge ou uma compacta acabei por comprar a Sony Cyber-shot DSC-H3. Logo que possa coloco aqui as primeiras impressões

2.jpg

A K100d é uma máquina muito boa tendo em conta o preço...

Mas muito sinceramente acho que vais melhor servido com a Nikon D40. Até porque mais tarde para Nikon ou Canon existe uma imensidão de lentes e acessórios, tanto no mercado dos novos como nos usados, e arranjas negócios excelentes de lentes em 2ª mão.

Quanto à questão se vale a pena ou não uma DSLR, se pensas na S6500, a diferença de preço é muita, mas entre uma S9600 e uma D40 ou uma K100d estamos a falar de uma diferença de 100 Euros. E ai sinceramente, vale bastante a pena...

E ao comprar uma SLR, tens uma série de vantágens. Logo para começar tens a vantagem inerente ao facto de ser uma SLR, que é o viewfinder de qualidade e que vê através da lente.. Depois de te habituares nunca mais queres usar LCD's ou viewfinders electrónicos para compor as tuas imagens.

Além disso tens como vantagens:

- Sensibilidades maiores e melhor controlo do ruido. Uma SLR por ter um sensor grande cilindra qualquer bridge neste aspecto. Uma SLR facilmente tira fotos mais limpas a ISO 1600 do que a maioria das bridge a ISO200...

- Controlo do "Depth of Field".. Numa Bridge, com lentes a começar nos 6 ou 8 mm, é muito difícil fazer fotos com um bokeh de jeito..

- As SLR's funcionam como máquinas fotográficas e não como PDA's/Telemoveis/Leitores de MP3.. etc.. Numa compacta/bridge as coisas estão organizadas de uma forma que não faz muito sentido no mundo da fotografia. É frequente ter que percorrer 5 ou 6 menus para mudar o ISO. Quando acabarem de mudar, a oportunidade fotográfica já passou. Numa SLR mudam sem tirar o olho do viewfinder..

- As SLR são muito mais rápidas. Aliás, rápido não é bem o termo, as SLR's são instantâneas... A partir do momento em que focam é instantâneo o disparo, ligar a máquina na pior das hipóteses (nas máquinas que fazem limpeza ao arrancar) leva 1 segundo. E acreditem que quando estiverem a tentar fotografar um caão a correr feito maluco ou um miúdo na brincadeira não há nada pior do que carregar no botão e depois descobrir que afinal quando a máquina conseguiu reagir a acção já tinha passado.

- Tens melhores lentes e uma gama de ofertas limitada apenas pelo orçamento.. [;)]

- O uso da bateria é MUITO mais eficiente. Uma compacta com uma bateria normal de 1200 mha tira 250 a 350 fotografias. Uma SLR com uma bateria de 1400 ou 1500 mha tira 1500 a 2000 fotografias. O LCD sempre ligado é impiedoso para as baterias.

Do lado das desvantagens tens:

- Não podes gravar vídeo numa SLR.

- Não tens live-preview no LCD, (embora algumas já tenham essa função, numa SLR não funciona tão bem como numa compacta. Além disso adiciona lag à operação da máquina, o que não é desejável)..

- Uma SLR geralmente é grande e pesada..

Já agora, o Jumbo/Box tem a Nikon D40 com as objectivas 18-55 e 55-200, mais um cartão de memoria, uma bolsa e um tripé por 599 euros..

É um kit bem completo a um preço interessante, especialmente se tivermos em conta que estamos a falar de compras numa loja fisica e não de encomendas pela Internet..

Já agora, o Jumbo/Box tem a Nikon D40 com as objectivas 18-55 e 55-200, mais um cartão de memoria, uma bolsa e um tripé por 599 euros..

É um kit bem completo a um preço interessante, especialmente se tivermos em conta que estamos a falar de compras numa loja fisica e não de encomendas pela Internet..

Obrigado pela resposta.

Agora a questão vai ser decidir se fico pelas bridge ou se avanço para as slr (seria a d40, neste caso - uma questão: eu não percebo literalmente nada de fotografia: não será "complicado" utilizar uma slr? ou tem tambem um modo totalmente automatico para o inicio?).

Relativamente às bridges, preciso de uma informação: alguem sabe onde posso encontrar a fuji s6500 à venda?

Obrigado pela resposta.

Agora a questão vai ser decidir se fico pelas bridge ou se avanço para as slr (seria a d40, neste caso - uma questão: eu não percebo literalmente nada de fotografia: não será "complicado" utilizar uma slr? ou tem tambem um modo totalmente automatico para o inicio?).

Relativamente às bridges, preciso de uma informação: alguem sabe onde posso encontrar a fuji s6500 à venda?
Se gostas de fotografia vai em frente com a D40. Depressa irás começar a aprender e a tirar boas fotos. No meu caso comecei a gostar de fotgrafia e a minha 1ª máquina foi... uma SLR manual (sim de rolo) em que a aprendizagem é feita retirado conclusões apenas quando vês um rolo revelado. Agora com as digitais tiras a foto e, caso não gostes ... é só fazer DELETE.

Obrigado pela resposta.

A D40 tem um modo 100% auto como qq outra máquina digital.

Obrigado pela resposta.

A D40 além do modo automático, tem os modos "VariProgram" (desporto, retrato, paisagem, etc...) que são modos cena, também 100% automáticos.

E depois, ao fim de pouco tempo quando aprenderes o basico e começares a explorar mais a máquina, acredita que é bem mais fácil usar uma SLR do que uma compacta/bridge.. Só o facto, de teres tudo à mão e não escondido no meio dos menus faz uma diferença enorme...

Agora, nos primeiros dias é um bocado assustador ver tantas opções.. Mas nas SLR tudo está organizado de forma lógica, e se esse botão ou aquela função está lá é porque é importante.

Voltar
Superior