Máquinas fotográficas digitais

A K100d é uma máquina muito boa tendo em conta o preço...

Mas muito sinceramente acho que vais melhor servido com a Nikon D40. Até porque mais tarde para Nikon ou Canon existe uma imensidão de lentes e acessórios, tanto no mercado dos novos como nos usados, e arranjas negócios excelentes de lentes em 2ª mão.

Quanto à questão se vale a pena ou não uma DSLR, se pensas na S6500, a diferença de preço é muita, mas entre uma S9600 e uma D40 ou uma K100d estamos a falar de uma diferença de 100 Euros. E ai sinceramente, vale bastante a pena...

E ao comprar uma SLR, tens uma série de vantágens. Logo para começar tens a vantagem inerente ao facto de ser uma SLR, que é o viewfinder de qualidade e que vê através da lente.. Depois de te habituares nunca mais queres usar LCD's ou viewfinders electrónicos para compor as tuas imagens.

Além disso tens como vantagens:

- Sensibilidades maiores e melhor controlo do ruido. Uma SLR por ter um sensor grande cilindra qualquer bridge neste aspecto. Uma SLR facilmente tira fotos mais limpas a ISO 1600 do que a maioria das bridge a ISO200...

- Controlo do "Depth of Field".. Numa Bridge, com lentes a começar nos 6 ou 8 mm, é muito difícil fazer fotos com um bokeh de jeito..

- As SLR's funcionam como máquinas fotográficas e não como PDA's/Telemoveis/Leitores de MP3.. etc.. Numa compacta/bridge as coisas estão organizadas de uma forma que não faz muito sentido no mundo da fotografia. É frequente ter que percorrer 5 ou 6 menus para mudar o ISO. Quando acabarem de mudar, a oportunidade fotográfica já passou. Numa SLR mudam sem tirar o olho do viewfinder..

- As SLR são muito mais rápidas. Aliás, rápido não é bem o termo, as SLR's são instantâneas... A partir do momento em que focam é instantâneo o disparo, ligar a máquina na pior das hipóteses (nas máquinas que fazem limpeza ao arrancar) leva 1 segundo. E acreditem que quando estiverem a tentar fotografar um caão a correr feito maluco ou um miúdo na brincadeira não há nada pior do que carregar no botão e depois descobrir que afinal quando a máquina conseguiu reagir a acção já tinha passado.

- Tens melhores lentes e uma gama de ofertas limitada apenas pelo orçamento.. [;)]

- O uso da bateria é MUITO mais eficiente. Uma compacta com uma bateria normal de 1200 mha tira 250 a 350 fotografias. Uma SLR com uma bateria de 1400 ou 1500 mha tira 1500 a 2000 fotografias. O LCD sempre ligado é impiedoso para as baterias.

Do lado das desvantagens tens:

- Não podes gravar vídeo numa SLR.

- Não tens live-preview no LCD, (embora algumas já tenham essa função, numa SLR não funciona tão bem como numa compacta. Além disso adiciona lag à operação da máquina, o que não é desejável)..

- Uma SLR geralmente é grande e pesada..

Bom textoapr:)

Só não acho que as "desvantagens" que frizaste sejam desvantagens mas percebi o que querias dizer.

Na realidade uma SLR é uma camara feita com o objectivo fisico de melhor explorar a a forma de fazer fotografia. logo sao camaras complecção com maquinismos mecanicos e tb electronicos sao e convem ser pesadas e robustas assim como ergonomicas.
Pode levar a fotografia ao limite(nesse formato de sensor ou filme).
No entao apesar de terem a opção toda automatica e varias modos etc, podem e convem depois um dia a sermos nós a comanda-la[;)]

A D40 além do modo automático, tem os modos "VariProgram" (desporto, retrato, paisagem, etc...) que são modos cena, também 100% automáticos.

E depois, ao fim de pouco tempo quando aprenderes o basico e começares a explorar mais a máquina, acredita que é bem mais fácil usar uma SLR do que uma compacta/bridge.. Só o facto, de teres tudo à mão e não escondido no meio dos menus faz uma diferença enorme...

Agora, nos primeiros dias é um bocado assustador ver tantas opções.. Mas nas SLR tudo está organizado de forma lógica, e se esse botão ou aquela função está lá é porque é importante.

olha que as vezes tem uma importancia relativa...[:cool:]

me me interessa que uma reflex tenha cenas nocturnas ou de foto de artificio ou retrato ou outra treta do genero?

Tb nao quero ser radical as vezes por rapidez dá jeito o modo de prioridade á abertura ou á velocidade mas os outros servem apenas para venderem camaras[;)]

Hoje foi dia de chegar mais uma "prenda" a casa!

Nikon 70-300mm VR

nikon_70-300mm-vr_lens.jpg

Bem... A minha Tamron 17-50 F2.8 ainda é nova e quero mante-la assim por longos e bons anos...

Por isso preciso de comprar urgentemente um filtro para usar como protecção do elemento frontal..

Que filtro recomendam? Um UV, ou há algo mais aconselhavel? E que marca?

Se calhar aproveito e compro também já um filtro polarizador, que algo que quero experimentar mal possa...

Bem... A minha Tamron 17-50 F2.8 ainda é nova e quero mante-la assim por longos e bons anos...

Por isso preciso de comprar urgentemente um filtro para usar como protecção do elemento frontal..

Se calhar aproveito e compro também já um filtro polarizador, que algo que quero experimentar mal possa...

compra um filtro uv skylight da hoya são bons. Filtros maus numa boa ojectiva é má politica obviamente.

O filtro polarizador é optimo para realçar as cores e anular reflexos, tem o incoveniente de a objectiva ficar mais escura ou seja tem que se compensar com o diaframa ou velocidade ou nos EV obviamente.

Filtros por norma compro sempre da Hoya.

Para protecção podes usar um Normal de vidro ou um UV. Penso que o UV sempre tem alguma vantagem.

Depois tens o UV normal e o UV PRO1 que é mais fino para não causar vignetting.

Mais uma sujestão... se usares o pára-sol não precisas de filtro para nada....

Tenho uma reflex analógica com uns bons anos e as lentes, apesar de nunca terem usado um filtro de protecção, não têm qualquer risco ou desgaste no elemento frontal!

Tenho tb uma telemétrica com mais de 30 anos e de lente fixa que era originalmente do meu pai... a lente não possui um único risco ou qq tipo de desgaste e nunca usou um filtro protector...

Os filtros "de protecção" só protegem em raras excepções (locais com muitas poeiras, brisas do mar e pouco mais) fora estes casos, um simples pára-sol oferece mais protecção! além disso, por melhor que seja um filtro, é sempre mais um vidro que na prática não está a fazer nada além de tirar um pouco de qualidade à lente e a potenciar reflexos indesejados alem do aumento da vinhetagem. (que é sempre superior, mesmo qdo se usa os filtros mais curtos.)

Última edição:
A K100d é uma máquina muito boa tendo em conta o preço...

Mas muito sinceramente acho que vais melhor servido com a Nikon D40. Até porque mais tarde para Nikon ou Canon existe uma imensidão de lentes e acessórios, tanto no mercado dos novos como nos usados, e arranjas negócios excelentes de lentes em 2ª mão.

Olha que em termos de lentes arranjas paletes para a Pentax.....
No caso da K10D, ela é compativel com qualquer uma das 24 milhões de lentes produzidas pela Pentax.
Podes montar lentes da serie K, KA, KAF, KAF2 e com adaptador, serie 645 e 67.
Quer isto dizer que tens uma variadade de lentes enorme..... incluindo aquelas tele que deixaram a pentax famosa.

Última edição:
No caso da K10D, ela é compativel com qualquer uma das 24 milhões de lentes produzidas pela Pentax.
Quer isto dizer que tens uma variadade de lentes enorme..... incluindo aquele tele que deixaram a pentax famosa.

Mas na prática não é assim tão fácil encontar lentes para a pentax, principalmente no mercado de 2ª mão como é para a Canon, Nikon ou mesmo para a Sony/Minolta....e estas todas tb podem usar lentes mais antigas ou mesmo de outras marcas através de adaptadores... que por acaso até é uma excelente ideia para quem conheça bem o que há para aí de bom.... normalmente lentes com nomes esquesitos, fabricadas na russia ou ukrania... bom, o nephelin deve conhecer porque eu estou out eheheh

Última edição:
Mais uma sujestão... se usares o pára-sol não precisas de filtro para nada....

Tenho uma reflex analógica com uns bons anos e as lentes, apesar de nunca terem usado um filtro de protecção, não têm qualquer risco ou desgaste no elemento frontal!

Tenho tb uma telemétrica com mais de 30 anos e de lente fixa que era originalmente do meu pai... a lente não possui um único risco ou qq tipo de desgaste e nunca usou um filtro protector...

Os filtros "de protecção" só protegem em raras excepções (locais com muitas poeiras, brisas do mar e pouco mais) fora estes casos, um simples pára-sol oferece mais protecção! além disso, por melhor que seja um filtro, é sempre mais um vidro que na prática não está a fazer nada além de tirar um pouco de qualidade à lente e a potenciar reflexos indesejados alem do aumento da vinhetagem. (que é sempre superior, mesmo qdo se usa os filtros mais curtos.)
Quando tens uma lente de 2.000€ vais poupar 20€ de um filtro? Há milhares de situações em que podes riscar muito levemente uma lente e que se previne com 25€...

silver, não tem nada a ver com poupar... o filtro até podia vir incluido com a lente de graça... a questão é que na prática basta ter algum cuidado para a lente não ficar riscada...

Não digo que o filtro UV seja desnecessário, como disse basta ir para um local com mais poeiras, locais perto do mar onde haja vento etc etc para que não valha a pena arriscar e lá se colocar o filtro! Para a utilização normal, muito mais quando é dentro de locais abrigados, o filtro apenas prejudica a qualidade da foto e potencia que apareçam deformações ou elementos estranhos em fotos!

Coloco-te a questão de outra maneira... que sentido faz gastar 2000 euros ou mais numa excelente lente, onde se pretende a máxima qualidade de imagem, para depois lhe aplicar um filtro que irá reduzir (porque reduz) a qualidade de imagem?

E porque será que tantos excelentes fotógrafos, referências mundiais, não usam filtro quando para tal não é necessário? E as lentes duram anos e anos sem qualquer problema! Basta usar o pára-sol e ter algum cuidado como se tem com qualquer equipamento sensível e caro.... e usar o filtro apenas quando para tal seja necessário.

boas. Em principio vou mesmo para a nikon d40.

Uma questão: quando comprar o cartão sd, devo ter cuidado com a velocidade do mesmo (existe alguma velocidade minima aconselhada)?

Quanto à bolsa, qual aconselham? Vale a pena a original (penso ser a CF-DC1 Semi-Soft Case)?

Uma questão: quando comprar o cartão sd, devo ter cuidado com a velocidade do mesmo (existe alguma velocidade minima aconselhada)?

Quanto à bolsa, qual aconselham? Vale a pena a original (penso ser a CF-DC1 Semi-Soft Case)?

Se fôr cara, faz o que o Nephilim disse e vai à Fnac (ou M.Markt) ver as Lowepro os as da marca Fnac.[;)] Há muita variadade[;)]

Se pretendes fotografar desporto, ou se pretenderes tirar grandes burst's de fotos, quanto mais rápido melhor... Se não, o buffer da máquina aguenta tudo.

Eu com a minha Nikon que tenho prai há um mês, NUNCA esgotei sequer o buffer da máquina.. E não é dos melhores.. Dá, só por si, para umas 10 Fotos. A questão é que no tempo que eu levo a tirar 10 fotos já a máquina as guardou no cartão.

Não compres essa.

E escolha da mala eu já te disse onde a compras e as marcas melhores e a alternativa se achares caro.

Qto á forma da mala ainda nao falei mas é o seguinte tem varios estilos.
Ou compras um mala com a forma da maquina mas acolchoada e levas lá SÓ a maquina e um flash ou uma mala maior e levas lá a maquina o flash e outra/s objectivas...
Eu tenho dos 2 tipos de malas mas no teu caso para já aconselhava-te a um uma com o desenho da camara pois é mais pequena e dá sempre jeito tb é mais barata.
Um dia mais tarde se optares compras uma maior.

Última edição:
silver, não tem nada a ver com poupar... o filtro até podia vir incluido com a lente de graça... a questão é que na prática basta ter algum cuidado para a lente não ficar riscada...

Não digo que o filtro UV seja desnecessário, como disse basta ir para um local com mais poeiras, locais perto do mar onde haja vento etc etc para que não valha a pena arriscar e lá se colocar o filtro! Para a utilização normal, muito mais quando é dentro de locais abrigados, o filtro apenas prejudica a qualidade da foto e potencia que apareçam deformações ou elementos estranhos em fotos!

Coloco-te a questão de outra maneira... que sentido faz gastar 2000 euros ou mais numa excelente lente, onde se pretende a máxima qualidade de imagem, para depois lhe aplicar um filtro que irá reduzir (porque reduz) a qualidade de imagem?

E porque será que tantos excelentes fotógrafos, referências mundiais, não usam filtro quando para tal não é necessário? E as lentes duram anos e anos sem qualquer problema! Basta usar o pára-sol e ter algum cuidado como se tem com qualquer equipamento sensível e caro.... e usar o filtro apenas quando para tal seja necessário.

Epá não é bem asssim...um bom filtro "nao reduz" a qualidade da imagem , é mto usado de forma profissional ou para resultados exigentes.
Não vês perda de qualidade. É certo que é mais um vidro mas a "lente" na realidade nao é uma lente é um conjunto de lentes o filtro é apenas mais um vidro.

Realmente quem uss Leicas e maquinas com lentes por excelencia de topo é contraditório o uso de um filtro mas isso sao caso pontuais e até discutiveis... para se andar na rua o filtro proteje de se bater na objectiva coisa que o para-sol nao proteje e nem sempre faz sentido um parasol tb.

Sobre a vinhetagem, reflexos etc... um bom filtro nao faz nada disso, posso fotografar com ou sem filtro e os resultados sao iguais pelo menos a olho nú.

Certo é que tenho objectivas com filtro e outras sem...e nunca parti nenhuma...mas ter uma cara ao ter um filtro proteje obviamente mas fica ao critério de cada um.

Quer isto dizer que tens uma variadade de lentes enorme..... incluindo aquelas tele que deixaram a pentax famosa.

és um optimista[:cool:] tens noção de qto custa as lentes 645 ou 67??? [:blush:] essas objectivas tem como rivais as Mamyas e as Hasselblad que sao excelentes mas nao para a tua maquina pois sao maiores que a maquina a nivel de diametro[;)] sao objectivas para reflex para filmes de 7x6 cm ou 6x4.5cm mtooo maiores que o teu sensor da tua reflex.
Ou seja nao sao apropriadas e mesmo esse adaptador que deve ser caro deve remediar algo já incompativel de raiz.

Já agora qual foram as teles que deixaram a pentax famosa?[;)]
Eu tenho 2 pentax e gosto bastante mas o forte da pentax era ter inventado o petaprisma e a robustez das suas camaras e qualidade optica e ter reflex de medio formato.

Mas na prática não é assim tão fácil encontar lentes para a pentax, principalmente no mercado de 2ª mão como é para a Canon, Nikon ou mesmo para a Sony/Minolta....e estas todas tb podem usar lentes mais antigas ou mesmo de outras marcas através de adaptadores... que por acaso até é uma excelente ideia para quem conheça bem o que há para aí de bom.... normalmente lentes com nomes esquesitos, fabricadas na russia ou ukrania... bom, o nephelin deve conhecer porque eu estou out eheheh

Para a pentax arranjas usadas claro...uma pessoa tb nao precisa de mais de 2 ou 3 objectivas e isso arranja, é certo que há menos oferta que a nikom ou canom as tb se arranja.
Esses adptadores para se usar outras marcas existe mas é quase um mito...onde se vendem e como se arranjam as vezes são dificeis de comprar.[:blush:]
As objectivas boas que se podem adaptar sao da russia as Zenit e as alemãs(antiga RDA) Pratikas, e as Zeis(esta ultima mto boa)
mas claro numa camara actual o sistema de focagem fica manual mas é uma boa opção e mais dificil é se arranjar o adaptador[:blush:] talvez na net com sorte se compre um...

Se pretendes fotografar desporto, ou se pretenderes tirar grandes burst's de fotos, quanto mais rápido melhor... Se não, o buffer da máquina aguenta tudo.

Eu com a minha Nikon que tenho prai há um mês, NUNCA esgotei sequer o buffer da máquina.. E não é dos melhores.. Dá, só por si, para umas 10 Fotos. A questão é que no tempo que eu levo a tirar 10 fotos já a máquina as guardou no cartão.

Exactamente. Só em RAW+JPEG Fine é que o buffer cai para 2 a 3 fotos (pelo menos na Nikon D80). Penso que só esgotei o buffer no Red Bull Air Race mas, mesmo assim, não houve nenhuma que ficasse por tirar.

Os cartões que uso - e que aconselho - são os Transcend 2GB 150x. € 40,00.

Dado o buffer da máquina acabo por não ter uma ideia da rapidez de acesso ao cartão. Mas quando pesquiso (ultra rapidamente) na máquina as fotos tiradas, o acesso às mesmas é instantâneo.

Voltar
Superior