TheProphecy
New member
Pois o que tu usaste é a calculadora...que tb nao está correcta pk o que estás a usar nao é um filme 35mm mas está perto do correcto.
No entanto a objectiva indica de forma simples e da-nos a ideia de a profundidade de campo que temos.
O que eu fiz foi o traço que fizeste a vermelho do lado direito eu "presumi" que estivesse situado a 1.80 e o dos lado esquerdo a 2.20. Mas a "olho"... a objectiva da-nos uma ideia certa que temos pouca profundidade de campo mas não nos dá os valores rigorosos, da mesma forma tb nao o vemos de forma rigorosa com os nossos olhos ao fotografar...
Portanto esta calculadora é e pode ser util , os valores da objectiva tb... e o botão da previsao de campo tb...todo a ajudar a controlar uma das tecnicas mais dificeis da fotografia.
Mas estas "ajudas" sao boas pk assim ganha-se depois a sensibilidade para se controlar de forma institiva a profundidade de campo.
Pois, mas como disse. O Botão dá-te uma situação exacta de profundidade de campo. A "olhometro" nem de escala precisas pq basta ir sabendo o que se obtem com certos valores de distância focal e abertura.
Contudo o teu raciocínio não está correcto quando dizes +20 / -20 pq a escala não é linear ou seja é mais distância para lá do objecto do que para cá.
De igual forma não percebi pq dizes que os 35mm não estão correctos. Esta não é uma lente FF? Eu tinha ideia que era e se tal for então a escala é feita para 35mm e não para as DSLR. (ou pelo menos deveria ser...)