Máquinas fotográficas digitais

Porquê? [;)] Eu pergunto a sério, porque normalmente uso o tripé em fotografias à noite...paisagens costumo fazer muito, e sem tripé :sh)

fotografia de paisagem o tripe faz a diferença por isto:

1º se for fotografia nocturna

2º se for fotografia com mto pormenor ou interiores.

3º fotografia com grande qualidade de paisagens com pouca luz

4º o tripé melhora o enquadramento em imagens de paisagens

5º o tripré torna possivel as fotos de paisagem a velocidades mto ou mesmo extremamente lentas só possiveis com tripé e acabam por ser estas fotos que marcam a diferença e separam a foto de um turista de um verdadeiro fotografo em fotografia de paisagem.

5º o tripré torna possivel as fotos de paisagem a velocidades mto ou mesmo extremamente lentas só possiveis com tripé e acabam por ser estas fotos que marcam a diferença e separam a foto de um turista de um verdadeiro fotografo em fotografia de paisagem.

Significa menores aberturas, o que significa maior profundidade de campo o que significa nitidez durante uma maior distância. Certo?

Boas.

Queria pôr-vos uma questão: vou amanhã a uma caminhada, provavelmente com alguma chuva, e quero obviamente levar a maquina fotográfica (nikon d40), só que está a fazer-me alguma confusão a questão da chuva. Obviamente vou ter o cuidado de a guardar devidamente protegida na mochila, mas posso ou não tirar fotos se estiver a chover (ou melhor, pode ou não a maquina apanhar agua)? Obviamente que não a vou submeter a um diluvio, estou a falar de chuva "miudinha".

lmrsa neste tipo de questões de humidade vs electrónica eu, no teu caso, não arriscaria.
Tenho uma K10D que, "supostamente" é resistente a alguns salpicos e mesmo assim... custa-me "arriscar" com ela nesse tipo de situações.
É que os "desgostos" mais tarde... saiem-nos (muito) caros...:(

Boas.

Queria pôr-vos uma questão: vou amanhã a uma caminhada, provavelmente com alguma chuva, e quero obviamente levar a maquina fotográfica (nikon d40), só que está a fazer-me alguma confusão a questão da chuva. Obviamente vou ter o cuidado de a guardar devidamente protegida na mochila, mas posso ou não tirar fotos se estiver a chover (ou melhor, pode ou não a maquina apanhar agua)? Obviamente que não a vou submeter a um diluvio, estou a falar de chuva "miudinha".

Eu fim de semana passada fui a uma com a D80...estive quase apra a deixar no autocarro e não a levar...mas lá levei, foi só nevoeiro e "murrinha" [:D] Mas la tinha que guardar de vez em quando por causa da chuva...eu levei uma bolsa só para maquina e objectiva...deste genero

image.php

[;)]

Eu tenho uma bolsa dessas, mas não é do mesmo material. De qualquer maneira, a maquina vai estar dentro da bolsa, que por sua vez (se estiver a chover) vai dentro da mochila.

Deixá-la em casa não me parece. Eu sei que é um ambiente "mau" para a maquina, mas foi para ocasiões destas que a comprei.

Acho que vou ter é muito cuidado com as alturas em que a tiro fora da bolsa.

Eu tenho uma bolsa dessas, mas não é do mesmo material. De qualquer maneira, a maquina vai estar dentro da bolsa, que por sua vez (se estiver a chover) vai dentro da mochila.

Deixá-la em casa não me parece. Eu sei que é um ambiente "mau" para a maquina, mas foi para ocasiões destas que a comprei.

Acho que vou ter é muito cuidado com as alturas em que a tiro fora da bolsa.

leva-a embrulhada num saco plastico e dentro da mochila...nao tem mal desde que nao apanhei agua...

No regresso é preciso ter noções de como se guardar o material, eu aconselho a ficar maquina sem objectiva numa prateleira de um movel e sem a tampa da objectiva.
Recordo que a pior coisa não é um dia de chuva mas sim o gurdar-mos o material dentro de um saco ou de uma gaveta, especialmente depois de uma caminhada em dia de chuva ou nevoeiro.

leva-a embrulhada num saco plastico e dentro da mochila...nao tem mal desde que nao apanhei agua...

No regresso é preciso ter noções de como se guardar o material, eu aconselho a ficar maquina sem objectiva numa prateleira de um movel e sem a tampa da objectiva.
Recordo que a pior coisa não é um dia de chuva mas sim o gurdar-mos o material dentro de um saco ou de uma gaveta, especialmente depois de uma caminhada em dia de chuva ou nevoeiro.

Ou seja, garantir que "seca" totalmente qualquer espécie de humidade que apanhe, correcto?

Já agora, imagina que estou a tirar uma foto e ela apanha alguns pingos. Não se vai estragar por isto, correcto?

Não sei se estou a fazer perguntar ridículas, mas enquanto ela é nova prefiro não arriscar.

Significa menores aberturas, o que significa maior profundidade de campo o que significa nitidez durante uma maior distância. Certo?

Mais ou menos...

A fotografia de paisagem é um tipo de fotografia que não é tão simples como parece, requer mta tecnica para se fazerem fotos em condições e não a simples e banal foto de turista.

Se querem fotos de paisagem a serio tem de esquecer de vez os menus maravilha e automatismos da maquina e tretas semelhantes...tudo excepto a focagem é feito em manual.

1º Fotografar em M (manual)
2º Mediçao central ou spot.
3º tripé estável,
4º ISO na ordem dos 100
6º Filtro polarizador e nivel de agua acopulado á sapata do flash...(estas 2 coisas nao sao "obrigatórias mas podem dar jeito)
7º escolher a hora de fotografar , assim como o ceu e o clima.
8º Aberturas de diafragma reduzidas("F" alto) (nem, é tanto pela profundidade de campo mas sim para se jogar com tempos maiores)e EV a zero(aconselhavel)
9º cabo disparador (aconselhavel mas não indispensavel se a camara permitir seleccionar tempos longos)
10º objectivas de 20mm a 50mm(equiv a 35mm) ou 10--50mm(os zoom dos kits a 18-55 ou 18-70 servem perfeitamente)

11º ir com tempo...boas as grandes fotografias de paisagem sao feitas com calma e paciencia.

12º enquadramento e tema de paisagem ao critério de cada um mas em alguns casos merece um estudo/pensamento prévio.

13ªimaginação e criatividade.

E pronto seguindo isto só assim conseguem fazer fotos de paisagem como deve ser...é que gastar-se centenas de euros numa reflex e outras centenas numa boa objectiva e só se fazer fotos de turista ao nivel de uma compacta ou tlm é um desperdicio de dinheiro.[;)]

Última edição:
Ou seja, garantir que "seca" totalmente qualquer espécie de humidade que apanhe, correcto?

Já agora, imagina que estou a tirar uma foto e ela apanha alguns pingos. Não se vai estragar por isto, correcto?

Não sei se estou a fazer perguntar ridículas, mas enquanto ela é nova prefiro não arriscar.

Um erro frequente é o pessoal guardar o material fotografico em gavetas e estojos e pensar que o está a protejer...[:blush:]

O materiar deve ser "guardado" numa prateleira em casa ou vitrine e sem estojo e sem tampa na objectiva de preferencia num lugar iluminado pela luz do dia (sem sol directo) só assim se proteje do aparecimento de fungos e humidade nas lentes e corpo.

Outra medida é numa mala ou caixa com um desumificador.

Resumindo o saco e estojo deve ser usado para transporte...o material deve "respirar" para nao ganhar humidades e fungos.

Se a maquina apanhar um pingos limpas logo os pingos com um paninho... nao convem apanhar chuva directa mas tb nao se estraga com um pingo...ha maquinas mais resistentes a pingos que outras.

Não...

Em fotografia de paisagem o F convem ser elevado...Ou seja aberturas reduzidas e F altos.[;)]

Pois...eu quando comecei a ver como se escolhiam as aberturas, diziam-me para ser com aberturas baixas eu era sempre com numeros "f" baixos...depois lá dei conta do trocadilho [:D] foi só para não serem induzidos em erro, como eu [;)]

Pois...eu quando comecei a ver como se escolhiam as aberturas, diziam-me para ser com aberturas baixas eu era sempre com numeros "f" baixos...depois lá dei conta do trocadilho [:D] foi só para não serem induzidos em erro, como eu [;)]

Fizeste bem alertar...eu já corrigi o que tinha dito para não induzir em erro ninguem que queira aprender...[;)]

Isto que falei sobre fotos de paisagem é o modo correcto para quem quiser aprender e ir longe e fazer coisas acima da media de (turista)[:D]
nem se trata de uma opinião pessoal mas sim o metodo universal e avançado de as coisas serem feitas.

Quem quiser saber seja o que for de tecnica fotográfica pode perguntar...eu de tecnica fotografica sei mas tb noutras areas da fotografia digital tenho sempre coisas para aprender e partilhar nem que sejas as novidades.[;)]

O que está a negrito é tudo verdade, a unica coisa que eu não faço é fotografar com tempo...é sempre a andar [8b] pois vou sempre em grupo, se fico para trás "Então Luis, vamos embora!!!!!" [8b] Depois sai uma bela bosta :sh)

O que está a negrito é tudo verdade, a unica coisa que eu não faço é fotografar com tempo...é sempre a andar [8b] pois vou sempre em grupo, se fico para trás "Então Luis, vamos embora!!!!!" [8b] Depois sai uma bela bosta :sh)

Todos nós fazemos isso ás vezes...ainda há dias foi a um passeio de autocarro e qdo parou 5minutos toda a gente tirou uma foto...eu tb,,, e claro a foto tá porreira mas é de turista...[:D] não tem nada a ver com uma grande foto de "cortar a respiração" de paisagem.[;)]

Já agora se quiserem fotografar bem...é irem sozinhos... pensem em tudo com tempo estudem bem o que vao fazer e um dia vao sozinhos ou de manhã cedo ou ao fim da tarde ...sao as melhores horas para fotografia a cores...se estiver nublado há hora de almoço fica fixe especialmente se depois converterem para preto e branco.[;)]

Não é trocadilho nenhum.. A forma correcta de escrever é F/2.8, F/4, etc... Que significa literalmente que a abertura é a Distancia Focal/2,8; ou a Distancia Focal/4...

E na minha matemática uma coisa a dividir por 2.8 é maior do que uma mesma coisa a dividir por 4 [;)]

Havia uma situação que a mim ao principio me causou confusão...e era com a abertura...quanto maior for o "f" maior a abertura... e não é assim...[;)]

Voltar
Superior