A existência de mto mais máquinas Canon do que máquinas Nikon no sector profissional deve-se a uma série de conjunturas que não são de agora. Há vários anos atrás a Nikon foi completamente ultrapassada pela Canon no universo das máquinas profissionais de fotojornalismo. Isto antes do digital e da massificação do mesmo. Juntamente com melhores corpos da Canon vinha um preço das lentes inferior o que fez com que a Canon ganhasse uma posição de muito destaque. A Nikon, contudo, tem vindo a re-introduzir-se no mundo dos profissionais e tenho a certeza que esta D3 será um incrivel ponto de viragem visto que mtos profissionais estão a ficar apaixonados pela qualidade da D3 (principalmente a ISOs algos, antigo domínio da Canon).
Exacto , são 2 marcas japonesas e concorrentes directas é normal ser assim. 
no entanto o que agora é novidade numa, amanhã pode a outra marca apresentar outra novidade...sempre fo assim e pelos visto sempre será.
Até uma D40/D50 serve para alguns trabalhos jornalisticos. Eu próprio já fiz 3 edições da ModaLx com uma D50 e safei-me. Mas tem mtas mtas limitações quando comparado com uma máquina superior. Já a D80 corrige alguns desses "problemas" mas entretanto a D300 veio aumentar a fasquia e distancia-se bastante da D200. A D3 como já o disse inumeras vezes é um campeonato à parte e está a ser um incrivel sucesso de vendas.
Dizer que a D3 não tem nada que um profissional precise é completamente incorrecto.
Dizer que um profissional apenas precisa de uma D80 também é completamente incorrecto. Pode safar-se com uma D80 em algumas situações, mas noutras irá precisar claramente de mais velocidade ou de um corpo mais robusto (D200) ou então de mais velocidade, mais capacidade de bateria, mais quailidade, melhor ruido e um corpo mais robusto (D300 ou D3)
Sobre o que se prtecisa ou deixa de precisar , já se entra noutro campo...
Como tu dizes fizes-te a ModaLx com uma D50 e eu há uns anos fiz com uma nikon F60 tambem lá havia gajos na altura com F5...e o resultado final a nivel de qualidade era o mesmo, mas como tu dizes e bem , trabalhar a nivel profissional com uma F5 ou agora a D3 é melhor , mais comodo e mais pratico.
No entanto o que estava a dizer é que se formos ver quem sao os profissionais que usam uma reflex como ferramenta de trabalho, iremos ver que mtos não tem maquinas como a D3 mas sim maquinas mto inferiores.
Por outro lado a qualidade fotografica exigida por um jornal ou revista é uma qualidade ao alcançe de de uma D50 ou D80...
Mas como em tudo há os trabalhos mais exigentes, como F1, GP , futebol há noite...se bem que o camara inferior tb dá para fazer futebol...
Mas pronto o que disse é que o que se pretende em termos de qualidade de trabalho para imprensa uma D80 serve...mas é logico que uma D3 tem outra comodidade[

]
Comparando é como fazeres um trabalho com um monitor de 21" e outro o fazer com um de 17" ou 15" , , ou imagina eu ter de tar daqui a pouco no aeroporto e chamar um taxi...e vem um carro de 100mil euros e outra de 2500euros,,, ambos me levam e demoram o mesmo tempo...mas provavelmente tenho mais comodidade no de 100mil euros , embora o resultado final fosse o mesmo.
Atenção que tou a falar de a maioria do trabalho...e claro sem contar com o aspecto blindado que uma D3 ou uma D300 tem em relação a uma D80.
Alem disso mtos profissionais da fotografia não querem investir 4000e tal euros numa D3 pk preferem fazer com camaras bastante mais baratas , até pk o que a imprensa exige chega uma D80