Máquinas fotográficas digitais

Em relação à distância focal estás completamente enganado!
Um sensor não faz ganhar ou perder distância focal... A distância focal é uma medidda das lentes, que têm todas as distâncias focais definidas para o padrão dos 35mm. Assim, quando se tem um sensor inferior, se acabe por obter um crop central da foto, simulando assim um "zoom" extra. Contudo não é mais de uma medida virtual, algo que não existe.

Contudo, e dado que o sensor FX permite tirar fotos em formato DX, consegues ter a "vantagem" dos 1.5x de crop factor quando queres e consegues ao mesmo tempo ter a vantagem da inexistência de crop para usar lentes ultra-wide.

Não concordo bem com isso nem estou enganado[;)] ..bem há um topico bom para se falar sobre isto ...mas...

Na realidade para ser correcto a distancia focal é a distancia entre o ponto nodal posterior da fotografia e o plano focal, quando a focagem está feita para o infinito.

simpleficando e abreviando é a distancia do sensor á "objectiva" logo a distancia focal não varia com o tamanho do sensor mas sim com o seu resultado, ou seja:

Se colocarmos uma objectiva de distancia focal de 28 milimetros numa camara com um sensor do tamanho do 35mm temos uma lente grande angular a 28mm mas para obter o mesmo efeito numa D80 com o sensor mais pequeno já nao se tem o mesmo resultado , só o teriamos com uma lente de 17mm (+,-) entao o que eu estava a dizer era que o tamanho do sensor em relação á distancia focal , influencia o resultado final.

A Fuji ou panasonic?

A minha duvida é entre duas semi--reflex:

Fuji s8000FD
e PAnassonic DMC-FZ 8 Prata

S/dúvida a Panasonic Lumix c/as suas fantásticas lentes Leica.

E se pudesses ir p/a FZ-18 ainda melhor. É uma autêntica delícia esta máquina de 8Mpx c/zoom de 18x! e uma excelente abertura. Tenho uma amiga que tem uma e está completamente rendida a esta máquina. Comprou a 1 preço mt bom na Pixmania k compensou a diferença de preço p/a FZ-8, k era a k ela estava a pensar inicialmente.

Se fores p/esta não te arrependes acredita [;)]

Com uma D80 , D200, D300 fica-se servido seja-se amador ou profissional , e só é para se gastar dinheiro entao nem acho a D3 uma boa opção mas sim uma Hasselblad essa sim tem uma qualidade MUITISSIMO superior a qualquer nikon.[;)]

Acho curioso este teu comentário...

Então se um sensor Nikon DX, tem 342mm² e uma Full Frame tem uma área de 864mm², que é mais do dobro, não representa nada em termos de qualidade..

Mas depois uma máquina como a Hasselblad cuja vantagem é ter um sensor que é do dobro da área dos actuais sensores Full Frame, já representa uma qualidade MUITISSIMO superior?

Afinal de contas o tamanho conta ou não para alguma coisa?

Sim, eu sei que o sensor da D3 é do tamanho de um negativo de 35mm (bem, para sermos precisos até é um bocadinho superior ao negativo), por isso é que é um sensor FX! Porém, por ter esse tamanho, é que é mto maior que o sensor da D300!

O sensor da D3 tem 36 x 23.9 mm enquanto que a D300 tem 23,6 x 15,8 mm. Daqui facilmente se conclui que o lado maior do sensor da D300 é menor que o lado menor do sensor da D3!! Se fores ver as áreas tens: 8,6cm2 contra 3,7cm2 o que faz com que o sensor da D3 seja aproximadamente 2,3x maior que o sensor da D300! Ou seja, tendo mais do DOBRO do tamanho diria que é MTO maior.

Em relação à distância focal estás completamente enganado!
Um sensor não faz ganhar ou perder distância focal... A distância focal é uma medidda das lentes, que têm todas as distâncias focais definidas para o padrão dos 35mm. Assim, quando se tem um sensor inferior, se acabe por obter um crop central da foto, simulando assim um "zoom" extra. Contudo não é mais de uma medida virtual, algo que não existe.

Contudo, e dado que o sensor FX permite tirar fotos em formato DX, consegues ter a "vantagem" dos 1.5x de crop factor quando queres e consegues ao mesmo tempo ter a vantagem da inexistência de crop para usar lentes ultra-wide.

OLha quem por aqui anda![:p]

Hoje, apos algum tempo de namoro, chegou ca a casa uma 1D MArk II..e viva o full frame!apr:)

Repara eu nunca disse que a canon era melhor que a nikon o que estava a tentar dizer era o que está a vermelho e tb baseado na preferencia das camaras de fotojornalistas , existm mais camaras canon que nikon e eu acredito que seja por teres preços mais baixos.

A existência de mto mais máquinas Canon do que máquinas Nikon no sector profissional deve-se a uma série de conjunturas que não são de agora. Há vários anos atrás a Nikon foi completamente ultrapassada pela Canon no universo das máquinas profissionais de fotojornalismo. Isto antes do digital e da massificação do mesmo. Juntamente com melhores corpos da Canon vinha um preço das lentes inferior o que fez com que a Canon ganhasse uma posição de muito destaque. A Nikon, contudo, tem vindo a re-introduzir-se no mundo dos profissionais e tenho a certeza que esta D3 será um incrivel ponto de viragem visto que mtos profissionais estão a ficar apaixonados pela qualidade da D3 (principalmente a ISOs algos, antigo domínio da Canon).

Até uma D40/D50 serve para alguns trabalhos jornalisticos. Eu próprio já fiz 3 edições da ModaLx com uma D50 e safei-me. Mas tem mtas mtas limitações quando comparado com uma máquina superior. Já a D80 corrige alguns desses "problemas" mas entretanto a D300 veio aumentar a fasquia e distancia-se bastante da D200. A D3 como já o disse inumeras vezes é um campeonato à parte e está a ser um incrivel sucesso de vendas.

Dizer que a D3 não tem nada que um profissional precise é completamente incorrecto.
Dizer que um profissional apenas precisa de uma D80 também é completamente incorrecto. Pode safar-se com uma D80 em algumas situações, mas noutras irá precisar claramente de mais velocidade ou de um corpo mais robusto (D200) ou então de mais velocidade, mais capacidade de bateria, mais quailidade, melhor ruido e um corpo mais robusto (D300 ou D3).

Não concordo bem com isso nem estou enganado[;)] ..bem há um topico bom para se falar sobre isto ...mas...

Na realidade para ser correcto a distancia focal é a distancia entre o ponto nodal posterior da fotografia e o plano focal, quando a focagem está feita para o infinito.

simpleficando e abreviando é a distancia do sensor á "objectiva" logo a distancia focal não varia com o tamanho do sensor mas sim com o seu resultado, ou seja:

Se colocarmos uma objectiva de distancia focal de 28 milimetros numa camara com um sensor do tamanho do 35mm temos uma lente grande angular a 28mm mas para obter o mesmo efeito numa D80 com o sensor mais pequeno já nao se tem o mesmo resultado , só o teriamos com uma lente de 17mm (+,-) entao o que eu estava a dizer era que o tamanho do sensor em relação á distancia focal , influencia o resultado final.

Atenção! Eu disse que estavas enganado devido à frase que disseste, que não podia ter sido mais errada.
Um sensor, seja tenha ele um CF de 1.0x, 1.5x, 1.6x, 2.0x ou outro, não faz, nunca, alterar a distância focal de nenhuma lente. A distância focal de uma lente é exactamente a mesma seja colocada numa F100 ou numa D80. Contudo, tal como disse no meu post, a existância de um factor de crop irá "simular" um aproveitamento da secção central da foto o que se traduz numa ampliação da mesma equivalendo ao ter usado uma lente com maior distância focal.

Se eu com uma F100 um negativo de 35mm tirar uma foto a 200mm e fizer uma ampliação da secção central obtenho exactamente o mesmo resultado que tirar a foto com uma D80 e a mesma lente de 200mm. Mais ainda, se tirar a mesma foto com a D80 e depois ainda fizer um crop ainda consigo uma ampliação melhor o que equivalia a ter usado uma lente de maior distância focal.

Resumidamente. É errado dizer que a distância focal muda com o tamanho do sensor. Não muda, pois a lente não estica nem encolhe quando se troca de máquina...

Os preços na net apontam para os 500€ para a D60 e os 650€ para a 450D.
Estes são provavelmente dos melhores preços que se podem esperar. Em espanhã fala-se em cerca de 580€ para a D60 e 680€ para a 450D.

Ou seja entre 15 a 20% de diferença entras os dois corpos.

Mas preciso de comprar entretanto mesmo..

Estou inclinado para um D40 pois ja existem promos na ordem dos 500 e poucos com duas lentes. Apesar de saber que a nivel de lentes a nikon é mais careiras pq do auto focus.

Alguém recomenda um par de lentes para esta maquina?

Então se um sensor Nikon DX, tem 342mm² e uma Full Frame tem uma área de 864mm², que é mais do dobro, não representa nada em termos de qualidade..

Mas depois uma máquina como a Hasselblad cuja vantagem é ter um sensor que é do dobro da área dos actuais sensores Full Frame, já representa uma qualidade MUITISSIMO superior?

Já me estou a ver de Hasselblad à beira da pista [:cool:]

Mas preciso de comprar entretanto mesmo..

Estou inclinado para um D40 pois ja existem promos na ordem dos 500 e poucos com duas lentes. Apesar de saber que a nivel de lentes a nikon é mais careiras pq do auto focus.

Alguém recomenda um par de lentes para esta maquina?

Se és um iniciado compra o kit 18-55 55-200 [;)]

Se já souberes melhor o que queres saberas onde procurar [;)]

A existência de mto mais máquinas Canon do que máquinas Nikon no sector profissional deve-se a uma série de conjunturas que não são de agora. Há vários anos atrás a Nikon foi completamente ultrapassada pela Canon no universo das máquinas profissionais de fotojornalismo. Isto antes do digital e da massificação do mesmo. Juntamente com melhores corpos da Canon vinha um preço das lentes inferior o que fez com que a Canon ganhasse uma posição de muito destaque. A Nikon, contudo, tem vindo a re-introduzir-se no mundo dos profissionais e tenho a certeza que esta D3 será um incrivel ponto de viragem visto que mtos profissionais estão a ficar apaixonados pela qualidade da D3 (principalmente a ISOs algos, antigo domínio da Canon).

Exacto , são 2 marcas japonesas e concorrentes directas é normal ser assim. :) no entanto o que agora é novidade numa, amanhã pode a outra marca apresentar outra novidade...sempre fo assim e pelos visto sempre será.

Até uma D40/D50 serve para alguns trabalhos jornalisticos. Eu próprio já fiz 3 edições da ModaLx com uma D50 e safei-me. Mas tem mtas mtas limitações quando comparado com uma máquina superior. Já a D80 corrige alguns desses "problemas" mas entretanto a D300 veio aumentar a fasquia e distancia-se bastante da D200. A D3 como já o disse inumeras vezes é um campeonato à parte e está a ser um incrivel sucesso de vendas.

Dizer que a D3 não tem nada que um profissional precise é completamente incorrecto.
Dizer que um profissional apenas precisa de uma D80 também é completamente incorrecto. Pode safar-se com uma D80 em algumas situações, mas noutras irá precisar claramente de mais velocidade ou de um corpo mais robusto (D200) ou então de mais velocidade, mais capacidade de bateria, mais quailidade, melhor ruido e um corpo mais robusto (D300 ou D3)

Sobre o que se prtecisa ou deixa de precisar , já se entra noutro campo...
Como tu dizes fizes-te a ModaLx com uma D50 e eu há uns anos fiz com uma nikon F60 tambem lá havia gajos na altura com F5...e o resultado final a nivel de qualidade era o mesmo, mas como tu dizes e bem , trabalhar a nivel profissional com uma F5 ou agora a D3 é melhor , mais comodo e mais pratico.
No entanto o que estava a dizer é que se formos ver quem sao os profissionais que usam uma reflex como ferramenta de trabalho, iremos ver que mtos não tem maquinas como a D3 mas sim maquinas mto inferiores.
Por outro lado a qualidade fotografica exigida por um jornal ou revista é uma qualidade ao alcançe de de uma D50 ou D80...
Mas como em tudo há os trabalhos mais exigentes, como F1, GP , futebol há noite...se bem que o camara inferior tb dá para fazer futebol...
Mas pronto o que disse é que o que se pretende em termos de qualidade de trabalho para imprensa uma D80 serve...mas é logico que uma D3 tem outra comodidade[;)]

Comparando é como fazeres um trabalho com um monitor de 21" e outro o fazer com um de 17" ou 15" , , ou imagina eu ter de tar daqui a pouco no aeroporto e chamar um taxi...e vem um carro de 100mil euros e outra de 2500euros,,, ambos me levam e demoram o mesmo tempo...mas provavelmente tenho mais comodidade no de 100mil euros , embora o resultado final fosse o mesmo.

Atenção que tou a falar de a maioria do trabalho...e claro sem contar com o aspecto blindado que uma D3 ou uma D300 tem em relação a uma D80.
Alem disso mtos profissionais da fotografia não querem investir 4000e tal euros numa D3 pk preferem fazer com camaras bastante mais baratas , até pk o que a imprensa exige chega uma D80

Última edição:
Vai para o mundo da fotografia e contam-se pelos dedos de 1 mão (e de um gajo que tenha menos 3 dedos) os fotógrafos que usam máquinas piores que a D200.
É tudo D200, D300, D3, D2h e etc.

E na Canon a suas respectivas!

Atenção! Eu disse que estavas enganado devido à frase que disseste, que não podia ter sido mais errada.
Um sensor, seja tenha ele um CF de 1.0x, 1.5x, 1.6x, 2.0x ou outro, não faz, nunca, alterar a distância focal de nenhuma lente. A distância focal de uma lente é exactamente a mesma seja colocada numa F100 ou numa D80. Contudo, tal como disse no meu post, a existância de um factor de crop irá "simular" um aproveitamento da secção central da foto o que se traduz numa ampliação da mesma equivalendo ao ter usado uma lente com maior distância focal.

Resumidamente. É errado dizer que a distância focal muda com o tamanho do sensor. Não muda, pois a lente não estica nem encolhe quando se troca de máquina...

Mas isso sei eu...e tu tb sabes... eu realmente expliquei-me mal qdo disse que a distancia focal muda , pois como tu dizes e bem ela não muda nada é sempre a mesma independente do tamanho de o sensor ou filme....o que muda é o resultado final na tomada de vistas.

Por exemplo:

no 35mm
uma lente de 50mm é considerada uma lente normal, isto porque a diagonal do filme ou sensor vai dar uma medida equivalente á distancia focal, logo a interpretamos como uma lente normal...

mas

os mesmo 50mm numa camara de grande formato (com um filme ou sensor enorme) dará uma lente grande angular.[;)]

era isto o que estava a dizer...expliquei-me foi mal qdo disse que a distancia focal muda....pois nao muda ,o que muda sim é o resultado da tomada de vistas[;)]

Julgo que este assunto nao há duvidas...[;)]

Vai para o mundo da fotografia e contam-se pelos dedos de 1 mão (e de um gajo que tenha menos 3 dedos) os fotógrafos que usam máquinas piores que a D200.
É tudo D200, D300, D3, D2h e etc.

E na Canon a suas respectivas!

é o que eu tou a dizer...[;)] usam a maioria a baixo da D3, mas olha que nos jornais há mtos estagiarios com D80 e D50até...

Eu tou a dizer pk conheço...

Mas já que falas do mundo da fotografia...o mundo é relativo[;)] se vires os gajos a fotografarem F1 ou o GP a maioria tem equipapento topo de gama isto pk ha mercados fotograficos mais exigentes e mais bem pagos.
Não tem nada a ver com as fotos da impala para revistas cor de rosa ou dos profissionais dos casamentos.
Nem toda a gente sempre necessidade de gastar 4800 numa D3, ainda para mais se o trabalho que fizer assim não o exigir nem pagar para isso.
E se eu te disser que algumas fotos k veem em jornais e sao feitas com compactas e brigde ...eu já fiz umas fotos de um incendio com a minha pentax optio k a tinha na mao na altura e as fotos foram publicadas...e na imprensa não ficaram atraz das outras...uma até veio na capa[:cool:]

Se eu com uma F100 um negativo de 35mm tirar uma foto a 200mm e fizer uma ampliação da secção central obtenho exactamente o mesmo resultado que tirar a foto com uma D80 e a mesma lente de 200mm. Mais ainda, se tirar a mesma foto com a D80 e depois ainda fizer um crop ainda consigo uma ampliação melhor o que equivalia a ter usado uma lente de maior distância focal.

...

Explica lá isso melhor? pk dizes melhor?[:blush:] é que um crop é uma amplianção digital e uma ampliação optica á prior é sempre melhor.

O que disse tem uma razão de ser obviamente e eu vou explicar.

1º temos que ver quem usa as maquinas a nivel profissional de formatos equivalentes ao 35mm, e sao fotojornalistas na sua maioria

entre estas camaras temos as reflex em maioria e as telemétricas (que sao mto uteis em trabalhos especificos)

Falando das reflex temos que ter em conta a exigencia pedida a nivel do cliente que compra as fotografias, a empresa na maioria dos casos nao exige mto ao ponto de se ter k ter uma D3...

Como tal ter um sensor maior como a D3 ou menor como a D200 serve perfeitamente independente de a D3 ter mais capacidade mas é mais do dobro do preço.[;)]

Mas a fotografia profissional nao se resume ao fotojornalismo, tb ha as fotografia publicitária e tecnica de estudio...e nesse campo as reflex equivalentes ao 35mm não servem para a maioria dos trabalhos , servem sim as Hasselblad ou as de grande formato, devido a vantagens fisicas da propria camara e do grandes sensores. Tamos a falar de formatos para fazer grandes cartazes publicitários e outdoors

Por isso é que eu disse que mais valia uma HB pois para estudio uma D3 nao servirá mas sim uma HB ou uma de grande formato....

mas para fotojornalismo uma D3 pode ser o topo mas se nao a tivermos podemos ter o mesmo resultado com uma D300, D200 e até uma D80...(claro com mais trabalho devido á limitação do material)

Já percebeste o que queria dizer?

Foto da D300:

p512756215-4.jpg

Foto da D3:

p200579164-4.jpg

Para quem fotografa jornalismo (conferencias de imprensa, guerra, etc etc) E para quem fotografa desporto ( indoor, noite).

Isto faz toda a diferença!

Voltar
Superior