Máquinas fotográficas digitais

Mundano preciso de um conselho

Uma amiga minha quer uma maquina porreira para a usar em fotos de trabalho(fotografia de registo) ela quer gastar pouco(200euros mais ou menos), quer uma maquina ergonomica e com qualidade...

ela nao percebe nada eu ate lhe vou explicar depois a tirar depois o maximo partido dela com alguns conceitos basicos e assim de cabeça chego á conclusao que o melhor será uma brigde isto pelo dinheiro que ela quer gastar.

a ideia que tive é uma brigde fuji...mas haverá alguma melhor soluçao a nivel de marca ou modelo? tu tas mais bem informado que eu nestas novidades o que achas?

Última edição:
Não sei se isto é o melhor tópico para o efeito, mas...a minha HP anda-se a passar. Ontem, logo na pior altura, deixou de tirar fotos decentemente. Elas aparecem com riscas, a preto, ou com tons de verde!

Formatei memória interna e cartão, porque pensei que poderia estar relacionado com isso.

Mas à bocado apercebi-me que caso fotografe em sítios onde há pouca claridade, as fotos saiem normais.

Caso fotografe coisas onde o sol esteja a bater, por exemplo...as fotografias saiem como descrevi no 1º parágrafo.

Alguém sabe o que poderá ser? E será que a reparação é cara? (apesar de ainda estar na garantia, penso eu...).

Grazie [;)]

PS- 2 exemplos:

HPIM0016-3.jpg

HPIM0017-4.jpg

(aqui por acaso não se nota o verde)

Última edição:
Não sei se isto é o melhor tópico para o efeito, mas...a minha HP anda-se a passar. Ontem, logo na pior altura, deixou de tirar fotos decentemente. Elas aparecem com riscas, a preto, ou com tons de verde!

Formatei memória interna e cartão, porque pensei que poderia estar relacionado com isso.

Mas à bocado apercebi-me que caso fotografe em sítios onde há pouca claridade, as fotos saiem normais.

Caso fotografe coisas onde o sol esteja a bater, por exemplo...as fotografias saiem como descrevi no 1º parágrafo.

Alguém sabe o que poderá ser? E será que a reparação é cara? (apesar de ainda estar na garantia, penso eu...).

Grazie [;)]

é pk a camara não fotografa contra o sol, provalvelmente nao tera tempos de exposição demasiado rapidos que o permitam fazer.

Julgo nao se tratar de avaria mas de um limite da camara...por norma não se fotografa contra sol forte[;)]

hpim00174vx9.jpg

este efeito optico é devido a raios fortes de luz...para uma compacta podem ser raios que nao sejam suportados e dar este resultado.

tenta fotos com menos luz e já verifica os valores e compensações da maquina.

Não é essa a questão, pah.

O problema é que ela sempre tirou fotos com maior luminosidade sem qualquer problema.

Avariou, mesmo, agora só tira em ambientes escuros. Pelo menos foi o padrão que eu encontrei.

:(

Não é essa a questão, pah.

O problema é que ela sempre tirou fotos com maior luminosidade sem qualquer problema.

Avariou, mesmo, agora só tira em ambientes escuros. Pelo menos foi o padrão que eu encontrei.

:(

verifica se os ev estao zeros... mas se assim for é de facto avaria.

já agora se comprares outra não compres HP[;)]

Não, penso que está na garantia ainda. Vou ter de procurar a factura. [;)]

Btw, sorry pela ignorância, mas...ev?

EV é uns ajustes que as camaras tem que servem para "enganar" os valor normais do fotometro... ou seja as fotografias ficam mais escuras ou mais claras por isso disse para verificares se estão a zeros.

Mas vendo bem julgo que a maquina pode estar é mesmo avariada.

EV é uns ajustes que as camaras tem que servem para "enganar" os valor normais do fotometro... ou seja as fotografias ficam mais escuras ou mais claras por isso disse para verificares se estão a zeros.

Mas vendo bem julgo que a maquina pode estar é mesmo avariada.

Ah, bom. Sei perfeitamente o que é isso, pela designação é que não cheguei lá. [;)]

Estava tudo a zeros. Já restaurei as configs de fábrica. Está na mesma.

Lá terá de ir para arranjar. A máquina tem seguro, pode ser que tenha sorte e venha uma de substituição. [:)]

Mundano preciso de um conselho

Uma amiga minha quer uma maquina porreira para a usar em fotos de trabalho(fotografia de registo) ela quer gastar pouco(200euros mais ou menos), quer uma maquina ergonomica e com qualidade...

ela nao percebe nada eu ate lhe vou explicar depois a tirar depois o maximo partido dela com alguns conceitos basicos e assim de cabeça chego á conclusao que o melhor será uma brigde isto pelo dinheiro que ela quer gastar.

a ideia que tive é uma brigde fuji...mas haverá alguma melhor soluçao a nivel de marca ou modelo? tu tas mais bem informado que eu nestas novidades o que achas?

Andava mais informado na altura em que andava a pensar comprar uma compacta, porque na altura fartei-me de ler sobre o assunto...

Mas com centenas de máquinas novas a sairem constantemente um gajo não se mantem actualizado durante muito tempo..

Mas nas bridges, acho que a Fuji S6500 se conseguir encontrar alguma ainda é a rainha.. O problema é encontra-las..

Numa gama mais compacta, a Canon tem boas máquinas, como a 720IS e a SX100..

Teste a EF 135mm f/2 L

Teste a EF 135mm f/2 L

Ontem pude testar a 135L..

Tirei umas fotos em exterior (nao tinha luz suficiente em interior)

Abertura no máximo para ver do que a lente é capaz..

Ao fim do dia passo as fotos no PC e vejo a primeira e "FUUUCK!!!" A qualidade é algo que nunca tinha visto! Não tem nada a ver com outras lentes que tenha utilizado! (e ja tenho uma "L")

A lente parece um tubo de vidro:

2392262644_44cb090682_o.jpg

Vista de tras:

2392262380_eb18d2e543_o.jpg

E agora as imagens tiradas com elas, sem nenhum retoque excepto resize:

2391429965_3a76614b0e_o.jpg

2391430399_3f001774dc_o.jpg

2391430909_98fe45dbec_o.jpg

Não podia estar mais feliz com a lente! Quando passar para Full-Frame entao acredito que vá ser ainda melhor [br:)]..

Vais comprar umas 5d?
Sim, quando sair a nova... Ando a resistir a comprar a actual ja que esta "barata" e adoro a maquina (tenho um amigo que tem uma e as fotos sao outra coisa!)

Daí o facto de me "equipar" para FF neste momento.. a minha 24-105mm f/4 vai dar o seu potencial nessa máquina, mas a verdade é que depois de testar a 135mm prime já estou em pensar andar só com primes visto a diferença (mas apesar de tudo acho que vou acabar por nao vender o zoom).

Comprei a sigma 30mm 1.4 que é para crop mas porque foi um bom negocio e quando a for vender (espero daqui a pouco) posso fazer lucro

Última edição:
Sim, quando sair a nova... Ando a resistir a comprar a actual ja que esta "barata" e adoro a maquina (tenho um amigo que tem uma e as fotos sao outra coisa!)

Daí o facto de me "equipar" para FF neste momento.. a minha 24-105mm f/4 vai dar o seu potencial nessa máquina, mas a verdade é que depois de testar a 135mm prime já estou em pensar andar só com primes visto a diferença (mas apesar de tudo acho que vou acabar por nao vender o zoom).

Comprei a sigma 30mm 1.4 que é para crop mas porque foi um bom negocio e quando a for vender (espero daqui a pouco) posso fazer lucro

Por acaso adoro essa máquina... Ou melhor.. adoro que seja uma máquina tão boa para um preço de 1750 euros.. Acho que era a única Canon que que me fazia pensar em abandonar a Nikon..

Também estou um pouco ansiosos por ver o que vai sair da Sony A900, supostamente vai sair com um preço na gama da Canon 5D..

Por acaso adoro essa máquina... Ou melhor.. adoro que seja uma máquina tão boa para um preço de 1750 euros.. Acho que era a única Canon que que me fazia pensar em abandonar a Nikon..

Também estou um pouco ansiosos por ver o que vai sair da Sony A900, supostamente vai sair com um preço na gama da Canon 5D..
... com um sensor de 26 Mpixel pelo que parece.. Para mim é demasiado já que a utilidade que ganharia com o acrescimo de resolução não compensaria o (imagino que) aumento de ruido.

Duvido que a A900 vá bater a 1D3s a nivel de qualidade, mas nunca se sabe..

Quando vejo as imagens que ainda são tiradas da 5D, e que passados 2 anos e meio anda se encontram "N" comparativos actuais face a 1D3 / 1D3s / Nikon D3, não consigo imaginar que a nova 5D não vá ser outra joia..

Tenho andado a testar a minha nova 70-300 VR.. há uma coisa na lente que me impressiona.. Que é a capacidade do VR...

É verdade, mundano.
Não tenho a 70-300 VR mas tenho a 18-200 VR e, de facto, a capacidade do VR impressiona.
No final do verão, em Setembro, pouco depois de ter comprado a 18-200, fiz algumas experiências extremas, no fim do pôr do sol, na praia.
Não serão o melhor exemplo (até porque não tenho fotos comparativas) mas estas fotos, por ex., foram tiradas às 20h30, em circuntâncias verdadeiramente adversas: para além do forte vento que me abanava, a primeira foi tirada a 170mm, f/8, ISO 100, e... 1/8 seg e a segunda a 105mm, 1/10 seg. (já para não falar do peso do conjunto)

(é claro que têm (incompleta) edição de photoshop mas aqui o importante é a definição da cadeira do nadador-salvador)

dsc3083x2us8.jpg

dsc3072ycopyqd2.jpg

Em agosto, pouco depois de me iniciar nas D-SLR, tinha estado, pela primeira vez na Serra do Pilar, e.. era o dia, a hora e o momento perfeito. Não tinha era o equipamento adequado. Nem tripé e a lente era a 18-135mm.
Apesar de ter apoiado a D80 em cima do corrimão, de ter sustado a respiração, etc, os tempos de 1/1.3 eram demasiados curtos para conseguir alguma coisa de jeito (o ISO muito baixo - 400 - também não ajudou. Ficou a experiência e a sabedoria pelos erros cometidos)
Das várias fotos que tirei apenas uma (como é óbvio) ficou quase nítida:

dsc2225copykf1.jpg

É claro que o VR não "salvaria" a situação, mas teria ajudado a aproveitar, como razoáveis, fotos completamente estragadas como esta: (teria sido uma foto muito boa se não ficasse esta porcaria...)

dsc2241copyhp9.jpg

Da minha experiência, o VR funciona de forma excelente até velocidades de 1/13. Daí para velocidades mais baixas já é necessária uma imobilização muito cuidada.

Última edição:
O VR tem de facto uma vantagem excelente. Acho que mais cedo ou mais tarde vão acabar por ter todas VR. Mesmo as mais wide.

Agora como amante de ver boas fotos não posso deixar de apontar o meu desagrado para essa edição de photoshop....

Agora como amante de ver boas fotos não posso deixar de apontar o meu desagrado para essa edição de photoshop....

Referes-te, naturalmente, à "azul e branca" (a única que está alterada. As outras estão apenas corrigidas na exposição).

Compreendo o que queres dizer e concordo contigo.

Também não aprecio a distorção da realidade, com efeitos fotográficos, como o dessa fotografia. A não ser quando se usam técnicas para aumentar o dramatismo de uma imagem (por ex. imagem a P/B com uma única mancha colorida, conversão para dualtone de imagens cujo original pouco interesse tem ou pouco acrescenta, etc)

Esta imagem apenas a coloquei aqui para exemplificar a ausência (sensível) de desfoque com velocidade reduzida. Pertence a uma pasta com cerca de 30 fotos quase todas iguais, em tons de laranja mais ou menos carregados. Esta ía ser apagada porque estava de tal maneira acinzentada e plana que não tinha recuperação.
Fiquei com ela apenas como amostra dos efeitos do "graddient blue" e "color stilizer" da Nikon.

Voltar
Superior