Máquinas fotográficas digitais

O SB800 é mais potente e mais completo em quase tudo, especialmente nas funções relacionadas com wireless flash... Por exemplo, o SB800 pode ser usado como flash master. O Sb600 apenas funciona como slave..

.

Não sabia disso..

mas tu que tens um como é que ele é? tem um sensor flash meter incorporado para medir a iluminação de outros flash? a ligação é por cabo?

[:D] Eu é raro usar o flash da máquina (não gosto...ou então não sei usar :sh))...mas por vezes acho que faz falta [;)]

eu de uma forma geral não gosto de fotos com flash frontal a tipica foto com uma "flashada" prefiro mto mais a luz incidente.

ou entao flash externos ou só de preenchimento.

Não sabia disso..

mas tu que tens um como é que ele é? tem um sensor flash meter incorporado para medir a iluminação de outros flash? a ligação é por cabo?

O SB800 Colocado na máquina ou com um cabo, pode controlar sem fios outros flashs. Tambem muitas nikon podem fazer isso com o flash interno... E funciona como i-TTL

eu de uma forma geral não gosto de fotos com flash frontal a tipica foto com uma "flashada" prefiro mto mais a luz incidente.

ou entao flash externos ou só de preenchimento.
As fotos que mostraste com flash "manual" não tem o flash de frente ? é que as cores estão um bocado "duras" e nota-se bem as sombras atrás..

Boas malta,

Por motivos ainda "desconhecidos" estou comprador de uma máquina fotográfica.
Antes possuía esta:
lumix_fz7.jpg

N é nenhuma topo de gama mas p/ uma utilização n profissional até era jeitosa!

Agora, dentro deste género o q há??? :confused:
Tou a pensar tb nas DSLR gama de entrada (semi-profissionais)... :rolleyes:

EUROPEAN ADVANCED CAMERA Fujifilm FinePix S5 Pro
EUROPEAN ADVANCED COMPACT CAMERA Canon PowerShot G7
EUROPEAN CAMERA Pentax K10D
EUROPEAN COMPACT CAMERA Panasonic Lumix DMC-TZ3
EUROPEAN CONSUMER CAMERA Olympus E-510
EUROPEAN DESIGN CAMERA Samsung i70

Gostei da Canon, maneirinha no tamanho, mas feia p/ caraças [:vm)]!!!

Cumps,
Edd :)

As fotos que mostraste com flash "manual" não tem o flash de frente ? é que as cores estão um bocado "duras" e nota-se bem as sombras atrás..

as fotos que mostrei sao feitas com um flash de camara...da forma mais simples possivel em modo manual.... é claro que a luz está um pouco "dura" pois é o resultado de uma unica "flashada" com o flash na camara[:cool:] tb é normal terem sombras mas até nem tem mtas tendo em consideração serem só com um flash.

Eu mostrei as fotos mas não gosto deste tipo de fotografia nem do uso do flash desta maneira, prefiro como disse a luz incidente ou um flash de preenchimento mto subtil.[;)]

O SB800 Colocado na máquina ou com um cabo, pode controlar sem fios outros flashs. Tambem muitas nikon podem fazer isso com o flash interno... E funciona como i-TTL

mas controla sem fio atravez de sensores que fazem disparar por simpatia?

Já agora o ittl tb funcio nesses flash extra?

perante o uso de varios flashes o melhor é serem todos flash baratos e manuais ter algumas celulas fotosensiveis e se investir num fotometro/flashmeter externo, acabam as mariquices e trabalha-se com outro rigor...isto para quem quer mta qualidade com varios flashes.[;)]

perante o uso de varios flashes o melhor é serem todos flash baratos e manuais ter algumas celulas fotosensiveis e se investir num fotometro/flashmeter externo, acabam as mariquices e trabalha-se com outro rigor...isto para quem quer mta qualidade com varios flashes.[;)]
Amanhã recebo este brinquedo:

Para já so tenho 3 lentes EF (24-105 IS f/4 , 135 f/2, 50 f/1.8) mas penso que acaberei por complementar ou por uma grande angular tipo 17-40 f/4, ou uma prime 35 / 50 / 85 mm, dependendo da gama que vir que uso mais na 24-105..

Vou vender o kit 400d e a sigma 30 f/1.4, já que acho que usar a 400d vai ser como usar uma point-and-shoot uma vez que me habituar ao FF

Acabei por compar a máquina nova, já que a substituta está a demorar a sair..

Última edição:
Não sabia disso..

Não, a medição de todos os flashes é feita por TTL, ou então manual, como preferires.. Não me perguntes como é que funciona, mas que funciona, funciona..

Só vendo... Parece magia.. Os flashes antes do disparo trocam uma série de pré-flashes entre eles, que no máximo demoram meio segundo e só depois é tirada a fotografia..

E as exposições, ficam muito boas... É um sistema fantastico.

Já agora, as máquinas da gama da D70 e D80 também podem usar o flash para controlar os SB800 ou SB600 de forma remota, mas o flash da máquina não dispara para a fotografia, apenas controla os outros. Os flashes da D200 e D300 além disso, podem também ser usados na fotografia.

PS: É claro que em modo manual, e colocando o SB800/SB600 no modo em que dispara por simpatia é possivel usar o flash da máquina e o flash externo ao mesmo tempo para fazer jogos de iluminação, mas ai funciona sem i-TTL..

Última edição:
[:D] Eu é raro usar o flash da máquina (não gosto...ou então não sei usar :sh))...mas por vezes acho que faz falta [;)]

A propósito de gostar ou não das fotografias com flash, deixo-te aqui 3 fotos, com iluminações diferentes.. Umas com outras sem flash.. Todas tiradas praticamente na mesma posição.. Gostava que me dissesses de qual gostas mais e porque.. E já agora, tenta adivinhar que tipo de iluminação foi usada...

dsc4312bv6.jpg

dsc4313jg8.jpg

dsc4314zf5.jpg

A propósito de gostar ou não das fotografias com flash, deixo-te aqui 3 fotos, com iluminações diferentes.. Umas com outras sem flash.. Todas tiradas praticamente na mesma posição.. Gostava que me dissesses de qual gostas mais e porque.. E já agora, tenta adivinhar que tipo de iluminação foi usada...

Eu diria que todas usaram flash :sh)

A primeira é a que gosto mais e penso que tenha sido usado um flash "externo" e as outras parece o flash da máquina [:D] :sh)

A luz, a meu ver, ficou muito melhor na primeira...não sei bem explicar porquê...talvez mais "suave" :sh)

dsc4312bv6.jpg

dsc4313jg8.jpg

dsc4314zf5.jpg
1- Flash em bounce
2- Flash de frente (maquina em "portrait) (algum candeeiro também?)
3- Outra fonte de luz, candeeiro (parece muito lateral para flash) ? (mas nas genvivas e testa parece que houve flash

1 é claramente a melhor
seguido de 3 e depois 2

Pois é.. Flash em todas...

1ª Sb800 em bounce no tecto.. (i-TTL e sem subexposições [;)] )

2ª flash frontal com o Sb800, dai as sombras bastante mais laterais que já dão alguma profundidade aos contornos do rosto, mas uma luz muito dura.. A sombra na parede se fosse com a máquina em modo landscape não apareceria porque ficaria por baixo do modelo..

3ª Flash da máquina.. Luz dura, rosto sem profundidade nenhuma pois não tem sombras.. E uma "aura" negra horrivel por detras do modelo..

Resumindo, isto do gostar ou não do flash vai muito de como se aplica a flashada... Quem quiser perder um bocado de tempo a ler, há um site fantastico sobre fotografia com flash de um fotografo de casamentos: http://planetneil.com/tangents/category/flash/ As fotos dele são praticamente todas com flash.. E ficam fabulosas..

Bem , para se decifrar a iluminação mtas vezes é nos olhos que se vê mas as 2 ultimas sao com flash e a 1ªnão, foi feita com luz ambiente vinda de cima

a que gosto mais é a 1ª foto

..

Bem fui o unico que nao acertei:sh) [:D]

mas a 1ª foto lá está não tem sinal visivel tipico de flash apenas de uma luz vinda de cima mto distribuida reflectida do flash, ou seja o retrato é iluminado de forma natural vinda de cima.
é este tipo de uso de flash que acho interessante para ser usado para iluminar e não para "flashar" e como tal com com uma caixa de luz , sobrinha ou como o mundano fez para espanhar a luz.

Já agora que luz estava na sala?

Bem , para se decifrar a iluminação mtas vezes é nos olhos que se vê mas as 2 ultimas sao com flash e a 1ªnão, foi feita com luz ambiente vinda de cima

a que gosto mais é a 1ª foto

A 1ª foto, foi com flash.. Apontado directamente para o tecto.. Maquina em modo P, flash em moto TTL-BL.

Foi apontar e disparar.. [;)]

Como vês, estes automatismos até dão belos resultados e as pessoas não têm que ficar com sorriso amarelo enquanto esperam que eu ajuste os settings do flash e da máquina...

EDIT: Provavelmente foste o único que falhou porque não viste o EXIF das fotos, tá lá a informação toda.

Quanto à iluminação da sala era igualzinha nas 3 fotos.. Uma janela com uma cortina grossa, que pouca luz natural deixava passar e um candeeiro fraco no tecto.

Última edição:

Claro que trabalhar de fotómetro é o melhor, contudo o esquema de ter 2 ou 3 SB-600 controlados pelo built-in de uma D200 é muito interessante.

A 1ª foto, foi com flash.. Apontado directamente para o tecto.. Maquina em modo P, flash em moto TTL.

Foi apontar e disparar.. [;)]

Como vês, estes automatismos até dão belos resultados e as pessoas não têm que ficar com sorriso amarelo enquanto esperam que eu ajuste os settings do flash e da máquina...

EDIT: Provavelmente foste o único que falhou porque não viste o EXIF das fotos, tá lá a informação toda.

Quanto à iluminação da sala era igualzinha nas 3 fotos.. Uma janela com uma cortina grossa, que pouca luz natural deixava passar e um candeeiro fraco no tecto.

Não é uma combinação complicada de adivinhar. Os SB-600 e SB-800 funcionam muito bem em modo Bounce iTTL. Ainda para mais se ao flash se adicionar um difusor. Nesse caso então ficam perfeitas.

..

Mas apesar de tar a melhor das 3 obviamente o retrato com a luz vinda de cima seja de flash ou mesmo uma fonte de luz incidente vinda de cima há uma tendencia para criar um "bigode" e outras sombras indesejaveis na imagem, isto se falarmos de um retrado rigososo claro.

Voltar
Superior