Máquinas fotográficas digitais

ao ter a distancia focal fixa.....como é q um gajo faz para fotos mais perto ou mais longe do que a distancia ideal?....tipo n dá p zooms :( as fotos terão sempre a mesma ampliação, seja uma foto no outro lado da área seja uma do lado de onde esta o reporter n?

ao pessoal da sony H (qualquer uma..), dá pra ai porem 3 fotos tiradas à mm distancia a um mm objecto, uma sem zoom, outra c o zoom 12x e outra ainda (e quem tenha) com o zoom 20x, que ja li para ai q há quem tenha comprado a teleobjectiva (n sei se é este o nome..) é q eu tou na divida se valerá a pena.. a qualidade fica igual, n treme mt? se puderem ai por agradecia.. tks.

citação:Originalmente colocada por Flyer

ao ter a distancia focal fixa.....como é q um gajo faz para fotos mais perto ou mais longe do que a distancia ideal?....tipo n dá p zooms :( as fotos terão sempre a mesma ampliação, seja uma foto no outro lado da área seja uma do lado de onde esta o reporter n?

andas para a frente ou para trás... [8D]

A nova lente da Nikon 70-300 parece ser uma excelente aposta para quem já tem a 18-70 e não se importa de andar com duas lentes atrás.
As suas caracteristicas técnicas são muito parecidas com as da 18-200. Com 2 elementos de vidro ED as imagens esperam-se tão detalhadas como na 18-200. O Sistema VR é a segunda geração. Ou seja, apesar de não haver ainda hands-on-reviews, pensa-se que os resultados serão bons.

O preço da lente em alguns sites é de cerca de 600 euros... Sendo que me portugal não me parece que venha a menos de 700. Valor este que a leva para o patamar de preço da 18-200... Em termos de imagem devem ser semelhantes, em termos de utilizadade nem se podem comprar. Os 70mm no sensor DX da nikon equivalem a 105mm num filme de 35mm ou seja a lente seria bastante restritiva no que se respeita a angulo de visão no extremo mínimo do zoom.

Eu sinceramente acho de muito maior valor o "range" dos 18mm até aos 70mm do que os 200mm aos 300m.
Mas foi como disse, se já se tem uma 18-70mm e não faz mal o peso e o facto de ter de trocar de lente sempre que se quer um wide shoot então é uma optima escolha. O preço apesar de começar a ficar para o caro não é de todo mau para a lente em questão. Mas não pensem que é uma mega lente, nem a 18-200 o é... É uma lente relativamente barata para o que faz mas é muito pouco luminosa. Tornando-a bastante lenta à noite e para desportos etc. O VR pode colmatar um pouco esta falha, mas não serve para nada caso o "objecto" fotografado tb se esteja a mover.

Nunca irá dar para sair à rua só com esta lente... Porque qdo quiserem fotografar um edificio ou monumento ou a namorada encostada ao HardRock de Budapeste os 70mm vao ser mto! Irão desejar ter os 24mm ;)

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

citação:Originalmente colocada por Papi

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Eu nunca disse que era barato.

Disse é que não é uma loucura.

Pq numa SLR um lente é tão ou mais importante que a máquina...

Uma simples 24 fixa custa 600€ um tele 300 fixa custa uns 5.000€.

Menos que 300€ por uma lente já é complicado, e normalmente são lentes bastantes sofriveis.

Essa como indicas até é uma boa lente, mas nem é nenhuma "bomba" nem é nenhuma loucura.

loucura depende da bolsa de quem a vai comprar né?

agora levantaste uma questão engraçada...
O pessoal com as lentes é tipo: só o que custa 5000€ é que é bom, mas 50% não sabe dizer a diferença entre duas imagens de duas lentes com preços bastante separados e desses 50%, 30% a olho nu não reconhece as diferenças... uma lente de 200€ produz optimos resultados.. as diferenças são pequenas, o pessoal é que é esquesito demais...

esta lente acho que deve ser similar em termos de qualidade a 18-200

Claro que tudo denpende das bolsas.

Um verdadeiro profissional não usa nada acima de f2.4 !!! E tb não usa lentes não fixas, tanto em mm como em f.

Por isso é que digo que esta lente não é nada de outro mundo, nem uma loucura...

É uma lente ao nível da 18.200, se bem que é mais complicado fazer uma 18 que uma 70. Por isso a 18.200 é mais cara. De resto devem ser bastante semelhantes.

A Nikon tem uma 70-300 que é bastante fraca, tanto em termos de qualidade de lente como de luminosidade, por isso é que lançaram esta nova, mas mesmo assim é meramente para cobrir a parte "amadora" do mercado.

Pq se testares um jogo de futebol o mesmo corpo, e depois uma lente 300fixa f2.4 e esta 70-300 no 300. Vais ver a diferença!

Se me permitem meter na conversa...

Muitos profissionais utilizam lentes com abertura máxima inferior a 2.8 (4 ou mesmo 5.6), assim como muitos utilizam lentes zoom.

Não é por estas serem zoom ou terem aberturas máximas mais pequenas que deixam de ser boas.

Deixo-vos alguns exemplos de lentes destas, que são usadas por alguns dos melhores fotógrafos do mundo:
- 17-40 f/4 L da canon
- 28-300 f/3.5-f/5.6 L da canon
- 100-400 f/4-f/5.6 L da canon
- 800 f/5.6 EX da Sigma

Metam na cabeça de uma vez por todas que o material apenas ajuda um pouco. Quem faz a fotografia é o fotógrafo, o seu olho, a sua criatividade.

Tenho amigos que fazem com máquinas descartáveis o que eu não consigo fazer com a minha EOS 1D. Pessoas com um sentido para a fotografia muito maior do que o meu.

Agora não tenham também dúvidas que a qualidade das lentes vê-se e bem, quando se põe a foto em papel. Detalhes que se perdem ou ganham pelo facto de se utilizar uma lente má ou boa, cores, imperfeições ópticas, aberrações cromáticas, etc...

Se utilizarem uma lente de 50€ para fotografar um flamingo, não vos vai aparecer um elefante na foto, mas pondo duas fotos lado a lado, é possível notar qual foi tirada com uma lente de 50€ e qual foi com uma de 5000€... a olho nu.

Na minha opinião... é preferível 1000 vezes comprarem um corpo mais fraco e lentes melhores do que o contrário. Não se iludam... são as lentes que "fazem" a foto, não os corpos.

E agora a pergunta no sitio certo.

Valerá a pena esperar pela 400D ou aproveitar a 350D a preços de saldo?

Prós e Contras, alguém me pode ajudar?

Neste momento tenho uma Kodak V603 e embora tire fotos mto melhores (tb os anos ajudaram) que a minha anterior Canon A20 ambicionava algo mais.

RR

citação:Originalmente colocada por jcpr

Se me permitem meter na conversa...

Muitos profissionais utilizam lentes com abertura máxima inferior a 2.8 (4 ou mesmo 5.6), assim como muitos utilizam lentes zoom.

Não é por estas serem zoom ou terem aberturas máximas mais pequenas que deixam de ser boas.

Deixo-vos alguns exemplos de lentes destas, que são usadas por alguns dos melhores fotógrafos do mundo:
- 17-40 f/4 L da canon
- 28-300 f/3.5-f/5.6 L da canon
- 100-400 f/4-f/5.6 L da canon
- 800 f/5.6 EX da Sigma

Metam na cabeça de uma vez por todas que o material apenas ajuda um pouco. Quem faz a fotografia é o fotógrafo, o seu olho, a sua criatividade.

Tenho amigos que fazem com máquinas descartáveis o que eu não consigo fazer com a minha EOS 1D. Pessoas com um sentido para a fotografia muito maior do que o meu.

Agora não tenham também dúvidas que a qualidade das lentes vê-se e bem, quando se põe a foto em papel. Detalhes que se perdem ou ganham pelo facto de se utilizar uma lente má ou boa, cores, imperfeições ópticas, aberrações cromáticas, etc...

Se utilizarem uma lente de 50€ para fotografar um flamingo, não vos vai aparecer um elefante na foto, mas pondo duas fotos lado a lado, é possível notar qual foi tirada com uma lente de 50€ e qual foi com uma de 5000€... a olho nu.

Na minha opinião... é preferível 1000 vezes comprarem um corpo mais fraco e lentes melhores do que o contrário. Não se iludam... são as lentes que "fazem" a foto, não os corpos.

Sim é verdade que alguns profissionais usam lentes de pouca abertura e com zoom, mas depende muito de certo tipo de profissionais. Se fores para profissionais de desporto ou moda então provavelmente não vais encontrar mtos com lentes de f superior a 2.8. Talvez vejas mtos freelancers com lentes de zoom para poderem ter apenas uma maquina e tirar algumas fotos em "confusao". E as lentes de zoom ou têm pouca abertura ou são mto caras.

Eu concordo, e a 200%, com o teu ultimo comentário! São as lentes que fazem "boas" fotos e não os corpos. As diferenças entre uma D50 ou uma D70s são praticamente nulas e acho que nenhuma se relaciona directamente com a qualidade da foto no geral. Neste campo a D50 até leva alguma vantagem sobre a D70s devido ao novo sensor e processamento digital que permite usar ISOs mais elevados com muito pouco ruído. Agora mais vale agarrar nos 300 de dif entre as duas e comprar uma lente jeitosa.

E as vezes nem é preciso gastar mto dinheiro, basta procurar um pouco. Por exemplo, para quem gosta de retrato e/ou tira mtas fotos em jantares e afins a Nikon tem uma 50mm fixa de f1.8 que custa NOVA 100 euros (na net). É barata pq é uma lente "basica", facil de fabricar e que já existe há mtos anos no lineup da Nikon, sendo "esquecida" por muitos porque nao tem zoom nem VR nem uma data de siglas associadas. É também considerada por muitos uma das lentes com melhor detalhe que a Nikon tem!

O que eu acho sempre é que em vez de gastar 2000 euros numa D200 talvez seja melhor comprar uma D80 e depois aproveitar para ler na net reviews e testes e tudo e mais alguma coisa sobre lentes... E entao encomendar lentrs BOAS. Para quem quer apenas tirar fotos ao fim de semana e é do nivel mto amador, os kits que vêm com a máquina servem perfeitamente e estão prontos para as curvas!

Ei pessoal! Nem sei se aqui é o melhor sítio para por esta pergunta...
É assim, eu gosto de fotografia, mas estou a leste dos termos tecnicos e truques para tirar fotos. Ou seja, sinto que parei, não consigo evoluir sem entrar mais a sério no mundo da foto...
Alguém conhece algum site, ou pdf que ensine algo?? Tipo: Idiot guide to photography??

Obrigado!!

citação:Originalmente colocada por TiZeDasCoives

Ei pessoal! Nem sei se aqui é o melhor sítio para por esta pergunta...
É assim, eu gosto de fotografia, mas estou a leste dos termos tecnicos e truques para tirar fotos. Ou seja, sinto que parei, não consigo evoluir sem entrar mais a sério no mundo da foto...
Alguém conhece algum site, ou pdf que ensine algo?? Tipo: Idiot guide to photography??

Obrigado!!

Existe mesmo o: "Digital Art Photography for Dummies"
Podes arranjar na fnac ou qq livraria... ou mesmo na net.

De resto sabes que o Google é nosso amigo!

citação:Originalmente colocada por The-Prophecy

Sim é verdade que alguns profissionais usam lentes de pouca abertura e com zoom, mas depende muito de certo tipo de profissionais. Se fores para profissionais de desporto ou moda então provavelmente não vais encontrar mtos com lentes de f superior a 2.8. Talvez vejas mtos freelancers com lentes de zoom para poderem ter apenas uma maquina e tirar algumas fotos em "confusao". E as lentes de zoom ou têm pouca abertura ou são mto caras.

;)

O mundo da moda é algo que me passa um pouco ao lado. Não conheço muitas pessoas nesse ramo. O de desporto conheço razoavelmente. E é verdade o que dizes. São raros os que usam lentes com pouca abertura. Já zooms são bastante usados, especialmente os 70-200 2.8.

Mas conheço alguns de fotografia automóvel e de natureza que utilizam lentes com aberturas menores e zooms sem qualquer problema.

A 100-400 L da Canon é um exemplo. É um zoom, com abertura máxima pequena, mas a sua qualidade óptica é excelente. Aliás mesmo os profissionais de desporto apenas utilizam lentes de abertura fixa a 2.8 porque elas são melhores opticamente que as outras. A grande maioria dispara a f/4.

Eu já fiz jogos de voleibol com a minha 200 1.8, e quando tentei disparar com AF a 1.8, 8 de 10 fotos ficaram desfocadas. A profundidade de campo é muito pequena. Baixando para 2.8, a taxa praticamente inverteu.

Boas (mais uma vez [:I])

Estando eu interessado em entrar no mundo DSLR o que me aconselham?

Prós e contras?

Neste momento apenas equaciono os modelos 350D ou esperando o 400D.

Obrigado
RR

O que aconselho?

Escolhe ou Canon ou Nikon. São os grandes nomes do mercado e são os gigantes da fotografia a nivel mundial. A escolha de uma destas garante-te futuro no que diz respeito a lentes e outro tipo de material que mais tarde venhas a querer.

Quanto a modelos... para começar, acho que nada como entrares com uma 350d ou D50. Compra uma boa lente (50 f/1.4 é barata e muito boa) e toca a disparar.

Fala aqui quem já teve esse dilema e já tem a sua máquina!

Eu escolho a D50! so te digo uma coisa... pega nas duas: vais logo ficar inclinado para um lado! em relação as diferenças acho que são marginais, a mais obvio é os 8megapixels X 6. mas acho que isso é secundário...

As lentes de 50mm da nikon são realmente boas, mas a 1.8 é que á barata! A 1.4 já vai para os 500€ e já me disseram que em relação a mais barata não ganha grande coisa...

citação:Originalmente colocada por Papi

Fala aqui quem já teve esse dilema e já tem a sua máquina!

Eu escolho a D50! so te digo uma coisa... pega nas duas: vais logo ficar inclinado para um lado! em relação as diferenças acho que são marginais, a mais obvio é os 8megapixels X 6. mas acho que isso é secundário...

As lentes de 50mm da nikon são realmente boas, mas a 1.8 é que á barata! A 1.4 já vai para os 500€ e já me disseram que em relação a mais barata não ganha grande coisa...

Porque é que escolheste a D50 ?

É mesmo as opiniões pessoais de utilizadores que procuro para desfazer as duvidas que tenho :)

Rui

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

De que valores estás a falar [?]

A 50mm f1.4 da Nikon já se manda para os 450euros... O que acaba por não ser assim tão barata.
A 50mm f1.8 da Nikon custa menos de 150 euros em alguns sites conhecidos na net... Em portugal deves conseguir por 200 e qq coisa. E isso sim é um preço mto barato para uma lente com a qualidade e abertura que esta tem!

A diferença entre a f1.4 e a f1.8 é marginal sendo que a 1.4 é até um modelo bastante mais velho... Em termos de qualidade de fotografia sao as duas excelentes (mtos consideram a 50mm f1.8 uma das lentes com melhor detalhe do lineup da Nikon)

Eu ando sériamente a pensar em comprar uma para fotografia interior. Por este preço é impossível ser embarretado :P

Eu concordo, e a 200%, com o teu ultimo comentário! São as lentes que fazem "boas" fotos e não os corpos. As diferenças entre uma D50 ou uma D70s são praticamente nulas e acho que nenhuma se relaciona directamente com a qualidade da foto no geral. Neste campo a D50 até leva alguma vantagem sobre a D70s devido ao novo sensor e processamento digital que permite usar ISOs mais elevados com muito pouco ruído. Agora mais vale agarrar nos 300 de dif entre as duas e comprar uma lente jeitosa.

E as vezes nem é preciso gastar mto dinheiro, basta procurar um pouco. Por exemplo, para quem gosta de retrato e/ou tira mtas fotos em jantares e afins a Nikon tem uma 50mm fixa de f1.8 que custa NOVA 100 euros (na net). É barata pq é uma lente "basica", facil de fabricar e que já existe há mtos anos no lineup da Nikon, sendo "esquecida" por muitos porque nao tem zoom nem VR nem uma data de siglas associadas. É também considerada por muitos uma das lentes com melhor detalhe que a Nikon tem!

O que eu acho sempre é que em vez de gastar 2000 euros numa D200 talvez seja melhor comprar uma D80 e depois aproveitar para ler na net reviews e testes e tudo e mais alguma coisa sobre lentes... E entao encomendar lentrs BOAS. Para quem quer apenas tirar fotos ao fim de semana e é do nivel mto amador, os kits que vêm com a máquina servem perfeitamente e estão prontos para as curvas!

Desculpem lá mas esse truque de gastar dinheiro nas lentes e não nos corpos era nas antigas máquinas de filme. pegavas num corpo barato metias la o melhor rolo! agr nas digitais está tudo junto!

em relação a D50 VS D70 Tb acho que a diferença é quase nula, mas a de preço já é e muito!

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

De que valores estás a falar [?]

A 50mm f1.4 da Nikon já se manda para os 450euros... O que acaba por não ser assim tão barata.
A 50mm f1.8 da Nikon custa menos de 150 euros em alguns sites conhecidos na net... Em portugal deves conseguir por 200 e qq coisa. E isso sim é um preço mto barato para uma lente com a qualidade e abertura que esta tem!

A diferença entre a f1.4 e a f1.8 é marginal sendo que a 1.4 é até um modelo bastante mais velho... Em termos de qualidade de fotografia sao as duas excelentes (mtos consideram a 50mm f1.8 uma das lentes com melhor detalhe do lineup da Nikon)

Eu ando sériamente a pensar em comprar uma para fotografia interior. Por este preço é impossível ser embarretado :P

Mesmo barata é a 50 1.8, à volta dos 100€ nova na digiwowo.de.

Mas 340€ pela 50 1.4 nova também não é cara por aí além.

Já agora... o que pretendes fazer a nível de fotografia interior?

Voltar
Superior