Máquinas fotográficas digitais

citação:Originalmente colocada por The-Prophecy

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

652 € (apenas corpo) e 715 € com objectiva 18-55 EF-S.

O que mesmo assim é um preço bastante superior à Nikon D50, 33% mais! O que é bastante por uma máquina praticamente igual!

Não sei mas a re****ção das máquinas digitais da Nikon não é assim tão significativo que lhes permita ter um preço mais avultado. Pelo que tenho me apercebido, a Nikon no que toca a digital está um pouco atrás. Pelo menos assim me parece, pelo que tenho visto.

A nikon por sua vez superioriza-se em termos de Shutter Release e em Qualidade de Contrução. O que a meu ver é mais importante do que os MPs e FPS.
Não concordo... E mesmo usando materiais mais leves e menos nobres, as Canon continuam com grande rigor construtivo. E aguentam boas quedas com ligeiríssimos danos. Que o diga a minha EOS...

Ja tive várias máquinas, digitais e analogicas na minha mão e nunca nenhuma me "soube" melhor que a D50.
De acordo, não propriamente pela pega em si, mas pela colocação de alguns comandos, mas nisso até a Canon já os tem revisto.

citação:Originalmente colocada por SOneca-II

Como é que funciona a lógica dos "mm"? 18-55mm qual é o zoom? face a uma denominada maquina normal?

Nas máquinas "normais" (como lhes chamas) é usado um sistema de medida mais simples e que por mtas vezes pode ser totalmente enganador.

O ZOOM 1x, 2x não é mais que a Distância Focal máxima a dividir pela distância focal mínima. No caso da 18-55 ficas com um "zoom" de 3x.

Eu digo que isto é enganador pelo seguinte facto:

Se tiveres uma lente 10-80mm tens um "zoom" de 8x, mas por sua vez uma lente 40-320mm tb tem um "zoom" de 8x. Mas 320mm é uma distância focal muito maior que os 80mm sendo que é uma lente que aproxima mto mais apesar de ter os mesmos "8x".

Já agora como sei que a lente é boa para pouca luz? F alto ou F baixo?

Neste caso já não há medidas diferentes! ;)
Uma lente é mais luminosa qto menor for o "F" ou seja, qto menor o "F" mais aberto está o diafragma!

Para "Fs" altos tens o contrário... Um "F" alto significa que a lente tem o diafragma pouco aberto ou seja deixa entrar pouca luz.

Assim, resumindo, tens que as lentes que deixam entrar mais luz e por conseguinte melhores em ambientes de pouca luz são as que têm um "F" reduzido. Este facto é facil de verificar pq as lentes, qto menor "F" tiverem mais caras sao :P

Agora uma coisa que costuma confundir as pessoas é o seguinte:

A Nikon 18-55mm anuncia um f3.5-5.6 .
Isto NÃO significa que o "F" desta lente apenas varia de 3.5 a 5.6!
Significa que qdo tens a lente a 18mm consegues um mínimo de f3.5 e qdo fazes zoom para 55mm ficas com um "F" mínimo de 5.6!

O valor máximo de abertura para esta lente é de f22 aos 18mm e f38 aos 55mm!

Convém referir ainda que este "zoom" de 5x ou 8x que se vê nas máquinas digitais "comerciais" não reflete o tamanho das coisas nas foto. Ou seja se nos olharmos para um berlinde e apontarmos uma lente com zoom 10x isto não quer dizer q ficamos com uma foto de um berlinde 10x maior! Basicamente não quer dizer nada :P

Para se conseguir a chamada "amplificação binocular" é preciso fazer algumas contas.

Uma lente de 50mm num filme de 35mm é considerado padrão devido a ser mto aproximado ao olho humano. Ou seja tirar uma foto a um berlinde com uma 50mm numa máquina analogica dá uma foto igual ao q se estava a ver a olho nu!

Agora com as digitais as contas complicam um bocado. Visto que os sensores de quase todas as maquinas digitais (por exemplo a 5D da Canon e uma excepção) são bem mais pequenso que o "filme de 35mm" o que resulta no chamado "Crop Factor" ou seja um coeficiente de corte.

Assim uma lente 50mm num corpo da Nikon (crop factor = 1.5x) é equivalente a uma 75mm numa maquina analogica. Ou seja tirar a mesma foto a um berlinde com um 50mm num D50 ou D70 ou D200 significa que se vai ter um berlinde 1.5x maior!

As contas são as seguintes: 50mm x 1.5 / 50mm = 1.5x

No caso de se ter uma 200mm fica: 200mm x 1.5 / 50mm = 6x

Espero ter-me feito compreender :P
Alguma duvida apitem!

Não querendo abusar mto , só mais um bocadinho, da vossa paciência aqui vai uma pergunta que me atormenta deste ontem :D

Se uma lente é 17-55mm e sendo os 50mm o considerado normal ao olho humano quer dizer que para baixo dos 50mm ela começa a foto de mais longe (se é que me entendem)...

então uma lente a partir de 55 (por exemplo) é que seria uma real aproximação ao objecto...

:S ou tou completamente queimado?

RR

Não querendo abusar mto , só mais um bocadinho, da vossa paciência aqui vai uma pergunta que me atormenta deste ontem :D

Se uma lente é 17-55mm e sendo os 50mm o considerado normal ao olho humano quer dizer que para baixo dos 50mm ela começa a foto de mais longe (se é que me entendem)...

então uma lente a partir de 55 (por exemplo) é que seria uma real aproximação ao objecto...

:S ou tou completamente queimado?

RR

abaixo de 5omm é mais panoramica... mas o angulo de visao de uma lente quando comparada com os nossos olhos é muito mais pequeno..

mas nao te esqueças que uma 18mm no sensor DX das Nikon fica em 24mm (se não me engano) mas nos zooms ganhas bastante...

Apesar das maq. digitais serem muito práticas a nível profissional, ninguém tira o romantismo da fotografia em filme.
Nestas férias fui até à ilha da Grande Canária e lá os equipamentos electrónicos são muito mais baratos.
E não hesitei. Comprei uma CANON EOS 30 de filme 35mm. E não há dúvida que tirar fotos com uam máquina semi-profissional é outra coisa. Ouvir o espelho a subir e depois a abertura e fecho do obturador...LINDO.
Apesar de ter uma lente canon 35-80mm já encomedei uma 28-105, para alargar um pouco o leque de zoom.

De forma simplista o efeito é o de usares uns óculos (ou lupa) ao contrário as coisas ficam mais pequenas...

No caso das grande angulares, abaixo de 50mm (30mm se for uma máquina digital) ficas com um ângulo de visão superior ao do olho humano (aproximadamente). E o objecto que estiver mesmo a meio da imagem ficará na foto mais "longe" do que realmente está!

Esta foto foi tirada com a Sigma 10-20mm:

Basicamente n "vês" o mundo assim :P

Sim apartir dos 50mm começas a ampliar os objectos ou seja é como se tivesses andado até eles...

para juntar a essa discusão [8D]

filmvsdigitalqu3.jpg

E num caso ainda mais extremo, podes usar um Olho de peixe!

A Nikon tem o primeiro olho de peixe exclusivamente para maquinas digitias com 180º de ângulo na diagonal..

ni-203.jpg

A isto é que se chama dobrar uma esquina :D

citação:Originalmente colocada por António Alexandre Santos

Apesar das maq. digitais serem muito práticas a nível profissional, ninguém tira o romantismo da fotografia em filme.
Nestas férias fui até à ilha da Grande Canária e lá os equipamentos electrónicos são muito mais baratos.
E não hesitei. Comprei uma CANON EOS 30 de filme 35mm. E não há dúvida que tirar fotos com uam máquina semi-profissional é outra coisa. Ouvir o espelho a subir e depois a abertura e fecho do obturador...LINDO.
Apesar de ter uma lente canon 35-80mm já encomedei uma 28-105, para alargar um pouco o leque de zoom.

Mas já alguma usaste uma SLR Digital?
Tanto as Nikons como as Canon fazem (praticamente) o mesmo barulho que as maquinas analogicas...
Não é nada daquelas coisas pequenas de "Bip Bip" ;)

citação:Originalmente colocada por Mooch

citação:Originalmente colocada por rsl
- O preço da Benq é de 179€
- não quero gastar mais de que 200€
- Estou na zona de Braga
...

Mediamarket de braga, Pentax Optio M10, 6MP, zoom optico de 3x e o resto das caracteristicas podes ver num site ou ir experimentar à mediamarket por €159. Na minha opinião sempre é uma melhor escolha.

aproveitando para te ajudar, se fores ao media mark (pelo menos o de lisboa tem) ve a casio QR v51, comprei uma aos meus pais e a maquina é muito porreira!;)

Se nao houver, ves o que é que há la nos molhos em promoçao e vens dizer à malta! :D

Hoje fui ao media markt e aproveitei e dei uma olhadela nas coisas..

qunto isto me saltou à vista:

panasonic_tz1_01.jpg

Panasonic TZ1

A maquina ao vivo tem muito bom aspecto, um ecra enorme atras, e zoom de 10x.. muito porreira mesmo!

Opiniao Dpreview: Recommended (with reservations)

O ecrã enorme é porreiro, sobretudo para descarregar a bateria... :D :D :D

Talvez valhe a pena pelas lentes...

citação:Originalmente colocada por bizarro

citação:Originalmente colocada por Lippe

Nao encontrei nada aqui sobre o camera panning...se alguem me puder indicar em que pagina falam disso eu agradecia;)

Já agora, nao me conseguem indicar um site ou qualquer coisa que fale deste genero de tecnicas sobre fotografia...tecnicasa ou coisas relacionadas com fotografia;)

Vou ser encontro em que pagina é que isso foi falado..;)

Aqui está: http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=24488&whichpage=76

Bip bip [?] O que é que é isso [?]

Ca em casa ha mais algumas maquinas digitais, das "normais"...
E todas elas fazem o famoso bip qdo focam e depois tiras a foto e fazem outro bip.

A minha D50 e todas as outras SLRs da Canon e Nikon (penso q as minolta , sony e pentax tb o fazem) têm um som em tudo igual às tradicionais maquinas analogicas. Penso mesmo que o principio de funcionamento é em tudo semelhante. So que no fim o q esta la para captar o momento ou é uma pelicula cheia de quimicos ou um sensor cheio de pixeis ;)

Bip bip [?] O que é que é isso [?]

Ca em casa ha mais algumas maquinas digitais, das "normais"...
E todas elas fazem o famoso bip qdo focam e depois tiras a foto e fazem outro bip.

A minha D50 e todas as outras SLRs da Canon e Nikon (penso q as minolta , sony e pentax tb o fazem) têm um som em tudo igual às tradicionais maquinas analogicas. Penso mesmo que o principio de funcionamento é em tudo semelhante. So que no fim o q esta la para captar o momento ou é uma pelicula cheia de quimicos ou um sensor cheio de pixeis ;)

A casio R51 dos meus pais tambem faz esse som de SLR! [}:)]

Pronto.. é uma som a imitar..[8)]

Voltar
Superior