Marcas que vos surpreenderam pela + e -?

Duas marcas que me desiludiram recentemente:

- Toyota: A Avensis 2.2D4D do meu tio continua parada na Toyota sem solução aparente, desde a revisão dos 15 mil e em 7000kms mamou 3 litros de óleo, uma vergonha.
Um conhecido meu trocou em Setembro uma Avensis por um Mercedes Classe B porque também teve problemas no motor relacionados com o consumo abusivo de óleo.
Neste mesmo forum li casos como o do Auris do momentos que entre outras coisas foi entregue com coisas avariadas (roda do difusor de ar, bluetooth)...
Se isto é a tradicional qualidade japonesa vou ali e já venho.

Cumprimentos

exigência de carro novo, parece-me simples a resolução! mas acho um bocado exagerado 3l de oleo!

o meu d4d tb mamou 1 l de oleo em 15000 km ag com 60000 n tá a gastar quase nada

pela positiva:

a estética do C4 coupé (o de 5 portas... é nojento)
a lexus

pela negativa:
a jaguar... a começar a usar motores diesel
o astra com o 1.2cdti (arrastadeira)

Last edited:
Pela positiva:

Skoda: A diferença de qualidade para a VW é mesmo muito pequena e em alguns casos os carros são mais bonitos e são sempre mais baratos. O Octavia principalmente.

Kia: Era uma marca que eu encarava com a maior indiferença até surgir o Sorento. Quando saiu... Uau, mas isto é mesmo um Kia? Depois continuaram em grande nível com o Cee'd, que sendo do segmento C pode fazer alguns estragos. E ainda falta o pro_cee'd...

Audi: É mesmo a gama toda, do A3 ao A8, espectaculares todos eles, com destaque para o A5, R8 e para as versões Hardcore dos A4 e A6.

Pela negativa:

Seat: Os carros estão todos iguais, e a qualidade dos interiores caiu a pique. Antes estavam ligeiramente abaixo dos VW equivalentes, agora estão no fundo da tabela.

Peugeot: Tiveram das gamas generalistas mais agradáveis do mercado, esteticamente falando. Toda a série 06 para mim é fantástica estéticamente, sobretudo o 406 coupe. Os desportivos do final dos 80's e início dos 90's também foram desaparecendo, sobrando os RC. A série 07 está estranha, o 308 está horrível.

Toyota: Os Toyotas são em 99% dos casos carros feios. O Auris e o novo Corolla abusam, e com a agravante de o Auris ter perdido a qualidade dos interiores que caracterizava o anterior Corolla.

- Toyota: A Avensis 2.2D4D do meu tio continua parada na Toyota sem solução aparente, desde a revisão dos 15 mil e em 7000kms mamou 3 litros de óleo, uma vergonha.
Um conhecido meu trocou em Setembro uma Avensis por um Mercedes Classe B porque também teve problemas no motor relacionados com o consumo abusivo de óleo.
Neste mesmo forum li casos como o do Auris do momentos que entre outras coisas foi entregue com coisas avariadas (roda do difusor de ar, bluetooth)...
Se isto é a tradicional qualidade japonesa vou ali e já venho.

De facto muito mau :eek:

Eu confesso que não tenho tido muitas surpresas ultimamente, para ser sincero acho que apesar dos avanços das generalidade das marcas nos últimos anos, os posicionamento delas têm-se mantido.

nos ultimos anos:
+
- citroen: agora com a geração "C", muito melhor que a geração"X" anterior
- bmw: axo que tem a melhor gama no global
- honda: jazz, civic, accord....não é preciso dizer mais..

-

-seat: não gosto do novo estilo que insistem em copiar em todos os modelos(bemdito leon I)
- mercedes: axo que os modelos se estao a tornar demasiado americanos...
- pegeout- aquele "sorriso" não me convence. Por exemplo axo que o 207 perdeu o carisma do 206
- renault- o design esta a piorar claramente...os ultimos restylings(megane, velsatin, etc.) foram quase assassinos

pela positiva a maior surpresa que tive foi o Getz com o motor diesel, aquilo anda muito e tem um bom comportamento!

E a Mazda! tem evoluido a olhos vistos, designs atraentes e motores interessantes!apr:)

pela negative, a Renault Espace 2.2 DCi, demasiados problemas para um motor com menos de 100.000 kms e com sérias dificuldades para os resolver!

Pela positiva

• Alfa Romeo - Depois de tantos anos de má fama da marca, decidi comprar um 147. Logo à primeira vista, impressionou-me pela qualidade de construção, que nada tinha que ver com os Alfa do passado. Além disso, aliava um conjunto enorme de qualidades.
    Hoje, já com seis anos e mais de 80 mil km, não podia estar mais satisfeito. Apesar dos inúmeros maus tratos, continua a ser um companheiro 100% fiel, que nunca me deixa mal.
  • Fiat - Continuo a dizer que não há nenhum Fiat de que goste, à excepção do Barchetta e Coupé. Passado quase um ano de ter comprado o Barchetta, cada vez mais fico rendido ao pequeno roadster.
    De longe, o melhor Fiat dos anos 90. Para ser sincero, nunca pensei que a Casa de Turim fosse capaz de algo tão bom ao nível mecânico e dinâmico.
  • Kia - Até há umas semanas atrás, diria que era incapaz de comprar um Kia.
    Actualmente, e depois de ter conduzido o Cee´d, tenho uma opinião oposta. Está entre os melhores do segmento e é, de longe, o melhor negócio do segmento C.
    Os meus parabéns à Kia.

Pela negativa

• Opel - Gama actual com muito pouca paixão. A falta de conforto dos seus automóveis começa a ser cada vez mais evidente.
    Motores diesel muito abaixo do nível da concorrência.
  • Toyota - Há pouco tempo atrás, os seus automóveis tinha estéticas um pouco banais, mas que não desiludiam.
    Actualmente, não vejo qualquer evolução neste campo, até muito pelo contrário.
    A qualidade de construção tem descido a olhos vistos, veja-se os casos do Auris e do Yaris.
    Além da suposta fiabilidade, os Toyota têm muito poucos argumentos.

POSITIVA
O fiesta xtrend que o meu sogro ofereceu,eu que não gostava de ford!!!!
Exelente carro,muito fiavel em 2anos 45.000km e zero problemas ,zero ruidos parasitas ,motor muito despachado em a.e.....algo gastador,e revisões baratas na marca ...130€....

FIAT GRANDE PUNTO SPORT VAN 90CV
Carro muito bem construido ,muito seguro,exelente motor,muito económico em a.e,grande evolucão face a antiga fiat!!!....LINDO DE MORRER!!!!

Hiunday sonata 2.0crdi
comprado a 2meses pelo meu sogro
Qualidade de construcão muito boa ,motor muito rapido ,chega aos 220kmh com bastante facilidade,seguro,e acima de tudo exelente relacão preço/qualidade

NEGATIVA

SEAT

qualidade de construcão muito má ,os puxadores e a parte superior do tablier,descascam com muita facilidade!!!

ALGUNS MOTORES "VAG"

1.2 manco ,1.4tdi,2.0 tdi 140cv
muito problemáticos,para uma marca que se diz e que se paga com muito "status"

P.s
Marcas a evoluir muito pela positiva
citroen........ford.......fiat.....e alfa romeu

Marcas pela negativa

peugeut"estética"........lancia parou no tempo.....renault,carros feios e a electrónica continua a fazer das suas,grupo vag,mais fama que proveito,execpto a audi!!!!![;)]

Last edited:
A mim surpreenderam pela positiva a Kia e a Citroen. A Kia com o Cee'd, e a Citroen com o C4 e C6, que são belos carros e que voltaram a ser arrojados, ao contrário do Xsara, por exemplo.

Pela negativa surpreendeu-me a Renault, que fez um Twingo cuja traseira deve ser alvo de um crash test antes de serem vendidos, e por falar em crash test...só teve 28 pontos no Ncap. Além disso, pela estratégia deles, parece que vão pelo caminho dos carros bons e racionais, mas começam a perder todo o arrojo estilístico. A outra que me desiludiu foi a Mazda, mas só devido à de cá de casa, que só passou na inspecção à terceira vez...[:D]

Positiva:

Opel astra: comprou-se pq é o que compensa mais dentro do plafond em termos de preço ( leasing reting etc) tinha sempre o melhor preço e maior desconto. Pensei que fosse mais sepo e menos agradável de conduzir.
De faco é um carro confortável que transmite muita segurança.

Kia ceed: ao nível do astra em termos de segurança e conforto. Não tem nada ver com oas antigos coreanos. Até a suspensão. De olhos fechados parece um germânico em termos de sensações.

Kia Carrens 7 lug 2.0D. Por menos de 30mil euros é um carro extremamente interessante, rápido e com um A/C com uma potência admirável.

Negativa:

VW Touareg: é sepo, desconfortável mesmo com a suspensão em modo conforto e a posição dos manípulos é a coisa mais estúpida que já vi. Anda-se à procura do manipulo tal o afastamento do volante. A versão 2.5 não anda nada de especial e o A/C faz um chavascal parece um aspirador.
Nota: não quer dizer que não tenha outras qualidades [;)]

Nissan pathfinder: qualidade dos acabamentos inaceitável.

Peugeot 307: não percebo como é que se venderam tantos. Ambiente a bordo péssimo. Parece q estamos num berlingo ou partner por dentro.

Eu acho curioso é os pontos negativos ou positivos serem analisados baseados em opiniões de gostos esteticos [:D]

Isto é cada vez o " Ha o que gosto ( que é cheio de qualidades ) e depois há os outros ( cheios de defeitos )"

Last edited:
Pequeno balanço das respostas até ao momento:

Pequeno balanço das respostas até ao momento:

Até ao momento e segundo os posts já colocados destaco pela positiva:

a FIAT, a Citröen e a Kia.

A FIAT parece ter dado um grande salto em frente para colmatar a crise,

com propostas muito interessantes. A Citröen tem tido sucesso com os

C4 e Picasso, o C6 está soberbo, resta ver como virá o renovado C5.

A Kia tem lançado alguns modelos interessantes.

Pela negativa:

A Renault, devo dizer que concordo plenamente, tem vindo a perder fulgor.

O design da marca, o atendimento e alguns problemas de fiabilidade foram

as causas apontadas. A Peugeot, após ter iniciado o design "BocaGuedes"

parece que não consegue fazer mais nada.

Quanto a mim a surpresa até ao momento: a Toyota, o design, o

atendimento, a fiabilidade e a qualidade foram as causas referidas.

Cpts e Viagens Seguras[;)].

Eu acho curioso é os pontos negativos ou positivos serem analisados baseados em opiniões de gostos esteticos [:D]

Isto é cada vez o " Ha o que gosto ( que é cheio de qualidades ) e depois há os outros ( cheios de defeitos )"

Peugeot_Sales, "os olhos também comem". Os gostos estéticos

são fundamentais para que as marcas consigam vender. Não é apenas

o conteúdo que tem de ser bom mas a embalagem também deve ser

atractiva.

Se te tivesses dado ao trabalho de ler o título do tópico, terias visto que é disso mesmo que estamos a falar, de opiniões. Não sei o que tem isso de curioso, foi pedida uma coisa, e as pessoas respondem.

Agora o meu contributo...

Marcas que mais me surpreenderam pela positiva.

- Fiat ( pelo que tem evoluido, pela melhoria no produto, pelo investimento que tem feito na transmissão de uma maior confiança ao cliente e pela diversificação crescente na oferta perante os segmentos )

- Honda ( por olhar para o cliente Europeu com outros olhos, pela assistência tecnica, pelo 2.2 diesel, pelo abordar estetico dos novos produtos ( goste-se ou não se goste ) em relação a outras marcas Asiaticas.

- Lexus - ( Por tudo aquilo que hoje em dia a torna alternativa aos alemães ! É cedo é certo para uma gama ampla e com muitas opções, mas há um claro sinal nesse sentido )

Marcas que mais me surpreenderam pela negativa.

Prefiro não dizer porque infelizmente ja se viu mais que uma vez que muita gente por aqui não sabe manter conversas cordiais.

Se te tivesses dado ao trabalho de ler o título do tópico, terias visto que é disso mesmo que estamos a falar, de opiniões. Não sei o que tem isso de curioso, foi pedida uma coisa, e as pessoas respondem.

Para mim opinião implica factos e argumentos superiores a gosto e não gosto. Gosto ou desgosto não significa qualidade ou falta dela, tão simples como isto.

Para mim opinião implica factos e argumentos superiores a gosto e não gosto. Gosto ou desgosto não significa qualidade ou falta dela, tão simples como isto.

Peugeot_Sales, se me permite:

opinião do Lat. opinione

s. f., maneira, modo pessoal de ver;
aquilo que se pensa sobre determinado assunto;
ideia;
juízo, parecer, voto;
crença, credo político ou religioso;
teima;
convicção;
fama;

in: www.priberam.pt

Não me recordo de ter lido que gosto (estética) significa

qualidade. Não é à tôa que as marcas apostam em centros de design

e fazem concepts-car para testar a reacção do público em relação

a determinada solução adoptada. Para mim, a estética é

importante. É lógico que não é o unico factor a ter em conta mas

é um dos. Outro exemplo de desinspiração estética é, quanto

a mim, a Seat. Copiar/esticar/reduzir/Colar não dá.

Não esquecer que a compra de um carro é, muitas vezes, um acto

emotivo[;)].

Peugeot_Sales, se me permite:

Não me recordo de ter lido que gosto (estética) significa

qualidade. Não é à tôa que as marcas apostam em centros de design

e fazem concepts-car para testar a reacção do público em relação

a determinada solução adoptada. Para mim, a estética é

importante. É lógico que não é o unico factor a ter em conta mas

é um dos. Outro exemplo de desinspiração estética é, quanto

a mim, a Seat. Copiar/esticar/reduzir/Colar não dá.

Não esquecer que a compra de um carro é, muitas vezes, um acto

emotivo[;)].

Eu não estou a atribuir o significado do dicionario. Apenas acho que dizer que a marca surpreende ou deixa de surpreender tendo em conta aquilo que é o gosto pessoal estetico, uma maneira muito redutora de ver as coisas....apenas isso.

Eu não gosto da Fiat e penso que todos sabem isso, nem gosto do lado estetico deles sequer...mas isso não quer dizer, e como podes ver no meu post referindo os que me surpreenderam, a Fiat foi a primeira que coloquei e referi os motivos pelo quais a coloquei lá...

Apenas acho que o conceito global e evolutivo se resume a muito mais do que não gosto disto ou daquilo....!!

tá bem , mas agora faz um carro cheio de qualidades mas que seja feio com tudo e vê quanto é que vá vender...
a estética também é uma qualidade...e para muitos(a maioria talvez) a mais importante...

tá bem , mas agora faz um carro cheio de qualidades mas que seja feio com tudo e vê quanto é que vá vender...
a estética também é uma qualidade...e para muitos(a maioria talvez) a mais importante...

O feio como tudo é uma questão pessoal...eu acho o Fiat Grande Punto feio como tudo...isso significa que seja ? Não...significa que eu não gosto. Obviamente que estamos a falar em situações normais e não extremas como o Rodius...

E, como disse acima, analisar isso como surpresa ou não, para mim é redutor quando um automovel tem enumeros pontos a serem analisados.

Eu não estou a atribuir o significado do dicionario. Apenas acho que dizer que a marca surpreende ou deixa de surpreender tendo em conta aquilo que é o gosto pessoal estetico, uma maneira muito redutora de ver as coisas....apenas isso.

Concordo que é uma forma redutora de ver as coisas mas não deixa

de ser uma opinião que muitas vezes leva a que as marcas vendam os seus produtos[;)].

Eu não gosto da Fiat e penso que todos sabem isso, nem gosto do lado estetico deles sequer...mas isso não quer dizer, e como podes ver no meu post referindo os que me surpreenderam, a Fiat foi a primeira que coloquei e referi os motivos pelo quais a coloquei lá...

Apenas acho que o conceito global e evolutivo se resume a muito mais do que não gosto disto ou daquilo....!!

Também não tenho grande apreço pela FIAT mas estou inteiramente

de acordo com o que escreveste há pouco[;)].

Back