Bom, irei tentar dar a minha opinião, esperando ser contrariado com motivos válidos e argumentações concretas e objectivas. É meu desejo que por momentos se deixem fanatismos de lado e que alguns tentem perceber que aqui discutem-se ideias e não se está contra ninguem.
Posto isto, acompanhem-me nesta análise:
Gosto e costumo trocar de carro cada 2/3 anos. Decidi recentemente trocar de carro e inclui um modelo Alfa, nomeadamente o Brera, nas minhas hipoteses de compra. Gostava muito do carro exteriormente, apesar de alguns pormenores interiores não me agradarem muito ( volante por ex. ) e comecei a visitar stands em Lx, para tentar obter mais informação sobre o modelo.
Primeira dificuldade: não há Brera para se poder experimentar. Questionei o vendedor como queria que eu desse mais de 55.000€ por um carro, sem o experimentar. Lá me foi dizendo que talvez me arranjasse 1 para eu experimentar, mas iria demorar umas 2 semanas e não garantia nada. A mesma resposta obtive noutros concessionários da zona de Lx.
Fui a uma outra marca, de um modelo concorrente, onde de imediato e sem eu perguntar, me meteram dentro do modelo pretendido, para eu conduzir. Logo aqui começa a diferença.
Para abreviar, direi que o que me fez decidir, foram principalmente 2 pormenores:
- Qualidades dinâmicas dos dois modelos. Um pude experimentar. O Alfa não consegui experimentar, pelo que me guiei pelo que li nas revistas da especialidade, por opinião de actuais proprietários de Brera e pelos dados do fabricante.
- Valor comercial previsivel de venda daqui a 2/3 anos. Este factor de desvalorização foi muito importante para a minha decisão. Como troco com frequencia de carro, não me interessa comprar um modelo que perca muito dinheiro em pouco tempo.
De realçar que a qualidade do Brera é já bastante boa ao nível dos materiais, embora a montagem e fixação dos mesmos ainda estar um pouco abaixo, do que se faz de melhor na concorrência.
Algumas vezes fala-se aqui com paixão à marca, defendendo-as como se fosse o nosso clube de futebol. Contudo se a maioria dessas pessoas estivesse no meu lugar, provavelmente formaria a mesma opinião e tomaria opções identicas.
Estéticamente, agradou-me imenso o Brera. Tirando o volante e alguns promenores do painel frontal, gostei muito do carro. Por outro lado tive de ponderar e não optar pela sua aquisição, pois o preço era mais elevado, o valor de retoma no futuro substancialmente inferior e as prestações desportivas que eu pretendia no carro a adquirir, ficavam bastante aquem do concorrente que acabei por adquirir.
Haverá quem concorde e quem discorde da minha opção, será legitimo e normal.