Marchionne diz que esperava mais do Brera e do Spyder

um TT Coupe com o mesmo nivel de equipamento do Brera fica em 50.140€. conforme simulador da SIVAONLINE. ou seja, 2.100€ mais caro que o Brera.

o entender o projecto é perceber a finalidade do carro. nem toda a gente procura as mesmas coisas num carro. se assim fosse bastava apenas existir uma marca.

O mercado está disposto a dar esse valor por um audi. Não por 1 Alfa.
A percepção do valor da alfa no geral, pelo mercado, é claramente inferior à da audi.

Tens razão quando dizes quando nem toda a gente procura a mesma coisa num carro.
No entanto olhas para o Brera e vês o quê? Um "calm-cruiser", ou algo que te promete a experiência de condução da tua vida?
mais uma vez, as expectativas criadas não correspondem ao que nos é entregue.
E nem sequer é questão do carro ser bom ou não.

A situação é semelhante com o Audi TT original.

spiderred076sq6.jpg

Ok eu fico cm ele...n sou esquisito... [br:)][br:)][br:)][br:)][br:)][br:)][;)]
Este carro é uma trampa.

- Não curva

- Não anda

- Tem folgas no tablier

- A qualidade geral é mediocre

- Gasta muito

- É ultrapassado por Puntos GT e Clios RS

- Uma bola chutada pelo Eusébio, nos dias de hoje, consegue ter mais velocidade de ponta

- A suspensão além de não ser eficaz, bamboleia muito e provoca enjoos nas viagens

- É tão bonito que provoca nauseas e dôr de coto

- É mais caro que a concorrência, os extras não contam

Este carro é uma decepção, um verdadeiro FLOP.

Nunca na minha vida iria gastar o meu dinheiro em carros tão "banais", como o TT e o Z4...

Venha um Spider para a mesa do canto. [kiss]

O mercado está disposto a dar esse valor por um audi. Não por 1 Alfa.
A percepção do valor da alfa no geral, pelo mercado, é claramente inferior à da audi.

Tens razão quando dizes quando nem toda a gente procura a mesma coisa num carro.
No entanto olhas para o Brera e vês o quê? Um "calm-cruiser", ou algo que te promete a experiência de condução da tua vida?
mais uma vez, as expectativas criadas não correspondem ao que nos é entregue.
E nem sequer é questão do carro ser bom ou não.

A situação é semelhante com o Audi TT original.

acho que a questão do impacto que a estética produz é pouco relevante.
a questão é que a concorrencia é agressiva e o segmento onde se insere é restrito. se já é dificil concorrer em segmentos mais generelistas, mais dificil é num segmento destes, que é bastante mais restrito, menos aberto a mudanças. no fundo acabamos se calhar por ir ter à questão da imagem realmente. a Alfa sofreu e ainda sofre, apesar de estar a recuperar, de um deficit de imagem. mas a marca está decidida em apostar na qualidade, pelo que essa qualidade irá naturalmente também reflectir-se nos preços. é também natural que inicalmente os consumidores olhem com desconfiança, apesar de serem produtos com reconhecida qualidade. o importante é a Alfa continuar a fazer produtos de boa qualidade, de modo aos poucos e poucos ir conquistando a confiança do grosso dos consuimidores.

Bom, irei tentar dar a minha opinião, esperando ser contrariado com motivos válidos e argumentações concretas e objectivas. É meu desejo que por momentos se deixem fanatismos de lado e que alguns tentem perceber que aqui discutem-se ideias e não se está contra ninguem.

Posto isto, acompanhem-me nesta análise:

Gosto e costumo trocar de carro cada 2/3 anos. Decidi recentemente trocar de carro e inclui um modelo Alfa, nomeadamente o Brera, nas minhas hipoteses de compra. Gostava muito do carro exteriormente, apesar de alguns pormenores interiores não me agradarem muito ( volante por ex. ) e comecei a visitar stands em Lx, para tentar obter mais informação sobre o modelo.
Primeira dificuldade: não há Brera para se poder experimentar. Questionei o vendedor como queria que eu desse mais de 55.000€ por um carro, sem o experimentar. Lá me foi dizendo que talvez me arranjasse 1 para eu experimentar, mas iria demorar umas 2 semanas e não garantia nada. A mesma resposta obtive noutros concessionários da zona de Lx.
Fui a uma outra marca, de um modelo concorrente, onde de imediato e sem eu perguntar, me meteram dentro do modelo pretendido, para eu conduzir. Logo aqui começa a diferença.
Para abreviar, direi que o que me fez decidir, foram principalmente 2 pormenores:

- Qualidades dinâmicas dos dois modelos. Um pude experimentar. O Alfa não consegui experimentar, pelo que me guiei pelo que li nas revistas da especialidade, por opinião de actuais proprietários de Brera e pelos dados do fabricante.

- Valor comercial previsivel de venda daqui a 2/3 anos. Este factor de desvalorização foi muito importante para a minha decisão. Como troco com frequencia de carro, não me interessa comprar um modelo que perca muito dinheiro em pouco tempo.

De realçar que a qualidade do Brera é já bastante boa ao nível dos materiais, embora a montagem e fixação dos mesmos ainda estar um pouco abaixo, do que se faz de melhor na concorrência.

Algumas vezes fala-se aqui com paixão à marca, defendendo-as como se fosse o nosso clube de futebol. Contudo se a maioria dessas pessoas estivesse no meu lugar, provavelmente formaria a mesma opinião e tomaria opções identicas.
Estéticamente, agradou-me imenso o Brera. Tirando o volante e alguns promenores do painel frontal, gostei muito do carro. Por outro lado tive de ponderar e não optar pela sua aquisição, pois o preço era mais elevado, o valor de retoma no futuro substancialmente inferior e as prestações desportivas que eu pretendia no carro a adquirir, ficavam bastante aquem do concorrente que acabei por adquirir.

Haverá quem concorde e quem discorde da minha opção, será legitimo e normal. :)

Só quem perceber o (zero, nada) é que pode levar essa comparação de recuperações a sério em carros deste calibre.

Quem perceber um nadinha do assunto sabe bem que a caracteristica principal dos wankel é serem motores rotativos, ou seja, basicamente recuperações em mudanças altas partindo de velocidades baixas... não são, nunca foram, nem nunca serão prioridade [:p]

Faça favor de arranjar tempos de recuperações "partindo da mudança mais baixa" e voltar a comparar [;)]

Só quem perceber o (zero, nada) é que pode levar essa comparação de recuperações a sério em carros deste calibre.

Quem perceber um nadinha do assunto sabe bem que a caracteristica principal dos wankel é serem motores rotativos, ou seja, basicamente recuperações em mudanças altas partindo de velocidades baixas... não são, nunca foram, nem nunca serão prioridade [:p]

e onde é que te baseias para dizer que as mudanças eram altas ou baixas se lá não refere?! :rolleyes:

Faça favor de arranjar tempos de recuperações "partindo da mudança mais baixa" e voltar a comparar [;)]
arranja-os tu.
os dados estão lançados. quem quiser que os contrarie com outros. :)

12.7 dos 80 aos 120 (tempo do brera) numa mudança baixa.... Para teres uma ideia há carros (a gasolina) com 120cv (~1100 kgs) que fazem isso em 5a, portanto se o Brera faz isso numa mudança baixa... nem comento.

Outros dados? Rx8, 192cv, 80 a 120 desde a mudança mais baixa, 5.3seg

Brera 2.2, 0 aos 180 - 31.9s

RX8, 0 aos 180 - 25.2 s

Outro exemplo:
Carro (anónimo para não haver confusões) a gasolina, 193cv, 1444kg:

80 a 120 em 4 : 8 s.
80 a 120 em 5 : 10.6 s.

O Brera pode ser um bom carro... pode ser o melhor em muita coisa (não conheço, não comento), não o é no capitulo das prestações.

aqui o Brera dá fortemente na boca ao RX8.

60-100/80-120 km/h
Brera (1450kg) - 7,8/12,7 s
RX8 (1200kg) - 9,6/15,8 s

pelo que se calhar a questão prendem-se com a maneira como se conduz o 2.2JTS, não sei.

Que comparação mais injusta!!!
O motor Mazda faz muito mais rotação do que o motor do Alfa, por isso comparando as recuperações numa mudança igual à do alfa não faz sentido, já que o regime do motor tem que ser explorado (neste caso particular com motor wankel).

Já agora, dados das versões mais potentes:

Brera 3.2 JTS (260cv): 0-180 Km/h: 25.9s
Audi TT 3.2 (250cv): 0-180 Km/h: 19.9s
BMW Z4 3.0si (265cv): 0-180 Km/h: 18.1s

PS: Fonte Auto Motor Sport (http://www.youtube.com/watch?v=DwLwiAgSx1I&mode=related&search=)

Última edição:
O motor Mazda faz muito mais rotação do que o motor do Alfa, por isso comparando as recuperações numa mudança igual à do alfa não faz sentido, já que o regime do motor tem que ser explorado (neste caso particular com motor wankel).

o Alfa atinge a potencia máxima às 6500rpm, o Mazda às 7000rpm.
não é assim tão grande a diferença.
a questão é que o Alfa tem caixa de 6, o Mazda de 5 vel.

sim, e?

PS: Fonte Auto Motor Sport (http://www.youtube.com/watch?v=DwLwiAgSx1I&mode=related&search=)
Por essa perspectiva, todas as comparações de recuperações são injustas/estupidas:

Seja wankel, Twinspark, Boxer, V6, a caixa está lá é para usar quando é necessário... [;)]

( e que é a minha visão da coisa )

- Qualidades dinâmicas dos dois modelos. Um pude experimentar. O Alfa não consegui experimentar, pelo que me guiei pelo que li nas revistas da especialidade, por opinião de actuais proprietários de Brera e pelos dados do fabricante.

....
De realçar que a qualidade do Brera é já bastante boa ao nível dos materiais, embora a montagem e fixação dos mesmos ainda estar um pouco abaixo, do que se faz de melhor na concorrência.

Devo ter sido das primeiras pessoas "normais", i.e., exceptuando os jornalistas da especialidade e o staff do importador, a experimentar um Brera em Portugal. Isto porque tenho um amigo que é dono de um concessionário, e eu colei-me a ele logo que soube que ia receber um Brera.[:p]

Se a montagem e fixação é pior ou não, não sei, porque não andei a desmontar nada para ver. Aliás, nem percebo como é que se consegue avaliar isso sem pelo menos retirar um painel de uma porta ou uma secção qualquer do tablier.
Mas devo dizer que a qualidade dos interiores me impressionou muitíssimo. Claramente superior ao que eu estava à espera. Comparado com o 147 e o 156 está a anos luz, e estes já não são nada maus. Nunca entrei num TT dos novos, mas se este estiver ao nível de um A6, não hesito em dizer que o Brera é pelo menos tão bom quanto o TT.

No aspecto da performance/dinâmica só conduzi uma meia-dúzia de kms mas a verdade é que fiquei com um sorriso de orelha a orelha. Esta questão é muito relativa. Diz-se que o Brera é um "calm cruiser", mas é um calm cruiser comparado com o quê? É que parece que se está a instalar aqui no fórum a ideia que não se consegue ter uma condução desportiva num Brera, e isso é totalmente falso.
Ok, se for comparado com um Z4 concordo com certeza, mas comparado com as minhas referências pessoais, que passam por um Megane Dci, um 147 JTD, e mais esporadicamente por um Leon Tdi de 150cv e um A3 1.8T. Aliás, da minha experiência toda (que é parca em desportivos mas é o que se pode arranjar), só mesmo o Porsche Boxster me deu mais gozo que o Brera.

Devo ter sido das primeiras pessoas "normais", i.e., exceptuando os jornalistas da especialidade e o staff do importador, a experimentar um Brera em Portugal. Isto porque tenho um amigo que é dono de um concessionário, e eu colei-me a ele logo que soube que ia receber um Brera.[:p]

Se a montagem e fixação é pior ou não, não sei, porque não andei a desmontar nada para ver. Aliás, nem percebo como é que se consegue avaliar isso sem pelo menos retirar um painel de uma porta ou uma secção qualquer do tablier.
Mas devo dizer que a qualidade dos interiores me impressionou muitíssimo. Claramente superior ao que eu estava à espera. Comparado com o 147 e o 156 está a anos luz, e estes já não são nada maus. Nunca entrei num TT dos novos, mas se este estiver ao nível de um A6, não hesito em dizer que o Brera é pelo menos tão bom quanto o TT.

No aspecto da performance/dinâmica só conduzi uma meia-dúzia de kms mas a verdade é que fiquei com um sorriso de orelha a orelha. Esta questão é muito relativa. Diz-se que o Brera é um "calm cruiser", mas é um calm cruiser comparado com o quê? É que parece que se está a instalar aqui no fórum a ideia que não se consegue ter uma condução desportiva num Brera, e isso é totalmente falso.
Ok, se for comparado com um Z4 concordo com certeza, mas comparado com as minhas referências pessoais, que passam por um [:b]Megane Dci, um 147 JTD, e mais esporadicamente por um Leon Tdi de 150cv e um A3 1.8T[/b]. Aliás, da minha experiência toda (que é parca em desportivos mas é o que se pode arranjar), só mesmo o Porsche Boxster me deu mais gozo que o Brera.

Depende da expectativa de cada um.
O cliente desses carros espera uma coisa diferente num brera, num tt ou num z4...

Depende da expectativa de cada um.
O cliente desses carros espera uma coisa diferente num brera, num tt ou num z4...

O Cliente típico desses carros se calhar nunca vai chegar aos limites dos ditos, a não ser talvez na questão da velocidade de ponta em AE.

Estou plenamente convencido que se o Brera fosse o TT e vice-versa o desempenho as vendas pouco sofreria, ou seja, o "Audi Brera" ia sempre vender mais que o "Alfa TT". Acho que o branding neste segmento pesa muito.

O Cliente típico desses carros se calhar nunca vai chegar aos limites dos ditos, a não ser talvez na questão da velocidade de ponta em AE.

Estou plenamente convencido que se o Brera fosse o TT e vice-versa o desempenho as vendas pouco sofreria, ou seja, o "Audi Brera" ia sempre vender mais que o "Alfa TT". Acho que o branding neste segmento pesa muito.

isso vê-se pelo anterior TT.

12.7 dos 80 aos 120 (tempo do brera) numa mudança baixa.... Para teres uma ideia há carros (a gasolina) com 120cv (~1100 kgs) que fazem isso em 5a, portanto se o Brera faz isso numa mudança baixa... nem comento.

Outros dados? Rx8, 192cv, 80 a 120 desde a mudança mais baixa, 5.3seg

Brera 2.2, 0 aos 180 - 31.9s

RX8, 0 aos 180 - 25.2 s

Outro exemplo:
Carro (anónimo para não haver confusões) a gasolina, 193cv, 1444kg:

80 a 120 em 4 : 8 s.
80 a 120 em 5 : 10.6 s.

O Brera pode ser um bom carro... pode ser o melhor em muita coisa (não conheço, não comento), não o é no capitulo das prestações.

E como sabes tu em que velocidades essas medições foram feitas?
Já agora, qual o carro anónimo para termos comparações concretas?

Acredito.
Cada marca tem uma imagem e, neste momento, a da Audi é maior.
Daí eles "atreverem-se", com sucesso, a comercializar carros com o valor que têm actualmente.

Voltar
Superior