Matemática

Como não apareceram mais respostas, confirmo que o valor do T&R é o valor correcto [;)]
No entanto, cheguei ao valor de forma diferente: ao primeiro número calcula-se o seu quadrado e soma-se o seu número próprio e vai dando o valor seguinte. Por exemplo, o valor final (3263442) é alcançado através do cálculo 1806x1806+1806.

Venha o próximo que este foi muito fácil [;)]

Então eu publico um... Muito fácil!![;)]

A Beatriz foi tomar o pequeno almoço ao café mais próximo de sua casa. Ela pediu ao funcionário um sumo natural e uma torrada com manteiga. Sabe-se que a despesa total foi de 4 euros e que a torrada custou o dobro do preço do sumo.
Diz quanto custou a torrada e o sumo natural, apresentando todos os cálculos

Última edição:
PONTOS E LINHAS

Nove pontos são colocados em 3 linhas, cada uma com 3 pontos, como a figura indica.
Estes nove pontos precisam de ser ligados por 4 linhas rectas ( sem levantar o lápis ).

Como é que as linhas devem ser desenhadas ?

prob.h1.gif

Este é conhecido...

Como não apareceram mais respostas, confirmo que o valor do T&R é o valor correcto [;)]
No entanto, cheguei ao valor de forma diferente: ao primeiro número calcula-se o seu quadrado e soma-se o seu número próprio e vai dando o valor seguinte. Por exemplo, o valor final (3263442) é alcançado através do cálculo 1806x1806+1806.

Venha o próximo que este foi muito fácil [;)]

na resolução, ele esqueceu-se dos parêntesis.
n(n+1)=n² +n né?

DOIS PASTORES

Um pastor diz para outro:
— Dê um de seus carneiros que ficamos com igual número de carneiros.
O outro responde:
— Nada disso, dê-me um dos seus carneiros que ficarei com o dobro dos seus. Quantos carneiros têm cada um?

Este é fácil, fi-lo rapidamente... [;)]

Jogo da velha

Coloque os números 1,2,3,4,5,6,7,8 e 9 dispostos nas 9 casas de um tabuleiro de jogo da velha de maneira que a soma dos 3 algarismos de qualquer reta e de qualquer diagonal resulte 15. (quadrado)

Este também já consegui fazer, às tentativas,visto que não dá de outra maneira... [;)]

Serão mesmo 4 euros ? Como é que dá um valor exacto de 4 euros ?

€ 1,33 + € 2,66 ?
Nada melhor do que resolver este problema com um sistema de equações...[;)]

Passo a explicar [;)]:

Sendo s o preço do sumo e t o preço da torrada, fazemos o seguinte:

s+t = 4
t = 2s

{t = 4-s
{4-s = 2s

{_________
{-s -2s = -4

{_________
{-3s = -4

{_________
{s = 4/3 (1,33)

{t = 4-1,33
{________

{t= 2,67
{s= 1,33

Confirmação:
2,67 + 1,33 = 4

R: O sumo (s) custou 1,33 euros e a torrada (t) custou 2,67 euros.

4 não é o dobro de 0.

7 e 5.

Olha... Por acaso dá! Ficaria um com 4 e o outro com 8! apr:)
Não foi assim que fiz e andou aqui um amigo meu de volta disto e não conseguiu encontrar maneira com números abaixo de 10! [:D]

Eu fiz um bocado "à batota", digamos...
Numa questão de interpretação, interpretei que na fase "Dê um de seus carneiros " o pastor não teria que dar um dos seus ao outro pastor. Logo, 3-4 dá!

O que tem 4 dá 1 (a quem não sabemos, apenas se desfaz dele), ficando com 3. Assim, ficariam os dois pastores com 3 carneiros.
Depois o primeiro pastor dá um seu ao outro pastor, ficando 2-4, sendo 4 o dobro de 2! [:cool:]

Mas isto não passa de uma questão de interpretação, pelo que acho sinceramente que o raciocínio do ptsyndicate está mais correcto [;)]

Olha... Por acaso dá! Ficaria um com 4 e o outro com 8! apr:)
Não foi assim que fiz e andou aqui um amigo meu de volta disto e não conseguiu encontrar maneira com números abaixo de 10! [:D]

Eu fiz um bocado "à batota", digamos...
Numa questão de interpretação, interpretei que na fase "Dê um de seus carneiros " o pastor não teria que dar um dos seus ao outro pastor. Logo, 3-4 dá!

O que tem 4 dá 1 (a quem não sabemos, apenas se desfaz dele), ficando com 3. Assim, ficariam os dois pastores com 3 carneiros.
Depois o primeiro pastor dá um seu ao outro pastor, ficando 2-4, sendo 4 o dobro de 2! [:cool:]

Mas isto não passa de uma questão de interpretação, pelo que acho sinceramente que o raciocínio do ptsyndicate está mais correcto [;)]

A minha resolução:

C1 -> Nº Carneiros do 1º pastor (do que tem menos carneiros portanto)
C2 -> Nº Carneiros do 2º pastor

{C1+1 = C2-1
{C2+1 = 2* (C1 -1)
<=>

{C1 = C2-2
{C2+1 = 2* (C2-2-1)
<=>

{C1 = C2-2
{C2-2*C2 = -6-1

<=>

{C1 = C2-2
{C2 = 7

<=>

{C1 = 5
{C2 = 7

A minha resolução:

C1 -> Nº Carneiros do 1º pastor (do que tem menos carneiros portanto)
C2 -> Nº Carneiros do 2º pastor

{C1+1 = C2-1
{C2+1 = 2* (C1 -1)
<=>

{C1 = C2-2
{C2+1 = 2* (C2-2-1)
<=>

{C1 = C2-2
{C2-2*C2 = -6-1

<=>

{C1 = C2-2
{C2 = 7

<=>

{C1 = 5
{C2 = 7

Arriscaria dizer "Perfeito!" [;)]

Venha daí o próximo, então... [kiss]

Então aqui vai um... Igualmente fácil[;)]

Quais são os números em que a diferença entre o seu dobro e o seu triplo nos dá um número não superior a 30?

Voltar
Superior