Matemática

se for triplo - dobro < 30, entao todos os numeros ate 30, inclusive

3x-2x<=30 -> x<=30

Lanco um dado uma vez. Recebo 1 euro por cada pinta que sair. Qual o valor esperado ?

Agora, se tiver a oportudade de, se nao estiver contente com o numero que saiu, voltar a lancar, e ganhar o numero que saiu nesse novo lancamento (se ficar por ai), isto ate ao maximo de dois novos lancamentos (ou seja no total um maximo de 3 lancamentos), qual o valor esperado desse jogo ?

PONTOS E LINHAS

Nove pontos são colocados em 3 linhas, cada uma com 3 pontos, como a figura indica.
Estes nove pontos precisam de ser ligados por 4 linhas rectas ( sem levantar o lápis ).

Como é que as linhas devem ser desenhadas ?

prob.h1.gif

Este é conhecido...

Os pontos formam um quadrado. As primeiras tentativas decorrem, na maior parte dos casos, dentro dos limites do quadrado. É necessário abandonar esse raciocínio e sair do quadrado[:p]

prob_h1.gif

Já agora: com 6 palitos iguais tentem fazer quatro triângulos equiláteros!

No dia dos namorados, cinco amigos e as respectivas namoradas estão num centro comercial. À sua frente, da esquerda para a direita, têm cinco lojas: uma perfumaria, uma loja de discos, uma livraria, uma chocolataria e uma florista.
Os amigos estão a par dos gostos das namoradas e sabem que:
· A namorada do Filipe quer qualquer coisa excepto chocolates.
· A namorada do Luís quer um livro, chocolates ou flores.
· A namorada do Rui não quer discos nem chocolates.
· A namorada do Pedro quer um perfume, chocolates ou flores.
· A namorada do Tiago não quer livros nem chocolates.
Quando foram comprar as prendas, de acordo com o desejo das namoradas, cada um entrou em sua loja.
O Luís e o Tiago entraram em lojas uma ao lado da outra.
O Pedro e o Filipe entraram em lojas afastadas uma da outra.
Que prenda recebeu cada uma das namoradas?

Este de matemática não tem praticamente nada, é mais de lógica mas tentem... [;)]

Luis -Livro
Tiago - Disco
Filipe - Perfume
Pedro - Chocolate
Rui - Flor

Cheguei a esta "solução" a 1º, não sei se é a certa, mas parece-me que sim, mas tambem fiquei a sensação que pode haver mais que uma, mas não vou verificar [:p]

Luis -Livro
Tiago - Disco
Filipe - Perfume
Pedro - Chocolate
Rui - Flor

Cheguei a esta "solução" a 1º, não sei se é a certa, mas parece-me que sim, mas tambem fiquei a sensação que pode haver mais que uma, mas não vou verificar [:p]

Também me quer parecer que sim, até porque acho que a mim deu diferente [;)] Desde que se cumpram os critérios...

A resposta correcta ao problema que publiquei lá em cima são todos os números acima de -30...
O resultado obtem-se a partir de:

2x - 3x <= 30

-x <= 30

x>= -30

Ou seja, a resposta são todos os números acima de -30.[;)]

Você e seu sócio foram levados até a esquadra da polícia e colocados em celas separadas. O interrogador diz que a polícia possui provas suficientes para mandá-los para trás das grades durante um ano, mas não mais do que isso.

Porém, se você confessar e concordar em depor contra seu
sócio[FONT=Verdana,Arial], você ficará livre por ter colaborado, e ele irá para a cadeia por três anos. Já se ambos confessarem o crime, o juiz não precisarão de sua cooperação e cada um sofrerá uma pena de dois anos. Você é levado a acreditar que a mesma proposta está sendo feita ao seu parceiro. O que você faz?

[/FONT]

Você e seu sócio foram levados até a esquadra da polícia e colocados em celas separadas. O interrogador diz que a polícia possui provas suficientes para mandá-los para trás das grades durante um ano, mas não mais do que isso.

Porém, se você confessar e concordar em depor contra seu sócio[FONT=Verdana,Arial], você ficará livre por ter colaborado, e ele irá para a cadeia por três anos. Já se ambos confessarem o crime, o juiz não precisarão de sua cooperação e cada um sofrerá uma pena de dois anos. Você é levado a acreditar que a mesma proposta está sendo feita ao seu parceiro. O que você faz?

[/FONT]
Bem... talvez acusasse o outro amigo e se ele fizesse o mesmo, íamos os dois embora[:)][:)][:)][:)][:)]

Porém, se você confessar e concordar em depor contra seu sócio[FONT=Verdana,Arial], você ficará livre por ter colaborado, e ele irá para a cadeia por três anos. Já se ambos confessarem o crime, o juiz não precisarão de sua cooperação e cada um sofrerá uma pena de dois anos. Você é levado a acreditar que a mesma proposta está sendo feita ao seu parceiro. O que você faz?

[/FONT]

Nenhum confessa nem acusa o outro.

Se ele confessar, tem como possíveis consequências:

2 anos de cadeia, caso o seu amigo também confesse;
Sem pena de prisão, caso o seu amigo nao confesse.

Se não confessar:

3 anos de cadeia se o seu amigo confessar
1 ano de cadeia se o seu colega nao confessar.

Jogos de Nash, é preferível confessar, pois a pena máxima possível é inferior á pena máxima possível caso não confesse.

Se ele confessar, tem como possíveis consequências:

2 anos de cadeia, caso o seu amigo também confesse;
Sem pena de prisão, caso o seu amigo nao confesse.

Se não confessar:

3 anos de cadeia se o seu amigo confessar
1 ano de cadeia se o seu colega nao confessar.

Jogos de Nash, é preferível confessar, pois a pena máxima possível é inferior á pena máxima possível caso não confesse.
Curioso como estas situações tem sempre resultados diferentes em Portugal.

Já participei em vários exercícios, desta abordagem moderna da matemática para estudo da estratégia, com pessoas de outros países (Americanos, Franceses, Ingleses, Alemães e até com alguns Gregos) e o resultado é quase sempre diferente dos resultados nacionais.

Outro, mas mais facilmente reconhecível:

Num pais, a Republica dos plátanos só há apenas 4 empresas que vendem combustível, vamos chamar-lhes G, B, T e C.

G, B, T e C podem aumentar os seus lucros através do conluio para manter um elevado preço de mercado. Se eles fizerem isto cada um vai ganhar lucros de 7 milhões de unidades do dinheiro da Republica dos plátanos, o erio.

O dilema para as empresas é que, se uma delas fizer batota sobre o acordo diminuindo seu preço, os lucros da empresa batoteira sobem para 10 milhões, enquanto os outros perdem clientes para a que fez batota e os lucros caem para 3 milhões.

Se todas as empresas, reduzirem o preço nenhuma ganha/tira clientes ao outro e os lucros de todas as empresas caem para 5 milhões.

O que acham que é a melhor estratégia para as empresas?

E se o governo da republica dos plátanos multar as empresas que fazem este tipo acordos em 1 milhão?

E se a multa for de 11 milhões?

Curioso como estas situações tem sempre resultados diferentes em Portugal.

Já participei em vários exercícios, desta abordagem moderna da matemática para estudo da estratégia, com pessoas de outros países (Americanos, Franceses, Ingleses, Alemães e até com alguns Gregos) e o resultado é quase sempre diferente dos resultados nacionais.

Então?

quanto ao ultimo problema, amanha respondo, agora estou cheio de sono.

Voltar
Superior