Matriculas estranhas

Está correcto.

A 1ª matricula da série CX tem data de 21 de Setembro de 1990, e a última matrícula tem data de 08 de Outubro de 1990.[;)]

Está correcto.

A 1ª matricula da série CX tem data de 21 de Setembro de 1990, e a última matrícula tem data de 08 de Outubro de 1990.[;)]

Obrigado pela explicação [;)], como cá em casa morou um Fiesta MKII de 88 ou 89 já não me recordo com matricula PB-XX-XX, pensei que essa tivesse algum erro

Não é bem uma questão de regressão nas letras. Para quem não sabe, a série AA-00-01 surgiu em 1937, e o grupo de letras era atribuído consoante o local de registo, isto é, um grupo para Lisboa, outro para o Porto, e por aí fora, de maneira que não é de estranhar que a tal AA-00-01 e uma LA-00-01 fossem do mesmo dia. Ah, e as combinações CU e FD não eram permitidas, bem como as letras Q e J por se confundirem com o O e com o I, respectivamente.

Em meados dos anos 80, quando as combinações por distrito estavam a acabar, decidiram que, a partir daí, era tudo sequencial, sendo que, para ajudar, o CU, FD, Q e J já eram autorizados.

Mas havia outro problema: mesmo passando a sequencial, ainda havia muita combinação por usar, fruto da tal regionalização que havia antes. Por isso, vai de atribuir tudo o que não foi usado e formar novas combinações (por exemplo: AR, SD, etc). Por isso, esse CX tá certo; aliás penso que da AX até à GX era tudo de 1990. A título de curiosidade, aqui na praceta existe um Fiat Panda (SB-**-**) e é de 89/04. Basicamente, a série das letras à esquerda foi autêntica salada russa.

Matrículas sequenciais "a sério" só houve a partir da série 00-01-AA. Só com estas é que não há tanta confusão.

Não é bem uma questão de regressão nas letras. Para quem não sabe, a série AA-00-01 surgiu em 1937, e o grupo de letras era atribuído consoante o local de registo, isto é, um grupo para Lisboa, outro para o Porto, e por aí fora, de maneira que não é de estranhar que a tal AA-00-01 e uma LA-00-01 fossem do mesmo dia. Ah, e as combinações CU e FD não eram permitidas, bem como as letras Q e J por se confundirem com o O e com o I, respectivamente.

Em meados dos anos 80, quando as combinações por distrito estavam a acabar, decidiram que, a partir daí, era tudo sequencial, sendo que, para ajudar, o CU, FD, Q e J já eram autorizados.

Mas havia outro problema: mesmo passando a sequencial, ainda havia muita combinação por usar, fruto da tal regionalização que havia antes. Por isso, vai de atribuir tudo o que não foi usado e formar novas combinações (por exemplo: AR, SD, etc). Por isso, esse CX tá certo; aliás penso que da AX até à GX era tudo de 1990. A título de curiosidade, aqui na praceta existe um Fiat Panda (SB-**-**) e é de 89/04. Basicamente, a série das letras à esquerda foi autêntica salada russa.

Matrículas sequenciais "a sério" só houve a partir da série 00-01-AA. Só com estas é que não há tanta confusão.

Obrigado pela explicação [;)]

Só não faz é muito sentido regredirem na sequência das letras. Porque também morou cá um Renault 21 XM-**-** e era de 91/92

o disantos já deu uma ajuda preciosa. esse XM era de 91. de 91 e também de 92 foi o XR. quanto aos *X, até final de 90 chegou-se ao JX, no ano seguinte ainda havia com JX e nesse mesmo ano de 91 acabou essa sequência com X como letra mais à direita, mas do lado esquerdo, se é que me faço entender.

1) Carrinha Opel Astra preta com matrícula da Bulgária.

2) Um Toyota Auris cinzento com matricula começada por OI (... ) em fundo azul que pertence a uma Organização Internacional, matrícula essa que já apareceu neste tópico num mercedes GLK.

cá está a nissan da bulgária. é num sítio isolado e tenho-a visto esta semana, é já a 3ª (e última!) vez que passo por ela e continua exatamente no mesmo sítio. às tantas ainda foi roubada nalgum país da europa e puseram-lhe a matrícula do país e os búlgaros, que pelos vistos existem por aqui alguns, devem andar muito pouco com ela, já que dali parece quase não sair.

Hoje passou por mim, na Marginal, um BMW Z3 do ano 2000 (não consegui fixar o mês) com uma matrícula, a meu ver, muito estranha (por razões óbvias, não pude tirar foto porque ia a conduzir).

Basicamente a matrícula era **-**-AN. Como é possível existir uma matrícula AN à direita do ano 2000? Ainda se fosse ao meio entendia-se porque seria importado, agora à direita?!

Hoje passou por mim, na Marginal, um BMW Z3 do ano 2000 (não consegui fixar o mês) com uma matrícula, a meu ver, muito estranha (por razões óbvias, não pude tirar foto porque ia a conduzir).

Basicamente a matrícula era **-**-AN. Como é possível existir uma matrícula AN à direita do ano 2000? Ainda se fosse ao meio entendia-se porque seria importado, agora à direita?!
Matrícula da OTAN.

Mas se fosse em Angra, não seria AH?
Ou AO?. Creio que é AO.
Por acaso passou por mim hoje um BMW Série5 E60, cinzento com matrícula do Corpo Consular e também passei por um Passat preto que estava estacionado em Celas, também com matrícula do Corpo Diplomático e lembrei-me logo do tópico[;)]

Sem certezas a 100%, ams penso que era assim:
AN- Angra do Heroísmo;
AS e AR - Ponta Delgada;
HO - Horta
MA e MD - Funchal.

O AO e AH são matrículas correntes.

AH era matrícula corrente, tanto à direita como no meio. ainda há umas semanas vi um AH e vejo aqui quase todos os dias um AO e AP, ambos do mesmo modelo e cor e com letras à direita e são carros de povo trabalhador.

Olá! Não venho reportar uma matrícula «estranha» mas sim perguntar: as chapas xx-xx-Ky de importados para o Continente são apenas durante o ano de 1997 ou até 1997? Obrigado desde já! [;)]

Back