Mazda 3 (2019)

A sério que com as garantias praticadas neste momento a Mazda só oferece 3 anos??

Aqui na Holanda só me deram 2 anos. Ainda refilei que no meu carro anterior da Renault me deram 3 anos, e a Mazda que é supostamente bastante fiável, só dão dois? Disseram que era a política do importador e o stand não podia fazer nada - ou melhor, podiam oferecer extensão da garantia, mas isso ia entrar nas contas para o valor de retoma e desconto que me fizeram.

A verdade é que o meu Renault avariou a tranca do porta-bagagens quando tinha uma semana de idade (trocaram) e avariou à "alavanca" que a porta do condutor tem para não abrir demasiado (aquela coisa junto às dobradiças, com alguns entalhes para segurar a porta em várias posições) a apenas uma semana de acabar o 3º ano de garantia!!!

Já o Mazda, ainda está tudo a 100% (4 anos de idade).

Vou ver o SKYACTIV-X, o G acaba por ficar um pouco na sombra, face à novidade, bem se fosse como o 2.5T (um TURBO).
[:cool:]

Na questão da Garantia de Fábrica, como o produto é acima de crítica (não invalida uma falha na produção industrial), concordo com o Kijk, é eventualmente negociar uma extensão da Garantia, que é comum no mercado.

Sim era... mas tb sei de quem tem esse mesmo modelo e anda a fazer esses 6,5 que falas....

sinceramente esperava bem melhor para algo que é mild hybrid e com desactivação de cilindros :sh)

Eu acho que 6.56L de média é um valor bastante aceitável até porque o consumo homolgado para esse motor é precisamente 6.5L.

Olha aqui o Ford Focus 1.0 125 com média real de 6.84L mas que tem um consumo homolgado de 5.6L: https://www.spritmonitor.de/en/over...ar_s=2018&power_s=123&power_e=127&powerunit=2

Last edited:
Eu acho que 6.56L de média é um valor bastante aceitável até porque o consumo homolgado para esse motor é precisamente 6.5L.

aceito a tua opinião [;)]

eu apenas comparo com este meu exemplo bem recente....

Colt 1.3 95cv com cx Auto robotizada... andei sem grandes preocupações de consumos e fiz de CB (5.5/5.7 fora possiveis erros).... estamos a falar de um carro com menos 300kg que o 3, ok, mas com caixa auto (das burras [:D]) e um motor arcaico quando comparado com o motor do 3 com tecnologia em barda....

aposto que o 3, nas mesmas condições não fazia os 6,5 claramente... o que me leva a pensar que, tanta tecnologia, blá blá blá mas os consumos não se revelam assim tão espantosos como tanto apregoam... espera muito melhor de algo mild hybrid e com desactivações de cilindros e afins... já nem peço o andamento que lhe falta[:)]

Depois de já ter andado nos 2, vai para o Honda.... o manco é bastante superior que o 2.0G da Mazda que é pachorrento demais...

a questão do design (exterior/interior) já vai de cada pessoa pelo que não expresso comentários nesse capitulo [;)]

Como dizes que andaste nos dois, presumo que talvez estejas mais habituado a motorizações turbo-diesel, como tal, sentiste-te mais à vontade no 1.0 Turbo da Honda. Mas olha que os números mostram que são motorizações muito equivalentes, com o Honda a ser melhor na flexibilidade e o Mazda a superiorizar-se nas acelerações.

Na realidade o motor 2.0 do Mazda até tem um índice de performance (93) ligeiramente superior ao 1.0 Turbo da Honda (90). O Civic trava é muito bem (tem os mesmos travões do 1.5 Turbo).

Deixo-te aqui os dados de um comparativo entre estes dois modelos:
Honda Civic 1.0 i-VTEC Turbo vs Mazda 3 2.0 Skyactiv-G M Hybrid : Duelo 66577858

A garantia da Honda, atualmente, é de 7 anos sem limite de quilometragem. Penso que é a melhor garantia do mercado português. Este aspecto para mim é muito importante e, só por isso, levaria a que eu optasse pelo Civic em detrimento do Mazda 3 se estivesse na dúvida entre os dois.

aceito a tua opinião [;)]

eu apenas comparo com este meu exemplo bem recente....

Colt 1.3 95cv com cx Auto robotizada... andei sem grandes preocupações de consumos e fiz de CB (5.5/5.7 fora possiveis erros).... estamos a falar de um carro com menos 300kg que o 3, ok, mas com caixa auto (das burras [:D]) e um motor arcaico quando comparado com o motor do 3 com tecnologia em barda....

aposto que o 3, nas mesmas condições não fazia os 6,5 claramente... o que me leva a pensar que, tanta tecnologia, blá blá blá mas os consumos não se revelam assim tão espantosos como tanto apregoam... espera muito melhor de algo mild hybrid e com desactivações de cilindros e afins... já nem peço o andamento que lhe falta[:)]

Atenção que menos 300kg num carro é uma diferença muito grande e não sabes o grau de "otimismo" do CB do Colt

Eu acho que o consumo do Mazda 3, está dentro do que a concorrencia faz... Em percursos reais e sem trabalhar para os consumos e sem andar em estradas nacionais entre os 70 e os 90kms/h, andam todos à volta dos 7L/100, dependendo se fazem mais cidade (transito) ou mais estrada.

Como dizes que andaste nos dois, presumo que talvez estejas mais habituado a motorizações turbo-diesel, como tal, sentiste-te mais à vontade no 1.0 Turbo da Honda. Mas olha que os números mostram que são motorizações muito equivalentes, com o Honda a ser melhor na flexibilidade e o Mazda a superiorizar-se nas acelerações.

Na realidade o motor 2.0 do Mazda até tem um índice de performance (93) ligeiramente superior ao 1.0 Turbo da Honda (90). O Civic trava é muito bem (tem os mesmos travões do 1.5 Turbo).

Deixo-te aqui os dados de um comparativo entre estes dois modelos:
Honda Civic 1.0 i-VTEC Turbo vs Mazda 3 2.0 Skyactiv-G M Hybrid : Duelo 66577858

Sim, estou diáriamente a conduzir viaturas diesel, pode de facto influenciar...

esses números são muito estranhos.... o civic mais lento dos 0 aos 50? a impressão com que fiquei foi mesmo o contrário... mas também digo que o tempo de convivência com ambos foi algo curto.... talvez 1 semana constantemente com cada um a opinião fosse outra diferente [;)]

Atenção que menos 300kg num carro é uma diferença muito grande e não sabes o grau de "otimismo" do CB do Colt

Eu acho que o consumo do Mazda 3, está dentro do que a concorrencia faz... Em percursos reais e sem trabalhar para os consumos e sem andar em estradas nacionais entre os 70 e os 90kms/h, andam todos à volta dos 7L/100, dependendo se fazem mais cidade (transito) ou mais estrada.

Certo... eu sei que é uma diferença grande mas os 5.5 não foram a pisar ovos nunca! enquanto os 6.5 do Mazda não serão propriamente à vontade... [;)]

A garantia da Honda, atualmente, é de 7 anos sem limite de quilometragem. Penso que é a melhor garantia do mercado português. Este aspecto para mim é muito importante e, só por isso, levaria a que eu optasse pelo Civic em detrimento do Mazda 3 se estivesse na dúvida entre os dois.

Cobre o valor comercial do carro, numa vida útil (Novo e/ou Seminovo).

Tendo experimentado honda e mazda não concordo com a opinião do "bastante". O honda tem aquele disparo do turbo que no Mazda não é tão energico mas é igualmente vivo. O Mazda desenvolve depois com mais à vontade ao contrário do que o honda que abafa pouco tempo depois e exige trocar para fazer o turbo disparar de novo. A sensação de fragilidade dos 3 cilindros percebe-se e a mim não me convence mas é uma questão dos mais curiosos experimentarem.

Na avaliação de design vou subscrever que pode ser subjetiva mas o que não é subjetivo é a qualidade de materiais e solidez de construção do Mazda. Claro que é um produto mais recente. Uma próxima geração do civic irá acompanhar de certeza.

O HONDA é produto recente (a critica faz essa ressalva, à evolução de qualidade de geração anterior do CIVIC), a questão é que o MAZDA 3 apresenta uma qualidade real absurdamente elevada para o segmento onde se insere. Ao nível de PREMIUM japonesa presente no EUA.

Last edited:
Se o civic evoluiu em relação à geração anterior não sei mas a viatura em que andei tinha já muitos ruidos dos plasticos duros que abundam. Dos piores de segmento C que experimentei a esse nivel.

Mesmo voltando ao motor o 3 cilindros Honda só achei superior ao do Kia. Mas por exemplo por muito que me custe dize-lo tenho de admitir que gostei muito mais do comportamento do 308 em relação a esses 2. E o novo corolla então nada a dizer. O melhor motor dos que experimentei. Muita vida a qualquer rotação. Sempre pronto a disparar. Mete o Honda num bolso. O Mazda é mais pachorrento.

Não evolui-o, DISPAROU [:D], daí a questão do Mazda 3, que apresenta uma qualidade soberba, na percepção real do carro.

O motor triicilíndrico da Honda, é uma pequena peça técnica, a par da CM6. Vai exigir uma manutenção rigorosa para manter qualidade a prazo.

Se o civic evoluiu em relação à geração anterior não sei mas a viatura em que andei tinha já muitos ruidos dos plasticos duros que abundam. Dos piores de segmento C que experimentei a esse nivel.

Mesmo voltando ao motor o 3 cilindros Honda só achei superior ao do Kia. Mas por exemplo por muito que me custe dize-lo tenho de admitir que gostei muito mais do comportamento do 308 em relação a esses 2. E o novo corolla então nada a dizer. O melhor motor dos que experimentei. Muita vida a qualquer rotação. Sempre pronto a disparar. Mete o Honda num bolso. O Mazda é mais pachorrento.

Se me permites, qual a motorização a que te referes?

Back