Mazda 3 (2019)

Vejo um ou outro de vez em quando. Para variar em Portugal a Mazda anda (quase) sempre as aranhas.

Enviado do meu Nokia 7 plus através do Tapatalk

É um modelo em que tenho muita curiosidade em ver ao vivo, principalmente o sedan.

As versões 2.0 não estão nada mal posicionadas em termos de preço, pena é continuarem com o disparate de insistir em montar jantes de 18" nas versões mais altas de equipamento (tendo em conta que cá só temos duas, ou se leva com jante 16" ou 18"...)

Olha que com o Cx3 a marca voltou muito às estradas nacionais.

também vejo vários na estrada, já o meu 2 vejo um ou outro de vês em quando.
O cx-3 e cx-5 devem ser os mazdas mais vendidos em PT. O novo 3 também tenho visto um ou outro, acho curioso é 2 deles terem passado por mim e reparar que eram a gasolina, apesar de achar lindissimo o novo 3 e com uma qualidade interior incrível só comprava o 2.0 no nível de potência do skyactiv-x. Aqui não sei se já está a venda, mas em espanha já são comercializados.

Mais a gasolina ou diesel? Está provado que o nosso mercado é um mundo mesmo à parte a começar pelos ilegais impostos.

Só os tenho visto em andamento mas aqui é quase de certeza gasolina, o gasóleo é cada vez mais penalizado.

Mais uma opinião.

https://www.motor.es/pruebas-coches/prueba-mazda3-skyactiv-x-201959224.html

prueba-mazda3-skyactiv-x-201959224-1563389662_1.jpg

Quer-me parecer que esta nova motorização Skyactive-X está algo longe da expectativa que gerou. Pelo menos do que já li e ouvi, esperavam mais desta nova tecnologia. Acho que vai ser uma motorização pouco competitiva, pois vai ser mais cara que o motor "normal" a gasolina e não traz um acréscimo de performance relevante que justifique aquilo que custará. Mais valia o Mazda 3 ter mantido o muito bom 2.0 Skyactive-G de 165cv, em paralelo com esta nova versão.

Parece que esta nova tecnologia ainda tem muito para evoluir. Será porventura melhor para ser adaptada a motorizações turbo. Mas, para já, acho que o 2.0 de 165cv talvez fosse a melhor opção para este novo 3 (a versão 2.0 de 165cv existia no Mazda 3 da geração anterior, embora não tenha sido comercializada em Portugal) no que toca a relação preço/performance.

Last edited:
https://www.whichcar.com.au/reviews/mazda-3-skyactiv-x-2019-review

6,2 L/100 km em estradas de montanha com um percurso de auto-estrada a 170 km/h pelo meio não me parece mau de todo.

Eu diria que é muito bom [;)]

A questão dos consumos será mesmo a grande mais-valia deste novo motor. Já a performance é que tem desiludido quem já experimentou, estariam à espera de melhor. Sem dúvida que face à versão de 122cv, a melhoria é substancial sobretudo em recuperações. Mas para um carro com 180cv, esperava-se algo mais. Dá a sensação que a Mazda priorizou uma condução mais linear em detrimento de uma mais desportiva (que poderá vir a acontecer com um futuro 3 MPS turbinado com esta nova tecnologia Skyactive-X).

Vamos ver, em Espanha esta versão custa mais cerca de 4000 euros que a versão base. Aqui em Portugal penso que atirará o Mazda 3 para valores pouco competitivos, ainda que a qualidade subjacente a este 3 esteja ao nível dos melhores da classe.

Last edited:
A única marca sem trampa periférica e com consumos de jeito e o pessoal suspira por turbos....é só olhar para todas as outras marcas, oferta é o que não falta!

Se há pessoa que não suspira por turbos sou eu LOL. Eu sou dos que gostam de bons atmosféricos que façam muita rotação [;)].

Mas a verdade é que muitos dos fãs do Mazda 3 suspiram por um retorno do Mazda 3 MPS. E parece que esta nova tecnologia Skycative-X deve casar bem com turbos (dizem os entendidos na matéria).

Quer-me parecer que esta nova motorização Skyactive-X está algo longe da expectativa que gerou. Pelo menos do que já li e ouvi, esperavam mais desta nova tecnologia. Acho que vai ser uma motorização pouco competitiva, pois vai ser mais cara que o motor "normal" a gasolina e não traz um acréscimo de performance relevante que justifique aquilo que custará. Mais valia o Mazda 3 ter mantido o muito bom 2.0 Skyactive-G de 165cv, em paralelo com esta nova versão.

Parece que esta nova tecnologia ainda tem muito para evoluir. Será porventura melhor para ser adaptada a motorizações turbo. Mas, para já, acho que o 2.0 de 165cv talvez fosse a melhor opção para este novo 3 (a versão 2.0 de 165cv existia no Mazda 3 da geração anterior, embora não tenha sido comercializada em Portugal) no que toca a relação preço/performance.

Discordo. A expectativa seria (e é elevada), porque é uma politica da marca oposta ao downsizing da industria, e a sempre sensível questão de consumo no novo ciclo de cálculo WLTP, faz-se sentir hoje.

O que um pequeno construtor automóvel, fez, foi colocar um compacto familiar premium (a qualidade é irrepreensível face à concorrência alemã na Europa, e japonesa no EUA), com um bloco de elevado potencial técnico (é uma montra tecnológica), pronto a ser utilizado pelo consumidor, fez-o. [:cool:]

A questão é que no Pacifico (maior zona automóvel do planeta, onde a marca é uma referência), há o 2.5T, há o desporto motorizado onde a Mazda obtém forte exposição mediática, há a motorização Wankel,, há o Miata , daí que MPS é irrelevante hoje para a dinâmica da marca na Europa.

Estou farto de o ver aqui na Holanda e Alemanha. Muitos mesmo.

É onde a marca, há muito detém maior exposição ma Europa.

Sobre a questão do SkyActiv X, coloco aqui parte de peça, que foca o objectivo do pequeno construtor japonês.

"(...)Mazda is perhaps the only car company in the world that will publicly continue to say that electric vehicles are still some time away from reality, in the way that we want them to be. One, because the ‘well to wheel’ emissions of EVs is still questionable in countries like Australia, where we don’t have clean power. Two, because the cost is still too high, and the use of rare earth materials for batteries and other components is still not completely understood in a full cycle.

Which is why the company continues to invest in the internal combustion engine, when the rest of the industry goes full steam ahead in to electrification – at least from a publicity perspective. The reality is that the majority of car companies are still investing heavily in to both petrol and diesel engines.

It’s a philosophical argument more than anything else, but as a car enthusiast, you can’t help but sympathise with Mazda’s position of trying to build the most efficient combustion engine while it still has the chance. So that is why the SkyActiv X engine exists, and while it will eventually filter down the range, for now it’ll remain the top-spec engine in Mazda’s range.(...)

Mazda engineers admitted that the engine – in terms of material costs – is still less expensive to make than a turbo diesel engine, but given the R&D cost for the technology, expect at least a $1000–$2000 price premium over the more powerful 2.5-litre engine (139kW/252Nm).

So, why pick an X engine over a 2.5? It’s like asking why pay extra for a hybrid powertrain over a regular one?It’s a question we can’t really answer if you’re measuring the benefit as a purely cost issue. So, there needs to be some emotional aspiration, plus a sense of value in better CO2 emissions, and a desire to want the latest and greatest in engine technology from the Japanese brand."

Discordo. A expectativa seria (e é elevada), porque é uma politica da marca oposta ao downsizing da industria, e a sempre sensível questão de consumo no novo ciclo de cálculo WLTP, faz-se sentir hoje.

O que um pequeno construtor automóvel, fez, foi colocar um compacto familiar premium (a qualidade é irrepreensível face à concorrência alemã na Europa, e japonesa no EUA), com um bloco de elevado potencial técnico (é uma montra tecnológica), pronto a ser utilizado pelo consumidor, fez-o. [:cool:]

A questão é que no Pacifico (maior zona automóvel do planeta, onde a marca é uma referência), há o 2.5T, há o desporto motorizado onde a Mazda obtém forte exposição mediática, há a motorização Wankel,, há o Miata , daí que MPS é irrelevante hoje para a dinâmica da marca na Europa.

Isso não está em causa. A política oposta ao downsizing já está manifestada com uma versão base com motor de 2 litros de cilindrada convencional e que apresenta bons consumos. A política "rightsizing" da Mazda é independente da tecnologia usada no Skyactive-X. O mesmo sucede já com o Mazda 2 que tem uma motorização base de cilindrada elevada (1.5) para o segmento.

Quanto à segunda questão, nem me referia à Europa, onde o Mazda 3 MPS teve pouca relevância. Referia-me mais ao mercado norte-americano onde, aí sim, têm surgido vários comentários saudosistas da versão MPS.

Não vejo diferença maior, em termo de cilindrada de um 1.2THP, 1.5TSI para um 1.5, vejo é a questão de sobrealimentação e cavalo declarado, em Crossover urbano e/ou utilitário na Europa.

Talvez seja mais plausível um MPS (ou ideia a ele associada), num novo 2, a prazo.

Back