Bom, experimentei hoje a Mazda 5 e aqui vão as primeiras impressões ao volante.
A que experimentei estava "viciada", pois era a versão High Tech, pelo que fechei o GPS e fiz de conta que não existia, pois considero a versão Sport. Mas que lhe dá graça, isso dá. O sistema de câmara traseira é uma cópia a papel químico do sistema da toyota. Igualzinho, sem tirar nem pôr (até a fonte da letra é igual...).
A sensação com que fiquei ao volante é que o mesmo poderia descer um pouco mais, pois assim tive que subir o banco (nada de mais para quem anda de TT). De aspecto visual interior é um carro simples e sem nada de especial, não tendo os "requintes de malvadez" presentes na Ford S-Max.
Esta unidade que experimentei tinha apenas 27Kms, pelo que n apertei nada pelo motor, mas deu para perceber o fosso que existe abaixo das 2000rpm (ao contrário dos tdi). Acima disso tem muita força e mesmo em sexta a subir a velocidade aumenta mais depressa do que esperava.
O motor não tenta esconder que se está perante um diesel a baixos regimes e em aceleração, desaparecendo com a velocidade e com o barulho da passagem do ar. Mas não posso dizer que a achei mal insonorizada, apenas achei que a Verso é um nadinha mais silenciosa. A média do ensaio foi alta, situando-se nos 9 litros, o que me pareceu normal.
Achei o comando da caixa duro e algo impreciso, não sei se será mesmo assim ou se é por ter poucos quilómetros. A sexta velocidade era a que custava mais a entrar, sendo preciso decisão na passagem de caixa. Agradou-me bastante a porta de correr e os bancos traseiros têm muito bom aspecto com os apoios de braços incorporados, e o sistema "karakuri" é simplesmente espectacular, podendo optar por várias configurações para o banco central (n vi isto em mais carro nenhum do mercado). Banco do meio só de recurso. Os materiais interiores são duros, mas o que interessa é que a montagem seja boa. Tinha um ou 2 barulhitos a aparecerem, mas nada de mais. Dentro da gama de plásticos duros, posso considerar os plásticos bastante bons. O tecido dos bancos pareceu-me francamente bom e de muito bom gosto.
A 5 adorna pouco em curva, assim como a verso, mas a suspensão mais elaborada na via traseira deve-lhe dar vantagem em curvas mais rápidas e mais apertadas. Só achei que ao descrever curvas apertadas de uma forma despachada, os bancos não sujeitao mt bem o corpo, tendo que me apoiar mais no volante do que o necessário. Boa sensibilidade na direcção. Muito comunicativa. A mala possui um pequeno fundo falso e fica bastante grande quando se chegam os bancos traseiros para a frente.
Falando no GPS, pareceu-me que tinha um grafismo muito fraco (assim como o da Verso), mas não o experimentei o suficiente. O do prius é bastante melhor, pois apesar do lcd ser de maior resolução, o ecran é sensível ao toque.
No fundo achei uma proposta bastante equilibrada e extremamente interessante, com quase tudo aquilo que se pode querer num carro como este, mas sem entrar em "pormenores de requinte" como a S-Max ou mesmo a Picasso têm.
Tem motor, muito espaço, a versatilidade está no topo da tabela, bom comportamento e equipamento, tudo isto por um preço de "ataque" devido à reduzida carga fiscal no IA.
Amanhã experimento "o outro"... novamente...
PS: desculpem o texto extenso, mas estou numa de dar ao dedo...