Mazda 5 - Toyota Prius - idecisão...

Não acho que a comparação seja muito despropositada. Afinal, os dois carros cumprem funções semelhantes, por um preço semelhante. A diferença principal é, a meu ver, que o Mazda é mais espaçoso. Mas por outro lado polui mais.

Eu por mim ia sempre para o Prius, mas isso sou eu que gosto de "naves espaciais" :D

isso é 1 bicho complicado... nem eu sei escolher entre os 2... lol mas tal x o prius pela inovação

o prius tb tem 1 boa aceleração e oferece 8 anos de garantia sim 8

Sim, 8 anos de garantia para os componentes hibridos incluíndo bateria e 3 anos garantia geral (podem ser 5 por pouco mais de 300 euros - extensão de garantia).
A nível de fiabilidade penso que não há problema pois até aconselham a não fazer rentings devido ao baixo custo de manutenção do carro.
A mazda também oferece 3 anos de garantia geral.

O que não gostei na mazda e muito menos no prius foram os bancos. Pouca sensação "encaixe" nos bancos. Talvez seja a má habituação aos bancos do Pajero que, apesar de ser de 93, são excelentes.

Acho que serão tipos de carros com condução diferentes, devido à postura mais agressiva da 5 contra a condução "zen" do Prius.

Bem tá visto que tás mais inclinado para o PRIUS.
Se o espaço para ti é relativo escolhe o Prius.
Filhos e carrinhos de bébé são relativos! Maior parte dos casos são desculpas "internas" (de nós mesmos)para se comprarem carros novos e maiores!
Com boa vontade. cabe tudo no carro. eu até à pouco tempo utilizei um carro de 3 portas c bagageira mediana (350lts), sempre com um carro de bébé atras e, não me fez diferença nenhuma. Utilizei-o nestas condições cerca de 3 anos.
Troquei o carro por um a Diesel, mas com os mesmo valores de bagageira e por sinal agora até vem novo descendente a caminho e não será por aí que irei trocar de carro.

Deculpa esta lenga-lenga do espaço do carro e bagageiras!
Agora relativamente ao que interessa, se queres ser diferenciador não hesites compra o PRIUS, que não te irás arrepender (deve ser divertido e difrente conduzi-lo), mas como referi no meu 1º post deste tópico, continuava a preferir a M5, apesar de actualmente não simpatizar com este tipo de carroçarias (monovlume).

essa do espaço tambem acho que por vezes é uma desculpa, pois o civic hybrid tem uma mala pequena (350 L) e fui de ferias e deu para tudo e não ficou cheia, a do prius ainda é maior por isso...........
mesmo essa do rebater dos bancos, foi coisa que nunca precisei, mesmo no jazz que fica com aquele espaço enorme, nunca foi preciso tal rebatimento.

Essa é a ideia que tenho também. Quem não tem cão caça com gato. O facto de os bancos rebaterem dá-me jeito, pois ficando o piso plano e sendo um hatchback, consigo meter uma bicicleta lá dentro sem dificuldades, pois não gosto de a levar no tejadilho...

Escolhe o prius. Nas descidas e nas travagens recarregas a bateria.
Acho o carro bonito (so o vi em cinza) e não é nada banal.
Além disso é mais silencioso e tal... e até 50kmh não é nada mau.
Se precisares de 7 lugares, escolhe o mazda sem hesitar se não precisares, prius.
Acho que vai desvalorizar menos. Bateria, toyota....

Já tomaste alguam decisão? escolhe em preto.

Ainda não tomei decisão. O preto acho interessante, mas é uma cor que se suja imenso e onde se notam todos os riscos. Em cinzento, existe o cinza claro e o cinza escuro. Ainda não vi nenhum escuro, mas tenho receio que este tipo de carro fique meio morto com essa cor. Sei que o cinza é banal, mas é uma cor que nunca vai sair de moda e q até n casa mal com o tipo de carro que é. Agora sei que preto fica com mais classe, até pq se o comprar vai vir estofado com os materiais do Avensis d4d 180: pele cinza escura e alcântara perfurada no centro.

Bom, experimentei hoje a Mazda 5 e aqui vão as primeiras impressões ao volante.
A que experimentei estava "viciada", pois era a versão High Tech, pelo que fechei o GPS e fiz de conta que não existia, pois considero a versão Sport. Mas que lhe dá graça, isso dá. O sistema de câmara traseira é uma cópia a papel químico do sistema da toyota. Igualzinho, sem tirar nem pôr (até a fonte da letra é igual...).
A sensação com que fiquei ao volante é que o mesmo poderia descer um pouco mais, pois assim tive que subir o banco (nada de mais para quem anda de TT). De aspecto visual interior é um carro simples e sem nada de especial, não tendo os "requintes de malvadez" presentes na Ford S-Max.
Esta unidade que experimentei tinha apenas 27Kms, pelo que n apertei nada pelo motor, mas deu para perceber o fosso que existe abaixo das 2000rpm (ao contrário dos tdi). Acima disso tem muita força e mesmo em sexta a subir a velocidade aumenta mais depressa do que esperava.
O motor não tenta esconder que se está perante um diesel a baixos regimes e em aceleração, desaparecendo com a velocidade e com o barulho da passagem do ar. Mas não posso dizer que a achei mal insonorizada, apenas achei que a Verso é um nadinha mais silenciosa. A média do ensaio foi alta, situando-se nos 9 litros, o que me pareceu normal.
Achei o comando da caixa duro e algo impreciso, não sei se será mesmo assim ou se é por ter poucos quilómetros. A sexta velocidade era a que custava mais a entrar, sendo preciso decisão na passagem de caixa. Agradou-me bastante a porta de correr e os bancos traseiros têm muito bom aspecto com os apoios de braços incorporados, e o sistema "karakuri" é simplesmente espectacular, podendo optar por várias configurações para o banco central (n vi isto em mais carro nenhum do mercado). Banco do meio só de recurso. Os materiais interiores são duros, mas o que interessa é que a montagem seja boa. Tinha um ou 2 barulhitos a aparecerem, mas nada de mais. Dentro da gama de plásticos duros, posso considerar os plásticos bastante bons. O tecido dos bancos pareceu-me francamente bom e de muito bom gosto.
A 5 adorna pouco em curva, assim como a verso, mas a suspensão mais elaborada na via traseira deve-lhe dar vantagem em curvas mais rápidas e mais apertadas. Só achei que ao descrever curvas apertadas de uma forma despachada, os bancos não sujeitao mt bem o corpo, tendo que me apoiar mais no volante do que o necessário. Boa sensibilidade na direcção. Muito comunicativa. A mala possui um pequeno fundo falso e fica bastante grande quando se chegam os bancos traseiros para a frente.

Falando no GPS, pareceu-me que tinha um grafismo muito fraco (assim como o da Verso), mas não o experimentei o suficiente. O do prius é bastante melhor, pois apesar do lcd ser de maior resolução, o ecran é sensível ao toque.

No fundo achei uma proposta bastante equilibrada e extremamente interessante, com quase tudo aquilo que se pode querer num carro como este, mas sem entrar em "pormenores de requinte" como a S-Max ou mesmo a Picasso têm.
Tem motor, muito espaço, a versatilidade está no topo da tabela, bom comportamento e equipamento, tudo isto por um preço de "ataque" devido à reduzida carga fiscal no IA.

Amanhã experimento "o outro"... novamente...

PS: desculpem o texto extenso, mas estou numa de dar ao dedo...

Boas,

Há uns 7 meses atrás tive um problema parecido pois tive que me vender o meu Discovery e como queria algo com 7 lugares, tive que
experimentar várias opçoes.
-Ponderei a hipótese das viaturas "montadas" em Palmela mas como estavam em final de carreira, desisti.
-Scenic não me agrada a estética e acho cara.
-A S-max estava a ser lançada e os vendedores desconheciam o produto e pouco ou nada ajudavam.
-Mazda 5 achei uma proposta interessante a nível de preço (Sport) mas os acabamentos não eram muito bons, por ex. o tecido dos bancos não era agradável ao tacto e a qualidade dos plásticos também não eram dos melhores. As portas de correr são a mais valia da mesmo, onde o espaço também não abunda.

Conclusão: comprei uma Grandis e estou bastante satisfeito nos seus 1ºs. 15000 kms. Tem bastante espaço, motor bastante bom, consumos não muito baixos (média geral de 7,6+-) mas com 1,5 tons não pode ser melhores. Não tem aqueles montes de extras da maioria por vezes pouco ou nada utilizados, mas pelo preço tem o essencial para o dia a dia.
Última nota: como o valor de retoma era mais que importante, também foram os mais interessados em ficar com o usado e o mais valorizaram.

Voltar
Superior