Bem, ontem de manhã fui a Torres Vedras ao concessionário Mazda da AutoJulio e posso dizer que fiquei babado com o carro.
O modelo em causa era o topo de gama, Excellence Navi, branco, com Head-Up display e com as ajudas todas que podemos imaginar. Preço de tabela 27.000€.
O vendedor era muito profissional e prestável, apesar e vir com a conversa do tipo: "É uma carro inteiramente baseado no novo Mazda 3...". Aliás é nestes pormenores que se vê quem domina e sabe o que está vender.
Quando ouvi esta do carro "ser baseado" no Mazda 3, perdi a vontade de questioná-lo sobre o assunto que a Mazda Portugal me respondeu esta semana sobre os motores a gasolina (ver no Tópico Mazda). Penso que a pergunta não levaria a nada, teria de levar uma cópia do e-mail para apresentar como prova...
Agora o carro em si, as linhas do carro são fantásticas. Adoro o carro de qualquer ângulo. O Kodo assenta muito bem neste CX-3.
O interior então consegue ser ainda mais surpreendente. Sabemos que os materiais utilizados não são do melhor que existe, pois a Mazda não é uma marca premium, mas a textura utilizada e os tipos de materiais utilizados faz com que as pessoas duvidem se será mesmo um carro premium ou não.
Apenas para comparar, no stand tinha lá um V40 CC (pois a AutoJulio tem juntamente com a Mazda a Nissan, Volvo, Hyundai e Mitsubishi) e a diferença dos plásticos das portas é abismal.
Nunca pensei que a Volvo tivesse plásticos tão básicos e ásperos, já para não falar das peles sintéticas que no CX-3 são sem dúvida muito mais agradáveis ao tacto. Quando tive a oportunidade de conduzir um V40 não prestei muita atenção a este pormenor porque não tinha nenhum modelo de outra marca para comparar...
Voltando ao CX-3, o interior em si é sem dúvida o melhor da categoria. Já conduzi o novo 500X (versão Off-Road) e apesar de ser um avanço muito bom por parte da FIAT, este Mazda bate o 500X a léguas. Caixa de velocidades bem levezinha e curta como no Mazda 3 - assim como no 500X, o que me surpreendeu muito na altura em que o conduzi. Bancos extremamente confortáveis e com muito e bom apoio lateral, aliás os bancos traseiros também são muito confortáveis. O tacto dos botões não aparenta ser de botões baratos, aí o 500X perto um pouco. O sistema de entretenimento, tal como no Mazda 3, fica muito bem enquadrado no tablier, pois apesar de ser um tablet como nos Mercedes, este está de tal forma colocado que nem parece ser um apêndice que ali se encontra.
As dimensões exteriores são as ideais para mim, não tem ar de tanque de guerra como o CX-5, prefiro carros pequenos (MX-5 [br

]). Mesmo sendo compacto tem espaço suficiente para 4 pessoas até 1.80m, pois nos bancos traseiros o espaço para as pernas não é abundante, mas alguém até 1.80m (como eu) consegue viajar bem sem problemas. No fundo consegue ser do mesmo tamanho do meu 147, praticamente com o mesmo espaço traseiro, mas com o inconveniente de ter uma mala um pouco menor. Tudo isto graças ao longo capot que torna o carro, exteriormente, muito bonito, mas que no interior se reflecte com a necessidade de cortar espaço em algum lado. O sacrifício calhou à bagageira.
Infelizmente não podia fazer o test-drive.
Resumindo, o carro está no ponto, sendo para mim o melhor do segmento B-SUV. Tendo em conta o nível de equipamento e o facto de ser a diesel o peço penso que está competitivo. Pessoalmente trocaria o diesel pelo 2.0 de 120CV e poderia ser que ficasse 2.000€/3.000€ mais barato, tal como acontece nos restantes países da Europa