Mazda CX-3 (2014/15)

1.9/2.0/2.2. só que o mercado atual em PT com impostos, restrições, IUC, falta de liquidez de quase todos, obriga a comprar motores de gama média. os 1.6 neste momento são os antigos 1.9/2.0. se mais dinheiro houvesse, ver-se-iam metade dos 1.5/1.6 que se vêem atualmente. quando vejo um carro a diesel, 80% das vezes acerto que é um motor desses sem ver antes o símbolo na traseira.

e convenhamos que 100cv para um 1.5 atualmente serve apenas para durar, pois de resto o carro não deve ter grande força, só embalado.

1.9/2.0/2.2. só que o mercado atual em PT com impostos, restrições, IUC, falta de liquidez de quase todos, obriga a comprar motores de gama média. os 1.6 neste momento são os antigos 1.9/2.0. se mais dinheiro houvesse, ver-se-iam metade dos 1.5/1.6 que se vêem atualmente. quando vejo um carro a diesel, 80% das vezes acerto que é um motor desses sem ver antes o símbolo na traseira.

e convenhamos que 100cv para um 1.5 atualmente serve apenas para durar, pois de resto o carro não deve ter grande força, só embalado.

Um 1.6 de praí 90 cavalos não tem assim grande diferença, mas é mais suave.

O problema é a grande carga fiscal em Portugal sobre a cilindrada, se não fosse isso teriam todas as versões a gasolina e gasóleo, mas é uma triste realidade.

Bem o que está previsto cá para Portugal é o Mazda 3 Versão Sedan vir para Portugal com o novo 1.5 Diesel, o mesmo que equipa o CX-3 (não percebi se o hatchback também o ia ter, mas acho que também o vá ter).

Isto talvez vá animar as vendas do Mazda 3, embora vá penalizar as prestações do carro [s)]

O mazda 3 até tem um bom motor - 2.2 Diesel, só que torna o carro muito caro. Como o vendedor me dizia metade do valor do Mazda 3 - 2.2 Diesel são impostos [8b]

Eu sinceramente também preferia que o CX-3 viesse com o 2.2 Diesel, mas aí provavelmente ninguem tocava nele, por causa do valor.

Nós por cá estamos condenados a ter motores da treta.

Como é que é possivel um carro do segmento C, ou seja um carro "familiar" ter uma carga fiscal tão pesada, só porque tem um bom motor lá dentro?? [8b]

Isto de comprar-se um carro e depois ter que se estar meses à espera dele tem que se lhe diga.

Primeiro a gente diz que não à problema. Depois começamos a tentar ver se encontramos algum em estrada (no caso do cx-3 quase nada. Vi apenas um até agora [s)])

A seguir consumimos tudo o que é review (apesar de já sabermos quase tudo o que hà a saber sobre o carro) :sh)

E ainda tenho cerca de 2 meses pela frente. Este verão vai ser longoooooo. Bem aqui ficam mais 2 reviews para quem quiser saber algo mais sobre o carro (a segunda review vai no post seguinte [kiss]):

Acabadinha de sair, está review está em inglês (pudera, o tipo é inglês [:D])

Esta review está em italiano. Confesso que nesta review, presto mais atenção às linhas da apresentadora do que às linhas do carro. Que pena estar um dia de chuva [:D][:D]

isto só tem o vermelho soul certo?
Nas reviews aparece um vermelho mais escuro e noutras mais alaranjado e vivido, é da incidência da luz?
Epa é pena isto não ter um motor a gasolina ou mais potente a diesel em PT

Sim, para a cor vermelha, só existe um: o soul red.

Ele em sitios fechados é um vermelho mais escuro, mas quando apanha sol é um vermelho bastante brilhante (podendo até aparecer ter faixas laranjas consoante a situação). Vi-o dentro do stand e fora dele (foi inclusive num deles que fiz o test-drive). É uma cor bastante bonita e que fica muito bem no carro. Pode é chamar um pouquinho a atenção [;)] Mas acho que esta cor foi criada com essa intenção.

A titulo de curiosidade a Mazda afirma que a pintura soul red tem 3 camadas de tinta. Nalguns países tem que se pagar um extra por esta cor. Cá não sei. Esta cor foi lançada em 2013 e ganhou um prémio qualquer:
http://www.mazda.com/en/innovation/mazda-stories/engineers/soulred/

A mazda está a apostar nestas cores que têm vários efeitos. Na cor que eu comprei o crystal white pearl também é assim. Um mazda 2 pintado dessa cor e as pessoas que lá estavam juravam a pés juntos que não era o mesmo carro [:D](consoante estava dentro ou fora do stand).

Quanto aos motores, a Mazda optou por não colocar o 2.2D neste carro. Pena, com o peso deste carro e esse motor, este carro seria uma bomba [kiss] Os preços é que seriam escandalosos.
Se o carro já é caro com o 1.5D, então com o 2.2D seria um autentico luxo [8b]

Já a gasolina simplesmente não os há cá. Agora a questão é se dará para ir a um concessionário pedir um cx-3 a gasolina (2.0 de 120cv ou 150cv).

Eu lembro-me de uma conversa que tive com um dos vendedores no stand onde comprei o meu carro. Estávamos a falar sobre o Mazda 3 e não sobre o CX-3. No meio da conversa ele disse-me que eu podia comprar o Mazda 3 com o motor 2.2D mas que isso me iria custar uma fortuna. Ora oficialmente a Mazda só vende o 1.5 a gasolina (irá vender também o 1.5Diesel lá para o final do ano em principio na versão sedan e talvez hatch).

Logo se dá para o mazda 3 (fazer pedidos especiais) o mais provável é também dar para o mazda cx-3. Mas em relação a isto não tenho nenhuma confirmação oficial e só mesmo indo ao stand para pedir esclarecimentos adicionais (para quem estiver interessado num mazda cx-3 a gasolina)

Última edição:
Este carro está interessante mas é algo caro. Pelo seu preço eu preferia um Jeep Renegade, é uma marca com mais pedigree e imagem a nível de TT/SUVs e é um carro que parece ser de um segmento superior aos seus concorrentes, devido às dimensões muito generosas.

Este segmento tem recebido imensas propostas nos últimos tempos. Está cada vez mais competitivo.

Sim, para a cor vermelha, só existe um: o soul red.

Ele em sitios fechados é um vermelho mais escuro, mas quando apanha sol é um vermelho bastante brilhante (podendo até aparecer ter faixas laranjas consoante a situação). Vi-o dentro do stand e fora dele (foi inclusive num deles que fiz o test-drive). É uma cor bastante bonita e que fica muito bem no carro. Pode é chamar um pouquinho a atenção [;)] Mas acho que esta cor foi criada com essa intenção.

A titulo de curiosidade a Mazda afirma que a pintura soul red tem 3 camadas de tinta. Nalguns países tem que se pagar um extra por esta cor. Cá não sei. Esta cor foi lançada em 2013 e ganhou um prémio qualquer:
http://www.mazda.com/en/innovation/mazda-stories/engineers/soulred/

A mazda está a apostar nestas cores que têm vários efeitos. Na cor que eu comprei o crystal white pearl também é assim. Um mazda 2 pintado dessa cor e as pessoas que lá estavam juravam a pés juntos que não era o mesmo carro [:D](consoante estava dentro ou fora do stand).

Quanto aos motores, a Mazda optou por não colocar o 2.2D neste carro. Pena, com o peso deste carro e esse motor, este carro seria uma bomba [kiss] Os preços é que seriam escandalosos.
Se o carro já é caro com o 1.5D, então com o 2.2D seria um autentico luxo [8b]

Já a gasolina simplesmente não os há cá. Agora a questão é se dará para ir a um concessionário pedir um cx-3 a gasolina (2.0 de 120cv ou 150cv).

Eu lembro-me de uma conversa que tive com um dos vendedores no stand onde comprei o meu carro. Estávamos a falar sobre o Mazda 3 e não sobre o CX-3. No meio da conversa ele disse-me que eu podia comprar o Mazda 3 com o motor 2.2D mas que isso me iria custar uma fortuna. Ora oficialmente a Mazda só vende o 1.5 a gasolina (irá vender também o 1.5Diesel lá para o final do ano em principio na versão sedan e talvez hatch).

Logo se dá para o mazda 3 (fazer pedidos especiais) o mais provável é também dar para o mazda cx-3. Mas em relação a isto não tenho nenhuma confirmação oficial e só mesmo indo ao stand para pedir esclarecimentos adicionais (para quem estiver interessado num mazda cx-3 a gasolina)

Uma pena não o vir com a versão 1.5 gasolina 115cv e com um PVP pouco acima dos 20.000. Penso que iria ter uma boa saída.

Para já, tinham aqui um mt possível futuro cliente

Última edição:
11779836_840172516060352_9078415632647578870_o.jpg

Isto de comprar-se um carro e depois ter que se estar meses à espera dele tem que se lhe diga.

Primeiro a gente diz que não à problema. Depois começamos a tentar ver se encontramos algum em estrada (no caso do cx-3 quase nada. Vi apenas um até agora [s)])

A seguir consumimos tudo o que é review (apesar de já sabermos quase tudo o que hà a saber sobre o carro) :sh)

E ainda tenho cerca de 2 meses pela frente. Este verão vai ser longoooooo. Bem aqui ficam mais 2 reviews para quem quiser saber algo mais sobre o carro (a segunda review vai no post seguinte [kiss]):

Acabadinha de sair, está review está em inglês (pudera, o tipo é inglês [:D])

Concordo plenamente com a "tortura" da espera.. Grande seca!! :sh)
Também estou comprador de um Excellence HT e a previsão de entrega é para finais de Setembro. Até lá é ir vendo uns comparativos e uns testes.

Como é óbvio sou suspeito a falar, mas considero que foi realmente um produto muito bem conseguido tanto na estética como a nível de equipamento. Muito completo e com a sensação de robustez. O que desilude são os lugares traseiros e a bagageira muito limitada. No panorama geral acho que o preço está muito bem enquadrado com o que oferece.

A nível mecânico, sem ser estonteante, surpreendeu-me positivamente pela eficácia em responder e por um comportamento espevitado. Tem de facto uma resposta muito pronta, talvez fruto do baixo peso, dum binário interessante e da já falada taxa de compressão muito baixa para um motor a diesel que se aproxima mais das reacções de um motor a gasolina.

No geral, o CX3 sem duvida que convence para as necessidades cá de casa.
Não consigo entender a Mazda em Portugal estabelecer um objectivo de 500 unidades vendidas até ao final do ano. Acho que francamente nivelaram isto muito por baixo... agora só nos resta "penar" até Setembro

Concordo plenamente com a "tortura" da espera.. Grande seca!! :sh)
Também estou comprador de um Excellence HT e a previsão de entrega é para finais de Setembro. Até lá é ir vendo uns comparativos e uns testes.

Como é óbvio sou suspeito a falar, mas considero que foi realmente um produto muito bem conseguido tanto na estética como a nível de equipamento. Muito completo e com a sensação de robustez. O que desilude são os lugares traseiros e a bagageira muito limitada. No panorama geral acho que o preço está muito bem enquadrado com o que oferece.

A nível mecânico, sem ser estonteante, surpreendeu-me positivamente pela eficácia em responder e por um comportamento espevitado. Tem de facto uma resposta muito pronta, talvez fruto do baixo peso, dum binário interessante e da já falada taxa de compressão muito baixa para um motor a diesel que se aproxima mais das reacções de um motor a gasolina.

No geral, o CX3 sem duvida que convence para as necessidades cá de casa.
Não consigo entender a Mazda em Portugal estabelecer um objectivo de 500 unidades vendidas até ao final do ano. Acho que francamente nivelaram isto muito por baixo... agora só nos resta "penar" até Setembro

Sim, isto é uma super seca. E eu que tive possibilidade de trazer um vermelhinho que estava disponivel na hora (está claro que a minha familia me teria matado se eu comprasse o carro em vermelho [:D])

Bem fez o tipo que o levou (no dia seguinte fui ao mesmo stand e ele já era)

Aqui a malta é super suspeita a falar, porque afinal comprámos o carro, mas acho que fizemos uma boa escolha.

Tudo aponta para que o carro seja super divertido de conduzir (já fiquei com essa impressão no test drive, e todas as criticas falam disso) e poupadinho (embora nas minhas mãos, poupadinho é que ele não vai ser)

Quanto aos bancos traseiros tive o cuidado de levar as pessoas que utilizarão esses bancos (na maioria das vezes, 95%) e as mesmas disseram maravilhas dos mesmos. Ficaram particularmente agradados com a visão para a frente que os mesmos proporcionam (dá para conversar mais à vontade e eles veêm melhor para a frente)

A restante malta .... eu acho que até 1,80 cabe lá toda a gente. A partir dai (acima de 1,80) tudo dependerá da altura do condutor e do pendura.

Quanto à bagageira.... bem eu venho dum corsa C, logo pelos vistos vou ter mais mala, ...., mas não muito [s)]

O preço achei um bocado puxado especialmente tendo em conta a concorrência. No entanto percebo um pouco a razão deste preço. Afinal de contas o carro já vem bastante equipado de série (mesmo a versão base - evolve, já vem com bastante equipamento que noutras marcas está como sendo opcional). Na versão excellence nem se fala.

O down disto é que acabamos por pagar por coisas que se calhar dispensávamos (eu não preciso de bancos aquecidos e vou tê-los....pode ser que no inverno eu morda a minha lingua [:)])

No test drive tive oportunidade de puxar por ele (não muito) e acho que o carro tem uma muito boa resposta.

Mais importante para mim de que o carro tenha uma grande velocidade de ponta é que o carro tenha uma boa capacidade de resposta (faço imensas ultrapassagens e alguns arranquezinhos).

Quanto ao objectivo de vender 500 unidades .... bem, se não à carros para vender não convem por objectivos muito altos.

A mazda vai apenas produzir 150.000 unidades este ano na fábrica de Hiroshima, quando podia produzir muito mais.

O resultado é que à medida que vai entrando nos mercados a escassez vai aumentando. Aliás o que mais ouço em todas as reviews pelos vários países é que os compradores devem se preparar para um elevado tempo de espera (ou então escolham o modelo que estiver disponivel no stand [;)])

Com a entrada do cx-3 nos EUA vai ser o descalabro [:D]

http://prntscr.com/7z0r5f

http://prntscr.com/7z0s1r

http://prntscr.com/7z0stb

http://prntscr.com/7z0tdz

Fiz Test-drive nesse ai hoje , consumo medio de 6 litros ,é um carro muito bonito e bem equipado ,Vou mostrar aqui a proposta com preço de coleta atenção ,digam-me se é bom negocio

http://prntscr.com/7z0u8r ---valor da proposta

Acho um preço elevado visto que tem desconto de coleta , opiniões sff

Não percebi se estás a perguntar se o carro é caro, ou se é o desconto que é mau [:D]

Posso te dizer que são ambos [;)]

O carro para mim, é caro comparado com a maioria dos concorrentes. Está claro que já vem bastante equipado, mas mesmo assim é caro. A meu ver devia ser no minimo 2k, 3k mais barato.

Pode ser que o venha a ser, mas só quando o carro entrar numa fase mais matura. Por agora não estou a ver a Mazda a baixar o preço.

Quanto ao desconto eu sei que o desconto é feito pelo preço base e dependendo da cor que lhe coloques assim varia o preço.

Eu coloquei a cor Branco Pérola e o carro com esse mesmo desconto, ficou-me umas boas centenas de euros mais barato do que a tua proposta (Excellence Navi 4X2). Mas em vermelho deve sair mais caro.

Não será de estranhar que alguém ainda tenha conseguido um melhor desconto do que eu alcançei (o desconto vai variando de stand para stand) [;)]

Ps: Ainda tenho pelo menos mais um mês de espera pela frente até ter o meu novo brinquedo [8b]

Quanto ao test drive, foi num carrinho parecido com esse das fotografias. O carro já tinha cerca de 2.000 kms e uma média de 5,6 litros aos 100.

Eu no pequeno percurso que fiz, consegui a incrivel média de 13,8 litros aos 100. Se é para fazer test drive, é para fazer test drive [:D]

Voltar
Superior