Bom, deixa lá fazer aqui um resumo da minha experiência rapidamente, já se faz tarde.
Começando pelo principal,
o motor: não achei nada de especial! 180 cv?! Onde? Se me dissessem que tinha 140, acredito. Não senti que fosse muito mais rápido que o meu 3 de 120 cv, sou muito sincero. Se calhar tem consumos muito melhores, o meu com utilização normal tem uma média real, medida por mim, de 7,4 L/100 km. Se este, com um pouco mais de potência, fizer 5... óptimo! Mas não se sentem os 180 cv, isso não. Também me pareceu mais ruidosos, mais que o meu. E um ruído menos bom. No meu, quando puxo, ele ronca. Este esgaça-se. Enfim, não digo que é um mau motor, simplemente não parece ter 180 cv, e não sei se justifica a diferença de preço.
Segundo ponto,
a qualidade de construção/materiais: soberbo! Fiquei deveras surpreendido, e agora entro no meu com 5 anos e até mete pena. O meu está óptimo, não tem qualquer desgaste, nem ruído, parece sinceramente novo. Mas eles conseguiram dar um salto na qualidade percebida, no tacto, que é de se tirar o chapéu.
A seguir,
os écrans: também muito bons. Excelente resolução, não vi nada a engasgar-se, muito responsivos, bom posicionamento, boa visibilidade (o tempo estava de chuva, mas acredito que com sol também se veja bem). Design do interface sóbrio e bonito. Pareceu-me que o sistema de menus podia ser melhor, nesse aspecto penso (pese embora o pouco tempo que passei com o carro) que deu um passo atrás em relação ao meu.
Conforto: bom... nada a apontar. Dei uma volta muito curta, mas tudo encaixou bem. Nesse aspecto, igualzinho ao meu 3, o que é excelente. Aquecimento de volante foi bastante rápido (estavam 5º), o banco aquecido em pele demorou mais (ou seja, demorou o normal, o voltante é que foi mais rápido que o esperado). Nota negativa para o banco com regulação eléctrica continuar a não ter memórias! Por outro lado, várias melhorias nos espelhos (recolhem automaticamente, incluem piscas para a frente, baixa quando engata marcha-atrás) e nas portas trancarem automaticamente quando se arranca. Travão de mão eléctrico é novo (em relação ao meu) e tem botão de hill control, enquanto que no meu é automático (e funciona sempre quando não deve, e não funciona quando deve).
Ergonomia: um pouco desiludido, porque salpicaram botões por todo o lado e agora é preciso andar à procura dos botões em vários sítios. Também o volante pareceu-me ter botões a mais, o meu é mais simples e mais prático.
Gadgets: gostei muito das câmaras 360º, mas na realidade para mim a câmara traseira é a que tem mais valor. O resto dispensava, mas se calhar isso sou eu que sei estacionar de todas as maneiras sem câmaras nem pi-pis. Portão da bagageira eléctrico é um toque engraçado - o C5 do meu pai tem isso e acho sempre útil, embora dispensável (como quase tudo).
Design: [br

]
Se houver alguma questão específica digam, a ver se me lembro do que vi/senti. Alguma sugestão para pôr o vídeo da aceleração online (sem ser YouTube)?