Marionog37
New member
Dei uma voltinha, muito recentemente, num com esse motor e caixa manual.
No papel, em acelerações, é tão molengão como os outros com mil turbo e potências similares.
Mas a percepção é diferente, porque temos uma caixa looooonga.
O que prejudica bastante nas reprises.
Isto porque apesar do binário simpático de mais de 200 Nm, ele só surge às 4000 rpm (atmosférico, né?), enquanto os pequenos mil turbo, com valores similares em Nm, atingem-nos às 2000 rpm.
Aí sim, a diferença de rendimento é notória.
É preciso mais rotação do que aquela a que estamos habituados num pequeno turbo, e o pessoal acho que se esqueceu de saber usar um motor atmosférico, ou uma manual.
No CX-30 se quiseres movimentar-te com ligeireza, tens de recorrer à caixa e usar mais rotação.
Sítios onde uma terceira bastava, acaba por ser melhor meter uma segunda.
De qualquer forma, faz parte da experiência e eu, pessoalmente, aprecio-a mais. Torna o carro bem mais interactivo.
Além disso, tens comandos com elevado grau de precisão e sendo atmosférico, o motor reage às mais pequenas variações de pressão no acelerador; a qualidade sonora é superior (apesar do muito bom isolamento acústico do carro) e a caixa, bem, é das melhores que experimentei até hoje.
Curso curto, tacto mecânico, mas sempre com uma acção muito oleada. É uma experiência táctil muito positiva.
DE resto, o carro destaca-se pelo interior.
É mesmo muito bom.
Acho que não tou a dizer nenhuma barbaridade quando o considero melhor montado do que em certos premium como o classe A.
O interior também é simples e fácil de usar, os comandos físicos são muito agradáveis no seu uso do ponto de vista táctil e o refinamento geral é muito elevado.
Curti imenso a criatura, tal como curti o Mazda3 que seria definitivamente a minha escolha — mais rasteirinho e leve.
Se gostaria de ter mais pujança? Sem dúvida.
Tou muito curioso para experimentar o Skyactiv-X. Talvez seja o "sweet spot" da criatura.
Obrigado pelo feedback. Mas e com caixa automática? Será que o problema da "caixa longa" se mantém?
Na altura quando fui ver o CX30 ao vivo o vendedor disse-me que estavam a antecipar mais vendas do skyactive G caixa automática do que manual (como está a acontecer no CX5 onde a maioria dos skyactive G 165 cv vendidos são com caixa automática).