Mazda CX-30

Essa tua opinião acerca do motor é idêntica à que tenho visto em vários testes/reviews.
Não sei se é por ser atmosférico, se tem a ver com a tecnologia agora usada, mas praticamente toda a gente refere isso, assim como também no skyactive g .

Mas quanto ao CX-30, adoro o raio do carro.

Pseudo-atmosférico (tem um mini-compressor) e o binário apesar de ser muito bom para um 2.0 NA, cerca de 230 Nm, surge "apenas" às 3000 rpm.
Na maior parte dos turbo, às 2000 já o tens todo e é aquilo que toda a gente hoje em dia está habituado.
Além do mais, as caixas da Mazda nestes novos modelos têm relações excessivamente longas, o que "estrangula" o potencial do motor.

Pseudo-atmosférico (tem um mini-compressor) e o binário apesar de ser muito bom para um 2.0 NA, cerca de 230 Nm, surge "apenas" às 3000 rpm.
Na maior parte dos turbo, às 2000 já o tens todo e é aquilo que toda a gente hoje em dia está habituado.
Além do mais, as caixas da Mazda nestes novos modelos têm relações excessivamente longas, o que "estrangula" o potencial do motor.

Outra curiosidade deste motor passa também pelo facto de o binário máximo só ser atingido às 3000 rpm quando é utilizada gasolina de 91 octanas.

Quando se utiliza gasolina de 95 octanas, o binário máximo é atingido um pouco mais acima, cerca das 4000 rpm, embora a curva de binário seja mais plana...

EBF4hHEUIAE7YhC.jpeg

...como se pode ver neste gráfico, revelado pela própria Mazda.

Last edited:
(...)
Segundo ponto, a qualidade de construção/materiais: soberbo! Fiquei deveras surpreendido, e agora entro no meu com 5 anos e até mete pena. O meu está óptimo, não tem qualquer desgaste, nem ruído, parece sinceramente novo. Mas eles conseguiram dar um salto na qualidade percebida, no tacto, que é de se tirar o chapéu.

A seguir, os écrans: também muito bons. Excelente resolução, não vi nada a engasgar-se, muito responsivos, bom posicionamento, boa visibilidade (o tempo estava de chuva, mas acredito que com sol também se veja bem). Design do interface sóbrio e bonito. Pareceu-me que o sistema de menus podia ser melhor, nesse aspecto penso (pese embora o pouco tempo que passei com o carro) que deu um passo atrás em relação ao meu.

Conforto: bom... nada a apontar. Dei uma volta muito curta, mas tudo encaixou bem. Nesse aspecto, igualzinho ao meu 3, o que é excelente. Aquecimento de volante foi bastante rápido (estavam 5º), o banco aquecido em pele demorou mais (ou seja, demorou o normal, o voltante é que foi mais rápido que o esperado). Nota negativa para o banco com regulação eléctrica continuar a não ter memórias! Por outro lado, várias melhorias nos espelhos (recolhem automaticamente, incluem piscas para a frente, baixa quando engata marcha-atrás) e nas portas trancarem automaticamente quando se arranca. Travão de mão eléctrico é novo (em relação ao meu) e tem botão de hill control, enquanto que no meu é automático (e funciona sempre quando não deve, e não funciona quando deve). (...)

Essa observação da qualidade do carro, é unânime na imprensa, colocou enorme pressão sobre as propostas alemães, só vejo o novo A3 preparado para responder ao Mazda 3.

Silêncio a bordo?, pelo que leio, houve aposta forte em material de isolamento neste campo, percepção?, o porta luvas interior, é forrado e iluminado?, LED a nível interior?

Quanto ao plano de manutenção, quilometragem para revisão?, preço avançado?, SC98 e/ou biocombustível?

Essa cor da carroçaria, com luminosidade, [:cool:]

Acho que sim - em packs, existe um de "pele" e outro de "bose", e ambos estavam presentes neste exemplar. Com tecto de abrir, bancos e volante aquecidos, câmaras 360º... deve ser full extras ou lá perto (o que faz sentido, uma ver que é para mostrar e seduzir os clientes).

Prijs?, [:D]

Vamos linha a linha:

Essa observação da qualidade do carro, é unânime na imprensa, colocou enorme pressão sobre as propostas alemães, só vejo o novo A3 preparado para responder ao Mazda 3.
Senti-me dentro de um carro premium, seja lá o que isso for.

Silêncio a bordo?, pelo que leio, houve aposta forte em material de isolamento neste campo, percepção?
Não sei, não saí da zona urbana pelo que não pude testar. O motor pareceu-me ruidoso, o que não é bom.

, o porta luvas interior, é forrado e iluminado?, LED a nível interior?
O porta-luvas é de plástico, iluminado. LED em todas as luzes interiores (unless my eyes are cheated by some spell).

Quanto ao plano de manutenção, quilometragem para revisão?, preço avançado?, SC98 e/ou biocombustível?
Não faço ideia, como disse só fiz o test-drive porque estava à espera do meu que estava na revisão, e então aproveitei. Mas nem falei com ninguém das vendas - também não se mostraram muito interessados em vender, os idiotas.

Sim, com sol é uma cor linda. Custa €1.150 extra, enquanto as outras metalizadas ficam-se pelos €900. Vi agora que o interior pode ser igual mas com pele branca em vez de castanha. Sinceramente, não gostei da pele castanha (há interiores castanhos bem bonitos, este não é um deles), e o branco tem o problema de se sujar muito. Acho estranho não terem uma opção mais consensual.

Prijs?, [:D]
Fiz agora uma configuração no site deles, €37.000. Não vi opção de tecto de abrir, não sei se já vem incluído neste nível de equipamento. Entretanto lembrei-me que este motor existe com caixa automática, portanto este modelo ainda não é o mais caro possível.

Continuo a achar que é caro demais, pouco acrescenta ao Mazda 3 mas como os SUVs estão na moda, pumba no preço. Se fosse trocar o meu, quase de certeza que seria por outro 3, e não por um CX.

Irrita-me muito coisas como a cor vermelha ser mais cara que as outras metalizadas. É claramente a chular os clientes, porque não há razão técnica nenhuma para que assim seja. Veja-se também o caso do MX-5: em Portugal começa nos €25.000, na Holanda exactamente o mesmo modelo começa nos €32.000. E não é por causa dos impostos!! A diferença vem do preço base!! É simplesmente porque a Mazda Holanda quer ganhar dinheiro. FDP, fico vermelho de raiva com cenas de ganância!

Essa tua opinião acerca do motor é idêntica à que tenho visto em vários testes/reviews.
Não sei se é por ser atmosférico, se tem a ver com a tecnologia agora usada, mas praticamente toda a gente refere isso, assim como também no skyactive g .

Mas quanto ao CX-30, adoro o raio do carro.

Não acho que seja por ser atmosférico, estou muito habituado ao meu Skyactiv-G 120 cv e portanto o ser atmosférico não me faz confusão - já há muitos anos que não toco num carro turbo. Talvez seja resultado de uma caixa excessivamente longa, como o crash disse.

Outra curiosidade deste motor passa também pelo facto de o binário máximo só ser atingido às 3000 rpm quando é utilizada gasolina de 91 octanas.

Quando se utiliza gasolina de 95 octanas, o binário máximo é atingido um pouco mais acima, cerca das 4000 rpm, embora a curva de binário seja mais plana...

View attachment 149894

...como se pode ver neste gráfico, revelado pela própria Mazda.

Existe 91RON na Europa (Ocidental)?

Não acho que seja por ser atmosférico, estou muito habituado ao meu Skyactiv-G 120 cv e portanto o ser atmosférico não me faz confusão - já há muitos anos que não toco num carro turbo. Talvez seja resultado de uma caixa excessivamente longa, como o crash disse.

Deve ser a razão principal sim.

Tenho um M3 skyactiv-x e os cavalos estão lá todos. A partir das 4000 rpm, mas estão.
Abaixo disso não se nota grande diferença para um G, é verdade.

Bom, deixa lá fazer aqui um resumo da minha experiência rapidamente, já se faz tarde.

Começando pelo principal, o motor: não achei nada de especial! 180 cv?! Onde? Se me dissessem que tinha 140, acredito. Não senti que fosse muito mais rápido que o meu 3 de 120 cv, sou muito sincero. Se calhar tem consumos muito melhores, o meu com utilização normal tem uma média real, medida por mim, de 7,4 L/100 km. Se este, com um pouco mais de potência, fizer 5... óptimo! Mas não se sentem os 180 cv, isso não. Também me pareceu mais ruidosos, mais que o meu. E um ruído menos bom. No meu, quando puxo, ele ronca. Este esgaça-se. Enfim, não digo que é um mau motor, simplemente não parece ter 180 cv, e não sei se justifica a diferença de preço.

Segundo ponto, a qualidade de construção/materiais: soberbo! Fiquei deveras surpreendido, e agora entro no meu com 5 anos e até mete pena. O meu está óptimo, não tem qualquer desgaste, nem ruído, parece sinceramente novo. Mas eles conseguiram dar um salto na qualidade percebida, no tacto, que é de se tirar o chapéu.

A seguir, os écrans: também muito bons. Excelente resolução, não vi nada a engasgar-se, muito responsivos, bom posicionamento, boa visibilidade (o tempo estava de chuva, mas acredito que com sol também se veja bem). Design do interface sóbrio e bonito. Pareceu-me que o sistema de menus podia ser melhor, nesse aspecto penso (pese embora o pouco tempo que passei com o carro) que deu um passo atrás em relação ao meu.

Conforto: bom... nada a apontar. Dei uma volta muito curta, mas tudo encaixou bem. Nesse aspecto, igualzinho ao meu 3, o que é excelente. Aquecimento de volante foi bastante rápido (estavam 5º), o banco aquecido em pele demorou mais (ou seja, demorou o normal, o voltante é que foi mais rápido que o esperado). Nota negativa para o banco com regulação eléctrica continuar a não ter memórias! Por outro lado, várias melhorias nos espelhos (recolhem automaticamente, incluem piscas para a frente, baixa quando engata marcha-atrás) e nas portas trancarem automaticamente quando se arranca. Travão de mão eléctrico é novo (em relação ao meu) e tem botão de hill control, enquanto que no meu é automático (e funciona sempre quando não deve, e não funciona quando deve).

Ergonomia: um pouco desiludido, porque salpicaram botões por todo o lado e agora é preciso andar à procura dos botões em vários sítios. Também o volante pareceu-me ter botões a mais, o meu é mais simples e mais prático.

Gadgets: gostei muito das câmaras 360º, mas na realidade para mim a câmara traseira é a que tem mais valor. O resto dispensava, mas se calhar isso sou eu que sei estacionar de todas as maneiras sem câmaras nem pi-pis. Portão da bagageira eléctrico é um toque engraçado - o C5 do meu pai tem isso e acho sempre útil, embora dispensável (como quase tudo).

Design: [br:)]

Se houver alguma questão específica digam, a ver se me lembro do que vi/senti. Alguma sugestão para pôr o vídeo da aceleração online (sem ser YouTube)?

O motor tem um barulho estranho por causa de funcionar em modo diesel e por causa de alternar a maneira de funcionar entre diesel e otto. Pelo o que li em modo diesel ouvem- se as "pancadas" de detonação do combustível e quando alterna entre modos o barulho do motor muda de maneira abrupta... Quanto a questão de o motor parecer mais fraco do que realmente é isso parece ser opinião unânime na imprensa automóvel.

Gosto bastante do Mazda 3/CX-30, sé é pena não terem tectos de abrir pananorámicos senão se calhar até comprava um deles.

Tenho um M3 skyactiv-x e os cavalos estão lá todos. A partir das 4000 rpm, mas estão.
Abaixo disso não se nota grande diferença para um G, é verdade.

Eu não andei a puxar pelo carro por aí além (fiz um arranque bem puxado em primeira e segunda, só) mas pode ser por me ter mantido abaixo dessas 4000, ou por causa da caixa longa no CX (provavelmente a do 3 está mais bem escalonada).

Se estivesse para comprar iria fazer um test-drive bem mais detalhado, mas no meu caso foi só para aproveitar a oportunidade.

Eu não andei a puxar pelo carro por aí além (fiz um arranque bem puxado em primeira e segunda, só) mas pode ser por me ter mantido abaixo dessas 4000, ou por causa da caixa longa no CX (provavelmente a do 3 está mais bem escalonada).

Se estivesse para comprar iria fazer um test-drive bem mais detalhado, mas no meu caso foi só para aproveitar a oportunidade.

A caixa do 3 também é longa. Mas sim, com algum trabalho de caixa ele é bem rápido.

Vamos linha a linha (...)

Silêncio a bordo?, pelo que leio, houve aposta forte em material de isolamento neste campo, percepção?
Não sei, não saí da zona urbana pelo que não pude testar. O motor pareceu-me ruidoso, o que não é bom.

, o porta luvas interior, é forrado e iluminado?, LED a nível interior?
O porta-luvas é de plástico, iluminado. LED em todas as luzes interiores (unless my eyes are cheated by some spell).

Não faço ideia, como disse só fiz o test-drive porque estava à espera do meu que estava na revisão, e então aproveitei. Mas nem falei com ninguém das vendas - também não se mostraram muito interessados em vender, os idiotas.

Sim, com sol é uma cor linda. Custa €1.150 extra, enquanto as outras metalizadas ficam-se pelos €900. Vi agora que o interior pode ser igual mas com pele branca em vez de castanha. Sinceramente, não gostei da pele castanha (há interiores castanhos bem bonitos, este não é um deles), e o branco tem o problema de se sujar muito. Acho estranho não terem uma opção mais consensual.
(...)

Continuo a achar que é caro demais, pouco acrescenta ao Mazda 3 mas como os SUVs estão na moda, pumba no preço. Se fosse trocar o meu, quase de certeza que seria por outro 3, e não por um CX.

Irrita-me muito coisas como a cor vermelha ser mais cara que as outras metalizadas. É claramente a chular os clientes, porque não há razão técnica nenhuma para que assim seja. Veja-se também o caso do MX-5: em Portugal começa nos €25.000, na Holanda exactamente o mesmo modelo começa nos €32.000. E não é por causa dos impostos!! A diferença vem do preço base!! É simplesmente porque a Mazda Holanda quer ganhar dinheiro. FDP, fico vermelho de raiva com cenas de ganância!

O PL não apresenta um veludo no interior? :confused:[8b]

Vê a questão de SC98 vs E10, para o bloco Skyactiv-X, aí.

Ó Kijk, vê o novo bloco de 150cv a benzina, e é perguntar pelo prijs, são, vá forretas, há que esmifrar isso, [:D]

Qual a benesse fiscal pelo bloco X, ou referente ao novo Mild Hybrid de 150cv?

Tinha lido algo, sobre esta questão da PM, fui rever, segundo a Mazda agrega um Know-How próprio na produção industrial (é a réplica de mão artesanal, diz a Mazda), daí o preço exorbitante em catálogo.

O motor tem um barulho estranho por causa de funcionar em modo diesel e por causa de alternar a maneira de funcionar entre diesel e otto. Pelo o que li em modo diesel ouvem- se as "pancadas" de detonação do combustível e quando alterna entre modos o barulho do motor muda de maneira abrupta.
Estás a falar do quê mesmo? [:)]

Eu não sei explicar bem por isso posso ter dito alguma coisa parva... Mas podes ler algumas críticas de sites ingleses/americanos que falam do barulho estranho que o motor faz a funcionar e das razões do mesmo.

"A SPCCI combina a eficiência de combustível de um diesel com a potência e a manobrabilidade de um motor a gasolina. O motor alterna perfeitamente entre a ignição convencional por faísca e um modo de ignição por compressão, onde uma mistura pobre de ar e combustível é submetida a compressão para que a combustão ocorra de forma ainda mais eficiente. É o melhor dos dois mundos."

A transição de um modo para o outro ocorre por volta das 4000rpm quando passa a funcionar de forma tradicional, e de facto na transição nota-se ali qualquer coisa. Mas também pode ser sugestão.

edit: Tenho algum receio desse motor porque o sistema é de uma complexidade enorme.

Last edited:
Pelo que oiço, leio, é uma observação, vá é sugestão [:D], porque há essa atenção à mudança de combustão, via condução (acelerar brusco, travar, embraiagem), Jbranco.

Outro pormenor, é a CV, a automática, diz-se que optimiza o sistema, (suavidade, resposta, consumo), quanto à fiabilidade, não tenho o menor receio por parte da marca, isto é para varrer mercado automóvel de TOPO como o Australiano, América do Norte, onde a reputação da marca nível técnico e de obtenção de consumo reduzido sem sacrificar a condução é tida com muitíssima atenção.

Nada ultrapassa a doidice do SM, ou a crónica falha de combustão de um Alfa Romeo, LANCIA, [:cool:]

"A SPCCI combina a eficiência de combustível de um diesel com a potência e a manobrabilidade de um motor a gasolina. O motor alterna perfeitamente entre a ignição convencional por faísca e um modo de ignição por compressão, onde uma mistura pobre de ar e combustível é submetida a compressão para que a combustão ocorra de forma ainda mais eficiente. É o melhor dos dois mundos."

A transição de um modo para o outro ocorre por volta das 4000rpm quando passa a funcionar de forma tradicional, e de facto na transição nota-se ali qualquer coisa. Mas também pode ser sugestão.

edit: Tenho algum receio desse motor porque o sistema é de uma complexidade enorme.

Pois também tenho algumas reservas quanto a fiabilidade do motor a longo prazo... Ainda está demasiado "verde" para meu gosto, o ideal será esperar pela segunda ou terceira geração do mesmo mas se estivesse comprador de um dos modelos se calhar até arriscava apesar de saber que é um risco elevado...

Pois também tenho algumas reservas quanto a fiabilidade do motor a longo prazo... Ainda está demasiado "verde" para meu gosto, o ideal será esperar pela segunda ou terceira geração do mesmo mas se estivesse comprador de um dos modelos se calhar até arriscava apesar de saber que é um risco elevado...

Em tantos casos as gerações não resolvem grande coisa qundo o projecto tem problemas. Olha o N47 2.0 da BMW quantas versões e upgrades teve até ser totalmente redesenhado

Em tantos casos as gerações não resolvem grande coisa qundo o projecto tem problemas. Olha o N47 2.0 da BMW quantas versões e upgrades teve até ser totalmente redesenhado

Pois esse motor foi um caso especial... Acho que no final a BMW simplesmente desenvolveu um novo 2.0 diesel para substituir esse cancro.

Back