Mazda MX-5 a consumir 13 litros. É normal?

O meu mx-5 de 96, e um 1.6 bebe ai 9/10 normalmente, com 40 litros faço um pouco mais de 400km, dependendo do tipo de conduçao, mesmo q queira poupasr nao consigo, akele motor deixa-me maluco as vezes...
Quanto aos teus consumos ate podem nem ser muito anormais, visto der um 1.8, mas mesmo assim faria uma revisaozita, nao va estar ai qq coisa a funcionar mal, caso tenhas duvidas vai a www.miatamania.net e aproveita para falar com pessoas que tem carros iguais ao teu, talvez te esclareçam melhor!

Realmente tens aí um problema. No meu nunca passei dos 9/10... O que se passa com o teu MX é que tens de fazer uma afinação do motor. Eu mais logo já coloco fotos de como fazer :).

Cumprimentos,

citação:Originalmente colocada por F4st T0ny

O meu mx-5 de 96, e um 1.6 bebe ai 9/10 normalmente, com 40 litros faço um pouco mais de 400km, dependendo do tipo de conduçao, mesmo q queira poupasr nao consigo, akele motor deixa-me maluco as vezes...
Quanto aos teus consumos ate podem nem ser muito anormais, visto der um 1.8, mas mesmo assim faria uma revisaozita, nao va estar ai qq coisa a funcionar mal, caso tenhas duvidas vai a www.miatamania.net e aproveita para falar com pessoas que tem carros iguais ao teu, talvez te esclareçam melhor!

è o que ando a fazer com um carro 1.9T[8D]

citação:Originalmente colocada por Daniel Matias

citação:Originalmente colocada por F4st T0ny

è o que ando a fazer com um carro 1.9T[8D]

Qual 1.9T?

citação:Originalmente colocada por migueldefender

Realmente tens aí um problema. No meu nunca passei dos 9/10... O que se passa com o teu MX é que tens de fazer uma afinação do motor. Eu mais logo já coloco fotos de como fazer :).

Cumprimentos,

Obrigado. Fico à espera dessas fotos então.

Ora aqui vai o how-to de como afinares o teu MX:

Em primeiro lugar tens de ligar o carro e deixá-lo aquecer.

Depois tens de abrir a tampa da ficha de diagnostíco (aquela caixa cinzenta):
afinar_02.jpg

Abres a tampa e básicamente o que tens de fazer é um "shunt" entre dois bornes:
afinar_04.jpg

Se não estou equivocado é o primeiro do canto inferior esquerdo com o segundo a contar da direita no canto superior direito (depois confirmo):
afinar_06.jpg

Aqui convem haver duas pessoas, pois temos de fazer várias tentativas de shunt.
afinar_05.jpg

O que irá acontecer é que ao fazermos a "ligação directa" irá notar que as rotações do carro irão baixar. Assim sendo com uma chave de parafusos temos de ir rodando um parafuso que está neste buraquinho:
afinar_07.jpg

afinar_08.jpg

O objectivo desta operação é fazer com que o comportamento do motor seja o mesmo com ou sem o "shunt". ;)

Cumprimentos,

citação:Originalmente colocada por tism

Obrigado Miguel.
Tenho algum receio. Essa operação é segura?

100% segura. Aquele rapaz que está ali de sobretudo era mecânico da Mazda, e fazia isto a todos os MX's (digamos que era um miminho :)).

És de onde?

Cumprimentos,

citação:Originalmente colocada por migueldefender

citação:Originalmente colocada por tism

Obrigado Miguel.
Tenho algum receio. Essa operação é segura?

100% segura. Aquele rapaz que está ali de sobretudo era mecânico da Mazda, e fazia isto a todos os MX's (digamos que era um miminho :)).

És de onde?

Cumprimentos,

Sou de Lisboa. Esse rapaz por acaso não tem uma oficina? lol.
Gostava de encontrar um gajo que percebesse destes carros para fazer uma revisão ao meu sem me levar couro e cabelo.

Bela lição...
Com esta «ligação directa» o que conseguimos é afinar o Ralenti do carro, certo?
Se é assim, porque não se faz o mesmo procedimento ( o do parafuso no buraco que me parece ser no colector de admissão), pondo o motor a trabalhar com chave?
Quanto aos consumos, só sei que o meu gasta muito...um dia vou ver quanto gasta.
Cumprimentos.

Pessoal corajoso... eheheh.

Quem sabe sabe. Quem não sabe não mexe antes de aprender muito bem ;)

És de Lisboa? O melhor é esse amigo do migueldefender tratar da questão.

Se não der andam por aí oficinas bastante boas que não são o roubo das marcas (bosh car service, precision, por exemplo). Pelo menos tenho sido muito bem tratado numa precision que conheci por acaso e, como é nova, ainda não tem muitos cliente logo é "serviço na hora". Ofereceram-me um check-up global ao carro, etc.

Também acho que estas a gastar demais.

Abraço

Boas miguel
A minha caixa de diagnostico e o local do parafuso são iguais...será que posso fazer o mesmo?
Mas tenho algumas duvidas
o que é o shunt?
e o que devemos sentir no motor ao rodar o parafuso para sabermos quando está no ponto ideal?

Abrazoom

Voltar
Superior