Mazda mx5 - compra e dúvidas

Mazda mx5 - compra e dúvidas

• Mx5 -NB 1.6

Votos: 0 0,0%
  • Mx5 -NB 1.8

Votos: 3 15,8%
  • Mx5 -NB mk2.5 1.6

Votos: 0 0,0%
  • Mx5 -NB mk2.5 1.8

Votos: 3 15,8%
  • Mx5 ND

Votos: 13 68,4%

• Total de eleitores
    19

Dr1v3r

New member
(Quase já posso dizer) finalmente chegou a altura de comprar o meu primeiro roadster, é algo que já desejo há muito tempo, e em princípio a escolha será, como o título do tópico mostra, o Mazda Mx-5...

Agora surgem-me algumas dúvidas, estou inclinado para a versão NB, e gostaria de saber se há grandes diferenças entre a primeira e a segunda fase nos nbs... Depois, qual motorização? Estou algo inclinado para o 1.6, contudo li algumas coisas que me fazem repensar... Vale a diferença de valores entre o 1.6 e o 1.8? Nunca testei nenhum, e não tenho encontrado na minha zona para testar...

Ha Dias testei o ND, se já estava apaixonado pelo carro, fiquei ainda mais... Vale a pena aguardar e comprar mais tarde um ND ou fico bem servido com uma geração anterior? Sei que pelo preço de um ND ja se compra muitos carros que fazem parte do meu imaginário, entre porsches, Nissan's Z....

Quais as vossas opiniões? Desde já obrigado

As diferenças de preços entre um NB e um ND ainda são grandes... isto para não falar da diferença de anos/tecnologia.
Para mim tudo se resume ao objectivo que tens para este carro... se for carro para o dia-a-dia então sem dúvida nenhuma avançava para o ND, agora se for carro para estar parado na garagem 6 meses do ano e só os outros é que anda ao sol.. então escolhia um NB.
Explica lá para que é que queres o MX5 para ao pessoal poder avaliar e ajudar-te melhor.. [;)]

Tal como foi dito, tu é que tens que saber o que queres...Eu estou numa situação idêntica, pois também quero comprar um roadster para segundo carro cá para casa e o MX-5 está entre os escolhidos e está no topo das minhas preferências, a versão que tenho interesse é o 1.6 NB 2.5, pois pretendo pagar o menos possível de IUC e não sou gajo de andar muito depressa, existem tantos MX-5 à venda mas o mais difícil é a arranjar um com o preço agradável e com o equipamento que mais valorizo: AC, vi um que me agradou bastante mas como tinha 200.000km, depois de muito ponderar não avancei.
As diferenças entre o NB e o NB 2.5 julgo que são apenas a nível de interiores principalmente a consola central e o facto de na versão 1.8 NB terem havido edições com caixa de 6 velocidades. Pelos vistos os 1.6 e 1.8 fazem praticamente os mesmos consumos e o 1.8 costuma ter autoblocante, por isso se quiseres conduzir para a diversão acho que mais vale procurar um 1.8.
Se estás disposto a aguardar pelo ND força nisso, obviamente que é um carro muito superior aos modelos antigos

Acho que depende do uso que queres dar.
Os NB são um tanto ou quanto gulosos, pelo que uma utilização diária pode ficar comprometida.
E independentemente da coisa iria sempre para o 1.8.
Vais querer todos os cavalos possíveis, pois o chassis do 1.8 aguenta e continua a ser um dos melhores de todos os MX-5.

Também convém sentares nos NB/NB2.5, pois a posição de condução não é das melhores e parece que piora no 2.5. O banco é muito alto mesmo.

Quanto ao ND, bem... O carro é muito bom.
E combina diversão com consumos baixos, no caso do 1.5. Relativamente ao NB podes contar com 2 litros aos 100 a menos, senão mais. O que é notável.
Além disso, é mais seguro, traz mais "brinquedos", caso isso interesse.
Experimentei o 2.0 e revelou-se mais ágil que o NB. Conduzes com a ponta dos dedos (os pneus traseiros já mostravam algum desgaste), os comandos são mais leves, enquanto o NB parece sempre mais progressivo e "user-friendly".

EDIT: se fores para um NB, sempre com AC. Não é luxo, é equipamento essencial À tua sobrevivência, como num F40 [:D]

Respondendo à pergunta, o carro deverá ser para usar "todos os dias", não sou muito acelera, mas também gosto de calcar um bocado o acelerador... A maior parte do tempo será para ritmo de passeio, etc...

Por acaso já tinha ouvido que os NB são algo gulosos, e fiquei de certa forma preocupado, estava inclusivamente à espera do contrário uma vez que são mais leves que o carro que possuo (Megane Coupe 01 1.4), será que notarei grande diferença?

O ar condicionado e assim tão importante? Já ouvi dizer que era um extra algo raro de se encontrar...

A posição de condução e os consumos eram os pontos em que estava mais focado/preocupado e claro também com o desempenho/diversão de condução, senão não pensava num carro destes não é... Conhecem algum stand na zona de Coimbra, Leiria ou algo aí perto onde possa encontrar um NB?

Já foi opção, adoro as linhas, o som do motor é qualquer coisa.... Mas depois há o pior... Lá por casa há um Celica com o motor igual, e sei a dor de cabeça que aquilo é... Coloquei de parte por me deixar de pé atrás no que toca a fiabilidade...

O 1.8 VVTi tem um problema que o faz "beber" oleo... O carro do meu irmão já levou não sei quantas sondas lambda (ou lá como raio se escreve) etc... Não é dificil encontrar um carro desses com o "piloto do motor aceso"... É um problema que tanto quanto sei é pra lá de comum, mas que a Toyota não assume, pelo que obrigado, mas não obrigado XD Adoro o carro, a condução é brutal (o Celica)... Adoro o MR2 e disseram-me maravilhas deles no que toca a condução, contudo até tenho medo de fazer o test-drive, porque estou com medo de aumentar a paixão por esse carro... Tem motor central etc... Uma serie de caracteristicas que o tornam interessante... Agora o problema do motor, e para alguns casos também o facto da bagageira ser "simbólica"...

É um mundo de diferenças, e preço!, que vai do NB para o ND.

Primeiro que tudo deves definir o teu orçamento e o que pretendes do carro. Se o ND for opção, acho que não há muitas dúvidas.

No ND não sei...mas no NB o AC é equipamento fundamental, mas penso que a maioria já o tinha de origem. Depois tens n versões e variantes que podes ir vendo e pesquisando. A melhor depende mais uma vez do que pretendes do carro.

O problema é mesmo o orçamento :-p senão já estava o ND, dai uma das questões ser se vale a pena a espera...

O ac é fundamental? É assim tão quente no verão/tão frio no inverno?

Já foi opção, adoro as linhas, o som do motor é qualquer coisa.... Mas depois há o pior... Lá por casa há um Celica com o motor igual, e sei a dor de cabeça que aquilo é... Coloquei de parte por me deixar de pé atrás no que toca a fiabilidade...

O 1.8 VVTi tem um problema que o faz "beber" oleo... O carro do meu irmão já levou não sei quantas sondas lambda (ou lá como raio se escreve) etc... Não é dificil encontrar um carro desses com o "piloto do motor aceso"... É um problema que tanto quanto sei é pra lá de comum, mas que a Toyota não assume, pelo que obrigado, mas não obrigado XD Adoro o carro, a condução é brutal (o Celica)... Adoro o MR2 e disseram-me maravilhas deles no que toca a condução, contudo até tenho medo de fazer o test-drive, porque estou com medo de aumentar a paixão por esse carro... Tem motor central etc... Uma serie de caracteristicas que o tornam interessante... Agora o problema do motor, e para alguns casos também o facto da bagageira ser "simbólica"...

Além do MX-5 também tive o MR2, e sim, o MR2 é criatura problemática.
O meu estava com o problema dos O-rings que fazia com que consumisse óleo, e desmontámos o motor para o reparar e vimos que um dos cilindros já tinha um risco de alto a baixo.
Também havia o problema dos pré-catalisadores (para satisfazer as leis californianas) que tinham tendência a partir, com risco de pedaços do miolo serem sugados para o motor.
Isso tinha solução fácil, que era retirá-los, como um dos donos anteriores do meu fez.
Mas para resolver o problema dos O-rings tinha-se mesmo que desmontar motor todinho.

Actualmente existem várias companhias que reconstroem esses motores e ficam à prova de bala. Só que pode sair cara a operação.
O problema afectou os MR-2 até ao restyling. A Toyota nunca assumiu que o motor tinha problemas crónicos, mas os modelos de 2003-05 já têm essa questão resolvida. O problema é que ainda se vendem por guito a mais.
Porque, sinceramente, é um carro fantástico de conduzir.
Pessoalmente, prefiro-o ao MX-5 NB. Posição de condução excelente, visibilidade superior, e no geral, mais focado que o MX-5. É um carro que dá um gozo bestial e adorava voltar a ter um.

O problema é mesmo o orçamento :-p senão já estava o ND, dai uma das questões ser se vale a pena a espera...

O ac é fundamental? É assim tão quente no verão/tão frio no inverno?

O túnel de transmissão costuma aquecer bastante. No Inverno até sabe bem, mas no Verão, ui... [:D]

Deixo então aqui uma questão...
Se o NB é difícil de encontrar com A/C, se com o ND tens o problema do orçamento e do tempo de espera... porque não "dividires o mal pelas aldeias" e ires para um NC ?
Bem sei que há quem não goste do NC por ser mais pesado e maior que os habituais MX-5.. mas se não és acelera e se a maior parte do tempo será para ritmo de passeio porque não!? Os preços até já nem estão assim muito altos.. e podes sempre negociar visto ter saído o novo, fazendo com que o NC desvalorize no mercado de usados.
Fica a ideia.. [;)]

Deixo então aqui uma questão...
Se o NB é difícil de encontrar com A/C, se com o ND tens o problema do orçamento e do tempo de espera... porque não "dividires o mal pelas aldeias" e ires para um NC ?
Bem sei que há quem não goste do NC por ser mais pesado e maior que os habituais MX-5.. mas se não és acelera e se a maior parte do tempo será para ritmo de passeio porque não!? Os preços até já nem estão assim muito altos.. e podes sempre negociar visto ter saído o novo, fazendo com que o NC desvalorize no mercado de usados.
Fica a ideia.. [;)]

Tambem gosto do NC... Mas no caso de ir para um NC a tentação de ir para um Boxster 986 seria muito grande... Pelo facto dos valores serem idênticos, ainda não sei mesmo o que fazer, e dai estar já com algum tempo a pensar a coisa, para depois não me arrepender da escolha...
Preciso mesmo de fazer uns quantos test-drives...

Respondendo à pergunta, o carro deverá ser para usar "todos os dias", não sou muito acelera, mas também gosto de calcar um bocado o acelerador... A maior parte do tempo será para ritmo de passeio, etc...

1.8 em cidade pode ser «guloso».

Por acaso já tinha ouvido que os NB são algo gulosos, e fiquei de certa forma preocupado, estava inclusivamente à espera do contrário uma vez que são mais leves que o carro que possuo (Megane Coupe 01 1.4), será que notarei grande diferença?

Só te posso falar do MX5 NB 1.8

O ar condicionado e assim tão importante? Já ouvi dizer que era um extra algo raro de se encontrar...

Importantíssimo....aquela «coluna central» é um recuperador de calor.[:D]

A posição de condução e os consumos eram os pontos em que estava mais focado/preocupado e claro também com o desempenho/diversão de condução, senão não pensava num carro destes não é... Conhecem algum stand na zona de Coimbra, Leiria ou algo aí perto onde possa encontrar um NB?

Não conheço nenhum stand. Se fores muito alto ( mais de 1.8 ) a parte superior da tua cabeça, vai sentir um pouco.:confused:

Voltar
Superior