Mazda Mx5

Obrigado pelas boas vindas ! [;)]

Será um Soft-Top. A motorização é a 2.0 184 CV na versão Excellence (acho que a única disponível por terras lusitanas na motorização 2.0).

Quanto à cor... uiii... não foi nada fácil ! O carro é tão lindo praticamente em todas... acabei por escolher o Crystal Soul Red ! [kiss]

A capota será em preto, assim como os bancos... não consigo gostar da combinação do castanho com o Crystal Soul Red. Já se fosse em branco, acho que o castanho ficaria fantástico.

Ainda ponderei o pack sport com os bancos Recaro, os bilstein e as barras, mas tive receio de algum desconforto em viagens mais longas... não tanto por mim, mas principalmente a pensar em quem viaja comigo.

Adquiri também a extensão de garantia +2 anos. Acho que vou manter este carro por muuuito tempo ! Nada percebo de mecânica, mas pelo que li, Motor 2.0 atmosférico 184 CV (sem turbo), talvez um dos últimos carros de produção a ter um motor assim ! apr:)

Mais um 2.0 aqui para o fórum! Espectáculo!

Quanto ao conforto, estás como eu, por mim o carro até podia ser ligeiramente mais desconfortável mas depois seria dificil de promover o MX-5 como "carro dos passeios" à minha cara metade.

A extensão de garantia é algo que só pondero mais para a frente, se o carro se revelar fiável não faço.

Eu também desconfio que o MX-5 vai ser carro de ficar muito tempo na minha garagem (se não der problemas) e acho que não é apenas o 2.0 que se arrisca a ser um dos últimos carros de produção assim, acho que qualquer MX-5 arrisca-se a ser o último do género, pois é um produto de nicho, basta ver que se a FIAT não se tivesse associado ao projecto se calhar nem havia MX-5 pois não seria rentável.
Se no futuro a Mazda não arranjar parceiro para o projecto acredito mesmo que o ND é capaz de ser o fim da linhagem, talvez com um futuro restyle profundo para ganhar nova vida, mas hoje em dia as empresas só se geram por lucros e se o projecto não for rentável não sai, basta ver o que se passam com coupés e carros de 3 portas que praticamente sairam das gamas de todos os construtores, por exemplo o novo Mégane RS e os futuros Golf desportivos já não há hipóteses de serem de 3 portas, é tudo corrido com 5 portas para não haver investimento num projecto diferente.

msantos, o pequeno roadster de dois lugares tem um lugar consagrado no mercado automóvel.. não te preocupes

aliás, o MX-5 é provavelmente uma das razões pelas quais alguma da concorrência está em vias de abandonar o segmento (SLK/SLC pode deixar de ser produzido)

Nada percebo de mecânica, mas pelo que li, Motor 2.0 atmosférico 184 CV (sem turbo), talvez um dos últimos carros de produção a ter um motor assim ! apr:)

Não ! ainda há muitos carros atmosféricos e creio que haverá por muitos e bons anos, nos EUA por exemplo é claramente o que predomina.

Mas concordo que sim, é uma pérola num carro destes, uma pérola esta versão 2,0 e uma pérolaziiinha o 1,5 [:D] a maior parte das pessoas prefere motores turbos, só apreciadores valorizam um bom atmosférico.

msantos, o pequeno roadster de dois lugares tem um lugar consagrado no mercado automóvel.. não te preocupes

aliás, o MX-5 é provavelmente uma das razões pelas quais alguma da concorrência está em vias de abandonar o segmento (SLK/SLC pode deixar de ser produzido)

Pode, não. Vai. Este ano o SLC desaparece.
Mais preocupante é até a Porsche ainda não saber o que fazer com os 718. Deveriam ser substituídos para o ano, mas já empurraram para 2023. Ainda não arranjaram forma de justificar o investimento para uma nova geração.

Dá para prolongar a carreira do MX-5 por 8-9 anos, pelo que a Mazda ainda tem tempo para encontrar uma solução para o sucessor. Ou criar base que dê para mais modelos — roadster, coupé ou coupé 2+2 — ou então tem que encontrar um parceiro.
E por muito que gostasse de ver a FCA manter a parceria com a Mazda, não sei se acontecerá.
Agora que a Toyota também tem parte da Mazda, talvez pudessem estreitar a relação e desenvolver em conjunto uma nova geração de MX-5 e algo que tomasse o lugar de MR2 (apesar de, provavelmente, não poder ser um mid-engine.)

Os roadster de 2 lugares têm lugar consagrado no mundo automóvel, no mercado automóvel já é outra questão...
Aliás tu ao dizer que a concorrência SLC/SLK apenas acabas por me dar razão. [;)] E não acredito que o problema do SLK não vender o suficiente seja a existência do MX-5, quem equaciona um MX-5 acho que muito dificilmente equacionaria um SLK e vice-versa e até em termos de preço são carros que não têm nada a ver um com o outro.

Se já neste ND a Mazda se não tivesse a pareceria com outra marca o mais provável era não ter feito um novo MX-5 o futuro pode não ser muito risonho.

Agora que tenho um MX-5 por mim a Mazda até pode acabar com a série por aqui é da maneira que tenho um "clássico" a valorizar na garagem. [:D]

Já agora não deixa de ser interessante que há 2,5 anos quando comprei o Mini cheguei a estar bastante interessado em comprar um MX-5 NB e comprava o 1.8 com caixa de 6 e autoblocante por uma média de 7.500€ e no outro dia dei uma vista de olhos pelo OLX nestes carros e andava a pedir na zona dos 10.000€, podia ter comprado um e ainda ganhava algum na venda. [:cool:]

Hoje está um belo dia para andar de MX-5, eu já aproveitei para mandar umas gazadas a céu aberto. [:D]

Hoje dei comigo a pensar que para alguém como eu que sempre teve carros banais, mais do que o motor atmosférico o que acaba por ser muito interessante é a tração traseira, carro com tração traseira só tinha conduzido o BMW S1, um CLK Cabrio (e jipes e pickups mas isso é diferente) mas foi sempre viagens curtas e nunca deu para notar grandes diferenças, mas o MX-5 graças à leveza sinto-o a "andar" de maneira diferente, ainda hoje a seguir a uma rotunda larga tinha logo uma contra-curva e pus o prego a fundo no acelerador e mesmo para um nabo como eu as sensações que passa é excelente...o sentir o carro quase a "escorregar"...o ligeiro toque no volante para o "endireitar"...nem sei explicar bem o que se sente, mas a verdade é que quando cheguei a casa a minha mulher perguntou-me porque é que eu vinha tão contente...[:D]

Por exemplo um 500 Abarth tem um som delicioso, anda que se "desunha" mas duvido que passe estas sensações de condução ao volante.

Não consigo é atinar com o ponta-tacão, entretanto já desisti de tentar fazer isso, sou muito descoordenado, a Mazda bem podia ter posto isso electronicamente no MX-5 para ajudar os nabos da condução como eu. [:D]

Boas, pelo que percebi vários utilizadores já compraram o MX5 1.5 de 2019 mas como isto já vai nas 249 páginas não encontrei referencias ao preço final que a malta anda a pagar por um novo, alguém pode partilhar ? Já agora, qual o concessionário que recomendam na zona centro/sul ? [kiss]

Os roadster de 2 lugares têm lugar consagrado no mundo automóvel, no mercado automóvel já é outra questão...
Aliás tu ao dizer que a concorrência SLC/SLK apenas acabas por me dar razão. [;)]

não sei... possivelmente o SLK não terá substituto tão cedo, mas o roadster SL vai parece que continuar (e partilhar chassis com o novo AMG GT.. lol). O que vai ser descontinuado vai ser as variantes coupe e cabrio do S, que passará a ter só a versão sedan longa, enquanto que os C e E vão subir de patamar. E no entretanto a BMW lançou um novo Z4.. o roadster vai continuar.. pode é encarecer lol

não sei... possivelmente o SLK não terá substituto tão cedo, mas o roadster SL vai parece que continuar (e partilhar chassis com o novo AMG GT.. lol). O que vai ser descontinuado vai ser as variantes coupe e cabrio do S, que passará a ter só a versão sedan longa, enquanto que os C e E vão subir de patamar. E no entretanto a BMW lançou um novo Z4.. o roadster vai continuar.. pode é encarecer lol

Mas já viste que a BMW lança o Z4 porque tem uma pareceria com a Toyota que lança o Supra?

Hoje fiz o ensaio ao MX-5 1.5 RF.
Já tinha conduzido o roadster, mas desta vez tive oportunidade de o testar mais tempo.

Gosto do conceito do carro. É qb, nem muito desportivo, nem muito pão sem sal. É equilibrado.
Proporciona bons momentos de diversão, especialmente em curvas de montanha, onde o consegui espremer mais um bocado. O carro é “estranho”. Em curva adorna um pouco mais daquilo que eu imaginava, mas curva bem. Dá bastantes sacudidelas de traseira, às vezes imprevisíveis. Isto com o controlo tracção desligado. Por vezes atacava a curva mais rápido e já no fim ele lá fugia de traseira. É um carro “maroto”.
Falta-lhe um pouco de binário e potência, mas isso já não é novidade. É um carro que faz muita rotação e só acorda bem lá em cima. Mas em estrada de montanha, curva e contracurva, trabalhando juntamente com aquela fantástica caixa de 6, deixa-nos com um sorriso na cara.
Video brevemente no canal do costume.

brgPWh9.jpg

O E não acredito que o problema do SLK não vender o suficiente seja a existência do MX-5, quem equaciona um MX-5 acho que muito dificilmente equacionaria um SLK e vice-versa e até em termos de preço são carros que não têm nada a ver um com o outro.

Hehe... concordo ! Ver passar um MX-5 põe-me o coração aos pulos [kiss], já um SLK... nem por isso ![:p]

Mas confesso que andei a ver o preço do SLK mais barato... não porque estivesse interessado em comprar um, mas porque a 1.ª vez que entrei num stand da Mazda, o valor que me pediram pelo MX-5 mais alguns opcionais, rondava o preço de um SLK de entrada de gama. :sh)

...e para responder ao antsar e TJ6, o melhor valor que consegui foi 37.950 € (versão 2.0 excellence sem opcionais), com extensão de garantia +2 anos já incluída.

Alguém tem uma ideia de qual o valor em separado da extensão de garantia de 2 anos ? Fiquei com esta curiosidade...

Um mx-5 não é imprevisível e na imprevisibilidade não escolhe nem frente nem traseira, desde que os proprietários os tenham bem alinhados (retirado do "almanaque" dos mx-5)[:p]

o SLC 180 compara com o MX5 1.5.. para comparar com o MX5 2.0 é preciso o SLC 200, e mesmo assim só em retas.. para um comportamento semelhante em pista/backroads se calhar já se teria de ir para o SLC 300, cujo preço é LOL

Hoje fiz o ensaio ao MX-5 1.5 RF.
Já tinha conduzido o roadster, mas desta vez tive oportunidade de o testar mais tempo.

Gosto do conceito do carro. É qb, nem muito desportivo, nem muito pão sem sal. É equilibrado.
Proporciona bons momentos de diversão, especialmente em curvas de montanha, onde o consegui espremer mais um bocado. O carro é “estranho”. Em curva adorna um pouco mais daquilo que eu imaginava, mas curva bem. Dá bastantes sacudidelas de traseira, às vezes imprevisíveis. Isto com o controlo tracção desligado. Por vezes atacava a curva mais rápido e já no fim ele lá fugia de traseira. É um carro “maroto”.
Falta-lhe um pouco de binário e potência, mas isso já não é novidade. É um carro que faz muita rotação e só acorda bem lá em cima. Mas em estrada de montanha, curva e contracurva, trabalhando juntamente com aquela fantástica caixa de 6, deixa-nos com um sorriso na cara.
Video brevemente no canal do costume.

brgPWh9.jpg

Por acaso desliguei poucas vezes o controlo de tração enquanto conduzia em estrada pública e é mais para ver como é que se porta, pois não confio muito nos meu dotes de pilotagem, por isso não posso opinar sobre essa situação, mas com o controlo de tração ligado nunca senti o carro fugir de traseira sem eu estar à espera que fugisse, até o acho bem previsível.

No resto concordo com o que dizes, mais binário e potência seriam sempre bem vindos, mas andando na faixa alta do conta-rotações não sinto falta disso.
Até em aceleração é porreiro, um carrito de 131 cv fazer dos 0-100km/h em pouco mais de 8 segundos nos tempos que correm está bem bom.

Depois põe aqui a informação de quando sai o video no teu site.

Pode, não. Vai. Este ano o SLC desaparece.
Mais preocupante é até a Porsche ainda não saber o que fazer com os 718. Deveriam ser substituídos para o ano, mas já empurraram para 2023. Ainda não arranjaram forma de justificar o investimento para uma nova geração.

Dá para prolongar a carreira do MX-5 por 8-9 anos, pelo que a Mazda ainda tem tempo para encontrar uma solução para o sucessor. Ou criar base que dê para mais modelos — roadster, coupé ou coupé 2+2 — ou então tem que encontrar um parceiro.
E por muito que gostasse de ver a FCA manter a parceria com a Mazda, não sei se acontecerá.
Agora que a Toyota também tem parte da Mazda, talvez pudessem estreitar a relação e desenvolver em conjunto uma nova geração de MX-5 e algo que tomasse o lugar de MR2 (apesar de, provavelmente, não poder ser um mid-engine.)

E nós que pensamos que era a Fiat a dar o knowhow à plataforma do MX5 [:cool:][:)]

Hoje passei 3 ou 4 vezes em frente de um MX-5 com o novo tom de vermelho, igual ao que está no foto mais acima, o anterior era das minhas cores favoritas no MX-5 esta nova tonalidade não consigo gostar.

Hoje passei 3 ou 4 vezes em frente de um MX-5 com o novo tom de vermelho, igual ao que está no foto mais acima, o anterior era das minhas cores favoritas no MX-5 esta nova tonalidade não consigo gostar.

Estava ao sol ou à sombra? Ao sol IMO é bonito, parece um rubi. À sombra vira um cor de vinho arroxeado, não aprecio.

Voltar
Superior