Mazda Mx5

Pesa mais 44 Kg que o 1.5, a maior parte na frente do carro (pior para o equilíbrio). Tem o I-eloop que exige uma bateria super cara, e montes de equipamento inútil tipo lane warning, custa mais, paga mais IUC.

Sinceramente quem tem o 1.5 não tem motivo para se sentir triste. É meter um LSD e está bom.

Pesa mais 44 Kg que o 1.5, a maior parte na frente do carro (pior para o equilíbrio). Tem o I-eloop que exige uma bateria super cara, e montes de equipamento inútil tipo lane warning, custa mais, paga mais IUC.

Sinceramente quem tem o 1.5 não tem motivo para se sentir triste. É meter um LSD e está bom.

Quem tem um MX-5 dificilmente se sente triste [;)]

Mas o 2.0 de 184cv é de outra liga! Desde que haja capacidade financeira, é o MX-5 a ter na garagem.

Mas o 2.0 de 184cv é de outra liga! Desde que haja capacidade financeira, é o MX-5 a ter na garagem.
Acho que estão a exagerar. Não é assim tão linear. Cada um tem os seus prós e contras. Já guiei ambos e não achei a diferença assim tão grande. O que notei mais nem foi o motor, foi a travagem. A somar os contras e o preço em PT, não acho assim tão claro.

Última edição:
O problema da travagem é o facto do 1.5 ter discos de menor dimensão (No Japão são iguais ao de 2l). Na Mazda pedem mais de 1000€ para colocar os mesmos que vêm equipados no 2L (discos, pinças, etc.).

Alguém sabe de adaptadores para as pinças de forma a poder usar discos maiores? Já andei à procura e não encontro nada...

Acho que estão a exagerar. Não é assim tão linear. Cada um tem os seus prós e contras. Já guiei ambos e não achei a diferença assim tão grande. O que notei mais nem foi o motor, foi a travagem. A somar os contras e o preço em PT, não acho assim tão claro.

Acho estranho não teres notado uma grande diferença do 2.0 para o 1.5. A performance é muito superior, e o motor é sempre mais cheio.
Uma coisa é qual é o melhor "value for Money" em Portugal. Outra coisa é qual é o melhor dos dois.

Para mim, o 1.5 é melhor "value for Money" aqui em Portugal (noutros países já não é assim), sobretudo na versão base que custa "apenas" cerca de 25K euros.

O problema da travagem é o facto do 1.5 ter discos de menor dimensão (No Japão são iguais ao de 2l). Na Mazda pedem mais de 1000€ para colocar os mesmos que vêm equipados no 2L (discos, pinças, etc.).

Alguém sabe de adaptadores para as pinças de forma a poder usar discos maiores? Já andei à procura e não encontro nada...

Não conheço adaptadores para os discos OEM de 280 mm mas há bastantes kits aftermarket com pinças de pistões múltiplos. Não deve ficar muito mais caro que as pinças Mazda e fica-se com um sistema superior ao do 2.0. :)

É que é mesmo isso, quem tem um MX-5 acho muito difícil andar triste no que respeita a carros. [:D]

Essa da capacidade financeira está bem vista, eu sou daqueles que mesmo que o 2.0 tivesse em Portugal o preço mais aproximado do 1.5 mesmo assim dificilmente compraria o 2.0.
O 1.5 chega para os meus devaneios 95% das vezes e não queria suportar os custos superiores de utilização do 2.0 no que respeita ao IUC e consumo de combustível.

No entanto concordo contigo, para quem quer e pode o 2.0 é o MX-5 a ter na garagem. [br:)]

Ora bem, depois de ler as vossa dicas estou a pensar em fazer o seguinte alinhamento às 4 rodas:

Camber: -1
Toe: 0
Caster: 8º (julgo que é o máximo que dá, estou correcto?)

Tenho a suspensão stock e a ideia é ter um compromisso que melhor a condução mas que não me rebente com os pneus a cada 20.000km [:D]

Parece-vos bem para um carro que é daily driver e só pontualmente é que anda com a faca nos dentes?

Então amigos, o que acham da afinação que coloquei mais acima?

A percepção de melhor e mais travagem é imediata, sim. Mas não notaste a diferença de motor?

Guiaste o de 160 ou o de 184cv?

A percepção de melhor e mais travagem é imediata, sim. Mas não notaste a diferença de motor?

Guiaste o de 160 ou o de 184cv?

184 cv (ou mais precisamente 181 bhp, pois era Americano). Notei diferença, mas não achei que fosse assim tão marcada. Foi uma volta pequena, no entanto.

IMO em PT o 1.5 está no "ponto rebuçado" a nível de custo-benefício, custos de manutenção a longo prazo, etc.

Última edição:
184 cv. Notei diferença, mas não achei que fosse assim tão marcada. Foi uma volta pequena, no entanto.

Ok, estou convencido que mudarias de opinião se o tivesses mais tempo. [;)]

Tive-o dois dias, e utilizei-o nas mesmas estradas e percursos onde habitualmente utilizo o meu 1.5, e onde durante quatro dias utilizei um de 160cv (ambos cedidos pela Mazda) Com um amigo, comparamos tempos e velocidades de passagem nesses locais com uma App (speedometer) os resultados são esclarecedores.

O 2.0 de 184cv esmaga literalmente os tempos do 1.5 e em menor diferença também os de 160cv. Nas acelarções e recuperações então é sem qualquer exagero, outro campeonato.

Digo-te apenas que estou danadinho que o meu chegue, e sim será para ficar muitos anos cá em casa. Tantos como ficou o meu saudoso NB 1.8is Icon. Uma fantástica máquina de 2002 com LSD e caixa de 6v. [:cool:]

Mas concordo contigo em que o 1.5 é a melhor e mais racional compra para quem não estiver disposto a passar os 28/30.000€. Foi a minha escolha há 3 anos atrás.

Última edição:

Tive-o dois dias, e utilizei-o nas mesmas estradas e percursos onde habitualmente utilizo o meu 1.5, e onde durante quatro dias utilizei um de 160cv (ambos cedidos pela Mazda) Com um amigo, comparamos tempos e velocidades de passagem nesses locais com uma App (speedometer) os resultados são esclarecedores.

O 2.0 de 184cv esmaga literalmente os tempos do 1.5 e em menor diferença também os de 160cv. Nas acelarções e recuperações então é sem qualquer exagero, outro campeonato.
Digo-te apenas que estou danadinho que o meu chegue, e sim será para ficar muitos anos cá em casa. Tantos como ficou o meu saudoso NB 1.8is Icon. Uma fantástica máquina de 2002 com LSD e caixa de 6v. [:cool:]
Acredito, se o compraste foi porque achaste que valia a pena!

Para mim o 1.5 chega, pois não sou muito acelera. Gosto mais de manter a velocidade em curva. E por isso lá acabei por encomendar um RF 1.5 azul hoje. [:D] Fará companhia ao S2000, que apesar de ser uma loucura, é demasiado ruidoso para conseguir viajar nele. Vamos a ver se chega a tempo de ir fazer a rodagem a Nurburgring em Agosto!

Última edição:

Mas concordo contigo em que o 1.5 é a melhor e mais racional compra para quem não estiver disposto a passar os 28/30.000€. Foi a minha escolha há 3 anos atrás.

Tenho de concordar ^^^

A diferença, não compensava para o de 160cv pelo que se perdia em "alma" e se ganhava em prestações.

Neste momento falamos de diferenças de +50cv com a mesma vivacidade do 1.5 em carros de 1tonelada....é MUITA fruta.

Hoje compraria sem qualquer dúvida o 2L.

Acredito, se o compraste foi porque achaste que valia a pena!

Para mim o 1.5 chega, pois não sou muito acelera. Gosto mais de manter a velocidade em curva. E por isso lá acabei por encomendar um RF 1.5 azul hoje. [:D] Fará companhia ao S2000, que apesar de ser uma loucura, é demasiado ruidoso para conseguir viajar nele. Vamos a ver se chega a tempo de ir fazer a rodagem a Nurburgring em Agosto!

Olha! Mudaste de ideias!
O que te fez esquecer os "problemas" que viste no test drive que fizeste ao RF?

Parabéns pela escolha da cor, eu se comprasse numa encomenda à fábrica também era azul que escolhia. [br:)]

Mas no RF talvez colocasse o tecto em preto para fazer algum contraste, mas isso sou eu que ando meio azeiteiro [:D]

A malta podia era deixar de falar do novo 2.0!

Até eu que não sou acelera e tenho o 1.5 há meia dúzia de dias já quase que me apetece ir encomendar um 2.0! [:D]

A minha mulher se lesse isto matava-me...[:)]

A diferença, não compensava para o de 160cv pelo que se perdia em "alma" e se ganhava em prestações.

Não conheço o de 160 cv, pelo que não tenho opinião, mas é estranho que no mesmo carro, a versão mais potente não seja peremptoriamente melhor.

Mas também não vejo no 1,5 um motor assim tão especial como vocês. O que acho é o conjunto todo, com o que custa, uma fantástica opção.

Voltar
Superior