Mazda Mx5

Eu sou um dos casos que colocou Sways e Molas (ambas Eibach) e neste momento não voltava atrás. O comportamento do carro tornou-se bastante melhor e adorna menos (nunca experimentei algo tão próximo dum kart com estas dimensões).
Sem dúvida que as sways trouxeram a maioria das melhorias, mas as molas também ajudaram nalguns pontos sem que para isso prejudicassem conforto.
Acho que o 330i já descreveu as melhorias das Sways, por isso apenas acrescento os aspectos positivos das molas a meu ver: menor distância ao solo (componente estético para quem importa), menos dive e squad em travagens e acelerações e melhor controlo dos movimentos da carroçaria, no geral.

Sem dúvida que como primeira aposta (e a que terá mais peso na sensação de condução) deverá ser as Sways. No entanto não acho que devas descartar já as molas [:p]

Por acaso na minha opinião na parte estética o MX-5 ganha bastante com o rebaixamento mas não o irei fazer.

Obrigado pelo teu comentário. Foi este o conjunto que instalaste?
O teu e o ND1 ou ND2 com amortecedores Bilstein?
Se não ficar com o carro como uma tábua seria uma hipótese colocar ambas, o 330i avisou que poderia ficar muito duro e quero também para pequenas viagens .

Cumprimentos
1d527f94239812b9639e2f1ca73d1384.jpg

Como estás com esse receio se calhar seria melhor fazeres uma alteração de cada vez...experimentas a colocar as swaybars se não ficares satisfeito com o comportamento a seguir investes na suspensão/molas.
Ou fazes o contrário, isto dos setups dos carros é cada cabeça sua sentença. [:cool:]

(desde 2020 [;)])

Como já foi dito, desde 2019 ( o meu é de 2019 e tem). O carregador do Lidl está apto a lidar com viaturas com start-stop. No meu tenho um Ctek, por acaso, e sem problema absolutamente nenhum. Não desliguei nada na bateria.

Last edited:
Pena estarem à venda apenas nos USA... o que inviabiliza a sua compra para Portugal... entre portes, taxas alfandegárias e IVA... a conta final não deve ser simpática.
Tens sempre a hipótese de comprar os mesmos que eu comprei, são mais caros mas a qualidade parece-me ligeiramente superior, o formato é um bocado mais estranho mas dá muito boa arrumação, eu recomendo.
Comprei os meus numa promoção, é esperar que venha outra.

Obrigado pelo teu comentário. Foi este o conjunto que instalaste?
O teu e o ND1 ou ND2 com amortecedores Bilstein?
Se não ficar com o carro como uma tábua seria uma hipótese colocar ambas, o 330i avisou que poderia ficar muito duro e quero também para pequenas viagens .

Cumprimentos
1d527f94239812b9639e2f1ca73d1384.jpg
Sim esse é o conjunto que instalei.
No entanto acho que existe uma diferença entre as molas na versão Europeia e Americana. Uma das versões baixa mais a altura ao solo, mas já não me lembro se é a Americana ou Europeia :(
O meu carro não tem os amortecedores Bilstein, o que poderá fazer uma diferença considerável.
Tal como o msantos aconselhou, muda primeiro as sways (maior impacto) e depois podes considerar as molas se mesmo assim não estiveres satisfeito. No forum Miata (tendo em conta que resides nos US) és capaz de encontrar alguém com esse setup que não se importe de fazer um test drive contigo [:p]

POST: https://forum.miata.net/vb/showthread.php?t=603461&page=37&highlight=eibach+pro

Last edited:
Sim esse é o conjunto que instalei.
No entanto acho que existe uma diferença entre as molas na versão Europeia e Americana. Uma das versões baixa mais a altura ao solo, mas já não me lembro se é a Americana ou Europeia :(
O meu carro não tem os amortecedores Bilstein, o que poderá fazer uma diferença considerável.
Tal como o msantos aconselhou, muda primeiro as sways (maior impacto) e depois podes considerar as molas se mesmo assim não estiveres satisfeito. No forum Miata (tendo em conta que resides nos US) és capaz de encontrar alguém com esse setup que não se importe de fazer um test drive contigo [:p]

POST: https://forum.miata.net/vb/showthread.php?t=603461&page=37&highlight=eibach+pro
Estive a ler o link que partilhaste e de facto as molas versão US sao mais rijas que as europeias. Em principio vou colocar estas da Progressive que sao especificas para o RF.
Em relação as sways bar, mudar as da frente da muito trabalho e tempo. Tenho de pedir uma cotação, e que o custo de mao de obra é a volta de $150 hora.

PS. Os EUA sao maiores em area que a UE, não é como chegar ao 330i e pedir para ver como ficou o ND2 com as molas novas algures na margem sul :)
1bb6984144bbcc4e2ab42be6d8dee877.jpg

Estive a ler o link que partilhaste e de facto as molas versão US sao mais rijas que as europeias. Em principio vou colocar estas da Progressive que sao especificas para o RF.
Em relação as sways bar, mudar as da frente da muito trabalho e tempo. Tenho de pedir uma cotação, e que o custo de mao de obra é a volta de $150 hora.

PS. Os EUA sao maiores em area que a UE, não é como chegar ao 330i e pedir para ver como ficou o ND2 com as molas novas algures na margem sul :)
1bb6984144bbcc4e2ab42be6d8dee877.jpg

Podes vir testá-lo quando vieres!

Terei todo o gosto em levar-te à serra nele[;)]

Podes vir testá-lo quando vieres!

Terei todo o gosto em levar-te à serra nele[;)]
Combinado, a ver se consigo alugar um 124 para te acompanhar. ;)
Mas não devo ter sorte em Janeiro não encontrei nenhuma rent a car ainda com 124 disponíveis.

Uma nota, desde que tenho o MX-5 coloquei no Google maps para evitar autoestradas (aqui sao tantas que uma pessoa vai a todo o lado de AE).
Descobri estradas interessantes, ainda ontem num espaco de 10 min cruzei-me com 2 MX-5, 4C, Gallardo, vários 911 que era raro ver sem ser estacionados.
Já sei que esta malta também evita as AE.

A mim o mecânico que nunca tinha feito cobrou 3 ou 3,5 horas para colocar as Swaybars, a da frente pelos vistos da realmente trabalho.

Combinado, a ver se consigo alugar um 124 para te acompanhar. ;)
Mas não devo ter sorte em Janeiro não encontrei nenhuma rent a car ainda com 124 disponíveis.

Uma nota, desde que tenho o MX-5 coloquei no Google maps para evitar autoestradas (aqui sao tantas que uma pessoa vai a todo o lado de AE).
Descobri estradas interessantes, ainda ontem num espaco de 10 min cruzei-me com 2 MX-5, 4C, Gallardo, vários 911 que era raro ver sem ser estacionados.
Já sei que esta malta também evita as AE.

Por acaso desde que tenho o MX-5, quando não tenho restrições de tempo também comecei a evitar muito mais vezes a AE, até porque sempre que possível gosto de andar com a capota para baixo, mas não gosto muito de fazer isso a velocidades superiores a 120 km/h durante muito tempo.

Se algum dia modificar a suspensão do meu começarei com coilovers e só se não for suficiente trocarei as estabilizadoras.
Para optimizar a estética é sempre preciso rebaixar, o que as estabilizadoras não fazem. Nem controlam rolamento no plano longitudinal (dive/squat), que também é necessário. E são bem complicadas de instalar. Coilovers monto eu, estabilizadoras já investiguei e é um berbicacho com risco de danos colaterais.

Last edited:
Se algum dia modificar a suspensão do meu começarei com coilovers e só se não for suficiente trocarei as estabilizadoras.
Para optimizar a estética é sempre preciso rebaixar, o que as estabilizadoras não fazem. Nem controlam rolamento no plano longitudinal (dive/squat), que também é necessário. E são bem complicadas de instalar. Coilovers monto eu, estabilizadoras já investiguei e é um berbicacho com risco de danos colaterais.
Posso partilhar contigo algumas experiências lá do clube. A maioria conseguiu o que queria trocando apenas Sawys. Quem comecou com os coilovers, acabou a comprar as sways.
Eu fi-lo no meu ND1 e com resultados excelentes.
A montagem das saways são 3 horas. As da frente são as mais complicadas porque precisas de retirar todas as forras das cavas de rodas.
Mas as sways vêm com as instruções de montagem, e qualquer pessoa com algum jeito as monta

Posso partilhar contigo algumas experiências lá do clube. A maioria conseguiu o que queria trocando apenas Sawys. Quem comecou com os coilovers, acabou a comprar as sways.
Eu fi-lo no meu ND1 e com resultados excelentes.
A montagem das saways são 3 horas. As da frente são as mais complicadas porque precisas de retirar todas as forras das cavas de rodas.
Mas as sways vêm com as instruções de montagem, e qualquer pessoa com algum jeito as monta
A modificar quero reduzir a folga entre as rodas e a carroçaria e o dive/squat, pelo que terei sempre de meter coilovers ou molas. [;)]

Last edited:
Já tinha o carro parado à precisamente 3 meses, hoje quando o fui meter a trabalhar tive medo que não pegasse por causa da bateria descarregada, já tem mais de 4 anos...
Mas pegou logo à primeira cheio de energia! Lez goo! apr:)

Já tinha o carro parado à precisamente 3 meses, hoje quando o fui meter a trabalhar tive medo que não pegasse por causa da bateria descarregada, já tem mais de 4 anos...
Não há muitos que possam dizer o mesmo que tu sobretudo nas versões com gadgets....

podem sempre usar um carregador, daqueles de ligar à corrente

o cabrio que tenho, em alturas de tempo frio às vezes perde carga suficiente para desligar as funções de conforto no dia seguinte, mesmo com a bateria relativamente nova

deve ser dos tais gadgets.. tá cheio deles (a maioria não uso para nada.. lol)

com o carregador tudo se resolveu

Nos tempos que correm isso é impressionante, ainda por cima numa bateria com 4 anos.

O carro da minha mulher no confinamento do ano passado ficou sem bateria ao fim de pouco mais de uma semana parado, mas aí também culpo o alarme, que aquilo está sempre a mamar carga.

Nos tempos que correm isso é impressionante, ainda por cima numa bateria com 4 anos.

O carro da minha mulher no confinamento do ano passado ficou sem bateria ao fim de pouco mais de uma semana parado, mas aí também culpo o alarme, que aquilo está sempre a mamar carga.
Também acho. Acho que nunca tive um carro que se aguentasse assim.
No máximo umas 3 semanas parados e já começam a dar sinais.
No MX-5 até chegar às 2 semanas já era complicado.

Não sei se a bateria aguenta muito tempo se o carro não trabalhar, mas conheço um MX-5 NC de 2006 (com 7000kms só) que tem a bateria de origem, 15 anos!

Back