Mazda Mx5

Obrigado,

O meu plano para as primeiras mods vai ser o seguinte:

Escape HKS premium + molas Eibach do 330i. Em relacao as barras, nao gosto muito do principio de funcionamento das barras, afectam o trabalho da suspensao (idealmente os carros nao as deveriam ter).
Depois de colocar as molas logo vejo se e necessario.
Depois rebaixar os 2 bancos em 2.5 cm e possivelmente kit para o volante (problema o positionamento das manetes, tenho de encontrar solucao)
Em relacao as jantes vou colocar antes do proximo inverno, gosto das do 330i mas ainda tenho de perder algum tempo a selecionar.
Vou colocar pele nos pilares e na consola central, aquele plastico nao e muito do meu agrado.

Por enquanto e tudo, alguma recomendacao da vossa parte?

Prelude,

Uma sugestão, barras e as molas pro-kit, não! Transformam-te o carro num "kart" que não usarás, mesmo que uses as barras na posição mais soft. Se o teu carro tem pack sport, eu colocaria as barras e manteria toda a suspençãos stock.

Como te disse, se voltasse atrás, é o que faria. E mesmo assim, não sei se não irei faze-lo, pois só ainda tenho 11.000 kms andados e as molas originais estão lá em baixo na caixa, rodaram 5000km, e as sways é um investimento de 500€ e montam-se numa tarde.

Ui!
Já montei isso há uns 2 anos, não me lembro bem como foi, mas lembro-me que foi fácil.
É veres bem o vídeo e acho que nas instruções vem a posição a colocar do "parafuso", mas deves safar-te bem, se eu que sou um zero a trabalhos manuais consegui meter isso [:D]

Já te estás a descartar [:D][:cool:]

Afinal montei aquilo em 10 minutos sem problemas. O video é perfeitamente ilustrativo. [;)]

Prelude,

Uma sugestão, barras e as molas pro-kit, não! Transformam-te o carro num "kart" que não usarás, mesmo que uses as barras na posição mais soft. Se o teu carro tem pack sport, eu colocaria as barras e manteria toda a suspençãos stock.

Como te disse, se voltasse atrás, é o que faria. E mesmo assim, não sei se não irei faze-lo, pois só ainda tenho 11.000 kms andados e as molas originais estão lá em baixo na caixa, rodaram 5000km, e as sways é um investimento de 500€ e montam-se numa tarde.
Humm,

Agora estou mesmo indeciso. Gosto do look to teu rebaixado, fica muito melhor então com as jantes fica mesmo no ponto para mim.

As barras não tornam o carro saltitão com pisos degradado?
É que quando mais rijas mais limitam a liberdade de movimento indidivual das rodas.

Vou seguir a tua recomendação, mas não posso ver mais fotos do teu de perfil.

O volante do MX-5 ND já é regulável em extensão (profundidade). Não é suficiente essa regulação?
Sim é regulável mas precisava de mais 2 ou 3 cms.
Tenho 1.83m e gosto de posição com braços quase a 90 graus, com o banco rebaixado ficava também com ângulo de pernas no ponto para mim.
E importante também, com estas duas alterações que a Mrs. já não o poderia levar e deixar-me com o "elefante" de 1800kg.
E que ela começa a apanhar lhe o gosto.

Braços a 90 graus não é uma posição correcta, pois não consegues virar o volante sem "shuffle steer" - os cotovelos batem no tronco.
Recomendo guiar numa posição que te permita rodar o volante 180 graus sem mudar as mãos de sítio. [;)]

Last edited:
Humm,

Agora estou mesmo indeciso. Gosto do look to teu rebaixado, fica muito melhor então com as jantes fica mesmo no ponto para mim.

É que quando mais rijas mais limitam a liberdade de movimento indidivual das rodas.

O "guru" dos Mx5 que nos vai gerindo e orientando lá no Clube (Clube Mx5, e amigos dos Roadsters um grupo com quase 200 mx5, entre NA´s NB´s e NC´e ND´s) é um engenheiro mecanico habituado à competição e um expert em Mx5. É um defensor das Sways e foi por muito por influencia dele que as coloquei no meu ND1 logo em 2016.

Para este ND2 decidi seguir outra abordagem pelo facto de ser um 2.0 ter jantes 17, mais borracha, e trazer a barra anterior mais grossa (a posterior é igual à do 1.5) e vir com os amortecedores desportivos da Bilstein. Decidi não mudar as barras , e colocar molas mais firmes pro-kit, que na opinião dele não iriam devolver-me um carro tão "são" como o que tinha tido, mas ainda assim decidi seguir a minha ideia. [;)]

Não obtive o que queria, e percebi rápidamente que devia ter feito o que ele tinha sugerido. Manter tudo stock, e colocar apenas as sways para controlar o roll-over ou mais correctamente o body roll

Fica o testemunho [;)]

PS: As barras apenas impedem o body roll, não te endurecem o amortecimento.

Last edited:
Sim vou seguir a recomendacao, apesar de nao gostar nada de sway bars, caso nao goste e facil de trocar.
Como referi idealmente os carros nao a deveriam ter, afecta o trabalho da suspensao, e um mal necessario que tem de ser usado.
Neste caso a Mazda para ter um comportamento da suspensao mais "natural" utilizou uma barra com uma forca de torcao baixa, um pouco como a Alpine com o 110.

"But there are downsides to installing rigid sway bars. One is that when a vehicle hits a bump on just one side, it has the same effect on the suspension as body roll: the wheel on one side (the side that hit the bump) moves upward relative to the body of the vehicle, while the other doesn’t. The sway bar resists this movement, applying force to keep the wheels at the same height. So a car with a stiff sway bar that hits such a bump will either feel stiffer (as if it had very stiff springs) on the side with the bump, will lift the tire off the road on the other side, or both."

Cumprimentos

" Now for a final check of your position. After you believe you have everything set correctly, see if you have between 90 and 130 degrees of bend in the elbows, with your hands in the 9 and 3 o’clock position."

A alteracao que coloquei no post anterior aproxima o voltante em 6 cm, foi feita para o ND1 e 124. O ND2 o volante so aproxima mais 3 cm em realacao ao ND1.

E assim que eu preciso, para tal preciso de mais 2 cm [;)]

2015-Chevrolet-Corvette-Z06-Randy-Pobst.jpg

Last edited:
Pois o soft top vai-me ficar para sempre atravessado devido essencialmente à turbulencia/ruído do RF. Mas era a opção racional.

Queira dizer spacer, aproximar mais o volante.
Para encaixar que nem uma luva preciso de baixar os bancos e aproximar o volante.

https://supermiata.com/steering-spacer-ND-miata-mx5.aspx

Em relação às malas, já fiz um fim de semana e prevejo dificuldades se for mais de 3/4 dias fora.
Vou procurar então uma malas específicas para MX-5.

Cumprimentos

Eu comprei estas, têm sido bastante úteis, até já tenho levado uma das malas vazias quando vou de férias e depois guardo lá as tralhas que a minha mulher vai comprando e assim sempre vem as coisas mais organizadas.

https://www.ilmotorsport.de/en/mx-5-roadsterbag-luggage-set-de-luxe-3-piece-6037

Também gosto deste modelo, as malas parecem ter um formato mais convencional, mas gosto mais do material em "pele" das que comprei

https://www.roadtripluggage.com/mazda-mx5-miata/

Humm,

Eu tenho as barras no meu, o carro não ficou mais saltitão.
Ficou a curvar de forma excelente, sem adornar, acho que ficou um nadinha mais rijo mas que mal se nota e o carro não ficou nada desconfortável, a minha mulher que se queixa muito de conforto diz que nem notou diferença nenhuma.
Já fiz mais de 400 km de seguida no MX-5 com ela sentada no banco do passageiro e foi sem problemas.

Sim é regulável mas precisava de mais 2 ou 3 cms.
Tenho 1.83m e gosto de posição com braços quase a 90 graus, com o banco rebaixado ficava também com ângulo de pernas no ponto para mim.
E importante também, com estas duas alterações que a Mrs. já não o poderia levar e deixar-me com o "elefante" de 1800kg.
E que ela começa a apanhar lhe o gosto
.

[:D]

A minha houve uma altura que estava a tomar o gosto a conduzir o MX-5 mas como não tem câmara de marcha atrás estou safo. [:D]

Acho estranho não conseguires uma posição muito semelhante a essa. Não terás as costas do banco demasiado inclinadas?
Julgo que não, é muito comum esta alteração para pessoas mais altas ou que gostem de uma posição de condução mais envolvente (sit in trh not on the car).
Quero uma posição semelhante ao do Porsche Cayman
Vamos ver so vou trabalhar nisso daqui a 2 meses.

Cumprimentos

Eu comprei estas, têm sido bastante úteis, até já tenho levado uma das malas vazias quando vou de férias e depois guardo lá as tralhas que a minha mulher vai comprando e assim sempre vem as coisas mais organizadas.

https://www.ilmotorsport.de/en/mx-5-roadsterbag-luggage-set-de-luxe-3-piece-6037

Também gosto deste modelo, as malas parecem ter um formato mais convencional, mas gosto mais do material em "pele" das que comprei

https://www.roadtripluggage.com/mazda-mx5-miata/
De facto estas últimas parecem ser bastante úteis e têm um preço muito bom, 140 euros.
Vou encomendar.
Obrigado

O carregador do LIDL está apto para os vários tipos de baterias. Adquiri recentemente um, pois com a pandemia, dá sempre jeito.

Se tiveres o 1.5 acho que está tudo bem porque não tem start&stop (i-stop). Já no meu caso, com bateria EFB start&stop, um carregador normal não é aconselhado.

No entanto como tens o i-eloop, é aconselhado desconectar o sensor de corrente (presente no terminal negativo), antes de ligar o carregador, para não baralhar o sistema.
153285d1615356757-mazda-mx5-2799i.jpg

A - Conector do sensor de corrente.
B - Sensor de corrente.
C- Terminal negativo da bateria.

Attachments

• 2799i.jpg
    2799i.jpg
    48.3 KB · Views: 0
Last edited:
De facto estas últimas parecem ser bastante úteis e têm um preço muito bom, 140 euros.
Vou encomendar.
Obrigado

Isso é que foi decidir rápido [:D]

Depois deixa aqui o feedback delas, pode ajudar mais alguém se bem que do que me lembro também não arranjei um site europeu que as vendesse.

Eu sou um dos casos que colocou Sways e Molas (ambas Eibach) e neste momento não voltava atrás. O comportamento do carro tornou-se bastante melhor e adorna menos (nunca experimentei algo tão próximo dum kart com estas dimensões).
Sem dúvida que as sways trouxeram a maioria das melhorias, mas as molas também ajudaram nalguns pontos sem que para isso prejudicassem conforto.
Acho que o 330i já descreveu as melhorias das Sways, por isso apenas acrescento os aspectos positivos das molas a meu ver: menor distância ao solo (componente estético para quem importa), menos dive e squad em travagens e acelerações e melhor controlo dos movimentos da carroçaria, no geral.

Sem dúvida que como primeira aposta (e a que terá mais peso na sensação de condução) deverá ser as Sways. No entanto não acho que devas descartar já as molas [:p]

Eu sou um dos casos que colocou Sways e Molas (ambas Eibach) e neste momento não voltava atrás. O comportamento do carro tornou-se bastante melhor e adorna menos (nunca experimentei algo tão próximo dum kart com estas dimensões).
Sem dúvida que as sways trouxeram a maioria das melhorias, mas as molas também ajudaram nalguns pontos sem que para isso prejudicassem conforto.
Acho que o 330i já descreveu as melhorias das Sways, por isso apenas acrescento os aspectos positivos das molas a meu ver: menor distância ao solo (componente estético para quem importa), menos dive e squad em travagens e acelerações e melhor controlo dos movimentos da carroçaria, no geral.

Sem dúvida que como primeira aposta (e a que terá mais peso na sensação de condução) deverá ser as Sways. No entanto não acho que devas descartar já as molas [:p]
Obrigado pelo teu comentário. Foi este o conjunto que instalaste?
O teu e o ND1 ou ND2 com amortecedores Bilstein?
Se não ficar com o carro como uma tábua seria uma hipótese colocar ambas, o 330i avisou que poderia ficar muito duro e quero também para pequenas viagens .

Cumprimentos
1d527f94239812b9639e2f1ca73d1384.jpg

Se tiveres o 1.5 acho que está tudo bem porque não tem start&stop (i-stop). Já no meu caso, com bateria EFB start&stop, um carregador normal não é aconselhado.

No entanto como tens o i-eloop, é aconselhado desconectar o sensor de corrente (presente no terminal negativo), antes de ligar o carregador, para não baralhar o sistema.
153285d1615356757-mazda-mx5-2799i.jpg

A - Conector do sensor de corrente.
B - Sensor de corrente.
C- Terminal negativo da bateria.

O 1.5 também tem start-stop.

Last edited:
Back