Mazda Mx5

Teoricamente devia ter sido resolvido durante a garantia...mas o meu foi ficando gradualmente assim e depois... lá acabou a garantia.

Existiram casos mais extremos nos States que trocaram a capota... embora o problema é que a lona fica a roçar com o mecanismo que recolhe a capota...e vai gastando a lona...

Mas não sei se o teu problema é igual ao meu...mas parece porque o meu também está assim...

Ok vou tentar a garantia… mas como vou conseguir aplica-la nesta situação se nem sei bem a causa? Pode ter sido uma naifada, uma árvore qlqr a raspar, ou o mecanismo ��

caso não funcione, há algum workaround q possa fazer pra corrigir?

Ok vou tentar a garantia… mas como vou conseguir aplica-la nesta situação se nem sei bem a causa? Pode ter sido uma naifada, uma árvore qlqr a raspar, ou o mecanismo ��

caso não funcione, há algum workaround q possa fazer pra corrigir?
Não sei exactamente onde procurar mas deverá ter existido alguma ordem de trabalho algures para resolver esse problema...tal como aconteceu com a caixa e afins...

O teu rasgo está na vertical ou horizontal?

já agora, podia elaborar sobre esse problema da caixa pf?
Todos os modelos sofrem de problemas de juventude o de peças defeituosas...digamos que a caixa de Mx-5 sobretudo quando combinada com o motor 2.0 (ND1 primeira versão quase uma raridade em Portugal) apresentava fragilidades.

Mas isso foi corrigido...o meu 1.5 é dos primeiros e nunca tive problemas com a caixa...se o teu ainda está em garantia já deverá ter uma evolução da caixa... obviamente como todos os problemas...existe probabilidade de acontecer mas não é uma certeza...tendo em conta que o teu ND é mais recente não terás que te preocupar.

Tentarei tirar uma foto logo para que tenhas uma ideia como é...

Todos os modelos sofrem de problemas de juventude o de peças defeituosas...digamos que a caixa de Mx-5 sobretudo quando combinada com o motor 2.0 (ND1 primeira versão quase uma raridade em Portugal) apresentava fragilidades.

Mas isso foi corrigido...o meu 1.5 é dos primeiros e nunca tive problemas com a caixa...se o teu ainda está em garantia já deverá ter uma evolução da caixa... obviamente como todos os problemas...existe probabilidade de acontecer mas não é uma certeza...tendo em conta que o teu ND é mais recente não terás que te preocupar.

Tentarei tirar uma foto logo para que tenhas uma ideia como é...

Informação completamente errada e falsa .
o Nd 2 apresenta também problemas na caixa, basta ir ao Miata fórum e constatar isso [8b] muitos a mudarem a transmissão para a do NC ( que equipa o fiat 124)quando não se sabe do que se fala mais vale não dar “fake news “

o Nd 2 apresenta também problemas na caixa, basta ir ao Miata fórum e constatar isso [8b] muitos a mudarem a transmissão para a do NC ( que equipa o fiat 124)quando não se sabe do que se fala mais vale não dar “fake news “
Calma Pretender007,

Ainda existem alguns casos pontuais com caixas partidas no ND2 mas por norma são em situações extremas , track days ou pista de tal forma que abandonaram a caixa manual no Club racing.
Agora para o normal condutor a 4 revisão da caixa nunca devera dar problemas, eu pelo menos não tenho qualquer preocupação.
Prefiro a leveza e precisão da caixa do ND em relação à do NC

Tens de nos apresentar essas estatísticas ou ver nos grupos "especializados" com mais trocas de caixa e o seu respectivo feedback. A malta dos track days e HPDE discorda e têm uma opinião exactamente o oposta...com a maioria já com mais de um ano intensivo em pista.

Ou então apresentas o teu conteúdo porque cheira-me que nem tens noção da diferença de uma caixa de nd1 para um nd2 no simples tacto....deixo uma rodinha desta vez

Calma Pretender007,

Ainda existem alguns casos pontuais com caixas partidas no ND2 mas por norma são em situações extremas , track days ou pista de tal forma que abandonaram a caixa manual no Club racing.
Agora para o normal condutor a 4 revisão da caixa nunca devera dar problemas, eu pelo menos não tenho qualquer preocupação.

Se a ideia dele fosse informação ou conhecimento, teria seguido o percurso de comportamento das várias versões das caixas nos grupos de trackdays americanos ao longo dos anos....nahhh vai ao "generalismo" do miata.net

Última edição:
Calma Pretender007,

Há algum problema documentado com a caixa nos 1.5? Mesmo depois das 4 ou 5 revisões que já levam? Só li sobre isso acontecer nos 2.0.

Again.......da última vez esteve a dar lições do que é um Dacia a quem já teve um...o homem sabe de tudo e de todos os carros...antes disso era o Alpine do @330i que não prestava...porque era francês e porque não tem qualidade...se é para o bota abaixo do que é dos outros...sempre presente...

São demasiados anos a virar frangos...desde os tempos do saudoso IRC...se eu tivesse 1 euro por cada um escondido atrás de um ecrã que escreve de peito cheio...ui... coitado do Bezos.

Julgava que o problema era só com a caixa manual 6 vel do 2.0 ND (sobretudo no ND1). Desconhecia que tb havia problemas de caixa no ND 1.5 :sh)
A questão de ser mais o 2 litros era pelo binário superior... razão pela qual a Fiat optou pela do NC que... sim concordo... não tem o tato da do ND e comprovei isso quando fiz o test-drive saindo do meu e entrando no 124...mas claro como já disseram existem casos...raros...mas existem no 1.5.

No ND2 e com a vitamina extra do 2 litros...imagino se tivessem usado as primeiras caixas problemáticas...

A do 124 tem uma cena que acho fraca, é a passagem de 1a para 2a a certas temperaturas, as vezes apetece-me mandar uma sapatada naquilo. De resto todas as outras entram bem, mas acho a do nd mais rápida a pegar.
Agora que aguenta +250cv e 400nm, sem relatos de problemas, isso aguenta.

Mas não deve ser fácil adaptar, os mx5 têm relações diferentes e deve ser na propria caixa e no diferencial.

A do 124 tem uma cena que acho fraca, é a passagem de 1a para 2a a certas temperaturas, as vezes apetece-me mandar uma sapatada naquilo. De resto todas as outras entram bem, mas acho a do nd mais rápida a pegar.

Mas não deve ser fácil adaptar, os mx5 têm relações diferentes e deve ser na propria caixa e no diferencial.
A 1a a frio no meu é assim...reticente...mas depois é manteiga... não tenho razões de queixa. A caixa tem um engranar fantástico... quando entro no Suzuki noto bem a diferença.....

Again.......da última vez esteve a dar lições do que é um Dacia a quem já teve um...o homem sabe de tudo e de todos os carros...antes disso era o Alpine do @330i que não prestava...porque era francês e porque não tem qualidade...se é para o bota abaixo do que é dos outros...sempre presente...

São demasiados anos a virar frangos...desde os tempos do saudoso IRC...se eu tivesse 1 euro por cada um escondido atrás de um ecrã que escreve de peito cheio...ui... coitado do Bezos.
Ignore list, pessoal.

É o lugar dos trolls

Troca o óleo da caixa. Procura o que a malta dos 124 em países mais frios usa. Fica outra coisa.

A raridade das coisas muitas vezes é sorte ou uso (mau uso ou não...). Também não há relatos de amortecedores originais a babarem e a precisarem de substituição aos 50-70mil km e eu tenho 3

A mazda fez uma coisa muito rara hoje em dia que foi desenvolvee uma caixa de velocidades nova.
Por norma as caixas ficam em produção durante décadas com algumas alterações como por ex. passar de 5 para 6 velocidades.
Para o ND foi desenvolvida uma caixa completamente nova para reduzir peso e para a 6 ter uma relação 1:1.
No entanto pelos vistos o design/materiais deve ter sido levado aos limites para reduzir o peso e terá originado uma série de problemas de durabilidade.
Eu tenho a última revisão e apenas tenho preocupação na passagem de 1 para 2, de resto é das melhores caixas que já tive nas mãos e sem dúvida superior à do NC que já era muito agradável.

Troca o óleo da caixa. Procura o que a malta dos 124 em países mais frios usa. Fica outra coisa.

A raridade das coisas muitas vezes é sorte ou uso (mau uso ou não...). Também não há relatos de amortecedores originais a babarem e a precisarem de substituição aos 50-70mil km e eu tenho 3

No meu MX-5 ND, na revisao dos 5 anos trocaram me o oleo da caixa, acho que a frio ficou uma valente m*rda, se o carro ficar na rua com temperaturas baixas a primeira é para esquecer, nem a segunda entra por vezes, preferia de longe o que lá estava...

Voltar
Superior