Mazda Mx5

Ambos estão certos.
Os 975kg são com a norma DIN, enquanto os 1050 são com a norma EU, que acrescenta 75kg (68kg passageiro + 7kg bagagem)

De qualquer forma, esses 975kg anunciados só mesmo a versão de acesso.
Comece-se a acrescentar equipamento, ou ir para a versão full-extras ou próximo disso, e facilmente existe uma discrepância de 20-30kg, mesmo considerando um carro pequeno como o MX-5

Sim, eu sei. Referia-me á versão evolve 1.5, e peso a "seco".

Não é isso que se lê (e que já foi pesado) nos fóruns da Mazda :p

950kg "wet" na versão essence

975kg "wet" na versão evolve/excellence

Para o 1.5L

950kg?
Os dados oficiais da marca apontam para 25 kg acima.
Fiquei curioso. Quem fez essas medições?

No geral, quando existem pesagens independentes o que se descobre é os carros pesarem mais, e por vezes bastante mais (niveis de equipamento influenciam bastante), que o anunciado.
Serem mais leves? Já vi acontecer, mas são casos raros e a diferença costuma ser muito pequena.

950kg?

No geral, quando existem pesagens independentes o que se descobre é os carros pesarem mais, e por vezes bastante mais (niveis de equipamento influenciam bastante), que o anunciado.
Serem mais leves? Já vi acontecer, mas são casos raros e a diferença costuma ser muito pequena.

Como dato curioso tenho de referir que pelo menos no caso dos consumos e nas medições de 0 a 100 ...dos numeros oficiais às medições que já tive acesso, as medições independentes são sempre mais favoráveis...

No banco de potência nos testes da BBR o 1.5 também tem supostamente mais de 131 cv (são 129 hp)...e seria mais benéfico para eles dizer que tem menos e que com o Superchip deles ganha mais potencia...(137.5 hp para ser mais exacto).

179d86f3084ddc8091d69df64efc9965.jpg

No banco de potência nos testes da BBR o 1.5 também tem supostamente mais de 131 cv (são 129 hp)...e seria mais benéfico para eles dizer que tem menos e que com o Superchip deles ganha mais potencia...(137.5 hp para ser mais exacto).

Um banco de potência (rolling road) não mede a potência no motor. Mede a potência à roda e estima depois as perdas de transmissão para ter uma estimativa da potência do motor. Ou seja tens logo de início possíveis erros na medição da potência à roda, tanto da medição em si como dos ajustes que são feitos para ajustar a pressão atmosférica e temperatura para corrigir a potência para a norma. Depois tens o erro ainda maior da estimativa de perdas na transmissão que tornam os bancos de potência razoavelmente imprecisos para estarmos a discutir 3 ou 4 cv de diferença.

Em suma os bancos de potência são úteis para ver evolução da potência com uma determinada alteração, mas nem tanto para identificar o nível absoluto exacto de potência gerado por um motor.

Finalmente, a potência declarada é feita normalmente em condições standard, com os níveis mínimos em termos de qualidade de combustível que o motor pode aceitar e ainda com uma certa margem de erro para precaver eventuais variações na produção (que hoje em dia são bastante mais limitadas). Isso pode também justificar alguma discrepância no sentido de todos os modelos medirem sempre alguma coisa mais nos bancos do que o que são declarados. Ninguém vai questionar um fabricante se o seu carro tiver mais cavalos que o anunciado mas o inverso não é verdade

950kg?

Balanças do ISQ, com vários modelos, postado por um user (senão me engano anda por aqui também), no forúm Mazda, mas já vi valores iguais noutros sítios quando andei a estudar a aquisição do dito (nomeadamente a fiabilidade da injecção directa em percursos curtos).

Procuras no MCP, e tens lá mais valores com pesos com depósito cheio tb[;)]

EDIT: A história desse aumento de potência só me acredito num contexto de mudança de combustível para E5 ou E10...

Last edited:
Um banco de potência (rolling road) não mede a potência no motor. Mede a potência à roda e estima depois as perdas de transmissão para ter uma estimativa da potência do motor. Ou seja tens logo de início possíveis erros na medição da potência à roda, tanto da medição em si como dos ajustes que são feitos para ajustar a pressão atmosférica e temperatura para corrigir a potência para a norma. Depois tens o erro ainda maior da estimativa de perdas na transmissão que tornam os bancos de potência razoavelmente imprecisos para estarmos a discutir 3 ou 4 cv de diferença.

Em suma os bancos de potência são úteis para ver evolução da potência com uma determinada alteração, mas nem tanto para identificar o nível absoluto exacto de potência gerado por um motor.

Finalmente, a potência declarada é feita normalmente em condições standard, com os níveis mínimos em termos de qualidade de combustível que o motor pode aceitar e ainda com uma certa margem de erro para precaver eventuais variações na produção (que hoje em dia são bastante mais limitadas). Isso pode também justificar alguma discrepância no sentido de todos os modelos medirem sempre alguma coisa mais nos bancos do que o que são declarados. Ninguém vai questionar um fabricante se o seu carro tiver mais cavalos que o anunciado mas o inverso não é verdade
É óbvio que essa potência não é a roda...mas mesmo tendo em consideração o que dizes...uma discrepância positiva de 8 hp não é de deitar fora tendo em conta ser um atmosférico.

E como também referi...era mais fácil para eles dizer que tinha 129 e que chegava até aos 158 do que dizer que tem 137...de origem.

Mesmo assim quanto aos consumos e acelerações também não é normal esse padrão.

EDIT: A história desse aumento de potência só me acredito num contexto de mudança de combustível para E5 ou E10...

Sim exacto, ao perguntar directamente à pessoa que alterou...ela referiu que sim...só mesmo com combustível de 98.

Como dato curioso tenho de referir que pelo menos no caso dos consumos e nas medições de 0 a 100 ...dos numeros oficiais às medições que já tive acesso, as medições independentes são sempre mais favoráveis...

Eu não sou um expert do assunto, mas acho este aumento de potência percentual demasiado optimista para um carro atmosférico sem alteração de hardware.

Eu não sou um expert do assunto, mas acho este aumento de potência percentual demasiado optimista para um carro atmosférico sem alteração de hardware.
Eu tb...mas...no outro lado da balança esta a reputação da empresa...não sei que pesa mais.

Se fosse algo do ebay diria logo que não mas assim...tenho de dar o benefício da duvida.

E adivinhem lá qual o Carro Mundial do Ano?

The Mazda MX-5 has been declared the winner of the World Car Of The Year award.
At a ceremony held at the New York motor show, the Mazda MX-5 was announced as the international jury’s favourite new car for 2016, beating competition from a list of 23 new cars, including fellow finalists, the Audi A4 and Mercedes-Benz GLC.

The car came third in the recently announced European Car of the Year Awards, with the top gong awarded to the Vauxhall Astra. However, the six UK jurors in the awards, announced at Geneva motor show, would have had the MX-5 ahead by a significant margin.

Commenting on the MX-5’s victory, Mazda President and CEO, North American Operations, Masahiro Moro, said: “As our iconic MX-5 roadster approaches one million units of production, this award is proof that it is as young, vibrant, fun and relevant as ever. While I accept this award on behalf of the company, I do so representing every Mazda employee, retail partner and customer around the world who has ever felt the joy of driving a pure roadster. We say ‘Driving Matters’ in our advertising, and we prove it in our cars.”

The World Car Of The Year jury consists of 73 motoring journalists from 23 countries. Each juror votes from a list of eligible cars chosen by a steering committee. To be eligible, the cars must be on sale on at least two continents. Points are awarded in a range of varying disciplines, and the votes are tabulated by international accounting firm, KPMG.Victory for the MX-5 provides Mazda with its second overall World Car Of The Year award.

Previous winners include the Mercedes-Benz C-Class (2015), Audi A3 (2014), Volkswagen Golf (2013), Volkswagen Up (2012), Nissan Leaf (2011), Volkswagen Polo (2010), Volkswagen Golf (2009), Mazda 2 (2008), Lexus LS460 (2007), BMW 3 Series (2006) and Audi A6 (2005).

In other World Car Of The Year category awards announced today, the Toyota Mirai beat the Toyota Prius Plug-In and Chevrolet Volt to the title of 2016 World Green Car award.

The BMW 7 Series took out the 2016 World Luxury Car ahead of the Audi Q7 and Volvo XC90.

On the performance car front, the Audi R8 Coupe headed theMercedes-Benz C 63 Coupe and Honda Civic Type R in the 2016 World Performance Car award.

The Mazda MX-5 was also declared the 2016 World Car Design Of The Year, beating the Jaguar XE and Mazda CX-3.

in autocar

É óbvio que essa potência não é a roda...mas mesmo tendo em consideração o que dizes...uma discrepância positiva de 8 hp não é de deitar fora tendo em conta ser um atmosférico.

E como também referi...era mais fácil para eles dizer que tinha 129 e que chegava até aos 158 do que dizer que tem 137...de origem.

Mesmo assim quanto aos consumos e acelerações também não é normal esse padrão.
Não é inédito na marca, já nas primeiras M6 em que havia dois níveis de potência do mesmo motor, ambos tinham mais cavalos que o declarado, na altura questionei alguém dentro da Mazda Motor Portugal e a resposta que obtive foi que por exemplo no nível mais baixo declarar menos ajudava a encaixar esse motor nas frotas na Alemanha onde o imposto é por cavalo(intervalos de...) ao invés da cilindrada como cá e a Alemanha era tida como mercado prioritário na Europa... Se assim é ou não, não posso jurar, mas foi o que me foi dito na altura.

Back