Mazda Mx5

Agora que me tenho dedicado alguma coisa a estudar o MX-5, surgiram-me algumas dúvidas.

1. Bancos.
Apoio lateral dos bancos "normais" é suficiente ou manifestamente pouco?
A pele parece-me muito plástica/com brilho e parece ganhar folga rapidamente (vejo isso em carros com poucos kms), confirmam isso?
Daí que a pergunta seguinte é...vale a pena gastar 2k nos bancos reccaro só pelo apoio? A pele é de melhor qualidade?

2. Escape desportivo
Recomendam o oficial da linha de acessórios? Ou outro?

3. Em caso de ir para um usado/viatura de serviço, qual é o Model Year cut-off que vocês acham que valha a pena. Digo isto porque já percebi que foi havendo umas melhorias como a regulação em profundidade do volante ou até os "níveis" de abertura das portas dianteiras!

4. Apple CarPlay a partir de qual MY? É retrofitável nos anteriores?

5. É possível ter LSD como acessório no 1.5? Pelo que percebi houve mercados onde os 1.5 o podiam ter?!

Obrigado!

1 - Sou forte (LoL) e tenho os de tecido...acredito serem melhores que os de pele...sobretudo em durabilidade... Recaro não conheço...o 330i ainda não me deu a morada ds casa dele para trazer os bancos que ele tem para a Madeira

2 - Cobalt...best sound for the money! E acho que fui dos primeiros a colocar e estou satisfeito...a tolerância ou não do ruido tudo depende... é a mesma coisa quando perguntam se dá para conversar com a capota aberta e não sei quê... O Mx-5 se é para passear é a dois se é para desfrutar é a solo....ou seja... sê egoista!

3 - 2019.

4 - What? A sério? Precisas desses gadgets?

5 - Não.... aftermarket claro sim...

[:p][:D]

Ou me engano muito ou ter que mandar vir outras!

Mas antes disto vou ter que experimentar o do João, que tem pack sport e levou agora as molas desportivas da Mazda. Quero ver primeiro [;)]

Nada como experimentar primeiro, as molas até dão melhor aspecto ao carro porque rebaixa-o ligeiramente.

A minha opinião é esta:

Um Excelence com os bancos Recaro e molas Sport. Se o conseguires no mercado de usados ou nos demos dos concessionários, melhor ainda.

CarPlay só nas versões de 2020, o meu é de Outubro de 2019 e trás apenas a pré-instalação (são 250€) para fazer as ligações. Regulações do volante, já estão nas versões de 2019.

Os bancos de pele no excelencee são demasiado "escorregadios", no meu 1.5 Evolve navi, tinha-o os normais em tecido e sempre achei suficiente o apoio lateral.

Escape desportivo para um daily é cansativo, principalmente se fizeres muita AE. Com este dinheiro monta-lhe umas sways reguláveis, é o melhor upgrade que farás ao carro [:p]

Autoblocante que saiba não exste nas opções em PT, podes mandar vir dos EUA e montar cá. Prepara 1500€, cheguei a avaliar esta questão para o meu 1.5

Cobram 250€ pela pré-instalação da Carplay?!
Engraçado que paguei menos do que isso para ficar com isso no meu e não tinha qualquer pré-instalação, até as portas USB tiveram que trocar.

1 - Sou forte (LoL) e tenho os de tecido...acredito serem melhores que os de pele...sobretudo em durabilidade... Recaro não conheço...o 330i ainda não me deu a morada ds casa dele para trazer os bancos que ele tem para a Madeira

2 - Cobalt...best sound for the money! E acho que fui dos primeiros a colocar e estou satisfeito...a tolerância ou não do ruido tudo depende... é a mesma coisa quando perguntam se dá para conversar com a capota aberta e não sei quê... O Mx-5 se é para passear é a dois se é para desfrutar é a solo....ou seja... sê egoista!

3 - 2019.

Pensas que toda a gente mora numa ilha onde não dá para um gajo se perder?! [:p][:D]

Agora que me tenho dedicado alguma coisa a estudar o MX-5, surgiram-me algumas dúvidas.

1. Bancos.
A pele parece-me muito plástica/com brilho e parece ganhar folga rapidamente (vejo isso em carros com poucos kms), confirmam isso?
Daí que a pergunta seguinte é...vale a pena gastar 2k nos bancos reccaro só pelo apoio? A pele é de melhor qualidade?
Apoio depende de quão hardcore és a curvar. Os Recaro valem a pena. A pele é fraca à mesma.
3. Em caso de ir para um usado/viatura de serviço, qual é o Model Year cut-off que vocês acham que valha a pena. Digo isto porque já percebi que foi havendo umas melhorias como a regulação em profundidade do volante ou até os "níveis" de abertura das portas dianteiras!
Essas melhorias foram feitas no MY2019.
De série no MY2020. Podes instalar nos anteriores.
5. É possível ter LSD como acessório no 1.5? Pelo que percebi houve mercados onde os 1.5 o podiam ter?!
Em PT não. Pelo que sei só no Japão e Austrália.

Nada como experimentar primeiro, as molas até dão melhor aspecto ao carro porque rebaixa-o ligeiramente.

Cobram 250€ pela pré-instalação da Carplay?!
Engraçado que paguei menos do que isso para ficar com isso no meu e não tinha qualquer pré-instalação, até as portas USB tiveram que trocar.

Hydraplan rules! [;)]

A minha opinião é esta:

Um Excelence com os bancos Recaro e molas Sport. Se o conseguires no mercado de usados ou nos demos dos concessionários, melhor ainda.

CarPlay só nas versões de 2020, o meu é de Outubro de 2019 e trás apenas a pré-instalação (são 250€) para fazer as ligações. Regulações do volante, já estão nas versões de 2019.

Os bancos de pele no excelencee são demasiado "escorregadios", no meu 1.5 Evolve navi, tinha-o os normais em tecido e sempre achei suficiente o apoio lateral.

Escape desportivo para um daily é cansativo, principalmente se fizeres muita AE. Com este dinheiro monta-lhe umas sways reguláveis, é o melhor upgrade que farás ao carro [:p]

Autoblocante que saiba não exste nas opções em PT, podes mandar vir dos EUA e montar cá. Prepara 1500€, cheguei a avaliar esta questão para o meu 1.5

Os bancos de tecido podem ser aquecidos? Tenho isso como algo fundamental para maximizar a utilização em aberto...

Ok, já percebi o conselho: preferencialmente MY19 de serviço Evolve (para ter os bancos em tecido) ou Excellence com Reccaro (duvido que haja por aí...) + as modificações das sways (já me conheço...ou faço tudo isso no início ou nunca mais faço, não tenho tempo ou paciência :sh)).

Ora bem, a minha opinião:
1 - Acho o apoio lateral dos bancos que o meu tem mais do que suficiente, vou bem encaixado, não sei se os bancos inferiores ao Excellence são iguais mas julgo que sim. Eu como sou gordo não sei se encaixaria bem nos reccaro desportivos e se não me ia sentir desconfortável depois de fazer muitos km de seguida. Em termos de aspecto adoro os Recaro.
A pele dos bancos é fraca, curiosamente o meu até nem parece muito mau no que respeita a essa folga que dizes e já vi noutros carros, nota-se bem o desgaste na almofada lateral onde se roça para entrar e sair do carro, mas eu também graças à minha "formosura" não sou muito ágil [:D]

2 -Toda a gente fala bem do Cobalt, pelo que eu não gastaria dinheiro a mais por aquele que a Mazda vende, e primeiro andava uns km valentes com o carro para ver se o som stock não agrada. [;)]

3- Quanto mais recente melhor, isso do volante acho que foi só a partir dos de 2019 e foi nesse ano que o motor passou a ter mais 1 cv, mas dizem que é mais eficiente e faz mais 500 RPM por minuto, nunca experimentei um desses para ver a diferença. O meu é de 2018 e tem isso dos níveis de abertura de porta, não sei quando foi introduzido...

4 - Acho que em Portugal o Car Play não é de série em nenhum. O Retrofit penso que dá para fazer em todos, fiz no meu e ficou por cerca de 220-230€ para quem usa o carro para passear por locais desconhecidos como eu faço poder usar o Google Maps é uma maravilha. Mas tem mais vantagens sem ser os mapas por exemplo o Apple Music funciona muito bem.

5 - Isso não posso ajudar, julgo que sim é possível montar à posterior porque tal como tu tenho ideia que houve essa opção nalguns mercados.

Já agora uma opinião pessoal, se gostas assim tanto do Alpine aposta nesse [:cool:]
Até pode ser que poupes dinheiro a médio longo prazo porque não perdes o valor de retomar o MX-5 em troca do Alpine. [:D]

E eu até nem sou grande fã do Alpine, apesar de saber que é muito bom, acho que preferia um MX-5 2.0 do que um Alpine e ainda ficava com muitos trocos para a gasolina...presentemente quem me tira o factor cabrio, tira-me tudo. [:D]

Pois! Eu sou magro/estrutura média, acho que vou dançar naquela pele em cada curva :sh)

A decisão do escape com a utilização parece-me bem ponderada!

Os bancos de tecido podem ser aquecidos? Tenho isso como algo fundamental para maximizar a utilização em aberto...

Ok, já percebi o conselho: preferencialmente MY19 de serviço Evolve (para ter os bancos em tecido) ou Excellence com Reccaro (duvido que haja por aí...) + as modificações das sways (já me conheço...ou faço tudo isso no início ou nunca mais faço, não tenho tempo ou paciência :sh)).

Os bancos em tecido não têm aquecimento. A Hydraplan em Outubro tinha um demo 1.5 soulred com Recaros. Contacta-os pode ser que ainda tenham esse carro, a Hydraplan que foi onde comprei os dois carros tem a frota dos demos da Mazda.pt todos lá. Normalmente há n oferta de demos e carros da imprensa naquele parque.

Sobre os Recaro e a qualidade da pele/alcantara, não tenho a mesma opinião do Shumacher. A pele dos contornos, porque os gomos são em alcantara, pºarece-me bem resistente e de qualidade ao contrário da pele dos Excelence essa sim, tresanda a fracote.

PS. Um entendido monta-te as sways em 2 horas [;)]

3 - 2019.

Nem sou muito tecnológico mas aquele sistema de infotainment tira-me do sério*. E a experiência tem-me mostrado que deve-se apostar em poder fazer um bom mirror do smartphone...à falta de googlemaps nativo [;)]

*Fiz cerca 2000 kms com um CX-5 rent-a-car nos EUA (da anterior geração que acho que tinha a mesma versão do MX-5) e irritou-me todos os dias usar aquilo.

Nem sou muito tecnológico mas aquele sistema de infotainment tira-me do sério*. E a experiência tem-me mostrado que deve-se apostar em poder fazer um bom mirror do smartphone...à falta de googlemaps nativo [;)]

*Fiz cerca 2000 kms com um CX-5 rent-a-car nos EUA (da anterior geração que acho que tinha a mesma versão do MX-5) e irritou-me todos os dias usar aquilo.
Tens razão... o infotainment no meu também é complicado de perceber....... :D

Tens razão... o infotainment no meu também é complicado de perceber....... :D

Tu com sorte tens rádio e a/c, porque tens o Mx5 mais leve do universo [:D] só o usas para diversão, mas cá no continente o pessoal normalmente gosta de colocar uns gadgets.

Não sei se o @Andre sabe mas a versão mais básica tem o interior assim:

4.jpg

Tu com sorte tens rádio e a/c, porque tens o Mx5 mais leve do universo [:D] só o usas para diversão, mas cá no continente o pessoal normalmente gosta de colocar uns gadgets.

Não sei se o @Andre sabe mas a versão mais básica tem o interior assim:

4.jpg
Por acaso isso é um Mazda 2 mas é quase isso... :d
3b4e61c3f3a4d54c0de1936d944f7d51.jpg

Se é para ser daily ainda percebo mas para algo ocasional é mais barato e prático um suporte para o smartphone e siga....

Pode ser mais barato, mas mais prático nunca.
Aliás, até o Carplay ter que ser ligado por cabo acho que tira praticabilidade à coisa.
Nada melhor do que ter a informação no ecrã do carro e comandar tudo pela fala ou pelos botões do carro e ainda bem que o Mazda não funciona o touchscreen com o carro em movimento, não gosto nada de estar a conduzir e ter que andar a mexer em ecrãs, como tenho que fazer no C-HR por exemplo.

1. Bancos.

2. Escape desportivo
Recomendam o oficial da linha de acessórios? Ou outro?

Obrigado!

Já quase todos responderam, mas deixo aqui a minha opinião também.

1. Bancos
Tenho os bancos com tecido (versão Evolve). Ao nível da ancas, o apoio é mais do que suficiente, nas costas podia ser melhor um bocado, mas nada que nos atire de um lado para o outro. Não avancei para a versão Excellence, porque daí para cima é obrigatório ter bancos em pele, coisa que eu rejeitei logo de início. Logo a partir daí, se quiseres pele, tens logo bastante mais equipamento que vem "atrelado" a estes bancos, como por exemplo o AC automático :mad:. No caso dos Recaro parecem ter mais suporte lombar que o de tecido. Não consigo fazer comparação entre os 3.

2. Escape
Cobalt deve ser o escape mais atractivo para dia-a-dia sem ser muito intrusivo.

3. Ano modelo
A escolha para mim seria o MY2019, pois já vem com as alterações no motor, mais opções de cores e capotas, além da possibilidade de ajuste da coluna de direcção e alguns pormenores actualizados no interior.

4. Apple CarPlay
Retrofitável em todos os modelos. Não se a partir de quando vem de série, penso que apenas no modelo MY2020

5. LSD
Como acessório original, não. No Japão penso que vem de série.

Faz lembrar o meu falecido Evoque.

A versão base era assim: (arrisco-me a dizer que em PT devem ser raras)

OtxkHPqaH7TvnI6izeVlOMwc3vX6wIsqn2yUdOUGMgiOUDhix95cmRW3h6nkuvhUoKFVUIjVJPgMP97F3S-NSLR-7tJHnopYglaTIjlrR9Yrzb7BoCOICDbwmJbe5LPeNgA

A versão normal e a mais equipada já tinham um ecrã maior (Gps opcional, eu não tinha).

dashboard.jpg

Por curiosidade:

Já o 3008 da Maria faz o mesmo, mas a versão base "Access" com o ecrã minúsculo não se vende cá:

peugeot-3008-puretech-access-130--15099708.jpg

O normal é assim:

Peugeot_3008_086_4482.jpg

Voltar
Superior