Mazda Mx5

Sim troquei , maioritariamente ando com o tecto aberto.
o rf como que te envolve muito mais nele, como que te abraça através de se targa, abraça -te encaixa -te muito mais no cockpit, sentes mais ligado ao carro e à condução.
as diferenças sensoriais a céu aberto são muitíssimo semelhantes, apenas notas diferença quando olhas para trás e tens o efeito targa, mas como conduzo a olhar em frente e para os lados, raramente para trás , não há grandes diferenças. Vidros para baixo e tecto aberto no rf é quase igual ao st, com a vantagem de menos manutenção, menos necessidade de substituição, menos ruído na cabine e se tirares o wind blocker , ficas ainda com uma maior sensação de cabrio e menos ruído na cabine ( basta pesquisar um pouco para perceber que por muito cuidado que tenhas ,mais cedo ou mais tarde ela vai precisar de substituição, até porque podes ter este problema : https://forum.miata.net/vb/showthread.php?t=683805 entre outros ... claro que já vai aparecer alguém que tem um mx5 c 25 anos e nunca trocou de capota de lona... pesquisa o que é ter uma capota de lona, os prós e os contras .)
Grande inconveniente no RF, limite de 10km/h para abrir e fechar a capota. Com o smartop module consegues alterar esse setting para 50km/h ou assim, fácil de instalar mas caro.
https://smarttop.uk/product/smarttop-roof-top-control-for-mazda-mx-5-rf/

E barulho/ruído na cabine em AE? Tolerável em ST?

Tendo em conta os argumentos...a razão pela qual trocou um pelo outro é porque...emagreceu.

Sim...porque o único elemento fixo na variável da troca....Ele... é o que interessa em relação ao peso... já a diferença de peso dos elementos que variam na equação... não interessam. E se tens um RF, és magro mas tens uma mulher gorda? Ui....

Tendo em conta a lógica da batata...um tipo de 40 kg é sempre mais rapido que o de 100 kg...e se tens 50 kg não importa teres um carro com 2 toneladas porque o teu peso baixo compensa.

Raios parta os japoneses cortando pedaços de vidro que ficam dentro da porta para poupar gramas quando afinal o que devem fazer é pagar a jóia do ginásio aos que são gordos.....

E se levo a mala cheia de tijolos? Xiiii já complicou a coisa....

Tendo em conta os argumentos...a razão pela qual trocou um pelo outro é porque...emagreceu.

Sim...porque o único elemento fixo na variável da troca....Ele... é o que interessa em relação ao peso... já a diferença de peso dos elementos que variam na equação... não interessam. E se tens um RF, és magro mas tens uma mulher gorda? Ui....

Tendo em conta a lógica da batata...um tipo de 40 kg é sempre mais rapido que o de 100 kg...e se tens 50 kg não importa teres um carro com 2 toneladas porque o teu peso baixo compensa.

Raios parta os japoneses cortando pedaços de vidro que ficam dentro da porta para poupar gramas quando afinal o que devem fazer é pagar a jóia do ginásio aos que são gordos.....

E se levo a mala cheia de tijolos? Xiiii já complicou a coisa....
o teu problema ( e de outros ) é julgar que alguém tem que argumentar porque razão escolheu um RF em vez de um ST.
ha os negacionistas covid e há os negacionistas ST, mas para estes últimos ainda nao
ha Vacina .
vou-te deixar nervoso e com pesadelos esta
noite .
um RF é um Mazda mx5 . Fui ao site da Mazda e eles concordam , e agora ?
Se retirares os vidros eléctricos perdes bastante peso no teu ST, não pediste para retirar o extra de vidros eléctricos para manual?

Última edição:
o teu problema ( e de outros ) é julgar que alguém tem que argumentar porque razão escolheu um RF em vez de um ST.
ha os negacionistas covid e há os negacionistas ST, mas para estes últimos ainda nao
ha Vacina .
Pah...e o teu problema é não entender o que é um facto.

2+2=4

Não estou a dizer que 4 é melhor que 5...nem que 3 é pior que 4....estou a dizer que 2+2=4

E tu vens com que...ah mas 5 laranjas têm mais sumo que 4...wtf!???

Tu fazes o que tu queres é a tua vida....apenas vou repetir o que disse no princípio ...a diferença de peso entre o meu ST e o RF é superior a 40 kg ....pronto.

Agora fica a discutir o colesterol, obesidade e a tensão arterial dos donos. Fica bem.

Pah...e o teu problema é não entender o que é um facto.

2+2=4

Não estou a dizer que 4 é melhor que 5...nem que 3 é pior que 4....estou a dizer que 2+2=4

E tu vens com que...ah mas 5 laranjas têm mais sumo que 4...wtf!???

Tu fazes o que tu queres é a tua vida....apenas vou repetir o que disse no princípio ...a diferença de peso entre o meu ST e o RF é superior a 40 kg ....pronto.

Agora fica a discutir o colesterol, obesidade e a tensão arterial dos donos. Fica bem.
e desde quando é que o peso do teu mx5 st edição especial RC ( rádio controlado ) é decisiva para o utilizador escolher entre um st e um rf? É que desde esse post ainda não percebi o porquê de medir , ou neste caso gabares o peso da tua “Pilinha” , é que não percebo mesmo.
I rest my case , se alguém que considera que o peso do condutor não influencia a prestação de carro de pouco mais de 900kg, devo andar enganado

Última edição:
Não podemos só concordar que todos os MX5 são bons?

O clássico SoftTop...
O moderno RF...
O simpático 1.5...
O agitado 2.0...
O simples com bancos em tecido...
O sofisticado com bancos em pele...

Até aqueles com um simbolo da Fiat [:D]

É triste estar sempre a ler esta guerra de "o meu MX5 é mais MX5 porque pesa menos, porque é mais fiel ao conceito (que cada um interpreta como quer...).

Depois de decidir que querem um MX5 e não se importam com a falta de espaço dentro do carro, e que pelo preço podiam ter carros com mais potencia, é muito facil decidir qual é o MX5 a comprar para o vosso caso se depois de sentar nos dois ainda estiverem com duvidas:

Acham que a capota de lona se vai estragar ? Comprem um RF
Acham que qualquer capota se vai estragar ? Comprem um RF e tirem o botão da capota
Não faz diferença o custo a mais do RF ? Comprem um RF
É indiferente a capota e tudo o resto ? Comprem os dois [:cool:]

P.S - E sim, o meu MX5 é a edição de pelintra, 1.5 ST (aqui ainda em Set2020, quando parecia que o Covid estava controlado)

ju7qOhkG7i5PY5IMYWVpZ6DViYwyLme1_HuE2-hC1zgDuQrx0nGe_BvgkbVkjcIECjHM8GXLgsgvGM0Y_jscNiDCMEaEl-YulkOuVIvZlwryS8DsCwyjbhLugCXu8_j_A4zptnQGxmdiW7uYCsqZ0-MgTslaINXiBLxqxX50gbpWcP-QGPXcemQigkc9o6TRICZjXVmJ4lVSuurfpz4kfBScq0trRyKE33bvQf8koEKmqBcAvfeKM0EkURbzgydWCU05gVPTDlg2AAFLQpefpJRtE4XASPgu7dSnH9Ag4QDYPXV0F8xYeW3z1wqkOX8V83FeGSqK5ywgyWRjLHvpHkVkCvNTD68M7QAzo1LfLW7B2cSPIdCH9rD3SfU6QAWysieeSpKaNI4V_a4RsyQU_2WKQzEWbm1QTVBbX-UOiVOQerAfSqeBscLmF34_yBWyKiazAzT_nK8dvqQsx8FLbjKt7ofMDyAQCRCE3iEPA_19gMsXZXlcfSOEXMVohRazS6DKK8Fiq-_ECRQc3GBt40McB5yNfxZpZ1SzvxjCjj_mPvmsskGFzhgbDmfbwtdNfNred5TQgC7-vTDCwiNqx_7O6n91zL-lTzFMBQrRWEyw0RQydCw-RE4C_C6SoBcSbWbEzizPlmwJG1MsUR8Ijg9550kY1EzjzHNFbPKd_FotjahFCDPbvyOm5tsb2Q=w863-h647-no

Última edição:
Entre o teu RF e o meu ST não existem apenas 40kg ... acredita...

Eu acredito que não. Mas tenho-te visto a quereres forçar esse "facto" pelos nossos olhos adentro.

Sendo um facto, qual é então o dado adquirido? Qual o peso do teu?

Pesquisei aqui neste site abaixo e refere 1129kg para o 1.5 e 1200kg para o 2.0. É isto a realidade? Dá-nos factos comprovados para a malta se esclarecer se puderes.

[TABLE="class: my-3 mx-auto trhover, width: 100"]
[TR]
[TD][h=3]Veículos[/h][/TD]
[TD="class: text-center, align: center"]Mazda MX5 IV 1.5[/TD]
[TD="class: text-right, align: right"]V[/TD]
[TD="class: text-left"]S[/TD]
[TD="class: text-center, align: center"]Mazda MX5 IV RF 2.0 Skyactiv-G[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD][/TD]
[TD="class: text-center, align: center"]2015 - 2018[/TD]
[TD="colspan: 2"][/TD]
[TD="class: text-center, align: center"]2018 - ...[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD][/TD]
[TD="class: text-center, align: center"]24 800 €[/TD]
[TD="class: text-center, align: center"]34 200 €[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Caixa de câmbio :[/TD]
[TD="class: text-center py-3, align: center"]manual de 6 velocidades[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]potência máxima[/TD]
[TD="class: text-center, align: center"]131 cv @ 7000[/TD]
[TD][/TD]
[TD="class: text-left"] [/TD]
[TD="class: text-center, align: center"]184 cv @ 7000[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Binário máximo[/TD]
[TD="class: text-center, align: center"]150 Nm @ 4800[/TD]
[TD][/TD]
[TD="class: text-center, align: center"]205 Nm @ 4000[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Peso anunciado / verificado UE 1[/TD]
[TD="class: text-center, align: center"]975 kg / 1129 kg 1[/TD]
[TD="class: text-right, align: right"] [/TD]
[TD][/TD]
[TD="class: text-center, align: center"]1073 kg / 1200 kg 1[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Peso/Potência rácio[/TD]
[TD="class: text-center, align: center"]8.6 kg/cv 1[/TD]
[TD][/TD]
[TD="class: text-center, align: center"]6.5 kg/cv 1[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: pb-2, colspan: 5"]1 Peso (UE) mais pesado verificada em ordem de funcionamento = Peso com 90% de carga de combustível + 75 kg (driver e bagagem)[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Duelo: Mazda MX5 IV 1.5 vs Mazda MX5 IV RF 2.0 Skyactiv-G
Mazda MX5 IV 1.5 131 cv - Especificações e desempenho

Mazda MX5 IV RF 2.0 Skyactiv-G 184 cv - Especificações e desempenho

Última edição:
Não podemos só concordar que todos os MX5 são bons?

O clássico SoftTop...
O moderno RF...
O simpático 1.5...
O agitado 2.0...
O simples com bancos em tecido...
O sofisticado com bancos em pele...

Até aqueles com um simbolo da Fiat [:D]

É triste estar sempre a ler esta guerra de "o meu MX5 é mais MX5 porque pesa menos, porque é mais fiel ao conceito (que cada um interpreta como quer...).

Depois de decidir que querem um MX5 e não se importam com a falta de espaço dentro do carro, e que pelo preço podiam ter carros com mais potencia, é muito facil decidir qual é o MX5 a comprar para o vosso caso se depois de sentar nos dois ainda estiverem com duvidas:

Acham que a capota de lona se vai estragar ? Comprem um RF
Acham que qualquer capota se vai estragar ? Comprem um RF e tirem o botão da capota
Não faz diferença o custo a mais do RF ? Comprem um RF
É indiferente a capota e tudo o resto ? Comprem os dois [:cool:]

P.S - E sim, o meu MX5 é a edição de pelintra, 1.5 ST (aqui ainda em Set2020, quando parecia que o Covid estava controlado)

ju7qOhkG7i5PY5IMYWVpZ6DViYwyLme1_HuE2-hC1zgDuQrx0nGe_BvgkbVkjcIECjHM8GXLgsgvGM0Y_jscNiDCMEaEl-YulkOuVIvZlwryS8DsCwyjbhLugCXu8_j_A4zptnQGxmdiW7uYCsqZ0-MgTslaINXiBLxqxX50gbpWcP-QGPXcemQigkc9o6TRICZjXVmJ4lVSuurfpz4kfBScq0trRyKE33bvQf8koEKmqBcAvfeKM0EkURbzgydWCU05gVPTDlg2AAFLQpefpJRtE4XASPgu7dSnH9Ag4QDYPXV0F8xYeW3z1wqkOX8V83FeGSqK5ywgyWRjLHvpHkVkCvNTD68M7QAzo1LfLW7B2cSPIdCH9rD3SfU6QAWysieeSpKaNI4V_a4RsyQU_2WKQzEWbm1QTVBbX-UOiVOQerAfSqeBscLmF34_yBWyKiazAzT_nK8dvqQsx8FLbjKt7ofMDyAQCRCE3iEPA_19gMsXZXlcfSOEXMVohRazS6DKK8Fiq-_ECRQc3GBt40McB5yNfxZpZ1SzvxjCjj_mPvmsskGFzhgbDmfbwtdNfNred5TQgC7-vTDCwiNqx_7O6n91zL-lTzFMBQrRWEyw0RQydCw-RE4C_C6SoBcSbWbEzizPlmwJG1MsUR8Ijg9550kY1EzjzHNFbPKd_FotjahFCDPbvyOm5tsb2Q=w863-h647-no
Quem disse que não? Eu não. Acho que o erro começa por justificar a compra e o segundo por pedir conselhos a terceiros sobre que devo fazer "eu" com o meu dinheiro.

Se eu gosto de um Mx-5 com um V8 metido lá dentro e caixa automática, cor-de-rosa e com riscas verdes.... it's my fuc...ng problem.

Se eu tivesse 1€ por todas as pessoas que já criticaram o amarelo que tenho na garagem........
Eu acredito que não. Mas tenho-te visto a quereres forçar esse "facto" pelos nossos olhos adentro.

Pesquisei aqui neste site abaixo e refere 1129kg para o 1.5 e 1200kg para o 2.0. É isto a realidade? Dá-nos factos comprovados para a malta se esclarecer se puderes.

[TR]
[TD][h=3]Veículos[/h][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD][/TD]
[/TR]
[TR]
[/TR]
[TR]
[TD]potência máxima[/TD]
[TD][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Binário máximo[/TD]
[TD][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: text-right, align: right"] [/TD]
[TD][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: pb-2, colspan: 5"]1 Peso (UE) mais pesado verificada em ordem de funcionamento = Peso com 90% de carga de combustível + 75 kg (driver e bagagem)[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Eu não forcei nada.

Apenas alguém falou (e devo dizer menosprezou) os 40 kg entre o ST e o RF...e eu disse que era superior a diferença como viste no quote... não disse nem mais nem menos. E depois começou uma espiral sem sentido de versões "troféu" (wtf?) ...track days...e obesidade do condutor.....e pronto cai na ratoeira de ir respondendo. Lamento o spam.

Não vou alimentar mais a discussão mas nem todos os Mx-5 pesam o mesmo.

E se já reparaste que ando a forçar (?) a questão do peso também deves ter reparado que tenho ironizado muito com a diferença de equipamento do meu para com outros...isso tem o seu lado bom e o seu lado mau... pessoalmente não sinto muito o lado mau...mas acho que tenho direito a comentar o lado bom não...?

Eu não estou aqui a forçar nada nem a vender carros... até porque a minha versão já nem se vende, por isso....

Quando tu ouves as horas de engenharia que implicaram reduzir peso neste carro...

Last...but not least... não só nunca disse que não gostava do RF como acho ter dito que esteticamente fica muitíssimo bem conseguido (se calhar melhor que o ST) mas mesmo assim eu prefiro o ST.

Sim troquei , maioritariamente ando com o tecto aberto.
o rf como que te envolve muito mais nele, como que te abraça através de se targa, abraça -te encaixa -te muito mais no cockpit, sentes mais ligado ao carro e à condução.
as diferenças sensoriais a céu aberto são muitíssimo semelhantes, apenas notas diferença quando olhas para trás e tens o efeito targa, mas como conduzo a olhar em frente e para os lados, raramente para trás , não há grandes diferenças. Vidros para baixo e tecto aberto no rf é quase igual ao st, com a vantagem de menos manutenção, menos necessidade de substituição, menos ruído na cabine e se tirares o wind blocker , ficas ainda com uma maior sensação de cabrio e menos ruído na cabine ( basta pesquisar um pouco para perceber que por muito cuidado que tenhas ,mais cedo ou mais tarde ela vai precisar de substituição, até porque podes ter este problema : https://forum.miata.net/vb/showthread.php?t=683805 entre outros ... claro que já vai aparecer alguém que tem um mx5 c 25 anos e nunca trocou de capota de lona... pesquisa o que é ter uma capota de lona, os prós e os contras .)
Grande inconveniente no RF, limite de 10km/h para abrir e fechar a capota. Com o smartop module consegues alterar esse setting para 50km/h ou assim, fácil de instalar mas caro.
https://smarttop.uk/product/smarttop-roof-top-control-for-mazda-mx-5-rf/

Já ouvi muitas razões para uma preferir um RF a um ST, mas para mim é a primeira vez que oiço esta de um RF "envolver" mais do que um ST por ser targa :confused:
Juro que esta é que não percebo mesmo, um gajo anda nos 2 e sinceramente o grau de "envolvência" é igual.
Para mim as diferenças seriam algo deste género:
RF melhor a nível acústico com a capota para cima.
RF pior a nível acústico com a capota para baixo.
RF "falsa" sensação de maior segurança face a actos de vandalismo da capota. Escrevi falso porque alguém pode realmente mandar uma facas numa capota de lona, mas a verdade é que se esse alguém estiver para vandalizar é ainda mais fácil com a mesma faca riscar o carro de alto a baixo. O meu descanso, ganhei-o com um seguro em que a parte referente aos actos de vandalismo incluem os danos na capota.
RF menor desgaste na capota para quem não tem garagem, também será um bocado relativo do local em que cada um vive.
ST maior rapidez para colocar o carro em modo descapotável.

E não entro pela fiabilidade de uma solução face à outra porque hoje em dia falar de fiabilidade nos carros basicamente será falar de sorte. A nível pessoal prefiro a solução "a braços" do ST face aos mecanismos hidráulicos do RF, mas não deixaria de comprar qualquer descapotável por este ter a capota com mecanismos hidráulicos, se não não comprava quase nenhum cabrio. [:D]

Eu gosto do ST, gosto do RF e até tenho pena da Fiat ter deixado de vender o 124, quanto mais escolha houver melhor.

Comprei o ST porque foi o que gostei mais de andar de forma descapotável, para ser sincero apesar de gostar do MX-5 acho que nunca compraria o RF, apenas e só porque não apreciei andar nele com a capota para baixo, mais depressa comprava um Mini Cabrio que foi o meu finalista quando andei a escolher o Cabrio do que compraria um RF, apesar de ter a noção que dinamicamente um Mini Cabrio ser uns furos abaixo do que um MX-5 RF.

Mas lá está, o bom é haver muita escolha no mercado e cada um sentir-se bem com a sua escolha. [:cool:]

[TR]
[TD]Veículos
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD][/TD]
[/TR]
[TR]
[/TR]
[TR]
[TD]potência máxima[/TD]
[TD][/TD]
[TD="class: text-left"][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD]Binário máximo[/TD]
[TD][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: text-right, align: right"][/TD]
[TD][/TD]
[/TR]
[TR]
[TD][/TD]
[/TR]
[TR]
[/TR]
[/TABLE]

Estas a misturar o 1.5 ST com o 2.0 RF. Logo aí temos um duplo aumento de peso, do motor 2.0 que é mais pesado que o 1.5 e do mecanismo do RF. Se ao peso anunciado do carro somares 75kg do condutor + depositio cheio (uns 40/50kg), tens um peso 125kg superior ao anunciado, é obvio.

Estas a misturar o 1.5 ST com o 2.0 RF. Logo aí temos um duplo aumento de peso, do motor 2.0 que é mais pesado que o 1.5 e do mecanismo do RF. Se ao peso anunciado do carro somares 75kg do condutor + depositio cheio (uns 40/50kg), tens um peso 125kg superior ao anunciado, é obvio.
Ui foste falar em peso do condutor??? Não sabes que isso não interessa para nada? Daqui pouco aparece alguém com o st com menos de 40kg que o rf , ignorando o perfil abdominal de um elefante... mas depois no papel tem menos 40kg no seu mx5 rádio controlado

Última edição:
Tanta asneira escrita...

De onde sairam estes "miateiros" de geração espontanea?

Quando compraste os teus...qual era o peso do motorista que vinha incluído com o carro?

Ah eras tu? A sério? Ou seja...tu com o teu peso é que conduzias os carros e o peso que variava era os do Mx-5 que tiveste? Ahh a sério?

E eu a pensar que quando te sentavas no 330 tinhas um peso e no Mx-5 outro e por isso não importava o peso do carro.......

Bem espera...o peso do carro não importa...quero dizer importa...espera...importa é o teu peso... não...espera...espera.....e se levas a tua Maria?

O que importa é que entre um Hummer e o ST a diferença são apenas 40 kg.... não era disto que falávamos?

Então e fotos do teu?

Por acaso concordo contigo o MX-5 RF é um carro bonito, na minha opinião até é 2º modelo mais bonito de MX-5 que existe à venda no mercado. [:p][:D]

Então e fotos do teu?

Por acaso concordo contigo o MX-5 RF é um carro bonito, na minha opinião até é 2º modelo mais bonito de MX-5 que existe à venda no mercado. [:p][:D]

Queres fotos do meu para ? Se há mais bonitos que o meu atual partilho os mais bonitos.
Infelizmente não tenho o kit aerodinâmico da Mazda ou de outra marca como estes tem, o que os torna incomparavelmente mais interessantes, até mais que certos frigoríficos.

Engraçado ver a tua evolução no "anti RF" desde a vez que fizeste o test drive ao RF ... deve ter sido muito ar da arrábida que te moldou o pensamento, infezlimente.

Eu mesmo tendo o Mx-5...pelo que já li de ti em vários tópicos deste fórum.... continuo a achar que o Mini Cabrio irá ser melhor para ti....

Se for pelo Mx-5.... é esperar uns meses... já apanhas as melhorias da nova versão....

E hoje foi dia de visitar stands da Mazda e fiz um novo test drive, desta vez num RF. Deu para perceber que prefiro a capota de lona apesar de ter ficado surpreendido pela positiva com o tecto aberto do RF. Fiz um pequeno troço a subir a serra e a descer a serra sem trânsito. Gostei do motor, neste momento o meu coração pende da seguinte maneira: 90% para comprar um MX-5, 10% para o Mini Cabrio mas isto depende muito do negócio que conseguir...principalmente do que podem dar pelo meu carro...
Como estou ao telemóvel não me vou alongar com a escrita, mas quando estiver com um computador logo escrevo mais umas coisas e tirar umas dúvidas com que fiquei.

msantos, o RF não tem exactamente o mesmo comportamento e handling do soft top. Pesa mais 70 kg

Eu andei com um da Hydraplan 3 dias como carro de substituição. O que senti é que há diferenças notórias para quem está muito conhecedor do soft top. É como andares sozinho ou sempre com um passageiro a bordo. Num light weight, faz diferença [;)]

Para um utilizador inicial, julgo que não nota tanto as diferenças
E o meu tem menos uns quantos que o teu ... ;) para compensar a barriguinha aqui do artista :D
[:D][:D][:D]
É que em cada 10 posts, surgem os anti RF e o outro a gabar o peso da pilinha... chega a ser doentio.

Um que vive obcecado com o peso a menos dele, outro que vive obcecado com ter tido mais que 1 Mx5, acha-se dono e senhor da razão. Enfim, chega de discutir com cegos.

Última edição:
Voltar
Superior