Mazda Mx5

Pois essas capotas coloridas dão outra alegria a carros com cores neutras.
Também ha uma série especial com uma capota cinza (não acho brutal, parece uma capota preta que perdeu a cor) em carro azul escuro, e agora em 2022 vem uma capota azul escura, no meu ver está muito gira também a par desta vermelha.
Existiram umas versões não mercado bife meias difíceis de digerir....pretos com detalhes vernelhos...nem me lembro como se chamavam... não gostava nada...

Gosto do laranja...mas não sei se não cansa um pouco......diz alguém que tem um carro amarelo

Bom dia,

Muito obrigado pelas vossas respostas tão rápidas!
Já estive a ver o aspeto da Oneshop em Sacavém, aquela box parece ter sido inaugurada em 2019, impecável! Era precisamente o que eu procurava!

Não tenho grandes fotos neste momento, ainda tenho de fazer a sessão eheh
Vou tentar deixar só alguns marcos.

Mais alguma informação... há 3 cores do Sakura, branco, cinzento e preto, o meu é o preto.
É o meu daily driver, Lisboa - Setúbal cerca de 1x/2x por mês, sai de casa faça chuva, sol, frio ou calor! Tem a sorte de dormir em garagem :D

Para já está completamente de origem, comprado com 19k km, a única coisa que comprei foi a antena mais pequena.

O meu avô tinha o sonho de ter um MGF, deu para o ver feliz Ver anexo 154791
Orgulho e dor ao mesmo tempo Ver anexo 154792
Quando os irmãos se encontraram eheh Ver anexo 154793

Não sei se vão conseguir ver as imagens.

Se és de Setubal, então vamos nos cruzar mais tarde ou mais cedo. Eu vivo em Azeitão [:cool:]

A única serie especial "Icon" que se vendeu em PT, foi esta no NB

Do ND, nao conheco nenhuma em PT

16a39b2dd7687e2bb9403561f6ac4259.jpg

Última edição:
O Semilha sabia da coisa, pelos vistos foi mesmo só vendido no uk. Mas foi uma edição especial da marca...

Até costumo gostar de coisas com ar agressivo e apontamentos de cor... mas esse lip não encaixa num parachoques já giro... nada acrescenta, ainda bem que ficou só no uk...

Foi só nos Uks que se vendeu essa versão.
Nope!!!

Este que vês na foto, é o ex-meu NB 1.8is Icon com Lsd e cx de 6vl, e foi comprado em Junho de 2000 no Stand Portela dos Olivais. Foram vebdidos em Portugal 7 unidades.
Este Icon, está hoje nas mãos de um amigo meu, e já me arrependi 100X de o ter vendido!

Nope!!!

Este que vês na foto, é o ex-meu NB 1.8is Icon com Lsd e cx de 6vl, e foi comprado em Junho de 2000 no Stand Portela dos Olivais. Foram vebdidos em Portugal 7 unidades.
Este Icon, está hoje nas mãos de um amigo meu, e já me arrependi 100X de o ter vendido!

Estava a falar do ND :)

Por acaso tenho um grande amigo com um nb 1.8vvt, que me levou a dar uma voltinha e apesar de já entrar no carro com aquela ideia de que, ya isto tem de andar bem... fiquei com ideia que mesmo o motor com a idade que tem e tudo mais, a performance é muito boa e enquadra-se perfeitamente no feeling de aceleração que tenho no meu. Tem os barulhinhos expectáveis, a capota não é nada bem insonorizada, a suspensão é soft como a do novo, mas o carro continua a ter um estilo muito giro, e acho que até chega a ser mais baixinho.

É um carro que ainda vale bem a pena ter, ainda por cima tem autoblocante, é um carro super divertido!!! Claro que já não vale a pena é comprar pelos valores que andam por aí enquanto houverem NDs por valores aceitáveis...

Um ND1 1.5 faz tudo melhor que o melhor dos NB. E eu pude constactar isso porque passei directamento desse Icon, para o ND1 1.5 logo dos primeiros.

A questao é que se tratava de um "Icon" literslmente, uma versão raríssima e muito bem equipada.

Um ND1 1.5 faz tudo melhor que o melhor dos NB. E eu pude constactar isso porque passei directamento desse Icon, para o ND1 1.5 logo dos primeiros.

A questao é que se tratava de um "Icon" literslmente, uma versão raríssima e muito bem equipada.

Questão fracturante![:D]
De série, sem alterações, tenho de considerar o MX-5 NB dinamicamente superior ao MX-5 ND.
É mais equilibrado e progressivo, não adorna tanto, e nos limites não se "enrola" sobre ele próprio como já pude experienciar no ND. É como se ficasse todo o peso assente sobre a roda traseira exterior à curva e sem LSD, nem saímos do sítio.

Agora, no que toca a mecânicas, sem dúvida ND. É a primeira vez que podemos dizer que o MX-5 tem motores de "jeito".
Todas as gerações anteriores, cumpriam, mas estavam longe de encantar.

Mas não sou esquisito. Venha de lá um MX-5 ND que podemos sempre tratar da suspensão mais tarde.

De série, sem alterações, tenho de considerar o MX-5 NB dinamicamente superior ao MX-5 ND.
É mais equilibrado e progressivo, não adorna tanto, e nos limites não se "enrola" sobre ele próprio como já pude experienciar no ND. É como se ficasse todo o peso assente sobre a roda traseira exterior à curva e sem LSD, nem saímos do sítio.

Agora, no que toca a mecânicas, sem dúvida ND. É a primeira vez que podemos dizer que o MX-5 tem motores de "jeito".

Mas não sou esquisito. Venha de lá um MX-5 ND que podemos sempre tratar da suspensão mais tarde.

Estranho....desde a semana passada com koni sport+molas Progress+batentes à medida+barras estabilizadoras Progress e vejo a dinâmica "de +5km/h de passagem em curva" com perda de algum conforto e de muita dose de divertimento...deixou de ser veículo para andar a dançar à vontadinha.
Aliás o único aspecto que de facto é bastante melhor é apenas e só a travagem a fundo (com piso regular), mas tb já tinha os amortecedores de origem no "além".

O adornar só causa confusão a quem não andou muito pelos franceses. E o adornar é que confere uma progressividade que nunca mais acaba e uns limites suaves, suaves. É por isso que a +180 numa pseudo AE se fazem (faziam) correcções a brincar em curva ou se entra em aquaplanagem (daquelas que arranca embaladeiras) e fica direito[;)]

Não vou mentir, o nb não me pareceu tão justo (sao as folgas de um carro com a idade que tem mas tambem o chassi não deve ter a mesma rigidez) e responsivo como o nd. Mas acho o andamento do 1.8vvt superior ao 1.5 ainda que a caixa seja mais lenta, não será uma diferença brutal, mas é uma carro que embala muito bem. E concordo o LSD torna tudo mais divertido e até o próprio arranque mais fácil.
Se tivesse um, acho que não seria uma troca fácil... ganha-se muito mas o que se perde também custa a perder, tinha de ser o 2Lts...

Não vou mentir, o nb não me pareceu tão justo (sao as folgas de um carro com a idade que tem mas tambem o chassi não deve ter a mesma rigidez) e responsivo como o nd. Mas acho o andamento do 1.8vvt superior ao 1.5 ainda que a caixa seja mais lenta, não será uma diferença brutal, mas é uma carro que embala muito bem. E concordo o LSD torna tudo mais divertido e até o próprio arranque mais fácil.
Se tivesse um, acho que não seria uma troca fácil... ganha-se muito mas o que se perde também custa a perder, tinha de ser o 2Lts...

Mas quanto custava o 1.8 com o LSD levando ao valores de hoje em dia...?

Não nos podemos esquecer que o 1.5 ND quando chega ao mercado vem com um preço que é bastante competitivo. São complicadas essas comparações...vamos falar do NB 1.6 vs. ND 1.5........

Sim, desde à muito que a mazda faz essa distinção do motor mais modesto e depois outro mais forte associado ao lsd também! E se o nd 1.5 se pode bater quase de igual com um 1.8 de 146cv para um peso muito semelhante, só quer mesmo dizer bem do 1.5...

Sim, desde à muito que a mazda faz essa distinção do motor mais modesto e depois outro mais forte associado ao lsd também! E se o nd 1.5 se pode bater quase de igual com um 1.8 de 146cv para um peso muito semelhante, só quer mesmo dizer bem do 1.5...
Eu concordo com o @tonyV o 1.5 stock tem todos esses "defeitos" no comportamento mas para alguém que não precisa de um track day mas sim um carro que possa ser confortável e ao mesmo tempo fazer umas brincadeiras de vez em quando eu acho que o equilíbrio é muito bom...sim ele adorna mas é muuuuuito permissivo...e falo por mim que tinha zero experiência num tracção traseira e ele permite até ao mais rookie usar e abusar do acelerador para aprender a corrigir tudo sem necessidade de estar a reservar já urna e a cova...

Se fica melhor com alterações....claro...fica mais bonito...claro...mas isso depois vai ao encontro das necessidades de cada um...para levar sustos com o ND...ou estás a ir muuuuuito além do que tens entre as pernas ou...andas a abusar no piso molhado com os pneus stock

Desalinhados!

Para além da minha experiência de anos com os dois, há varios testes e comparativos por aí, e até neste tópico em que as conclusões são inequivocas.

O ND1 1.5 é em todos os items superior ao NB seja em dinamica, seja em performance. No caso do meu ND1 que tinha umas sways especiais, então era claramente notório, nem era preciso grande sensibilidade e conhecimento para sentir a diferenca.

O NB só é melhor em espaço interior. Comparado com o ND, o interior parece uma limousine!

Eu com o carro de origem nunca apanhei nenhum susto mas sempre achei que ele adornava demais quando se conduzia numa de faca nos dentes, o que acabava por retirar um bocado a confiança, mesmo o carro não "fugindo" (quer dizer ele fugir foge mas é porque queremos e fácil de controlar [:cool:]) eu não gostava de tanta inclinação.
A dica das swaybars foi a melhor que recebi para o MX-5, a troco de uma muito pequena, quase imperceptível perda de conforto o carro ficou a curvar sobre carris e não esquecer de fazer o alinhamento como deve ser, como referiu o 330i, pois com isso também notei diferenças.
Ainda ontem andei a experimentar o carro como deve ser para ver se estava tudo no sitio depois de levar os apertos e que maravilha de carro, até para um gajo como eu que não percebe nada de condução dá para nos divertir bastante [:cool:] notei foi o motor muito preso agora ando quase sempre com a esposa ao lado e não dá para mais [:D] mas no fim já subia outra vez alegremente para cima das 7.000 RPM [kiss]
São em dia destes que penso que devia vender o meu MX-5...e mandar vir da Alemanha um 2.0 usado de 184 cv [:D]
Até agora o meu lado racional e a minha esposa têm ganho mas nunca se sabe.

Voltar
Superior