Também fiz uma sessão fotográfica com o meu há uns tempos...
Neste momento já vai com o dobro da quilometragem dos vossos, 110.000km. e quase a fazer 9 anos!
Malta dos Cobalt, onde compraram? Na Moss está a mais de 600€, é este o preço normal?
Agora questiono-me uma coisa, carros BMW com pack M não são rebaixados? O meu E320 Avantgarde também tem molas mais curtas. Mas nem os Pack M nem os Avantgarde têm anotação no DUA, porque é que raio os MX-5 precisam!?
Isso não vem OEM no mx5?
Já não vendem com o carro mas vendiam no passado. Agora penso que só dá para comprar como acessório depois do carro ser entregue.
Aqui no fórum bem falavam isto das molas. Para legalizar é uma carga de trabalhos estupida. É o país que temos.
Só sei que o carro passava na TUV sem problemas, passou na inspeção de legalização há 1 ano sem problemas, e agora é que me queriam lixar...
Parece que qualquer um de nós com as molas está sujeito a IPO B.
Se isso tiver saído assim do concessionário, só tens de exigir que resolvam. De loucos seria os clientes terem de fazer o trabalho dos importadores / concessionários...
normalmente montado como extra mesmo que comprado em concessionário tem de ser averbado, um grande exemplo disso são os escapes da linha de acessórios vendidos pelos concessionários de motos em que já informam o cliente que o mesmo terá de ser averbado no DUA pois só o papel de homologação que acompanha o acessório pode não servir legalmente em alguns países como é o caso do nosso.
o meu abarth tem molas vermelhas eibach de fábrica como equipamento e referência OE que nem se vendem cá fora (são diferentes das prokit aftermarket) e mesmo assim tenho tido guerra na IPO, especialmente com um rapazito novo que se acha entendido no mundo automovel e do tuning que depois de eu exemplificar alguns equipamentos OE de algumas versões como o Pista ou o competizione chegou ao ponto de afirmar que os abarth saem todos base/iguais de fábrica e depois é que metem os extras ao que eu questionei se coisas tipo o turbo garrett, injectores, backets, travagem brembo do competizione teriam de ser averbados ou se as diferenças de fábrica entre um E46 M3 e um 320CD também têm de ser averbadas.
Se comprares um focus st edition, vem com coilovers ajustáveis KW e bbk brembo, e não têm de ser averbados a posteriori. O mustang pode vir com linha escape xpto e admissão específica, também não precisa de averbar.
O meu ST veio com autoblocante mecânico quaife e nem fazia menção no DUA.
Se andam a obrigar malta dos mx5 a averbar peças de carros que saíram assim do concessionário, parece-me clara falha da concessão.
Bem vindo a Portugal, em que um rapaz com um Golf mk4 com rádio android apanhou uma IPO B. Sem falar do outro Golf mk4 que ficou apreendido 2 anos por ter amortecedores OE KONI (laranjas)...
Até na Alemanha, que são tão picuinhas com a TUV, passou sem problemas.
Alterações às características originais aquando da venda da viatura, em muitos casos não é justo mas é o que é. É diferente de ter de averbar extras de carros que saíram assim do concessionário.
Em relação a amortecedores, imprimam em papel autocolante com símbolo da marca do carro e um numero qualquer aleatório, e colem por cima da marca do amortecedor ou do autocolante que lá está.
Sim, agora quando levantar o carro para mudar as pastilhas vou remover as marcas Eibach e vou replicar as marcas das molas originais. Não me ****m com isto!
Edit: estive agora a ver as minhas molas originais, as únicas marcas que têm são os circulos coloridos, mas que estão desvanescidos.
Não têm qualquer outra marca. Vou apagar as marcas Eibach e está feito.
O vosso ND tem alarme? Ou só imobilizador? É que já desde que o recebi que sempre fiquei na dúvida.
No outro dia estive a tentar acionar o alarme de propósito e não consegui, abrir portas por dentro com o carro trancado por ex.
O manual também não é claro...